A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Primus Inter Pares

Iniciamos o processo de consulta para escolha do Reitor(a) da PUC SP, para o quadriênio 2016-2020.

A Comunidade é chamada a indicar Professores(as) Doutores(as), com no mínimo 5 anos na Carreira Docente, e no mínimo 35 anos de idade, para ocupar a cátedra mais elevada da Universidade.

Apresentaram-se quatro candidatos para esta escolha, o que demonstra que, apesar de vozes discordantes, a vida acadêmica encontra-se viva, vigorosa e que todos se preocupam com o futuro dela!

Como escrevi em texto do início deste ano, mais do que nomes a Comunidade espera conhecer projetos para a PUC SP, projetos de curto, médio e longo prazo, que deixem clara a idéia da PUC que queremos ter nos próximos anos.

A PUC SP é um patrimônio da Sociedade e da Igreja! Aqui se formaram e se formam ótimos profissionais e, também, grandes lideranças que despontam no cenário científico, social, político e eclesiástico.

Não podemos perder esta história! Nosso compromisso com o social, com a construção de uma sociedade sempre e cada vez mais justa, fraterna, garantidora dos direitos da pessoa humana, onde os mais pobres mereçam uma atenção especial, onde o preconceito e a injustiça sejam finalmente erradicados, não pode desaparecer!

Tive oportunidade de convidar para um café da manhã os(as) professores(as) candidatos(as) à Reitoria e os(as) professores(as) vice candidatos(as). Foi um momento de boa conversa, em que esclarecemos alguns passos do processo de escolha e nomeação do(a) Reitor(a).

Terminada a consulta à Comunidade, elaborada e homologada a lista tríplice, o Grão Chanceler escolherá um dos três professores(as), que será nomeado(a) Reitor(a) da PUC SP.

Tive oportunidade de dizer aos(às) candidatos(as) que mais do que um alto posto, uma honraria ou o coroar de uma carreira acadêmica, a Reitoria deve significar grande disposição para o serviço, à Universidade, aos seus corpos docente, técnico-administrativo e discente, à população em geral, à Igreja... O(A) Reitor(a) não é mais do que primus inter pares, não apenas na hierarquia, mas, sobretudo, no serviço!

 

 

José Rodolpho Perazzolo
Secretário Executivo da Fundação São Paulo