Psicologia: Psicologia Social

Avaliação CAPES: Triênio 2017-2020: Conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia Social da PUC-SP, tem como objetivo desenvolver uma Psicologia Social teoricamente plural, centrada na realidade brasileira e, ao mesmo tempo, participante do debate internacional.


Linhas de Pesquisa

Psicologia Social: Concebida a partir de uma perspectiva crítica, caracterizada pela interdisciplinaridade e pluralidade teórica, contextualizada pela discussão da realidade brasileira.

  1. Linha de Pesquisa 1: Estudo crítico-epistemológico das categorias analíticas da psicologia social:

    Produção de conhecimento crítico sobre os pressupostos epistemológicos e os fundamentos metodológicos das teorias clássicas existentes no campo nacional e internacional contemporâneo da área.

    Núcleos: História da Psicologia (NEHPSI); Identidade-Metamorfose (NEPIM); Processos de Exclusão/Inclusão Social (NEXIN); Psicanálise e Sociedade (NUPS).

  2. Linha de Pesquisa 2: Aportes da psicologia social à compreensão de problemas sociais:

    Desenvolve aportes sobre problemas sociais que mobilizam a sociedade brasileira, articulando a produção científica nacional e internacional.

    Núcleos: Pesquisa e Investigação de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças (INANNA); Estudos e pesquisas sobre práticas discursivas no cotidiano: direitos, riscos e saúde (NUPRAD); Psicologia Política e Movimentos Sociais (NUPMOS); Trabalho e Ação Social (NUTAS); Políticas Públicas e Desigualdade Social – NUPPDES.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC