Comunicação e Semiótica

Avaliação CAPES: M/D 2010-2012: conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

Em sua longa trajetória de 45 anos como promotora de investigações sobre fenômenos e processos comunicacionais, a Comunicação e Semiótica tem registrado repercussões na sociedade civil, em termos de impacto intelectual, cultural e artístico, como, por exemplo, na formulação de políticas culturais e de acesso à cultura e às artes e na disseminação de saberes técnicos, com projeção nacional e internacional, tanto em setores públicos como privados. São muitos os profissionais que buscam a Comunicação e Semiótica para desenvolver suas pesquisas, dentre eles professores universitários de diversas áreas de conhecimento, bem como jornalistas, curadores, artistas, fotógrafos, coreógrafos, cineastas, gamers, youtubers, profissionais da moda, escritores, ativistas do terceiro setor, publicitários, profissionais de marketing, profissionais da educação fundamental, produtores culturais, advogados, antropólogos, sociólogos entre outros. 

As parcerias internacionais da Comunicação e Semiótica têm funcionado como excelente oportunidade para nossos pesquisadores, que desejam ter uma experiência em instituições fora do país através de bolsa sanduíche ou diploma de cotutela. Atualmente, temos convênios e/ou parcerias com universidades do Canadá, Japão, Espanha, França, Itália, Portugal, Moçambique, Peru... 
 

Mapa dos Ex-alunos do Programa

Mapa dos professores ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP e suas atuais universidades pelo Brasil

 

Depoimentos de Ex-alunos

Alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP deram depoimentos sobre a qualidade e a importância do programa na sua formação.

 

Paula Guimarães
Jornalista, apresentadora TV Canção Nova

Iniciei o Mestrado em Comunicação e Semiótica em 2016. Foram dois anos e meio de muito estudo, pesquisa, viagens da minha cidade no interior de São Paulo até a PUC e muita dedicação à minha pesquisa. Neste tempo conheci pessoas incríveis e generosas, como minha orientadora Lucia Leão e os colegas de curso do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM) que até hoje participo. Estudar na PUC foi uma experiência maravilhosa, para a vida toda, foi troca de conhecimentos na vida acadêmica e profissional.

Drica Guzzi
Coordenadora Programa Acessa São Paulo

Fiz mestrado e doutorado no COS. Foram anos riquíssimos de articulações teóricas, participações em projetos coletivos juntamente com as orientações em metodologias de pesquisas feitas em grupo e individualmente. Fruto de meu mestrado, o livro Web e Participação: Democracia no Séc XXI ganhou um prêmio Jabuti em 2011. Conheci pessoas com interesses e formações distintas, profissionais do mercado financeiro, publicitários, artistas, biólogos, diretores de cinema, filósofos, médicos, acadêmicos, entre outras tantas. E foi justamente nessa mistura que o desenrolar do curso de pós-graduação fez emergir as mais incríveis investigações e trabalhos científicos. Uma composição de consistência acadêmica e abertura criativa investigativa em rede. Recomendo a experiência tanto para quem quer seguir a carreira acadêmica como para aqueles que querem ampliar e refinar seus repertórios para pensar e viver o presente contemporâneo.


Linhas de Pesquisa

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP possui a área de concentração Signo e Significação nos Processos Comunicacionais contempla três linhas de pesquisa:

  • Regimes de sentido nos processos comunicacionais
  • Processos de criação na comunicação e na cultura
  • Dimensões políticas na comunicação

 

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC