Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

A atualização anual da documentação de todos os(as) bolsistas se faz necessária em cumprimento ao artigo 15 - Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Esta atualização é realizada normalmente após o mês de abril e o(a) bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE – que será encaminhada por email.

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


 

Prouni

 

O ProUni é um Programa do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Educação, e os interessados devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para se inscrever no processo seletivo, além de se submeter aos critérios de seleção que pelo Ministério são definidos.

A Universidade só aderiu ao programa na modalidade bolsa integral, que exige a renda per capita de até um salário mínimo e meio.

A PUC-SP não exige que o(a) candidato(a) participe do seu vestibular, nem realiza qualquer outro processo de seleção, bastando o que é realizado pelo MEC

Maiores informações sobre o ProUni poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

Setor de Administração de Bolsas de Estudos
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

 

 

 

 

Bolsas Filantrópicas FUNDASP – Cursos de Graduação

Trata-se de modalidade de bolsa da própria Instituição e para concorrer o(a) interessado(a) deverá ser aluno(a) da Universidade e aguardar a publicação do Edital de Bolsas, se certificar que possui o perfil exigido e efetivar sua inscrição.

O Edital não tem data certa para publicação depende da autorização da Mantenedora da Universidade, sendo necessário acompanhar as informações divulgadas no site. Os (as) alunos(as) transferidos(as) e aqueles que já possuem uma graduação, cuja via de ingresso seja por portador de diploma, só poderão se inscrever depois que tiverem cursado pelo menos um semestre.

Para concorrer a bolsa integral a renda per capita não pode ultrapassar um salário mínimo e meio e para bolsa parcial 50% três salários mínimos. A análise para concessão da bolsa é baseada na condição socioeconômica do aluno e a renda per capita é calculada dividindo a soma dos rendimentos brutos de todos que compõem o grupo familiar pelo número de pessoas que fazem parte deste grupo (residem no mesmo endereço).

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por intermédio do e-mail: sabe@pucsp.br

 

Bolsas Filantrópicas FUNDASP – Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

Trata-se de modalidade de bolsa da própria Instituição e para concorrer o(a) interessado(a) deverá ser aluno(a) da Universidade e aguardar a publicação do Edital de Bolsas, se certificar que possui o perfil exigido e efetivar sua inscrição. O Edital não tem data certa para publicação depende da autorização da Mantenedora da Universidade, sendo necessário acompanhar as informações divulgadas no site.

Para concorrer a bolsa integral a renda per capita não pode ultrapassar um salário mínimo e meio e para bolsa parcial 50% três salários mínimos. A análise para concessão da bolsa é baseada na condição socioeconômica do aluno e a renda per capita é calculada dividindo a soma dos rendimentos brutos de todos que compõem o grupo familiar pelo número de pessoas que fazem parte deste grupo (residem no mesmo endereço).

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br

 


FUNDASP RENOVAÇÃO

 

A atualização anual da documentação de todos os(as) bolsistas se faz necessária em cumprimento ao artigo 15 - Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Esta atualização é realizada normalmente após o mês de abril e o(a) bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE – que será encaminhada por email.

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail sabe@pucsp.br

 


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 1º/2022

fies-logo

 

Alertamos os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) pelo FIES quanto a necessidade de complementarem sua inscrição no site do financiamento após a pré-seleção.

Informamos que realizada a complementação os(as) candidatos(as) devem aguardar email do Setor de Administração de Bolsas - SABE, que será enviado no endereço cadastrado na inscrição realizada no site do MEC, assim que o nome do candidato(a) entrar no sistema para a Universidade, com as instruções para o envio da documentação comprobatória que se dará por email no endereço fiesdoc@pucsp.br e, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os originais.

Ao receber o email, antes do envio da documentação, os(as) candidatos(as) deverão preencher e imprimir o formulário disponível no link abaixo.

Para preencher o formulário observe as orientações a seguir:

1) leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que no formulário são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento não use nenhum outro caractere sem ser letra e número. Ao indicar valores não use ponto para separar a milhar, apenas a virgula para decimal. Se foi bolsista durante o ensino médio, ao indicar o percentual de bolsa usufruído só utilize número (exemplo: para bolsa integral digite 100). Não é necessário que o(a) candidato(a) se inclua no grupo familiar, seus dados já estão cadastrados, basta inserir as informações solicitadas nos campos correspondentes. Só é possível o preenchimento uma única vez, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) orientamos que já separe, escanei, salve em formato pdf todos os documentos e nomeie corretamente os arquivos do seu grupo familiar (de identificação, de comprovação de renda e despesas), o que facilitará o envio da documentação. A partir do momento que preencher o formulário já deverá encaminhar toda documentação do seu grupo familiar para o e-mail indicado. Deverá colocar no assunto seu nome completo para que possamos identifica-lo(a). A documentação poderá ser encaminhada anexa ao email ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso.

3) no preenchimento será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos, também, deixar esta carta pronta no word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

Alertamos os(as) candidatos(as) para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Informamos que, de acordo com a legislação vigente, os candidatos deverão preencher a proposta do seguro prestamista e enviar junto com a documentação. A via original deverá ser entregue no banco quando for formalizar a contratação do financiamento.

A proposta do seguro prestamista poderá ser impressa clicando aqui

O comunicado sobre o pagamento da coparticipação poderá ser consultado Clique Aqui

 

Para Preencher o formulário - Clique aqui


Para Consultar:


Para Imprimir os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados pessoais/sensíveis - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas "Ser PUC" foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.

Esta bolsa destina-se a aluno(a) já matriculado(a) nos cursos de graduação da Universidade, que tenham perfil de renda per capita de até três salários mínimos, e sua vigência tem duração de um ano.

Tivemos um Edital no 1º/2021 e ainda não há previsão quanto a nova publicação.


Setor de Administração de Bolsas de Estudo
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

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