Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudos da Graduação
E-mail:sabe@pucsp.br
Telefone:(11) 3670.8102
SABE

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

RENOVAÇÃO COLETIVA DO PROUNI DO 1º SEMESTRE DE 2019

A PUC-SP deu início ao processo de Renovação Coletiva das bolsas de estudo integrais do ProUni referente ao 1º semestre de 2019.

Os alunos do Campus Monte Alegre devem se dirigir a Secretaria de Administração Escolar (SAE) no período de 13/06 a 12/07/2019 para assinarem a renovação da bolsa do semestre vigente e entregarem os comprovantes atualizados de renda, de todos os membros do grupo familiar, e de despesas.

Esclarecemos que a atualização da documentação deve ser realizada uma vez por ano, em cumprimento ao art. 15. Seção III da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, que dispõe sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação, sob a pena de suspensão da bolsa, caso o procedimento não seja realizado.

Deste modo, pedimos que você acesse o link abaixo indicado para preencher a ficha de atualização e agendar horário para entrega da documentação

Cabe informar que os bolsistas dos demais campi (Sorocaba, Marques de Paranaguá, Ipiranga e Santana) já iniciaram o processo de atualização cujo prazo se encerra no final do mês corrente e a documentação deve ser entregue na Secretaria do seu campus.

OBSERVAÇÃO: É importante ressaltar que é de sua responsabilidade informar ao SABE quaisquer mudanças de membros e/ou rendas em seu grupo familiar.


Para preencher a ficha de atualização e agendar a entrega da documentação clique no link do seu campus abaixo:


Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


 

Prouni

 

LISTA DE ESPERA - RESULTADO

Informamos aos(as) candidatos(as) inscritos(as) na lista de espera que o resultado do processo seletivo está disponível nos links abaixo.

Atenção, os(as) candidatos(as):
- Aprovados:   deverão comparecer na Secretaria de Administração Escolar – SAE – Rua Ministro de Godoi 969 – subsolo, mesmo local onde entregaram a documentação,  no dia 01/08/2019, das 10h00 às 20h00, para efetivação da matrícula. Os (as) menores de 18 anos deverão vir acompanhados do(a) responsável indicado(a) no site do ProUni quando efetivada a inscrição. Não é necessário trazer nenhum outro documento.
- Reprovados:  os termos de reprovação emitidos pelo SISPROUNI  estão disponíveis no Setor de Administração de Bolsas de Estudo para assinatura. A documentação dos processos reprovados, de acordo com  a legislação vigente, deverá ficar retida na Instituição para futuras auditorias.
- Não selecionados:  deverão retirar sua documentação no período de 12 a 30/08/2019 na Secretaria de Administração Escolar –  SAE – no horário das 09h00 às 19h00. Alertamos que findado este prazo a documentação será inutilizada.

Para consultar o resultado:

• Por ordem de classificação – clique aqui
• Por ordem alfabética – clique aqui

 

Para consultar: Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br.

 


Bolsa FUNDASP • 2019

 

Publicação do Resultado - Etapa de Vagas Remanescentes

O resultado das análises dos candidatos pré-selecionados nas vagas remanescentes do Edital de Bolsas da FUNDASP para o 2º/2019 poderá ser consultado no link abaixo.

Informamos que as 60 bolsas integrais ofertadas ainda não foram preenchidas na totalidade pois dos 11 recursos que estavam em análise: 7 foram reprovados, 2 aprovados e 2 continuam em análise e, por este motivo, mais 7 alunos estão sendo pré-selecionados para entrega da documentação, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

Os alunos pré-selecionados receberão e-mail do SABE com as instruções quanto a entrega da documentação.

Reafirmamos que os aprovados(as) deverão aguardar contato por e-mail para assinatura do Termo de Concessão.


Para consultar :

• O resultado por ordem de classificação e convocação dos pré-selecionados: clique aqui

• Para imprimir 2ª via da ficha de inscrição clique aqui


Para consultar:


Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 

 

  • Setor de Administração de Bolsas de Estudo - SABE

    Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 2º/2019

fies-logo

Informamos aos candidatos que a PUC-SP só aderiu ao FIES na modalidade FIES I.

As inscrições para o processo seletivo do FIES, referente ao 2º semestre de 2019, ocorreram no prazo de 25/06 a 01/07/2019 diretamente no site do MEC (http://fies.mec.gov.br/index.php#ancora)

De acordo com o Edital nº 38/2019 publicado pela SESu o resultado da  pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados, também no site do Financiamento,  no dia 09/07/2019. Alertamos os candidatos para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo,  que foi estabelecida pelo MEC e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.

Os(as) candidatos(as), na medida em que forem pré-selecionados(as) e complementarem sua inscrição no endereço eletrônico (http://fies.mec.gov.br/index.php#ancora), deverão aguardar contato do Setor de Administração de Bolsas de Estudo, que será realizado por email,  com orientações quanto a entrega da documentação comprobatória.

Lembramos que, de acordo com a legislação vigente, os candidatos deverão contratar o seguro prestamista e entregar o formulário da contratação junto com a documentação. A contratação poderá ser efetivada através dos links:


Para consultar:

o Edital nº 38/2019: clique aqui
a Portaria Normativa 952/2019: clique aqui
a Portaria Normativa  209/2018: clique aqui
a documentação exigida: clique aqui
a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui


Para imprimir:

declaração de não renda - clique aqui
declaração de trabalho informal - clique aqui
declaração recebimento de pensão alimentícia - clique aqui
declaração de despesas com alimentação- clique aqui

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo
 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br.

 

BOLSA - FUNDO "SER PUC"

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, publica abaixo o RESULTADO FINAL do Edital de Bolsas de Estudo – Fundo “Ser PUC” para Cursos de Graduação 2º/2019.
Considerando a disponibilidade do Fundo ”Ser PUC” foram concedidas 3 bolsas.


• Por ordem de classificação: clique aqui
• Por ordem alfabética: clique aqui


• Para consultar o Edital: Clique Aqui
• Para consultar a documentação exigida: Clique Aqui
• Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: Clique Aqui
• Para consultar o Cronograma: Clique Aqui


Para imprimir os Modelos de Declarações:

 

 


Setor de Administração de Bolsas de Estudo
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mailsabe@pucsp.br

 

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