Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

Informamos que o prazo para realizar o procedimento de atualização da documentação comprobatória do perfil socioeconômico do grupo familiar, para os bolsistas que ainda não fizeram o envio dos documentos, foi prorrogado até o dia 15/08/2021. Lembramos que a atualização é condição necessária para manutenção da Bolsa ProUni.

A atualização anual da documentação de todos os bolsistas se faz necessária em cumprimento ao artigo 15 - Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Esclarecemos que os alunos ingressantes no 1/2021 não precisam atualizar seus documentos este ano.

Ressaltamos ao(a) estudante que já concluiu, ou esteja concluindo o curso neste semestre, que a entrega da documentação também é necessária para comprovar que manteve perfil socioeconômico compatível com o exigido pela legislação vigente no período em que usufruiu do benefício.

A documentação deverá ser encaminhada por e-mail, no endereço prounidoc@pucsp.br. No assunto do e-mail deverá colocar apenas o seu nome completo para que possamos identificá-lo(a).

ATENÇÃO: Cada documento terá de estar devidamente nominado, em formato PDF, e todos devem ser encaminhados como ANEXOS no e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso.

Além da documentação, será necessário preencher e enviar também a ficha de atualização das informações básicas, suas e do seu grupo familiar, o que poderá ser feito no link abaixo, de acordo com o campus onde seu curso é ministrado.

 

Para consultar:

 

Para Preencher a Ficha de Atualização:

 

Para imprimir os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados pessoais/sensíveis - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui
 

Todos os alunos bolsistas ProUni, ingressantes nos anos anteriores a 2021, devem realizar o envio da documentação solicitada no prazo estabelecido, evitando a suspensão da bolsa usufruída e eventuais cobranças por não cumprimento das regras de manutenção do benefício.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 


 

Prouni

 

O ProUni é um Programa do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Educação, e os interessados devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para se inscrever no processo seletivo, além de se submeter aos critérios de seleção que pelo Ministério são definidos.

A Universidade só aderiu ao programa na modalidade bolsa integral, que exige a renda per capita de até um salário mínimo e meio.

A PUC-SP não exige que o(a) candidato(a) participe do seu vestibular, nem realiza qualquer outro processo de seleção, bastando o que é realizado pelo MEC.

Maiores informações sobre o ProUni poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

Setor de Administração de Bolsas de Estudos Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

 

 

 

 

BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO - GRADUAÇÃO

(Edital Exclusivo a Ingressantes no 1º Semestre de 2022)

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, informa a todos os alunos ingressantes nos cursos de graduação, por meio do Processo Seletivo Vestibular de Verão 2022, que de 24 de Novembro a 14 de Dezembro de 2021, estarão abertas as inscrições para participação no Edital de Bolsas de Estudo da FUNDASP - 2022-1

Enfatizamos que, conforme determina o Edital, o(a) candidato(a) aprovado(a) no vestibular terá de efetuar o pagamento da respectiva matrícula, a fim de confirmação de vínculo com a instituição. Este é um dos pré-requisitos obrigatórios para participação neste processo seletivo de bolsas de estudo da Fundasp.

Também, conforme determina o Edital, esclarecemos que a classificação dos inscritos será pela ordem da classificação geral obtida no processo seletivo do vestibular, deste modo, as análises e concessão das bolsas seguirão, rigorosamente, esta ordem de classificação até o preenchimento total do número de bolsas ofertadas pela Mantenedora.

Informamos que a vigência da bolsa se dará a partir de 01/01/2022 e, deste modo, se contemplado(a) com a bolsa integral o pagamento da matrícula será ressarcido. No caso da bolsa parcial 50% o valor pago à maior será compensado na parcela subsequente.

Tendo ainda a necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia que vivemos atualmente, informamos que, excepcionalmente, o envio da documentação será por e-mail (editalfundaspdoc@pucsp.br). O envio dos documentos deverá ocorrer, rigorosamente, dentro do prazo de inscrição, que está estabelecido em edital e no início deste comunicado. Ainda, alertamos que, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar, a qualquer momento, os documentos originais para averiguação dos mesmos.

OBSERVAÇÃO: o não envio da documentação, bem como, do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis assinado por todos os membros do grupo familiar, no prazo estipulado pelo cronograma, acarretará na invalidação da inscrição.

As inscrições deverão ser realizadas no link abaixo e, imediatamente, a documentação deverá ser enviada para o e-mail editalfundaspdoc@pucsp.br. No assunto do e-mail, coloque apenas o seu nome completo.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO: Os documentos deverão estar devidamente nominados e devem ser encaminhados anexos ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive e, neste caso, você deverá ativar o link de compartilhamento antes do envio.

Para se candidatar, observe as orientações a seguir:

1º) Para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento, não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula antes do último decimal. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2º) Sugerimos que, a partir do momento que efetivar sua inscrição, já separe, escaneie e salve em formato PDF todos os documentos seus e de seu grupo familiar (de identificação, bem como de comprovação de renda e despesas) conforme relação de documentos publicada abaixo, o que facilitará o envio no período definido pelo cronograma.

3º) No preenchimento da ficha, será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos que você já deixe esta carta pronta em Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

4º) Antes de finalizar sua inscrição, confira no Termo de Aceite se a modalidade está de acordo com a escolhida (ampla concorrência ou cotas).


Para Consultar:


Para Preencher a Ficha de Inscrição - Clique Aqui


Para Imprimir o Termo de Consentimento e os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Modalidade Cota (apenas se efetivar a inscrição por esta modalidade) - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br

 

 

BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO - PÓS-GRADUAÇÃO

A Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, informa a todos os alunos ingressantes nos cursos de Pós-Graduação (Stricto Sensu), por meio do Processo Seletivo para 2022, que de 29 de Novembro a 15 de Dezembro de 2021, estarão abertas as inscrições para participação no Edital de Bolsas de Estudo Filantrópicas da FUNDASP - 2022-1.

Enfatizamos que, conforme determina o Edital, o(a) candidato(a) terá de efetuar o pagamento da respectiva matrícula, a fim de confirmação de vínculo com a instituição. Este é um dos pré-requisitos obrigatórios para participação neste processo seletivo de bolsas de estudo.

Também, conforme determina o Edital, esclarecemos que a classificação dos inscritos será pela ordem da classificação geral obtida no processo seletivo da pós-graduação, deste modo, as análises e concessão das bolsas seguirão, rigorosamente, esta ordem de classificação até o preenchimento total do número de bolsas ofertadas pela Mantenedora.

Informamos que a vigência da bolsa se dará a partir de 01/01/2022 e, deste modo, se contemplado(a) com a bolsa integral, o pagamento da matrícula será ressarcido. No caso da eventual concessão de bolsa parcial (50%), o valor pago à maior será compensado na parcela subsequente.

Tendo ainda a necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia que vivemos atualmente, informamos que, excepcionalmente, o envio da documentação será por e-mail (editalfundasppos@pucsp.br). O envio dos documentos deverá ocorrer, rigorosamente, dentro do prazo de inscrição, que está estabelecido em edital e no início deste comunicado. Ainda, alertamos que, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar, a qualquer momento, os documentos originais para averiguação dos mesmos.

OBSERVAÇÃO: o não envio da documentação, bem como, do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis assinado por todos os membros do grupo familiar, no prazo estipulado pelo cronograma, acarretará na invalidação da inscrição.

As inscrições deverão ser realizadas no link abaixo e, imediatamente, a documentação deverá ser enviada para o e-mail editalfundasppos@pucsp.br. No assunto do e-mail, coloque apenas o seu nome completo.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO: Os documentos deverão estar devidamente nominados e devem ser encaminhados anexos ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive e, neste caso, você deverá ativar o link de compartilhamento antes do envio.

Para se candidatar, observe as orientações a seguir:

1º) Para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento, não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula antes do último decimal. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2º) Sugerimos que, a partir do momento que efetivar sua inscrição, já separe, escaneie e salve em formato PDF todos os documentos seus e de seu grupo familiar (de identificação, bem como de comprovação de renda e despesas) conforme relação de documentos publicada abaixo, o que facilitará o envio no período definido pelo cronograma.

3º) No preenchimento da ficha, será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos que você já deixe esta carta pronta em Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

4º) Antes de finalizar sua inscrição, confira no Termo de Aceite se a modalidade está de acordo com a escolhida (ampla concorrência ou cotas).


Para Consultar:


Para Preencher a Ficha de Inscrição - Clique Aqui


Para Imprimir o Termo de Consentimento e os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Modalidade Cota (apenas se efetivar a inscrição por esta modalidade) - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br

 


FUNDASP RENOVAÇÃO

 

Informamos que no período de 10 a 27/05/2021 será realizado o procedimento de atualização da documentação comprobatória do perfil socioeconômico do grupo familiar, condição necessária para manutenção da Bolsa FUNDASP.

A atualização anual da documentação de todos os bolsistas se faz necessária em cumprimento ao artigo 15 - Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação

Esclarecemos que os alunos contemplados pelo Edital publicado no 1/2021 não precisam atualizar seus documentos este ano.

Ressaltamos ao(a) estudante que já concluiu, ou esteja concluindo o curso neste semestre, que a entrega da documentação também é necessária para comprovar  que manteve perfil socioeconômico compatível  com o exigido pela legislação vigente no período em que usufruiu do benefício.

A documentação deverá ser encaminhada por e-mail, no endereço editalfundaspdoc@pucsp.br . No assunto do e-mail deverá colocar apenas o seu nome completo para que possamos identificá-lo(a).

ATENÇÃO: Cada documento terá de estar devidamente nominado, em formato PDF, e todos devem ser encaminhados como ANEXOS no e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso.

Além da documentação, será necessário preencher e enviar também a ficha de atualização das informações básicas, suas e do seu grupo familiar, o que poderá ser feito no link abaixo, de acordo com o campus onde seu curso é ministrado.


Para Consultar:


Para Preencher a Ficha de Atualização:


Para Imprimir os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados pessoais/sensíveis - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui


Todos os alunos bolsistas da Fundasp,  contemplados pelos editais publicados nos anos anteriores a 2021,  devem realizar o envio da documentação solicitada no prazo estabelecido, evitando  a suspensão da bolsa usufruída  e eventuais cobranças por não cumprimento das regras de manutenção do benefício.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail sabe@pucsp.br

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 2º/2021

fies-logo

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC). Todo processo seletivo está sob a responsabilidade do MEC e a seleção é realizada a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Novo FIES foi instituído pela Lei nº 13.530 de 07 de dezembro de 2017, para concessão de financiamento à estudantes de cursos superiores, não gratuitos, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A Universidade é a responsável pela verificação/aprovação da documentação do grupo familiar e a emissão do DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) que habilita o(a) candidato(a) à efetivar a contratação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica Federal atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.

A PUC-SP só adere ao Programa na modalidade Novo FIES, que exige renda per capita de até três salários mínimos.

Maiores informações poderão ser obtidas no site do financiamento (https://sisfiesportal.mec.gov.br)

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas "Ser PUC" foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.

Esta bolsa destina-se a aluno(a) já matriculado(a) nos cursos de graduação da Universidade, que tenham perfil de renda per capita de até três salários mínimos, e sua vigência tem duração de um ano.

Tivemos um Edital no 1º/2021 e ainda não há previsão quanto a nova publicação.


Setor de Administração de Bolsas de Estudo
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

 

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