A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

O Anuncio da Páscoa

A igreja anuncia nestes dias a Morte e a ressurreição de Cristo.

Me pergunto: a quem pode interessar este anuncio? Estamos na Puc, tem estudantes, professores e funcionários, trata-se de uma universidade católica, mas quem se interessa por isso?

Somente quem carrega consigo a necessidade de uma libertação, a necessidade de algo que possa dar gosto e sentido à nossa vida. De fato Jesus sempre reclamou dos ricos e dos fariseus, isto é, das pessoas que tinham tudo, a quem não faltava nada: os satisfeitos!!!! O que é que eles faziam de errado? Aparentemente nada. Só não precisavam de nada, já tinham tudo. Poderíamos pensar que os mais jovens entre nós estejam vivendo uma insatisfação, mas o fato de procurar a resposta em lugares errados já encheu o coração de ceticismo: parece que não existe algo que possa responder a isso.

Se a gente não se dá conta que a nossa humanidade carece de um sentido e de um ideal que possa nortear e preencher a vida. Se não retomamos a consciência de que precisamos de alguém que nos ajude, que nos devolva a vida e que vença o nosso ceticismo. Renunciamos à
nossa humanidade.

De fato, o que vivemos no mundo de hoje, antes de ser uma carência de Deus, é uma carência de humanidade: será que renunciamos a sermos homens? Pois o que nos falta é o gosto de viver e isso é o essencial e não pode ser adquirido em nenhum ‘supermercado’.

Deus se fez homem e veio morar entre nós, morreu numa Cruz e Ressuscitou é para trazer à nossa vida o sentido e a plenitude de humanidade. Peçamos, nesta Páscoa que Deus nos ajude a viver sempre numa posição de humilde necessidade, de abertura apaixonada do coração para reconhecer a sua Presença que nos salva.


 

Pe. Vando Valentini
Coordenador da Pastoral Universitária