Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Avaliação CAPES: Mestrado/Doutorado quadriênio 2013-2016, conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

Missão: O PEPG em LAEL tem por objetivo formar pesquisadores altamente qualificados para atuar nas áreas de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Sua formação qualifica-o a participar e liderar redes de pesquisa direcionadas à promoção do conhecimento, interpretação e transformação da sociedade. Comprometido com o impacto científico e social da pesquisa, busca o diálogo constante entre a teoria, prática e inovação.

O LAEL forma mestres e doutores e acolhe pós-doutores que escolham o Programa para desenvolver atividades de pós-doutorado na área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

O LAEL dispõe de um website destinado exclusivamente aos alunos, com informações sobre planejamento acadêmico, produção discente, bolsas, pós-doutorado, representação discente, qualificação, entre outros.

O LAEL oferece bolsas de estudo integrais para mestrado e doutorado mediante concurso, as quais podem ser solicitadas no momento da inscrição para o processo seletivo. O concurso de bolsas de mestrado e doutorado inclui cotas étnico-raciais. O Programa ainda oferece bolsas ‘sanduíche’ para doutorandos bem como bolsas CAPES PNPD para o estágio gratuito pós-doutoral.

Depoimentos de alunos e ex-alunos

Alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP fizeram depoimentos sobre a qualidade e a importância do programa na sua formação.

Linhas de Pesquisa

As Linhas de Pesquisa do Programa concentram, hoje, quatro âmbitos principais de investigação e atuação, conforme sugerem suas designações:
  • Linguagem e Educação;
  • Linguagem e Trabalho;
  • Linguagem e Patologias de Linguagem;
  • Linguagem e Tecnologia.

Essas linhas, já consolidadas, desenvolvem-se em termos de pesquisa e de docência, como se pode observar nas disciplinas que constituem a grade curricular, nas dissertações e teses defendidas e em andamento, nos projetos, nos intercâmbios nacionais e internacionais, na produção discente e docente.