Comunicação e Semiótica

Avaliação CAPES: M/D 2017-2020: conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP é um espaço para o desenvolvimento de pesquisas em comunicação, cultura, educação e política. Em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o COS contribui para a transformação de problemas atuais.

Mapa dos Ex-alunos do Programa

Mapa dos professores ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP e suas atuais universidades pelo Brasil

 

Depoimentos de Ex-alunos

Alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP deram depoimentos sobre a qualidade e a importância do programa na sua formação.

 

Paula Guimarães
Jornalista, apresentadora TV Canção Nova

Iniciei o Mestrado em Comunicação e Semiótica em 2016. Foram dois anos e meio de muito estudo, pesquisa, viagens da minha cidade no interior de São Paulo até a PUC e muita dedicação à minha pesquisa. Neste tempo conheci pessoas incríveis e generosas, como minha orientadora Lucia Leão e os colegas de curso do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM) que até hoje participo. Estudar na PUC foi uma experiência maravilhosa, para a vida toda, foi troca de conhecimentos na vida acadêmica e profissional.

Drica Guzzi
Coordenadora Programa Acessa São Paulo

Fiz mestrado e doutorado no COS. Foram anos riquíssimos de articulações teóricas, participações em projetos coletivos juntamente com as orientações em metodologias de pesquisas feitas em grupo e individualmente. Fruto de meu mestrado, o livro Web e Participação: Democracia no Séc XXI ganhou um prêmio Jabuti em 2011. Conheci pessoas com interesses e formações distintas, profissionais do mercado financeiro, publicitários, artistas, biólogos, diretores de cinema, filósofos, médicos, acadêmicos, entre outras tantas. E foi justamente nessa mistura que o desenrolar do curso de pós-graduação fez emergir as mais incríveis investigações e trabalhos científicos. Uma composição de consistência acadêmica e abertura criativa investigativa em rede. Recomendo a experiência tanto para quem quer seguir a carreira acadêmica como para aqueles que querem ampliar e refinar seus repertórios para pensar e viver o presente contemporâneo.


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais

Pesquisas sobre regimes de sentido e processos comunicacionais, criativos e de dimensões políticas, em intersecção com teorias semióticas.

  1. Linha de Pesquisa 1: Regimes de Sentido nos Processos Comunicacionais

    Investiga a produção de sentido e seus regimes de interação a partir de teorias semióticas.

  2. Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura

    Tem como foco os processos culturais em suas diversas formas.

  3. Linha de Pesquisa 3: Dimensões Políticas na Comunicação

    Reflete sobre a ordem comunicacional vigente em escala mundial.