Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

 

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

O processo de ingresso de estudantes por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) é normatizado pelo Ministério da Educação (https://acessounico.mec.gov.br/prouni) e sua classificação é feita por meio da nota do ENEM. Os(As) estudantes que ingressam pelo ProUni têm a bolsa concedida desde a matrícula. As informações completas podem ser obtidas no site do MEC (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-bolsa-de-estudo-do-prouni).


2. BOLSA FUNDASP:

Por meio de editais públicos, são ofertadas bolsas de estudo institucionais aos alunos cujos perfis socioeconômicos atendam à Lei Complementar Nº 187/2021 e demais leis vigentes para concessão de bolsas de estudo filantrópicas. São concedidas bolsas integrais e parciais (50%). As bolsas parciais são oferecidas quando há remanescência de bolsas integrais ou por conveniência da instituição.

A abertura de editais - que dispõem sobre as condições e sobre os pré-requisitos para inscrição e critérios para concessão dessa modalidade de bolsa - é amplamente divulgada nos canais de comunicação da Universidade.

As bolsas de estudo cobrem apenas as mensalidades do curso - até sua conclusão - com as respectivas disciplinas que compõem sua grade curricular no momento da matrícula. Estão excluídas da gratuidade as taxas administrativas, serviços complementares, entre outros itens.

Para manutenção da bolsa de estudo, o(a) aluno(a) precisa obter, no mínimo, 75% de aprovação do total de disciplinas cursadas em cada período letivo e, também, realizar a atualização anual de documentos do grupo familiar, a fim de que a instituição possa se certificar de que o(a) beneficiário(a) ainda se mantém com o perfil socioeconômico compatível, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Fundação São Paulo - mantenedora da PUC-SP, para continuar com o usufruto de tal modalidade de bolsa de estudo.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: Concessão de uma bolsa de estudo integral para usufruto no curso aos(às) candidatos(as) classificados(as) em primeiro lugar em cada um dos campi da Universidade no Vestibular de Verão PUC-SP de 2023, exceto Teologia. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.

3.2. PARCIAL: As bolsas de estudo parciais (50%) serão concedidas aos alunos egressos de escolas públicas, classificados em primeiro lugar em todos os cursos de graduação da PUC-SP, exceto Teologia, no Vestibular de Verão PUC-SP 2023, em sua primeira opção de curso. A bolsa de estudo é pessoal e intransferível. Para renovação do respectivo benefício será exigida aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo cursado.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

O processo de ingresso de estudantes por meio do Financiamento Estudantil (Fies) está normatizado na página https://acessounico.mec.gov.br/fies.

O Fies consiste num programa de financiamento público mantido pelo MEC. Também se tornou uma forma de ingresso na Universidade, por meio do ENEM e de análise de perfil socioeconômico do grupo familiar, de acordo com os critérios de renda para concessão do financiamento estipulados pelo MEC. Ainda, é possível obtê-lo durante a realização do curso, desde que cumpridas as exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. As normas e demais informações estão disponíveis em http://sisfiesportal.mec.gov.br e também em https://www.fnde.gov.br/index.php

 

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

 

 

 

BOLSA DE ESTUDO - FUNDO "SER PUC"

O Fundo de Bolsas "Ser PUC" foi criado pela Instituição e conta com a contribuição financeira dos ex-alunos, funcionários, professores da PUC-SP e demais interessados.

Tem por objetivo permitir a permanência na PUC-SP de jovens que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades, que não se enquadram nos perfis sociais estipulados pela Lei de Filantropia ou que, apesar de se enquadrarem, não puderam ser contemplados diante do número limitado de vagas para concessão de bolsas filantrópicas.

Tivemos um edital no primeiro semestre de 2023. Por enquanto, não há previsão de abertura de novo processo seletivo para essa modalidade de bolsa de estudo.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

 

Prouni

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)

O que é?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

 

Como se inscrever?

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

 

Quem pode participar?

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Vale salientar que a PUC-SP faz a oferta apenas de bolsas integrais.

 

Para participar do ProUni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  1. tenha cursado:
    • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  2. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  3. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
 

Período de Inscrições para o Processo Seletivo do 2º Semestre de 2024

Acompanhe a página oficial do MEC - na parte sobre ProUni - para obter informações a respeito do próximo processo seletivo, que ocorrerá no início de 2024-2.

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 


ProUni Renovação

ATUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA MANUTENÇÃO
DA BOLSA DE ESTUDO DO PROUNI - 2024

Prouni

Com o intuito de aferir o perfil socioeconômico atual dos(as) alunos(as) que estão usufruindo da bolsa de estudo integral do ProUni, o Setor de Administração de Bolsas de Estudo (SABE) informa que a atualização da documentação sua e de seu grupo familiar se faz necessária para manutenção do benefício em questão. Sendo assim, o envio da documentação ao Setor de Bolsas deverá ocorrer no período de 17/06/2024 a 17/09/2024.

Orientamos que você envie a documentação COMPLETA para o e-mail renovabolsas@pucsp.br

A lista de documentos pode ser consultada abaixo.

No assunto do e-mail coloque apenas o seu nome completo (sem abreviações). Alertamos que, caso haja necessidade, o SABE poderá solicitar, a qualquer momento, os documentos originais.

Além de seus documentos e de seu grupo familiar, é necessário o preenchimento da ficha de atualização - cujo link de acesso está disponível abaixo.

Os arquivos referentes à ficha de atualização e de cada documento deverão estar renomeados e devem ser encaminhados como anexos ou por meio de arquivo único criado no Google Drive e, neste caso, você deverá ativar o link de compartilhamento antes do envio.

OBSERVAÇÃO: o não envio da documentação, bem como, do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis assinado por todas as pessoas que forneceram documentos, no prazo estipulado acarretará na suspensão do usufruto da bolsa de estudo até que a pendência documental seja resolvida junto ao SABE.

Orientações Gerais

1) No preenchimento da ficha de atualização, leia atentamente todas as informações e preencha corretamente todos os dados/valores que são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será entregue. Não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores, não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula antes do último decimal. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via da ficha.

2) Separe, scaneie e salve em formato PDF todos os documentos - seus e de seu grupo familiar - conforme relação de documentos publicada abaixo, o que facilitará o envio no período definido.

3) Ao preencher a ficha, haverá um espaço reservado para uma carta, onde você poderá inserir informações adicionais a respeito de você e de seu grupo familiar, caso você entenda ser importante complementar alguma informação. Sugerimos que você já deixe esta carta pronta em Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.


Para preencher a Ficha de Atualização - Clique Aqui


Para consultar a Documentação Exigida - Clique Aqui


Para Imprimir o Termo de Consentimento e os Modelos de Declarações:

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados pessoais/sensíveis - Clique Aqui
  • Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui

Caso haja dúvidas sobre documentos e/ou qualquer outro ponto sobre a atualização de documentos, envie um e-mail com seu nome completo e RA para sabe@pucsp.br

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

BOLSAS DE ESTUDO FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO
(Editais Exclusivos aos Alunos dos Cursos de Graduação - 2024-2)

 

POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES ATÉ O FINAL DA PÁGINA

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, informa a todos(as) os(as) alunos(as) dos cursos de graduação que a partir do mês de Julho de 2024, serão abertos os períodos para realização das inscrições nos processos seletivos de bolsas de estudo, sendo: um processo seletivo voltado exclusivamente para os alunos que estão ingressando na PUC-SP por meio do vestibular de inverno (2024-2); e outro processo seletivo voltado aos alunos veteranos nos cursos de graduação.

Para o Edital de Bolsas de Estudo voltado aos alunos ingressantes em 2024-2, serão ofertadas 29 (vinte e nove) bolsas de estudo integrais. As inscrições iniciarão em 02 de Julho de 2024.

Para o Edital de Bolsas de Estudo voltado aos alunos veteranos nos cursos de graduação, serão ofertadas 43 (quarenta e três) bolsas de estudo integrais. As inscrições iniciarão em 1º de Julho de 2024.

Salientamos que as bolsas parciais (50%) só serão ofertadas conforme previsto nos editais publicados - caso as bolsas integrais não sejam concedidas na totalidade.

Abaixo, você terá acesso ao link de inscrição para participação no edital de bolsa de estudo correspondente à sua situação na universidade - aluno(a) ingressante em 2024-2 ou aluno(a) veterano(a) da graduação - e a lista de documentos exigidos pela instituição. Lembrando que o(a) aluno(a) deve enviar a documentação COMPLETA, sob pena de reprovação do processo em caso de não cumprimento - à risca - deste procedimento também.

 

ATENÇÃO: Clique no link de inscrição correspondente à sua situação na universidade. Destacamos que o(a) aluno(a) que realizar a inscrição em link errado, terá a mesma inviabilizada - sem direito a recurso.

 

OBSERVAÇÃO: O não envio da documentação completa, bem como, do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis assinado por todos os membros do grupo familiar e demais pessoas que forneçam documentos e/ou informações para seu processo no prazo estipulado pelo cronograma, acarretará na invalidação da inscrição.

 

O envio da documentação completa deve ocorrer pelo e-mail (editalfundaspdoc@pucsp.br) e deverá ocorrer, rigorosamente, dentro do prazo de inscrição, que está estabelecido em edital. Caso haja necessidade, o SABE solicitará os documentos originais, a fim de averiguação.

Para se inscrever no edital, leia ATENTAMENTE o respectivo certame, bem como as observações abaixo e, caso você preencha todos os pré-requisitos exigidos, clique no link abaixo para efetivar sua inscrição.

Para se candidatar, observe as orientações a seguir:

1) Para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será encaminhada. No preenchimento da ficha, não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula para separar os centavos. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) A partir do momento que efetivar sua inscrição, no período estabelecido pelo cronograma, você já deverá encaminhar TODA documentação exigida referente a você e seu grupo familiar. Os arquivos deverão estar devidamente nominados e salvos em formato PDF, para realização do envio para o e-mail indicado. Pedimos, também, que coloque no assunto do e-mail apenas o seu nome completo para que possamos identifica-lo(a). Sua documentação poderá ser encaminhada anexa ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso.

3) No preenchimento da ficha de inscrição, será solicitado que você redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar e a atual situação financeira que justifique o pleito da bolsa de estudo, podendo, também, acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos que você deixe esta carta pronta no Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

4) Após o preenchimento da ficha, não se esqueça de assiná-la (assinatura digital ou à caneta) e enviá-la com a documentação COMPLETA para o e-mail editalfundaspdoc@pucsp.br

 

Aluno(a) Ingressante no 2º semestre de 2024

- Para Preencher a Ficha de Inscrição - O link de inscrição será liberado em 02/07/2024.

Aluno(a) Veterano(a)

- Para Preencher a Ficha de Inscrição - O link de inscrição será liberado em 01/07/2024.

 

Para Consultar:

Para Imprimir os Modelos de Declarações (para ambos os editais)

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - S.A.B.E.

 


FUNDASP RENOVAÇÃO GRADUAÇÃO

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

 

fies-logo

 

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Como participar?

Se inscrevendo nos processos seletivos, em datas definidas nos editais da Secretaria de Educação Superior (SESu).

Poderá se inscrever no FIES, o(a) candidato(a) que tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Competindo, exclusivamente, ao(a) candidato(a) certificar–se de que cumpre aos requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no edital do processo seletivo vigente.

Como se inscrever no Fies?

Acessando o sistema de inscrição do FIES, em período determinado em edital e possuir cadastro no "Login Único" do governo federal, conta gov.br.

Caso não possua uma conta “gov.br”, será direcionado para uma página onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado(a) automaticamente para o sistema de inscrição do FIES, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Período de inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2024

Acompanhe a página oficial do MEC - na parte sobre Fies - para obter informações a respeito do próximo processo seletivo, que ocorrerá no início de 2024-2.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail sabe@pucsp.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

 

BOLSAS FILANTRÓPICAS DA FUNDAÇÃO SÃO PAULO (PÓS-GRADUAÇÃO)
(Edital Exclusivo aos Alunos dos Cursos de Pós-Graduação - Stricto Sensu)

POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES ATÉ O FINAL DA PÁGINA

 

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, informa a todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação (stricto sensu) que, de 05 de junho a 05 de julho de 2024 - até às 17 horas, estarão abertas as inscrições para participação no Processo Seletivo de Bolsas de Estudo Filantrópicas da Fundasp para o 2º semestre de 2024, que está disponibilizando 18 (dezoito) bolsas integrais. Esclarecemos que as bolsas parciais (50%) só serão ofertadas conforme previsto no edital publicado - caso as bolsas integrais não sejam concedidas na totalidade.

Abaixo, você terá acesso ao link de inscrição para participação no respectivo processo seletivo e a lista de documentos exigidos pela instituição. Lembrando que o(a) aluno(a) deve enviar a documentação COMPLETA, sob pena de reprovação do processo em caso de não cumprimento - à risca - deste procedimento também.

OBSERVAÇÃO: O não envio da documentação, bem como do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis assinado por todos os membros do grupo familiar e demais pessoas que forneçam documentos e/ou informações para seu processo no prazo estipulado pelo cronograma, acarretará na invalidação da inscrição.

Salientamos que o envio da documentação será por e-mail (editalfundasppos@pucsp.br) e deverá ocorrer, rigorosamente, dentro do prazo de inscrição, que está estabelecido em edital. Alertamos que, caso haja necessidade, o Setor de Administração de Bolsas de Estudo (SABE) poderá solicitar os documentos originais.

Para se inscrever no edital, leia ATENTAMENTE o respectivo certame, bem como as observações abaixo e, caso você possua todos os requisitos exigidos, clique no link abaixo para efetivar sua inscrição preenchendo a ficha.

Para se candidatar, observe as orientações a seguir:

1) Para que sua inscrição seja realizada com sucesso, leia todas as informações atentamente e preencha corretamente todos os dados/valores que na ficha de inscrição são solicitados, de acordo com a documentação comprobatória que será encaminhada. No preenchimento da ficha, não use nenhum outro caractere além de letras e números. Para indicar valores não utilize ponto para separar a milhar, apenas vírgula para separar os centavos. Você tem uma única vez para o preenchimento, depois de finalizada não há como fazer nova via.

2) A partir do momento que efetivar sua inscrição, no período estabelecido pelo cronograma, você já deverá encaminhar TODA documentação exigida referente a você e seu grupo familiar. Os arquivos deverão estar devidamente nominados e salvos em formato PDF, para realização do envio para o e-mail indicado. Pedimos, também, que coloque no assunto o seu nome completo para que possamos identifica-lo(a). Sua documentação poderá ser encaminhada anexa ao e-mail ou por meio de arquivo único criado no Google Drive, mas não esqueça de ativar o link de compartilhamento antes do envio para que possamos ter acesso. Os documentos necessários estão na relação publicada abaixo.

3) No preenchimento da ficha de inscrição, será solicitado que você redija uma carta contando como tem sido sua vida familiar e a atual situação financeira que justifique o pleito da bolsa de estudo, podendo, também, acrescentar os fatos que forem determinantes para chegar até a inscrição para bolsa de estudo. Sugerimos que você deixe esta carta pronta no Word para só colar no formulário no local indicado, o que facilitará o preenchimento.

4) Após o preenchimento da ficha, não se esqueça de fazer a impressão da mesma, assiná-la e enviá-la com a documentação COMPLETA para o e-mail editalfundasppos@pucsp.br

 


Para preencher a Ficha de Inscrição - Clique Aqui

 

Para Consultar:

 

Para Imprimir os Modelos de Declarações

  • Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais/Sensíveis - Clique Aqui
  • Declaração de Inscrição por Cota - só para quem optar por esta modalidade na inscrição - Clique Aqui
  • Desemprego / Não Apresenta Renda Mensal - Clique Aqui
  • Trabalho Autônomo - Clique Aqui
  • Despesas com Alimentação - Clique Aqui
  • Declaração de Recebimento ou Não de Pensão Alimentícia - Clique Aqui

 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br.

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE


Bolsa FUNDASP Pós-Graduação - Renovação

 

Os procedimentos de atualização de documentos para manutenção da bolsa de estudo Filantrópica da Fundasp se fazem necessários, a fim de que a instituição possa garantir que cada aluno(a) que usufrui do respectivo benefício se mantem com o perfil socioeconômico compatível para tal.

Para o ano de 2024, os(as) alunos(as) bolsistas filantrópicos da Fundasp que terão de realizar a atualização de documentos serão comunicados(as) a respeito dos procedimentos em meados do mês de junho, contudo, para aqueles(as) que possuam a previsão de conclusão de curso para o final do 1º semestre de 2024, esses(as) serão convocados(as) antes do término do semestre. Mas, independentemente da situação, todos(as) serão informados(as) e orientados(as) por e-mail.

Por fim, em caso de dúvidas, envie um e-mail para sabe@pucsp.br que você será respondido(a) em breve.

 

Atenciosamente,

Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC