Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos

 

EDITAL DE BOLSAS FILANTRÓPICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) - 1º SEMESTRE DE 2021

Divulgação da Lista Geral de Aprovados nas Bolsas Integrais e Encerramento do Processo Seletivo

 

Cumprindo mais uma etapa do cronograma do Edital de Bolsas, divulgamos, abaixo, a Lista Geral de Aprovados que concorreram às bolsas filantrópicas INTEGRAIS.

Conforme já informado na etapa anterior, a de Pré-Seleção, oitenta e nove candidatos se declararam com renda per capita de até um salário mínimo e meio. A partir disso, coube ao Setor de Administração de Bolsas de Estudo (SABE) realizar a aferição da renda e TODOS os outros critérios exigidos em edital para o pleito e concessão das bolsas de estudo.

Ao todo, quarenta e quatro processos foram reprovados, pois os alunos não atendiam a todos os critérios exigidos para concorrerem às bolsas integrais.

O SABE aprovou 45 processos correspondentes às bolsas integrais e, sendo assim, não houve bolsas remanescentes para que fossem convertidas em parciais. Com isso, o processo seletivo está definitivamente encerrado.

É importante salientar que dos oitenta e nove inscritos nas bolsas integrais, o SABE verificou a situação de TODOS, até que se chegassem às 45 aprovações.

Aos alunos aprovados, os mesmos deverão aguardar um comunicado por e-mail do SABE para realização de procedimentos de assinatura dos respectivos Termos de Concessão de Bolsas.

 

- Para Acessar a Lista Geral de Aprovados por Ordem Alfabética - Clique Aqui

- Para Acessar a Lista Geral de Aprovados por Ordem de Classificação - Clique Aqui

 

Para imprimir os modelos de declarações:

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

RENOVAÇÃO COLETIVA DO PROUNI DO 2º SEMESTRE DE 2020

Por exigência da normativa do Programa é necessário que todos os(as) bolsistas assinem a Renovação Coletiva da Bolsa semestralmente, sempre que convocados(as) pelo SABE.  

Além da Renovação Coletiva semestral, a atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao   artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização da documentação do ano de 2020 o(a) bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • a Lista Completa de Documentos para atualização -  Clique Aqui
  • a Ordem da Documentação a ser entregue - Clique Aqui

Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


 

Prouni

 

PROUNI - 1º Semestre de 2021

Processo Seletivo da Primeira Chamada

 

Prezados(as) Candidatos(as),

A partir do dia 19 de Janeiro de 2021, a PUC-SP receberá a documentação dos candidatos que concorrerão às bolsas do ProUni na Primeira Chamada.

Acesse o link abaixo e preencha a sua ficha de inscrição da PUC-SP. Ao finalizar a ficha, faça o envio da mesma e de TODOS os documentos seus e de seu grupo familiar.

Por conta da pandemia, o recebimento dos documentos se dará por meio virtual. Sendo assim, envie a sua ficha de inscrição e a documentação COMPLETA para o e-mail prounidoc@pucsp.br

No título do e-mail, coloque apenas o seu nome completo e sem abreviações.

ATENÇÃO: Todos os documentos devem estar em formato PDF, bem legíveis e como anexos no e-mail. Para consultar a lista de documentos, clique no link abaixo.

Conforme consta no cronograma do MEC, os candidatos deverão fazer o envio de TODOS os documentos até às 23h59 do dia 27/01/2021.

Após o envio dos documentos, acompanhe o seu e-mail diariamente, visto que se houver a necessidade de contato, o(a) analista do Setor de Bolsas o fará por e-mail.


Para consultar

 

Para Preencher a Ficha de Inscrição - clique aqui

 

Para imprimir os Modelos de Declarações


Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

 


BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO - GRADUAÇÃO

 

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, informa a todos os alunos dos cursos de graduação, que de 1º a 25 de Fevereiro de 2021, estarão abertas as inscrições para participação no Edital de Bolsas de Estudo da FUNDASP para o 1º semestre de 2021.

Tendo em vista o isolamento social decretado pelas autoridades governamentais e de saúde, informamos que, excepcionalmente, o envio da documentação será online, pelo e-mail editalfundaspdoc@pucsp.br.

ATENÇÃO: Alertamos que, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os documentos originais após o retorno das atividades presencias. 

As inscrições deverão ser realizadas no link abaixo e, imediatamente, a documentação deverá ser enviada para o e-mail editalfundaspdoc@pucsp.br

Para se candidatar, observe as orientações a seguir:

1)    Para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento, não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula antes do último decimal. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2)    Sugerimos que, a partir do momento que efetivar sua inscrição, já separe, escaneie e salve em formato PDF todos os documentos seus e de seu grupo familiar (de identificação, bem como de comprovação de renda e despesas) conforme relação de documentos publicada abaixo, o que facilitará o envio no período definido pelo cronograma.

3)    No preenchimento da ficha, será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos, também, deixar esta carta pronta no word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

4)   Antes de finalizar sua inscrição, confira no Termo de Aceite se a modalidade está de acordo com a escolhida (ampla concorrência ou cotas).

 

Para consultar:

  • Para Consultar o Edital - Clique Aqui
  • Para Consultar o Cronograma - Clique Aqui
  • Para Consultar a Documentação Exigida - Clique Aqui
  • Para Preencher a Ficha de Inscrição - Aguarde o Período de Inscrição

 

Para imprimir os Modelos de Declarações

  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Informal - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui
  • Declaração de que Não Possui Contato com o Pai e/ou Mãe - Clique Aqui
  • Declaração de União Estável - Clique Aqui
  • Declaração de Separação de Corpus - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Modalidade Cota (apenas se efetivar a inscrição por esta modalidade) - Clique Aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por intermédio do e-mail: sabe@pucsp.br
 

 


FUNDASP RENOVAÇÃO

 

A atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao    artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização do ano de 2020 o bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • Lista Completa de Documentos para Atualização - Clique Aqui
  • Ordem da Documentação a Ser Entregue - Clique Aqui


Para imprimir os modelos de declarações:

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 1º/2021

fies-logo

 

Informamos aos candidatos que a PUC-SP só aderiu ao FIES na modalidade FIES I.

As inscrições para o processo seletivo do FIES, referente ao 1º semestre de 2021, deverão ser realizadas no período de 26  a 29/01/2021 através do site do MEC (http://fies.mec.gov.br/ ).

De acordo com o Edital nº 69/2020  publicado pela SESu o resultado da  pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados, também no site do Financiamento,  no dia 02/02/2021. Alertamos os candidatos para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Os(as) candidatos(as) na medida em que forem pré-selecionados(as) deverão complementar sua inscrição no site do financiamento e aguardar email do Setor de Administração de Bolsas - SABE, que será enviado no endereço cadastrado na inscrição realizada no site do MEC, com todas as informações sobre a entrega/envio da documentação comprobatória.

Este e-mail só será enviado após o nome do(a) candidato(a) entrar no sistema para a Universidade, o que não ocorre automaticamente, demora  em média de 1 a 2 dias após a realização da complementação.

Lembramos que, se acordo com a legislação vigente,  os candidatos deverão preencher a proposta do seguro prestamista em 2 vias e entregar/enviar 1 delas junto com a documentação.  A outra deverá ser entregue no banco quando for formalizar a contratação do financiamento. A proposta poderá ser impressa através dos links:

 

Para consultar:


Para imprimir os modelos de declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas “Ser PUC” foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.   

Esta bolsa destina-se a aluno(a) já matriculado(a) nos cursos de graduação da Universidade, que tenham perfil de renda per capita de até três salários mínimos, e sua vigência tem duração de um ano.

Tivemos um Edital no 2º/2019 e ainda não há previsão quanto a nova publicação.

Setor de Administração de Bolsas de Estudo  

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

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