A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Venha a nós o vosso reino

No Domingo de Cristo Rei, a Igreja no Brasil comemora também o Dia dos Leigos. Todos os batizados são, por graça divina, discípulos-missionários de Jesus Cristo e enviados ao mundo como suas testemunhas. O reino de Deus é dom e graça, nós o acolhemos e nos tornamos servidores e testemunhas do reino no mundo!

O título de Cristo Rei não se refere a alguma pretensão de reinado terreno de Jesus Cristo. Não disputa reinos na terra quem é o Senhor do céu e da terra... Expressa, ao invés disso, a nossa compreensão da soberania de Jesus Cristo sobre todos os tronos e todas as potências. Isso nos dá a compreensão que o Evangelho é a lei maior, que deve inspirar e orientar toda legislação e também todo projeto de governo terreno.

Toda a comunidade dos batizados é chamada a testemunhar no mundo o reino de Cristo e de Deus: reino de vida e verdade, reino de justiça, amor e paz. O Brasil tem grande necessidade desse testemunho, através da ação dos leigos e leigas em todos os ambientes, em todas competências e responsabilidades privadas, sociais e públicas.

Os cristãos no Brasil, entre católicos e irmãos de outras Igrejas, são cerca de 90% da população. Isso deve fazer alguma diferença no jeito de ser da sociedade e da cultura de nossa Pátria: que ela seja sempre digna de Deus e da família de Deus! Sejamos bons cristãos e sejamos cidadãos dignos da Pátria terrena, a fim de merecermos participar do Reino eterno de Cristo e de Deus. Este é o bem maior e a pátria final de todos!

Hoje, abre-se o Ano do Laicato em todo o Brasil. Durante este ano, leigos e leigas são convidados a refletir a valorizar sua vocação laical, sua participação na vida e missão da Igreja e sua presença cristã na sociedade. Os leigos são os “apóstolos de Cristo” nas múltiplas realidades deste mundo e têm a missão de levar a todo lugar o fermento, o sal e a luz do Evangelho.  É missão grande e desafiadora!

Peçamos a Deus, hoje e todos os dias, que o reino da maldade cesse e se estabeleça o seu reino entre nós. E sejamos todos discípulos e discípulas fieis do reino de Deus!

 Publicado no Folheto Litúrgico Povo de Deus em São Paulo, 26 de novembro de 2017

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo