Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos


Bolsas FUNDASP para Cursos de Pós-Graduação - STRICTO SENSU

 

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, informa a todos os alunos dos cursos de Pós-Graduação STRICTO SENSU (mestrado e doutorado), que de 04 a 08/01/2021, até as 17:00 horas, estarão abertas as inscrições para o Edital de Bolsas de Estudo da FUNDASP para o 1º semestre de 2021.

 

Tendo em vista o isolamento social decretado pelas autoridades governamentais e de saúde, informamos que, excepcionalmente, o envio da documentação será por e-mail (editalfundasppos@pucsp.br). Alertamos que, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os originais após o retorno das atividades presencias. O envio da documentação deverá ocorrer, rigorosamente, dentro do prazo de inscrição - de 04 a 08 de Janeiro de 2021, até às 17 horas.

 

As inscrições deverão ser realizadas no link abaixo e todos os inscritos devem enviar a documentação para o e-mail indicado no mesmo período estabelecido para as inscrições. A concessão da bolsa seguirá rigorosamente a ordem de classificação, conforme previsto no item 3.1. do Edital.

 

Para se candidatar observe as orientações a seguir:

 
  1. para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será encaminhada. No preenchimento não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula antes do último decimal. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

  2. a partir do momento que efetivar sua inscrição, dentro do período estabelecido pelo cronograma, já deverá encaminhar toda documentação do seu grupo familiar, em formato pdf, para o e-mail indicado. Pedimos que coloque no assunto seu nome completo para que possamos identifica-lo(a). Os documentos necessários estão na relação publicada abaixo.

  3. no preenchimento será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos, também, deixar esta carta pronta no word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

  4. antes de finalizar sua inscrição confira no Termo de Aceite se a modalidade está de acordo com a escolhida (ampla concorrência ou cotas).
 


Para consultar:


Para imprimir os modelos de declarações:

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

RENOVAÇÃO COLETIVA DO PROUNI DO 2º SEMESTRE DE 2020

Por exigência da normativa do Programa é necessário que todos os(as) bolsistas assinem a Renovação Coletiva da Bolsa semestralmente, sempre que convocados(as) pelo SABE.  

Além da Renovação Coletiva semestral, a atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao   artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização da documentação do ano de 2020 o(a) bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • a Lista Completa de Documentos para atualização -  Clique Aqui
  • a Ordem da Documentação a ser entregue - Clique Aqui

Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


 

Prouni

 

Processo Seletivo 2º/2020


VAGAS REMANESCENTES

Informamos que a PUC-SP não está participando da Etapa das Vagas Remanescentes. Todas as vagas que foram disponibilizadas para o Processo Seletivo do 2/2020 foram preenchidas na Lista de Espera não havendo, portanto, mais vagas disponíveis.

Caso tenha participado da LISTA DE ESPERA o resultado do processo seletivo poderá ser consultado nos links abaixo.

Esclarecemos que os(as) candidatos(as) aprovados(as) já receberam email, enviado pela Secretaria de Administração Escolar – SAE, com as orientações para efetivação da matrícula e os reprovados foram devidamente comunicados por telefone/e-mail quanto ao motivo da não aprovação.

Em relação aos candidatos não selecionados esclarecemos que não chegamos na classificação obtida para o preenchimento das vagas ofertadas, conforme dispõe a legislação vigente do Programa.


Para consultar o resultado:


Para consultar


Para imprimir os Modelos de Declarações

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


Bolsas Filantrópicas FUNDASP

 

Publicação do Resultado Final do Edital  Complementar de Bolsas da FUNDASP para o 2º/2020

resultado final das análises dos candidatos pré-selecionados no Edital Complementar de Bolsas da FUNDASP para o 2º/2020 poderá ser consultado abaixo, a partir das 17h00 de hoje, dia 09/09/2020.

A análise da documentação dos alunos que foram pré-selecionados por cumprirem todos os requisitos exigidos no Edital mencionado, conforme lista publicada neste mesmo site na data definida pelo cronograma, já foi encerrada não havendo mais nenhum candidato(a) ainda a ser convocado(a).

Vale esclarecer que todos os alunos inscritos que cumpriram com os procedimentos do Edital foram pré-selecionados para entregar a documentação.

Esclarecemos que as bolsas aprovadas serão implementadas a partir do 2º semestre de 2020 e que os(as) aluno(as) aprovados(as) deverão assinar Termo de Concessão tão logo as atividades presenciais sejam retomadas. Para tal assinatura, devem aguardar contato por e-mail.

Para consultar o resultado final:

 Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 


FUNDASP RENOVAÇÃO

 

A atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao    artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização do ano de 2020 o bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • Lista Completa de Documentos para Atualização - Clique Aqui
  • Ordem da Documentação a Ser Entregue - Clique Aqui


Para imprimir os modelos de declarações:

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 2º/2020

fies-logo

Informamos aos candidatos que a PUC-SP só aderiu ao FIES na modalidade FIES I.

De acordo com o Edital nº 64/2020 publicado pela SESu as inscrições para as vagas remanescentes do processo seletivo do FIES, referente ao 2º semestre de 2020, deverão ser realizadas no período de 26/10/2020 a 27/11/2020 através do site do MEC (http://fies.mec.gov.br/ ).

Alertamos os candidatos para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Os(as) candidatos(as) na medida em que validem suas informações deverão aguardar email do Setor de Administração de Bolsas - SABE, que será enviado no endereço cadastrado na inscrição realizada no site do MEC, com todas as informações sobre a entrega da documentação comprobatória.

Lembramos que, se acordo com a legislação vigente, os candidatos deverão preencher a proposta do seguro prestamista em 2 vias e entregar/enviar 1 delas junto com a documentação. A outra deverá ser entregue no banco quando for formalizar a contratação do financiamento. A proposta poderá ser impressa através dos links:

  1. http://www.caixaseguradora.com.br/Paginas/SeguroFies.aspx
  2. https://segurofiesmapfre.muitomaisprotegido.com.br
  3. https://wwws.alfaseguradora.com.br/Portal/Vida/AlfaPrestamista

 

Para consultar:
o Edital nº 57/2020: clique aqui
o Edital nº 64/2020: clique aqui
a Portaria Normativa nº 756/2020: clique aqui
a Portaria Normativa 533/2020: clique aqui
a Portaria Normativa 209/2018: clique aqui
a documentação exigida: clique aqui

 

Para imprimir os modelos de declarações:
Pensão Alimentícia - clique aqui
Não apresenta renda mensal- clique aqui
Trabalho Informal  - clique aqui
Despesas com Alimentação - clique aqui
Não contato com pai ou mãe - clique aqui
União Estável- clique aqui
Separação de Corpus - clique aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas “Ser PUC” foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.   

Esta bolsa destina-se a aluno(a) já matriculado(a) nos cursos de graduação da Universidade, que tenham perfil de renda per capita de até três salários mínimos, e sua vigência tem duração de um ano.

Tivemos um Edital no 2º/2019 e ainda não há previsão quanto a nova publicação.

Setor de Administração de Bolsas de Estudo  

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

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