Fundo abstrato com círculos e linhas, criando uma composição visual dinâmica e moderna.

Comunicação e Semiótica

Avaliação CAPES: M/D 2017-2020: conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP é um espaço para o desenvolvimento de pesquisas em comunicação, cultura, educação e política. Em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o COS contribui para a transformação de problemas atuais.

Mapa dos Ex-alunos do Programa

Mapa dos professores ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP e suas atuais universidades pelo Brasil

 

Depoimentos de Ex-alunos

Alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP deram depoimentos sobre a qualidade e a importância do programa na sua formação.

 

Paula Guimarães
Jornalista, apresentadora TV Canção Nova

Iniciei o Mestrado em Comunicação e Semiótica em 2016. Foram dois anos e meio de muito estudo, pesquisa, viagens da minha cidade no interior de São Paulo até a PUC e muita dedicação à minha pesquisa. Neste tempo conheci pessoas incríveis e generosas, como minha orientadora Lucia Leão e os colegas de curso do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM) que até hoje participo. Estudar na PUC foi uma experiência maravilhosa, para a vida toda, foi troca de conhecimentos na vida acadêmica e profissional.

Drica Guzzi
Coordenadora Programa Acessa São Paulo

Fiz mestrado e doutorado no COS. Foram anos riquíssimos de articulações teóricas, participações em projetos coletivos juntamente com as orientações em metodologias de pesquisas feitas em grupo e individualmente. Fruto de meu mestrado, o livro Web e Participação: Democracia no Séc XXI ganhou um prêmio Jabuti em 2011. Conheci pessoas com interesses e formações distintas, profissionais do mercado financeiro, publicitários, artistas, biólogos, diretores de cinema, filósofos, médicos, acadêmicos, entre outras tantas. E foi justamente nessa mistura que o desenrolar do curso de pós-graduação fez emergir as mais incríveis investigações e trabalhos científicos. Uma composição de consistência acadêmica e abertura criativa investigativa em rede. Recomendo a experiência tanto para quem quer seguir a carreira acadêmica como para aqueles que querem ampliar e refinar seus repertórios para pensar e viver o presente contemporâneo.


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais

A Área de Concentração abriga pesquisas sobre processos e dispositivos comunicacionais, entendidos em seus regimes de sentido, processos de criação na cultura e dimensões políticas e biopolíticas, a partir das relações epistêmicas entre comunicação e semiótica.

  1. Linha de Pesquisa 1: Regimes de Sentido nos Processos Comunicacionais

    Fundamentada em teorias semióticas, dos dispositivos e de suas linguagens específicas, a linha de pesquisa investiga a produção de sentido e seus regimes de interação, visibilidade e sociabilidade, incluídos os processos de subjetivação e identitários.  Para tanto, são estudados os textos e as configurações discursivas dos modos e estilos de vida nas práticas e usos de diferentes mídias e de seus sincretismos nos vários contextos.

    Pesquisadores: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (Coordenadora da Linha), Leda Tenório da Motta, Maria Lucia Santaella Braga, Christine Pires Nelson de Melo e Valdenise Leziér Martyniuk

  2. Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura

    A linha de pesquisa focaliza os processos culturais em suas diversas formas de criação e mediação. Em tais processos, a criação é entendida como rede em construção semiótica, constituindo sistemas dinâmicos de significação, cuja complexidade advém tanto do caráter geral dos sistemas, quanto das especificidades regionais dos variados objetos culturais. A mediação, em seu aspecto mais generalizado, constitui conceito central para a dinâmica de significações em todos os ambientes. Isso permite a compreensão do universo das mídias como subsistemas da cultura, no interior dos quais se encontram práticas culturais associadas a fluxos comunicacionais que envolvem trocas, transmissões e traduções.

    Pesquisadores: Cecilia Almeida Salles (Coordenadora da Linha), Ivo Assad Ibri (colaborador), José Amálio de Branco Pinheiro, Lucia Isaltina Clemente Leão, Fabio Cypriano e Norval Baitello Júnior.

  3. Linha de Pesquisa 3: Dimensões Políticas na Comunicação

    A linha de pesquisa desenvolve reflexões críticas sobre a ordem comunicacional vigente, implantada em escala mundial mediante apropriações sociais de dispositivos midiáticos. Esse recorte de interesse implica a investigação de ações ligadas a diferentes dimensões dos poderes e/ou biopoderes nas relações e processos de comunicação. É nessa perspectiva de tensionamento que a linha estuda as dimensões políticas desses processos, considerando os aspectos histórico-antropológicos e éticos da ordem comunicacional hegemônica, incluídos os novos horizontes de relação com a vida e com o corpo na civilização tecnológica.

    Pesquisadores: José Luiz Aidar Prado (Coordenador da Linha), Christine Greiner, Eugênio Rondini Trivinho, Helena Tania Katz(colaboradora), Lucrécia D’Alessio Ferrara(colaboradora) e Rogério da Costa Santos.