Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Avaliação CAPES: Mestrado/Doutorado quadriênio 2017-2020, conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O PPG-LAEL, primeiro programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Brasil, preocupou-se em consolidar a área e, em seguida, articulá-la aos Estudos da Linguagem. Qualificação, capilaridade e inserção social são suas principais características.

 

O LAEL forma mestres e doutores e acolhe pós-doutores que escolham o Programa para desenvolver atividades de pós-doutorado na área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

O LAEL dispõe de um website destinado exclusivamente aos alunos, com informações sobre planejamento acadêmico, produção discente, bolsas, pós-doutorado, representação discente, qualificação, entre outros.

O LAEL oferece bolsas de estudo integrais para mestrado e doutorado mediante concurso, as quais podem ser solicitadas no momento da inscrição para o processo seletivo. O concurso de bolsas de mestrado e doutorado inclui cotas étnico-raciais. O Programa ainda oferece bolsas ‘sanduíche’ para doutorandos bem como bolsas CAPES PNPD para o estágio gratuito pós-doutoral.

 


Linhas de Pesquisa

O PPG-LAEL organiza-se em uma única Área de Concentração: Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. De orientação interdisciplinar, contempla cinco linhas de pesquisa: Linguagem e Tecnologia, Linguagem e Trabalho, Linguagem e Educação, Linguagem e Clínicas, Linguagem e Multi-Expressividade. As abordagens teórico-metodológicas que as sustentam concretizam-se na qualificada produção docente e discente; em projetos junto a agências de fomento; em intercâmbios nacionais e internacionais que dão visibilidade ao Programa.