Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

 

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

O processo de ingresso de estudantes por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) é normatizado pelo Ministério da Educação (https://acessounico.mec.gov.br/prouni) e sua classificação é feita por meio da nota do ENEM. Os(As) estudantes que ingressam pelo ProUni têm a bolsa concedida desde a matrícula. As informações completas podem ser obtidas no site do MEC (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-bolsa-de-estudo-do-prouni).


2. BOLSA FUNDASP:

Por meio de editais públicos, são ofertadas bolsas de estudo institucionais aos alunos cujos perfis socioeconômicos atendam à Lei Complementar Nº 187/2021 e demais leis vigentes para concessão de bolsas de estudo filantrópicas. São concedidas bolsas integrais e parciais (50%). As bolsas parciais são oferecidas quando há remanescência de bolsas integrais ou por conveniência da instituição.

A abertura de editais - que dispõem sobre as condições e sobre os pré-requisitos para inscrição e critérios para concessão dessa modalidade de bolsa - é amplamente divulgada nos canais de comunicação da Universidade.

As bolsas de estudo cobrem apenas as mensalidades do curso - até sua conclusão - com as respectivas disciplinas que compõem sua grade curricular no momento da matrícula. Estão excluídas da gratuidade as taxas administrativas, serviços complementares, entre outros itens.

Para manutenção da bolsa de estudo, o(a) aluno(a) precisa obter, no mínimo, 75% de aprovação do total de disciplinas cursadas em cada período letivo e, também, realizar a atualização anual de documentos do grupo familiar, a fim de que a instituição possa se certificar de que o(a) beneficiário(a) ainda se mantém com o perfil socioeconômico compatível, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Fundação São Paulo - mantenedora da PUC-SP, para continuar com o usufruto de tal modalidade de bolsa de estudo.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: Concessão de uma bolsa de estudo integral para usufruto no curso aos(às) candidatos(as) classificados(as) em primeiro lugar em cada um dos campi da Universidade no Vestibular de Verão PUC-SP de 2023, exceto Teologia. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.

3.2. PARCIAL: As bolsas de estudo parciais (50%) serão concedidas aos alunos egressos de escolas públicas, classificados em primeiro lugar em todos os cursos de graduação da PUC-SP, exceto Teologia, no Vestibular de Verão PUC-SP 2023, em sua primeira opção de curso. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

O processo de ingresso de estudantes por meio do Financiamento Estudantil (Fies) está normatizado na página https://acessounico.mec.gov.br/fies.

O Fies consiste num programa de financiamento público mantido pelo MEC. Também se tornou uma forma de ingresso na Universidade, por meio do ENEM e de análise de perfil socioeconômico do grupo familiar, de acordo com os critérios de renda para concessão do financiamento estipulados pelo MEC. Ainda, é possível obtê-lo durante a realização do curso, desde que cumpridas as exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. As normas e demais informações estão disponíveis em http://sisfiesportal.mec.gov.br e também em https://www.fnde.gov.br/index.php

 

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 

 

BOLSA DE ESTUDO - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas "Ser PUC" foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.

Tivemos um edital no primeiro semestre de 2023. Por enquanto, não há previsão de abertura de novo processo seletivo para essa modalidade de bolsa de estudo.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

 

Prouni

PROCESSO SELETIVO DO PROUNI - 1º SEMESTRE DE 2024
(Primeira Chamada)


Os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) na Primeira Chamada deverão preencher e enviar assinada a ficha de inscrição da PUC-SP que está disponível no link abaixo. Lembrando que a ficha de inscrição deverá ser enviada junto de todos os documentos seus e de seu grupo familiar. A lista de documentos deve ser consultada abaixo.

Informamos que o envio da documentação será por e-mail (prounidoc@pucsp.br) e, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os originais.

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, os documentos poderão ser enviados até o dia 20/02/2024, contudo, ALERTAMOS a importância para que façam o mais breve possível, o que proporcionará tempo hábil se houver a necessidade de complementar a documentação, sem prejuízo para eventual concessão da bolsa.

Enfatizamos que a PUC-SP cumprirá, rigorosamente, o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação.

Para preencher a ficha de inscrição da PUC-SP, observe as orientações a seguir:

1) Leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que no formulário são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento, não use nenhum outro caractere sem ser letra e número. Ao indicar valores não use ponto para separar a milhar, apenas a virgula para decimal. Se foi bolsista durante o ensino médio, ao indicar o percentual de bolsa usufruído só utilize número (exemplo: para bolsa integral, digite 100). Não é necessário que o(a) candidato(a) se inclua no grupo familiar, seus dados já estão cadastrados, basta inserir as informações solicitadas nos campos correspondentes. Só é possível o preenchimento uma única vez, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) Orientamos que você já separe, scaneie, salve em formato PDF e nomeie corretamente os seus arquivos/documentos e de seu grupo familiar. Essa medida visa a facilitar a identificação de cada um dos arquivos para verificação. A partir do momento que preencher a ficha de inscrição, faça o encaminhamento dela com toda documentação para o e-mail indicado (prounidoc@pucsp.br). No assunto do e-mail, informe apenas o seu nome completo e sem abreviações para que possamos identifica-lo(a). A documentação poderá ser encaminhada anexa ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso.

3) No preenchimento da ficha de inscrição, será solicitado que você redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos, também, deixar esta carta pronta no Word para só colar no local indicado da ficha, o que facilitará o preenchimento.

 

PARA PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO - CLIQUE AQUI

 

Para Consultar:

  • A Lista de Documentos Exigidos - Clique Aqui
  • O Cronograma do Processo Seletivo do ProUni (2024-1) - Clique Aqui

 

Para Imprimir os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus (para quem não foi casado em cartório) - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudos - SABE

 


ProUni Renovação

Prouni

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo integral do ProUni se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas do ProUni que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

BOLSAS DE ESTUDO FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO
(Editais Exclusivos aos Alunos dos Cursos de Graduação - 2024-1)

- Publicação da Classificação dos Alunos Pré-Selecionados -

 

POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES ATÉ O FINAL DA PÁGINA

Conforme previsto no cronograma, a lista de alunos pré-selecionados para concorrerem às bolsas INTEGRAIS do Edital de Bolsas de Estudo Filantrópicas da Fundasp (Graduação) 2024-1 - voltado aos alunos veteranos da graduação - poderá ser consultada abaixo.

Lembramos que, ao todo, foram ofertadas 48 (quarenta e oito) bolsas de estudo INTEGRAIS. Enfatizamos que a análise da documentação seguirá, RIGOROSAMENTE, a ordem de classificação, por modalidade de inscrição, conforme determina o Edital.

Lembramos que, também conforme determina o edital, a documentação dos inscritos para bolsas parciais (50%) só será analisada CASO NÃO HAJA O PREENCHIMENTO TOTAL DAS BOLSAS INTEGRAIS OFERTADAS.

Ainda, para os alunos que se declararam com renda per capita para bolsa integral, se durante a análise da documentação for constatada que a renda não é compatível para a bolsa em questão, mas, sim, para bolsa parcial (50%), a inscrição do(a) mesmo(a) será reclassificada para o grupo de candidatos que já haviam informado a renda per capita compatível para concorrerem a tal percentual de bolsa (50%).

Os alunos que, inicialmente, aparecem na lista com o status “Expectativa - Aguardar”, dependerão da situação da análise do(a) candidato(a) que está à sua frente. À medida em que ocorrerem reprovações, analisaremos a documentação da próxima pessoa até completarem as bolsas ofertadas.

Por fim, esclarecemos que, em cumprimento a lei de nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -, na divulgação da lista de alunos constarão apenas os três últimos números do RA e o primeiro nome de cada aluno(a) seguido da letra inicial do(s) sobrenome(s).

 

Para Consultar a Lista de Pré-Selecionados - Clique Aqui

 

Para Consultar:

Modelos de Declarações para Impressão e Preenchimento

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 


FUNDASP RENOVAÇÃO GRADUAÇÃO

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

 

fies-logo

 

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

O que é?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Como participar?

Se inscrevendo nos processos seletivos, em datas definidas nos editais da Secretaria de Educação Superior (SESu).

Poderá se inscrever no FIES, o candidato que tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Competindo, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre aos requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no edital do processo seletivo vigente.

Como se inscrever no Fies?

Acessando o sistema de inscrição do FIES, em período determinado em edital e possuir cadastro no "Login Único" do governo federal, conta gov.br.

Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para a página do gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do FIES, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Período de inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2024

Acompanhe a página oficial do MEC - na parte sobre Fies - para obter informações a respeito do próximo processo seletivo, que ocorrerá no início de 2024-1.

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail sabe@pucsp.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

BOLSAS DE ESTUDO FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO
(Edital Exclusivo aos Alunos dos Cursos de Pós-Graduação - 2024-1)

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO EDITAL

 

Conforme previsto no cronograma, o resultado final das análises de documentos (com as modalidades de inscrição de “Ampla Concorrência” e “Cotas”) de alunos pré-selecionados que concorreram às bolsas INTEGRAIS do Edital de Bolsas de Estudo Filantrópicas da Fundasp (Pós-Graduação) poderá ser consultado abaixo.

Lembramos que, ao todo, foram ofertadas 20 (vinte) bolsas de estudo INTEGRAIS. Enfatizamos que a análise da documentação seguiu, RIGOROSAMENTE, a ordem de classificação, por modalidade de inscrição, conforme determina o Edital.

Os(As) alunos(as) que ficaram com o status de "Documentação Não Analisada" permaneceram dessa forma, pois as 20 (vinte) bolsas integrais foram concedidas antes que as análises chegassem às colocações dos(as) alunos(as) em tal situação.

ATENÇÃO: Como não houve bolsas de estudo integrais remanescentes, não haverá oferta para bolsas de estudo parciais (50%).

Por fim, esclarecemos que, em cumprimento a lei de nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -, na divulgação das listas de alunos constarão apenas os três últimos números do RA e o primeiro nome de cada aluno(a) seguido da letra inicial do(s) sobrenome(s).

 

- Para Consultar o Resultado Final das Análises – Clique Aqui

 

Para Consultar:

 

Para Imprimir os Modelos de Declarações

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br.

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE


Bolsa FUNDASP Pós-Graduação - Renovação

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

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