Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

RENOVAÇÃO COLETIVA DO PROUNI DO 1º SEMESTRE DE 2020

Por exigência da normativa do Programa é necessário que todos os(as) bolsistas assinem a Renovação Coletiva da Bolsa semestralmente, sempre que convocados(as) pelo SABE.  

Além da Renovação Coletiva semestral, a atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao   artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização da documentação do ano de 2020 o(a) bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • a Lista Completa de Documentos para atualização -  Clique Aqui
  • a Ordem da Documentação a ser entregue - Clique Aqui

Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


 

Prouni

 

Processo Seletivo ProUni – 2º semestre de 2020 - 2ª Chamada


Os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) na 2ª Chamada deverão, a partir das 15h00 horas de hoje - dia 04/08/2020, preencher e imprimir o formulário disponível no link abaixo.

Tendo em vista o isolamento social decretado pelas autoridades governamentais e de saúde, excepcionalmente, o envio da documentação será online através do portal junto com o preenchimento do formulário acima indicado. Informamos que, caso haja necessidade, a Universidade poderá solicitar os originais após o retorno das atividades presencias.

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, os documentos poderão ser entregues até o dia 11/08/2020, contudo, ALERTAMOS a importância para que façam o mais rápido possível, o que proporcionará tempo hábil se houver a necessidade de complementar a documentação, sem prejuízo para concessão da bolsa.

Esclarecemos que a PUC-SP cumprirá, rigorosamente, o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação.

Para preencher o formulário observe as orientações a seguir:

1) leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que no formulário são solicitados, de  acordo com a documentação comprobatória que será entregue. No preenchimento não use nenhum outro caractere sem ser letra e número. Ao indicar valores não use ponto para separar a milhar, apenas a virgula. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) sugerimos que já separe, escaneie e salve em formato pdf todos os documentos do seu grupo familiar (de identificação, bem como de comprovação de renda e despesas) conforme relação de documentos publicada abaixo, o que facilitará o envio no período definido pelo cronograma.

3) no preenchimento será solicitado que redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar desde a idade escolar e a atual dificuldade financeira, podendo acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos, também, deixar esta carta pronta no word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento

 

Para Preencher o formulário e enviar os documentos do seu grupo familiar – Clique Aqui

 


Para consultar


Para imprimir os Modelos de Declarações

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


Bolsas Filantrópicas FUNDASP

 

Publicação do Resultado dos Pré-Selecionados – Edital Complementar

Conforme previsto no cronograma, o resultado da pré-seleção do Edital Complementar de Bolsas da FUNDASP para o 2º/2020 poderá ser consultado abaixo.

Esclarecemos que todos os(as) pré-selecionados(as) deverão enviar sua documentação até as 13:00 horas do dia 10/08/2020, conforme cronograma publicado. O envio será através da Central do Candidato, mesmo local que utilizou para fazer a inscrição. As instruções para este procedimento poderão ser consultadas clicando aqui

Lembramos que foram ofertadas 67 bolsas. A análise da documentação seguirá rigorosamente a ordem de classificação, por modalidade de inscrição, conforme determina o Edital.

A documentação dos pré-selecionados para bolsa 50% (identificados na planilha na cor roxa) só será analisada caso não ocorra o preenchimento das 67 bolsas pelos pré-selecionados com perfil para bolsa integral, também conforme determina o Edital.

Caso não tenha impresso sua ficha de inscrição no ato da realização, informamos que poderá fazê-lo acessando o link para a Central do Candidato. Se observar na página de acesso, antes mesmo de inserir seus dados pessoais, há disponível um campo para impressão.

Para consultar o resultado das inscrições:

Para enviar sua documentaçãoclique aqui

Para consultar:

Para imprimir os Modelos de Declarações:

 Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 


FUNDASP RENOVAÇÃO

 

A atualização anual da documentação de todos os bolsistas  se faz necessária em cumprimento ao    artigo 15 -  Seção III - da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da Educação.

Para atualização do ano de 2020 o bolsista deverá aguardar a convocação do Setor de Administração de Bolsas de Estudo – SABE.


Para consultar:

  • Lista Completa de Documentos para Atualização - Clique Aqui
  • Ordem da Documentação a Ser Entregue - Clique Aqui


Para imprimir os modelos de declarações:

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 2º/2020

fies-logo

Informamos aos candidatos que a PUC-SP só aderiu ao FIES na modalidade FIES I.

As inscrições para o processo seletivo do FIES, referente ao 2º semestre de 2020, deverão ser realizadas no período de  28 a  31/07/2020 através do site do MEC (http://fies.mec.gov.br/ ).

De acordo com o Edital nº 47/2020 publicado pela SESu o resultado da  pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados, também no site do Financiamento,  no dia 04/08/2020. Alertamos os candidatos para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Os(as) candidatos(as) na medida em que forem pré-selecionados(as) deverão aguardar email do Setor de Administração de Bolsas - SABE, que será enviado no endereço cadastrado na inscrição realizada no site do MEC, com todas as informações sobre a entrega da documentação 
comprobatória.

Neste email será informado um link para preenchimento de uma ficha e envio da documentação do seu grupo familiar. As instruções para este procedimento poderão ser consultadas clicando aqui.

Lembramos que, se acordo com a legislação vigente,  os candidatos deverão preencher a proposta do seguro prestamista em 2 vias e entregar/enviar 1 delas junto com a documentação.  A outra deverá ser entregue no banco quando for formalizar a contratação do financiamento. A proposta poderá ser impressa através dos links:

  1. http://www.caixaseguradora.com.br/Paginas/SeguroFies.aspx
  2. https://segurofiesmapfre.muitomaisprotegido.com.br
  3. https://wwws.alfaseguradora.com.br/Portal/Vida/AlfaPrestamista

Para consultar:
o Edital nº 43/2020 : clique aqui
o Edital nº 47/2020 - clique aqui
a Portaria Normativa 533/2020: clique aqui
a Portaria Normativa  209/2018: clique aqui
a documentação exigida: clique aqui

Para imprimir os modelos de declarações:
Pensão Alimentícia - clique aqui
Não apresenta renda mensal- clique aqui
Trabalho Informal  - clique aqui
Despesas com Alimentação - clique aqui
Não contato com pai ou mãe - clique aqui
União Estável- clique aqui
Separação de Corpus - clique aqui

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas “Ser PUC” foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.   

Esta bolsa destina-se a aluno(a) já matriculado(a) nos cursos de graduação da Universidade, que tenham perfil de renda per capita de até três salários mínimos, e sua vigência tem duração de um ano.

Tivemos um Edital no 2º/2019 e ainda não há previsão quanto a nova publicação.

Setor de Administração de Bolsas de Estudo  

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

 

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