Mestrado e Doutorado
Educação Matemática
Breve Apresentação
O PPG Educação Matemática tem como missão desenvolver estudos voltados para o equacionamento de problemas sociais na medida em que suas pesquisas objetivam o enfrentamento de dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e da formação de professores.
Linhas de Pesquisa
A área de concentração do Programa, Educação Matemática, é abrangente e acolhe as três Linhas de Pesquisa de modo a garantir a esperada aderência e articulação com todas as atividades do Programa. Devido a essa abrangência garante-se atualização permanente com a área que ela representa. As três Linhas têm se demonstrado articuladoras e aderentes aos diferentes projetos finalizados no quadriênio e aqueles em desenvolvimento, os quais organizam os trabalhos de produção discente e docente. Essas Linhas representam as direções de pesquisa que aglutinam interesses da área da Educação Matemática de modo geral, e dos pesquisadores do Programa em particular. Suas descrições revelam essas especificidades, são elas:
-
A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores
Descrição: Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio; estudo sobre a formação do professor que ensina matemática, com ênfase nas pesquisas sobre as representações e saberes dos professores referentes às suas práticas; e estudos sobre as relações professor - aluno - saber matemático.
Nessa linha se encontram os projetos que levantam questões que analisam a formação de professores em relação com a matemática curricular, os entraves e posições de avanços. -
História, Epistemologia e Didática da Matemática
Descrição: Análise da inter-relação entre a epistemologia, história e didática da Matemática com vistas a melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e à aprendizagem da Matemática, às relações entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico-cultural da Matemática.
Essa linha favorece os estudos epistemológicos, teóricos e de questionamentos sobre a evolução da área.. -
Tecnologias da Informação e Educação Matemática
Descrição: Estudo do papel da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias digitais de informação, e estudo do uso de computadores nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
Essa linha apoia muitos projetos dado à atualidade do tema e acolhimento da tecnologia pela Educação.
O Programa possui seis Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, no interior dos quais são elaborados os projetos de pesquisa, que direcionam a produção docente e discente, mantendo coesão e consistência com as Linhas de Pesquisa e cumprindo os objetivos do Programa. Cada um desses grupos tem diversificado seus projetos, com maior ou menor adesão a uma determinada Linha de Pesquisa, sem descaracterizar suas tendências principais. Essa diversificação relaciona-se à atenção dada pelos pesquisadores/professores aos temas mais candentes de interesse dos estudantes, em geral gerados em suas práticas docentes e, portanto, representativos da área.
Apresentação
O PPG Educação Matemática tem como objetivos: capacitar pessoal em nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico, para atuar na pesquisa e na docência; estimular e desenvolver atividades de pesquisa com finalidade didática, científica ou tecnológica, para a produção, ampliação e difusão de conhecimentos; manter relações acadêmicas e científicas com programas de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras; e dedicar-se à extensão de suas atividades de ensino e pesquisa ao contexto nacional e internacional, contribuindo com o desenvolvimento científico, cultural e social.
História
O PPG iniciou suas atividades em 1975 na área da Matemática e envolveu-se na organização brasileira da área da Educação Matemática na década de 1980. Pode-se citar que organizou e sediou o 1º Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) em 1986 e protagonizou a proposta e a criação do Grupo de Trabalho "Educação Matemática" na ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em 1997.
A partir de 1994 o PPG transformou o Mestrado em Matemática em Educação Matemática, tendo seu credenciamento na Capes em 1997.
Em 2000, com a criação da nova área de conhecimento Ensino de Ciências e Matemática, favoreceu-se o reconhecimento da comunidade científica brasileira dessa área. Nesse contexto, a PUC-SP fez a proposição à CAPES do curso de Doutorado Acadêmico em Educação Matemática, curso pioneiro nesta nova área.
Regulamento
Legislação CAPES/CNE
Questões mais freqüentes sobre a Legislação da Pós-Graduação
Matéria extraída do portal CAPES e CNE
Nesta seção, o visitante encontrará respostas para as perguntas mais freqüentes, relacionadas à legislação da pós-graduação. É recomendável uma navegação criteriosa antes de suscitar questões às Diretorias de Programas e de Avaliação da CAPES, evitando-se a repetição de consultas, sempre prejudicial ao atendimento de abordagens novas. (www.capes.gov.br)
Clicando nos botões à esquerda, o visitante acessará textos integrais específicos da Pós-Graduação que ensejam maior número de consultas.
Para o estudo mais aprofundado das normas que regem a matéria, sugerimos o site do Conselho Nacional de Educação, órgão normativo do Sistema de Educação Nacional.
Da validade dos Mestrados Profissionais.
-
"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
-
Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo Mestrado Acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela Pós-Graduação.
Habilitação para o magistério superior
-
A habilitação para o exercício do magistério superior deve ser obtida em programas de Mestrado ou Doutorado (artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394, de 20/12/96). Mas, havendo escassez de pessoal qualificado é admitida a docência, sem o título stricto sensu (artigo 52, inciso II, da LDB). Todavia, as instituições tendem a contratar mais Mestres e Doutores, porque a qualificação do corpo docente é fator importante na avaliação institucional, quando do credenciamento, ou renovação, além de que, até para lecionar na educação básica, é exigida licenciatura plena.
Qual a diferença entre Mestrado Tradicional (Acadêmico) e Mestrado Profissional?
-
O curso de Mestrado Tradicional diferencia-se do Mestrado Profissional por admitir pessoas com vocação para estudos que exijam maior fundamentação teórica. Não se trata de formar docentes ou pesquisadores, embora nada impeça que mestres exerçam tais atividades; antes, de formar profissionais para o ambiente organizacional capazes de refletir sobre suas práticas e de Ter habilidades interpessoais e intelectuais tais, que lhes permitam analisar situações de seu cotidiano num escopo mais amplo e antecipar-se a elas, tendo como insumo informações vindas da área da administração e de outras áreas do saber, aproveitando a riqueza da multidisciplinariedade.
É possível ministrar aulas em Faculdades com o Mestrado Profissional?
-
Sim, na área de formação do Mestrado. O Mestrado Profissional tem o mesmo valor de titulação que o Mestrado Tradicional.
Corpo Docente
Corpo Docente Atual
-
Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (Coordenadora)
E-mail institucional: manrique@pucsp.br
Resumo de currículo: Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é vice-coordenação do projeto aprovado no Programa Observatório da Educação do INEP/CAPES intitulado "Processos de constituição da Profissionalidade Docente de futuros professores dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia: um estudo nas bases de dados do INEP e em memoriais de licenciandos" . Atua como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Também é pesquisadora no projeto aprovado no edital Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas intitulado "O papel das práticas de licenciatura na constituição da identidade profissional de futuros professores". Pesquisa sobre os seguintes temas: formação de professores, formação de professores de matemática, processos de mudança, formadores de professores, saberes docente, trabalho docente, construção do conhecimento, mapas conceituais e metodologias de pesquisa. (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente
-
Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini
E-mail institucional: barbara@pucsp.br
Resumo de currículo: Barbara Lutaif Bianchini concluiu o doutorado em educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001. Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou 26 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Participou de 4 eventos no exterior e 39 no Brasil. Orientou 4 trabalhos de Iniciação Cientifica nas áreas de Educação e Matemática. Atua na Área de Matemática e é professora do programa de estudos pós-graduados em Ensino de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orienta alunos tanto do curso de mestrado Acadêmico quanto do Mestrado Profissional. Todos os trabalhos desenvolvidos pelos orientandos fazem parte do grupo de pesquisa intitulado grupo de pesquisa em Educação algébrica - GPEA. Em suas atividades profissionais interagiu com 15 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: formação de professores, ensino aprendizagem, ensino de matemática, função, novas tecnologias aplicadas a educação, calculo, números decimais (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - GPEA
-
Profa. Dra. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
E-mail institucional: abarcaap@pucsp.br
Resumo de currículo: Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC/SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC/SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Trabalhos técnicos on-line: http://www.pucsp.br/~logica, http://www.pucsp.br/tecmem, http://www.pucsp.br/tecmem/Artista, http://www.pucsp.br/tecmem/SalvaraNatureza http://www.pucsp.br/geogebrala http://www.pucsp.br/geogebrasp (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática - TecMEM
-
Prof. Dr. Celso Ribeiro Campos (vice-coordenador)
E-mail institucional: crcampos@pucsp.br
Resumo de currículo: Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade de Taubaté (1989), Engenheiro Mecânico graduado também pela Universidade de Taubaté (1993), mestre em Ensino da Matemática pela PUC-SP (2000) e doutor em Educação Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro (2007). Atualmente é professor na PUC-SP, nos seguintes cursos: - graduação em Ciências Econômicas (FEA); - mestrado prifissional em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (parceria PUC/SP - SORBONNE); - pós-graduação lato sensu em Educação Matemática (COGEAE). Atua também como professor da Escola Superior Nacional de Seguros (ESNS), no curso de pós-graduação MBA em Gestão de Seguros, no qual ministro a disciplina de Estatística Aplicada aos Negócios na modalidade presencial e é autor do material (apostila) dessa disciplina para o mesmo curso na modalidade EAD. Trabalha, ainda, como professor da UNIP (SP), campus Paulista, na qual é líder (coordenador) de diversas disciplinas da área quantitativa dos cursos de Ciências Econômicas e Administração, atuando ainda como autor de material da disciplina de Matemática Aplicada do curso de graduação em Administração na modalidade EAD. Adicionalmente, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (GPEE) da UNESP, campus de Rio Claro, com diversos artigos publicados em periódicos acadêmicos e em anais de congressos nacionais e internacionais.
Grupo de Pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT
-
Prof. Dr. Elton de Andrade Viana
E-mail institucional: eaviana@pucsp.br
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Braz Cubas - UBC (2006), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus Rio Claro (2017) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2023), com período de doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona / Espanha, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2021-2022). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professor de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Matemática, Autismo, Inclusão, Neurodiversidade e Teorias pós-modernas na Educação Matemática. (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente
-
Prof. Dr. Gabriel Loureiro de Lima
E-mail institucional: gllima@pucsp.br
Resumo de currículo: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é vice-líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa, também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Auxiliar de Ensino do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do Curso de Matemática-Licenciatura, da mesma instituição. É também professor colaborador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Foi eleito vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em novembro de 2015.
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica – GPEA
-
Prof. Dr. Marcio Vieira de Almeida
E-mail institucional: mvalmeida@pucsp.br
Resumo de currículo: Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias no ensino de matemática, pensamento computacional, GeoGebra e tecnologias digitais. (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática - TecMEM
-
Profa. Dra. Sonia Barbosa Camargo igliori
E-mail institucional: sigliori@pucsp.br
Resumo de currículo: Realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise em colaboração com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP, desenvolvendo atividades na Graduação, na Licenciatura em Matemática e na Pós Graduação. Atualmente tem colaborado na elaboração de material didático para a disciplina de Cálculo, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática modalidade EAD. É professor permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido corrdenadora desse Programa de 1995 a 2005. Foi editora da revista Educação Matemática Pesquisa de 1999 a 2005, passando a partir dessa data compor o comitê editorial dessa Revista. Foi uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do Ensino de Cálculo e em particular sobre o conceito dos números reais. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: Do elementar ao superior em Matemática. Até o momento orientou 2 teses de doutorado e coorientou outras duas; orientou 27 dissertações de mestrado sendo 24 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e cinco projetos de Iniciação Científica. Tem publicação significativa em anais de eventos nacionais, e 2 publicações em eventos internacionais. Publicou quatro capítulos de livros e um artigo em periódico nacional. Assumiu a função de assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. (Texto extraído do Currículo Lattes - CNPq)
Grupo de Pesquisa: O Elementar e o Superior em Matemática - GPES
Docente Participante/Colaborador
-
-
Dr. Jean-Claude Régnier (Université Lumière Lyon2)
-
Dra. Maria Trigueros - ITAN (México) / CINVESTAV
-
Dra. Nadja Maria Acioly-Régnier (Université Lumière Lyon2)
-
Dr. Régis Gras (L'École Polytechnicque de Nantes - França)
-
Docentes Visitantes
-
-
Dr. Michel Henry (Université Franche-Comté)
-
Dr. Raymond Duval (Université Lyon-Lille, França)
-
Dr. Michael Otte (UFMT)
-
Dra. Régine Douady (Université Paris VII)
-
Dr. Michael de Villiers (University of KwaZulu-Natal, South Africa)
-
Professores Externos - Bancas de 2006 a 2014
ABIGAIL FREGNI LINS [UEPB]
ADAIR MENDES NACARATO [USF/SP]
ADILSON DE MORAIS [MACKENZIE]
ADRIANA BACHX NORONHA VIANA [USP]
ADRIANA CAMEJO DA SILVA [MACKENZIE]
ADRIANA CESAR MATTOS MARAFON [UNIMEP]
ADRIANA CLEMENTINO MOSCA [SENAC]
ADRIANO VARGAS FREITAS [UFF]
AFONSO HENRIQUES [UESC]
ALÉCIO DAMICO [FSA]
ALESSANDRA HISSA FERRARI SARTOR [UNIFAI]
ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO [UFABC]
ALEXANDRE LUIS TROVON DE CARVALHO [UFPR]
ALEXANDRINA MONTEIRO [USF/ITATIBA]
AMARILDO MELCHIADES DA SILVA [UFJF]
ANA CHIUMMO [UNIP]
ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA [UFRB]
ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF [UFF]
ANA SEVERIANO [S/ INDICAÇÃO]
ANDRE LUIS MATTEDI DIAS [UFBA]
ANDRÉ MOTA [USP]
ANDRÉ RICARDO MAGALHÃES [UNEB]
ANDRÉIA DALCIN [UFMT]
ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI [UEL]
ANNA FRANCHI [S/ VÍNCULO]
ANNA REGINA LANNER DE MOURA [UNICAMP]
ANTONIO CARLOS BROLEZZI [USP]
ANTONIO CARLOS DE SOUZA [UNESP]
ANTONIO MIGUEL [UNICAMP]
ANTONIO SÉRGIO COBIANCHI [FAENQUIL]
ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA [UNESP/BAURU]
ARLETE APARECIDA OLIVEIRA DE ALMEIDA [CUE]
ARLETE DE JESUS BRITO [UERC]
ARLINDO JOSÉ DE SOUZA JUNIOR [UFU]
ARMANDO PEREIRA LORETO JUNIOR [FEI]
ARMANDO TRALDI JÚNIOR [CFETSP]
ARTHUR POWELL [RUTGERS USA]
AURILUCI DE CARVALHO FIGUEIREDO [CFETSP]
BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA [UFSCAR]
BERNARDETE ANGELINA GATTI [FCC]
CARINE SAVALLI REDÍGOLO [UNIFIEO]
CARLOS HENRIQUE BARBOSA GONÇALVES [USP]
CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS [UFSCAR]
CARMEN TERESA KAIBER [ULBR]
CECILIA FUKIKO KAMEI KIMURA [UFMT]
CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES [UNICSUL]
CELSO RIBEIRO CAMPOS [S/ INDICAÇÃO]
CESAR AUGUSTO AMARAL NUNES [USP]
CINTIA APARECIDA BENTO DOS SANTOS [UNICSUL]
CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV [UFES]
CLAUDEMIR MURARI [UNESP/IS]
CLAUDETTE MARIA MEDEIROS VENDRAMINI [USF/ITATIBA]
CLÁUDIA BORIM DA SILVA [USJT]
CLAUDIA COELHO DE SEGADAS VIANNA [UFRJ]
CLAUDIA CUEVA CÂNDIDO [USP]
CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD [ULBR]
CLÁUDIA REGINA FLORES [UFSC]
CLAUDINA IZEPE RODRIGUES [UNICAMP]
CLAUDIO POSSANI [USP]
CLAUDIO SAIANI [UFF]
CLEIDE DE CARVALHO RODRIGUES [UFGO]
CRISTINA CERRI [USP]
CRISTINA DALVA VAN BERGHEM MOTTA [PMSP]
DARIO FIORENTINI [UNICAMP]
DAVID TALL [UK]
DENISE FILOMENA BAGNE MARQUESIN [FA]
DENISE FRANCO CAPELLO RIBEIRO [UNINOVE]
DERMEVAL SANTOS CERQUEIRA [S/ INDICAÇÃO]
DILERMANDO PIVA JUNIOR [FATEC]
DIONE LUCCHESI DE CARVALHO [UNICAMP]
DIVA VALÉRIO NOVAES [IFE-SP]
DULCYENE MARIA RIBEIRO []
ECLEIDE CUNICO FURLANETTO [UNICID]
EDDA CURI [UNICSUL]
EDNA MAURA ZUFFI [USP]
EDNALDO JOSÉ LEANDRO [S/ INDICAÇÃO]
EDUARDO SEBASTIANI FERREIRA [UNICAMP]
ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN (PUC-MG)
ELISA TOMOE MORIYA SCHLUNZEN [UNESP]
ELIZABETH ADORNO DE ARAÚJO [PUCCAMP]
ELIZABETH MIRANDA DE LIMA [UFAC]
EMERSON FREIRE []
EMILIA FREITAS DE LIMA [UFSCAR]
EMILIO CELSO DE OLIVEIRA [S/ INDICAÇÃO]
ÉRICA VALERIA ALVES [UNISANTA]
ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT [UNESA]
EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA [UESC]
FÁBIO JOSÉ RAUEN [UNISUL]
FLAVIO TONIDANDEL [FEI]
FRANCIANA CARNEIRO DE CASTRO []
FRANCISCO JAVIER UGARTE GUERRA [PUC-PERU]
FRANCISCO JOSÉ BRABO BEZERRA [FCE]
FREDERICO DA SILVA REIS [UFOP]
GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA [UERJ]
GERALDO POMPEU JUNIOR [UNESP/BOTUCATU]
GERMANO BRUNO AFONSO [UFPR]
GILDA DE LA ROQUE PALIS
GILSON BISPO DE JESUS [UFRB]
GLADYS DENISE WIELEWSKI [UFMT]
HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES []
HELENA NORONHA CURY [PUC/RS]
HUMBERTO JOSÉ BORTOLOSSI [UFF]
HYRLA APARECIDA TUCCI LEAL [S/ INDICAÇÃO]
IOLE DE FREITAS DRUCK [USP]
IRAN ABREU MENDES [UFRN]
IRENE MAURÍCIO CAZORLA [UESC]
IRINÉA DE LOURDES BATISTA [UEL]
IVO MACHADO DA COSTA [UFSCAR]
JAIRO ARAÚJO LOPES [UNICAMP]
JANETE BOLITE FRANT [UNIBAN]
JANICE PEREIRA LOPES [UFGO]
JARBAS NOVELINO BARATO [USJT]
JESUS VICTORIA FLORES SALAZAR [UFRN]
JOANA PAULIN ROMANOWSKI [PUC/PR]
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA CARVALHO [PUC/RJ]
JOÃO FREDERICO COSTA AZEVEDO MEYER [UNICAMP/LI]
JOÃO PEDRO DA PONTE [UNIPORT]
JONEI CERQUEIRA BARBOSA [UEFS]
JOSÉ ANTONIO SALVADOR [FEI]
JOSE ARMANDO VALENTE [UNICAMP]
JOSE CARLOS CIFUENTES VASQUEZ [UFPR]
JOSE CARLOS PINTO LEIVAS [ULBR]
JOSE CERCHI FUSARI [USP]
JOSÉ EDUARDO ROMA [CUNSP]
JOSÉ LUIZ MAGALHÃES DE FREITAS [UFMS]
JOSÉ MANUEL MATOS [UNIPORT]
JOYCE DA SILVA BEVILACQUA [USP]
JULIANO SCHIMIGUEL [UNICSUL]
KARLY BARBOSA ALVARENGA [UFSE]
KATIA CRISTINA STOCCO SMOLE [S/ INDICAÇÃO]
LAFAYETTE DE MORAES [FSB]
LISBETH KAISERLIAN CORDANI [USP]
LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC [UNESP/FR]
LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO [UFMG]
LUCÍOLA LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO SANTOS [UFMG]
LUIZ CARLOS PAIS [UFMT]
LUIZ GONZAGA XAVIER DE BARROS [SENAC]
LUZIA APARECIDA PALARO [UFMT]
MAGALI APARECIDA SILVESTRE [UMC]
MAGDA DA SILVA PEIXOTO [UFSCAR]
MANOEL ORIOSVALDO DE MOURA [USP/SC]
MARCELO ALMEIDA BAIRRAL (UFRRJ)
MARCELO BARBOSA CÂMARA [S/ INDICAÇÃO]
MARCELO DE CARVALHO BORBA [UNESP]
MARCELO DUDUCHI FEITOSA [CEETEPS]
MÁRCIA DE PAULA GREGÓRIO RAZZINI [UNICAMP/Pi]
MARCIA MARIA FUSARO PINTO [UFMG]
MÁRCIA REGINA FERREIRA DE BRITO [UNICAMP]
MARCILIA CHAGAS BARRETO [UECE]
MARCIO ANTONIO DA SILVA [UMESP]
MARCOS ANTONIO SANTOS DE JESUS [UNICEB]
MARCOS NASCIMENTO MAGALHÃES [USP]
MARCOS ROBERTO CELESTINO [ENIAC]
MARCOS VIEIRA TEIXEIRA [UNESP/ARAR]
MARCUS VINICIUS MALTEMPI [UNESP/RIO CLARO]
MARIA ÂNGELA MIORIM [UNICAMP]
MARIA APARECIDA CAMPOS DINIZ DE CASTRO [UNITAU]
MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO (UNESP-BAURU)
MARIA CECILIA BUENO FISCHER [UNISINOS]
MARIA CECÍLIA COSTA E SILVA CARVALHO [USJT]
MARIA CLARA REZENDE FROTA [PUC/MG]
MARIA CRISTINA BONOMI BARUFI [USP]
MARIA CRISTINA MENEZES [UNICAMP]
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA [UFMG]
MARIA DE FATIMA BARBOSA ABDALLA [UNISANTOS]
MARIA DO CARMO DE SOUSA [UFSCAR]
MARIA DO CARMO SANTOS DOMITE [USP]
MARIA ELI PUGA BELTRÃO [UNAM]
MARIA ELISA ESTEVES LOPES GALVÃO [FIEO]
MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO PRADO [UNIBAN]
MARIA HELENA BAPTISTA VILARES CORDEIRO [UNIVALI]
MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS [UNESP]
MARIA JOSÉ DE FREITAS MENDES []
MARIA LÚCIA LORENZETTI WODEWOTZKI [UNESP]
MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI [UNESP/RIO CLARO]
MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES [UFPR]
MARILENA BITTAR [UFMS]
MARILENE RIBEIRO RESENDE [UNIUBE]
MARILIA CLARET GERAES DURAN [UMESP]
MARINA MUNIZ DE ROSSA NUNES [FCC]
MARISA DA SILVA DIAS [UNESP]
MARLENE ALVES DIAS [UNIAN]
MARLENE APARECIDA BARCHI DIB [SEE/SP]
MARTHA SALERNO MONTEIRO [USP]
MARYNEUSA CORDEIRO OTONE [S/ INDICAÇÃO]
MAURILANE DE SOUZA BICCAS [USP]
MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS [UFAL]
MERICLES THADEU MORETTI [UFSC]
MICHAEL FRIEDRICH OTTE [UFMT]
MICHEL EDUARDO BELEZA YAMAGISHI [UNICAMP/LI]
MICHEL HENRY [UFC]
MIRIAM CARDOSO UTSUMI [IML]
MIRIAM GODOY PENTEADO [UNESP]
MÔNICA CERBELLA FREIRE MANDARINO [UNIFESP]
MÔNICA KARRER [UNIAN]
MÔNICA RABELLO DE CASTRO [UNESA]
NATANAEL FREITAS CABRAL [UEPA]
NELSON ANTONIO PIROLA [UNESP]
NERI TEREZINHA BOTH CARVALHO [UFSC]
NEUSA BANHARA AMBROSETTI (UNITAU)
NEUZA BERTONI PINTO [PUC/PR]
NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA [UNIAN]
NILSON JOSÉ MACHADO [USP]
NORA RUT KRAWCZYK [UNICAMP]
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO [UNIP]
ODETE SIDERICOUDES [ISES]
ODUVALDO CACALANO [FSA]
OLGAMIR AMANCIA FERREIRA DE PAIVA [UNB]
OSCAR JOÃO ABDOUNUR [USP]
OTÍLIA TEREZINHA WIERMANN PAQUES [UNICAMP]
PATRICIA ALBIERI DE ALMEIDA [MACKENZIE]
PAULINO NG [MACKENZIE]
PAULO CESAR DE OLIVEIRA [UFSJ]
PAULO FIGUEIREDO LIMA [UFPE]
PEDRO FRANCO DE SÁ [UEPA]
PÉRICLES CÉSAR DE ARAÚJO [UFSCAR]
PLÍNIO CAVALCANTI MOREIRA [UFMG]
RAQUEL NORMANDIA MOREIRA BRUMATTI [PUCCAMP]
REGINA CÉLIA GRANDO [USF/ITATIBA]
REGINA FLEMMING DAMM [UFSC]
REGINA MARIA PAVANELLO [UEM]
RENATA PRENSTTETER GAMA [UFSCAR]
RENATO BORGES GUERRA [UFPA]
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI [URIAUM]
RODNEY CARLOS BASSANEZZI [UNIV.ABC]
ROMERO TORI [USP]
ROMULO CAMPOS LINS [UNESP]
ROSA LUCIA SVERZUT BARONI [UNESP/RIO CLARO]
ROSA MONTEIRO PAULO [UNICSUL]
ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN [UNESP/RIO CLARO]
ROSELI DE DEUS LOPES [USP]
RUTE DA CUNHA PIRES [FASB]
RUTE ELIZABETE ROSA BORBA [UFP]
SAMUEL ROCHA DE OLIVEIRA [UNICAMP]
SANDRA MARIA DOTTO STUMP [MACKENZIE]
SERGIO ROBERTO NOBRE [UNESP]
SILVANIA MARIA NETTO [UNIP]
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA [UFMT]
SINTRIA LABRES LAUTERT [UFP]
SUELI LIBERATTI JAVARONI [UNESP]
TÂNIA MARIA MENDONÇA CAMPOS [UNIBAN]
TELMA APARECIDA DE SOUZA GRACIAS [UNICAMP/Li]
TEREZA DE JESUS FERREIRA SCHEIDE [UNOESTE]
UBIRAJARA CARNEVALE DE MORAES [MACKENZIE]
UBIRATAN D´AMBRÓSIO [UNIBAN]
ULDARICO MALASPINA JURADO [PUC-PERU]
VÁLDINA GONÇALVES DA COSTA [UFU]
VANI MOREIRA KENSKI [UFJF]
VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA [UCCAMP]
VERA LUCIA XAVIER FIGUEIREDO [UNICAMP]
VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA [UFES]
VERONICA YUMI KATAOKA [UNIBAN]
VICTOR AUGUSTO GIRALDO [UFRJ]
VINICIO DE MACEDO SANTOS [USP]
VIRGINIA CÁRDIA CARDOSO [UNIV.ABC]
VIVIANE LOVATTI FERREIRA [USP]
VIVIANE REZI DOBARRO [FATEC]
WAGNER RODRIGUES VALENTE [UNIFESP]
YURIKO YAMAMOTO BALDIN [UFSCAR]
Corpo Discente
A origem da palavra discente é: "aquele que aprende". Logo o papel do representante discente é representar as pessoas que aprendem. Representar os alunos é um ato sério, difícil e delicado, pois exige falar por outras pessoas, o que elas desejam, o que elas têm receio de falar. Às vezes, o representante discente tem que sintetizar e agrupar idéias comuns, tornando-as uma só voz, de modo a satisfazer um ideal coletivo. Para que isso ocorra é necessário uma participação ativa daqueles que serão representados, pois somente um trabalho em conjunto poderá dar força ao representante para que exerça sua função de modo justo, transparente e eficaz. Os alunos, às vezes, se esquecem que pertencem a uma classe discente de uma instituição de ensino. Esta classe, assim como a dos metalúrgicos, metroviários, tem seus direitos e deveres. Quando seus direitos são violados ou não atendidos seus representantes são mobilizados para levar seus problemas a quem de direito. Espero que estas linhas tenham elucidado o papel da representação discente e espero a participação de todos para que formemos um grupo unido, elevando assim, nossa atividade acadêmica.
Jayme Leme (ex-representante Mestrado Acadêmico)
Representantes
English Version
Brief Presentation
The Mathematics Education Graduate Program has as its mission the development of studies directed at addressing social issues, as its research aims to confront the challenges of the teaching and learning process of Mathematics and teacher training.
Presentation
The Mathematics Education Graduate Program (PPG) aims to: train individuals at the Master and Doctoral levels to work in research and teaching; stimulate and develop research activities with didactic, scientific, or technological purposes to produce, expand, and disseminate knowledge; maintain academic and scientific relationships with programs from other national and foreign educational institutions; and engage in extending its teaching and research activities to the national and international context, contributing to scientific, cultural, and social development.
History
The Mathematics Education PPG started its activities in 1975, in the field of Mathematics, and became involved in the Brazilian organization of Mathematics Education in the 1980s. It is worth mentioning that it organized and hosted the 1st National Meeting on Mathematics Education (ENEM) in 1986 and played a leading role in the proposal and creation of the “Mathematics Education” Working Group within ANPEd - National Association of Graduate Studies and Research in Education in 1997.
In 1994, the PPG transformed the Mathematics Masters Program into Mathematics Education, receiving accreditation from Capes in 1997.
In 2000, with the creation of the new field of knowledge in Science and Mathematics Teaching, the Brazilian scientific community's recognition of this area was enhanced. In this context, PUC-SP proposed to Capes the creation of the Mathematics Education Academic Doctorate Program, a pioneering course in this new area.
Areas of Concentration and Research Lines
The Mathematics Education PPG is characterized by an area of concentration in Mathematics Education, which encompasses research on the teaching and learning processes of mathematics in different spaces and contexts, as well as studies addressing the training of mathematics teachers and their professional development. New theoretical and methodological trends in the Mathematics Education field support these research efforts.
It is structured into 3 Research Lines:
-
Mathematics Education in Different Spaces and Contexts:
This research line focuses on formal and informal educational institutions, online forums, and other environments, possibly involving interdisciplinary and historical aspects.
-
Teacher Training and Professional Development in the Context of Mathematics Education:
This line of research addresses teaching resources, formative processes, knowledge about teaching and student learning.
-
Trends in Mathematics Education:
Computational Thinking, Artificial Intelligence, Mathematical Modeling, Inclusion and Diversity, Curricular Innovations.
Masters Program
The Mathematics Education Graduate Program aims to train professionals who reflect on their practices and possess interpersonal and intellectual skills that allow them to analyze situations within a broader scope. Specifically, it aims to train professionals capable of contributing to developing scientific research in research groups and granting a Master's degree.
Students are required to take two mandatory courses: Theoretical Perspectives of Mathematics Education and Methodological Perspectives of Mathematics Education, as well as one semester of scheduled activities and advising for elaborating the thesis.
Doctoral Program
The Mathematics Education Graduate Program aims to train professionals who reflect on their practices and possess interpersonal and intellectual skills that allow them to analyze situations within a broader scope. Specifically, it aims to train professionals capable of developing research projects of social and scientific interest and granting Doctoral degrees.
Students are required to take two mandatory courses: Theoretical Perspectives of Mathematics Education and Methodological Perspectives of Mathematics Education, as well as two semesters of scheduled activities and advising for elaborating the dissertation.
Versión en Español
Breve Presentación
El Programa de Posgrado en Educación Matemática tiene como misión desarrollar estudios direccionados hacia la solución de problemas sociales conforme sus investigaciones objetivan el enfrentamiento de dificultades del proceso de enseñanza y aprendizaje de la Matemática y de la formación de profesores.
Presentación
El Programa de Posgrado en Educación Matemática tiene como objetivos: capacitar personal en nivel de Maestría y Doctorado Académico para actuar en la investigación y en la docencia; estimular y desarrollar actividades de investigación con finalidad didáctica, científica o tecnológica, para la producción, ampliación y difusión de conocimientos; mantener relaciones académicas y científicas con programas de otras instituciones de enseñanza nacionales y extranjeras; y dedicarse a la extensión de sus actividades de enseñanza e investigación al contexto nacional e internacional, contribuyendo al desarrollo científico, cultural y social.
Historia
El Programa de Posgrado inició sus actividades en 1975 en el área de la Matemática y se involucró en la organización brasileña del área de la Educación Matemática en la década de 1980. Se puede mencionar que organizó y fue sede del 1º Encuentro Nacional de Educación Matemática (ENEM) en 1986 y protagonizó la propuesta y la creación del Grupo de Trabajo “Educación Matemática” en la ANPEd - Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación, en 1997.
A partir de 1994, el Programa convirtió la Maestría en Matemática en Educación Matemática, teniendo su acreditación en Capes en 1997.
En 2000, con la creación de la nueva área de conocimiento Enseñanza de Ciencias y Matemática, se hizo favorable el reconocimiento de la comunidad científica brasileña de esa área. En ese contexto, PUC-SP hizo la proposición a CAPES del curso de Doctorado Académico en Educación Matemática, curso pionero en esta nueva área.
Áreas de Concentración y Líneas de investigación
El Programa de Posgrado en Educación Matemática se caracteriza por un área de concentración, Educación Matemática, que abarca investigaciones acerca de los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Matemática en diferentes espacios y contextos, además de investigaciones abordando la formación de profesores que enseñan Matemática y su desarrollo profesional. Estas investigaciones están amparadas en las nuevas tendencias teóricas y metodológicas del área de la Educación Matemática.
Se estructura en 3 Líneas de Investigación:
-
Educación Matemática en Diferentes Espacios y Contextos:
Instituciones formales e informales de enseñanza, fórums en línea, entre otros, pudiendo involucrar aspectos interdisciplinarios e históricos.
-
Formación y Desarrollo Profesional del Profesor en el contexto de la Educación Matemática:
Aborda recursos de enseñanza, procesos formativos, conocimientos sobre la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos.
-
Tendencias en Educación Matemática:
Pensamiento Computacional, Inteligencia Artificial, Modelaje Matemático, Inclusión y Diversidad, Innovaciones Curriculares.
Maestría
El Programa de Posgrado en Educación Matemática tiene entre sus objetivos formar profesionales que reflexionen sobre sus prácticas y tengan habilidades interpersonales e intelectuales que permitan analizar situaciones con alcance más amplio. Más específicamente, pretende formar profesionales capaces de contribuir al desarrollo de investigaciones científicas en grupos de investigación y atribuir el grado de Maestría.
El estudiante deberá cursar dos asignaturas obligatorias: Perspectivas teóricas de la Educación Matemática y Perspectivas metodológicas de la Educación Matemática, además de un semestre de actividades programadas y orientaciones para la elaboración de la disertación.
Doctorado
El Programa de Posgrado en Educación Matemática tiene entre sus objetivos formar profesionales que reflexionen sobre sus prácticas y tengan habilidades interpersonales e intelectuales que permitan analizar situaciones con alcance más amplio Más específicamente, pretende formar profesionales capaces de elaborar proyectos de investigación de interés social y científico y atribuir el grado de Doctorado.
El estudiante deberá cursar dos asignaturas obligatorias: Perspectivas teóricas de la Educación Matemática y Perspectivas metodológicas de la Educación Matemática, además de dos semestres de actividades programadas y orientaciones para la elaboración de la tesis.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
O PPG em Educação Matemática caracteriza-se por uma área de concentração Educação Matemática, que abarca investigações acerca dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes espaços e contextos, além de pesquisas abordando a formação de professores que ensinam Matemática e seu desenvolvimento profissional. Essas pesquisas estão amparadas nas novas tendências teóricas e metodológicas da área da Educação Matemática.
Estrutura-se em 3 Linhas de Pesquisa:
-
A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores
Descrição: Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio; estudo sobre a formação do professor que ensina matemática, com ênfase nas pesquisas sobre as representações e saberes dos professores referentes às suas práticas; e estudos sobre as relações professor - aluno - saber matemático. Nessa linha se encontram os projetos que levantam questões que analisam a formação de professores em relação com a matemática curricular, os entraves e posições de avanços.
-
História, Epistemologia e Didática da Matemática
Descrição: Análise da inter-relação entre a epistemologia, história e didática da Matemática com vistas a melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e à aprendizagem da Matemática, às relações entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico-cultural da Matemática. Essa linha favorece os estudos epistemológicos, teóricos e de questionamentos sobre a evolução da área.
Tecnologias da Informação e Educação Matemática
Descrição: Estudo do papel da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias digitais de informação, e estudo do uso de computadores nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
Mestrado
O PPG Educação Matemática tem entre seus objetivos formar profissionais que reflitam sobre suas práticas e tenham habilidades interpessoais e intelectuais que permitam analisar situações num escopo mais amplo. Mais especificamente, propõe-se a formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento de pesquisa científica em grupos de pesquisa e atribuir o grau de Mestre.
O estudante deverá cursar duas disciplinas obrigatórias: Perspectivas teóricas da Educação Matemática e Perspectivas metodológicas da Educação Matemática, além de um semestre de atividades programadas e orientações para a elaboração da dissertação.
Doutorado
O PPG Educação Matemática tem entre seus objetivos formar profissionais que reflitam sobre suas práticas e tenham habilidades interpessoais e intelectuais que permitam analisar situações num escopo mais amplo. Mais especificamente, propõe-se a formar profissionais capazes de elaborar projetos de investigação de interesse social e científico e atribuir o grau de Doutor.
O estudante deverá cursar duas disciplinas obrigatórias: Perspectivas teóricas da Educação Matemática e Perspectivas metodológicas da Educação Matemática, além de dois semestres de atividades programadas e orientações para a elaboração da tese.
Disciplinas
Disciplinas 2021
Doutorado
-
Disciplinas Professor Dia Horário Sala Educação Inclusiva e Educação Especial: Diálogos e Articulações no Ambiente Escolar Ana Lúcia Manrique Sexta-feira 17h00 às 20h00 Online - Microsoft Teams Construção da Pesquisa Acadêmica: Redação de Teses e Dissertações Gerson Pastre de Oliveira Quinta-feira 14h00 às 17h00 Online - Microsoft Teams
Mestrado
-
Disciplinas Professor Dia Horário Sala Atividade Programada I Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Segunda-feira 14h00 às 17h00 Online - Microsoft Teams Atividade Programada II Sonia Barbosa Camargo Igliori Segunda-feira 14h00 às 17h00 Online - Microsoft Teams Didática da Matemática II Celina Aparecida Almeida Pereira Abar Sábado 09h00 às 12h00 Online - Microsoft Teams Estudos Complementares Barbara Lutaif Bianchini Sábado 09h00 às 12h00 Online - Microsoft Teams Metodologia da Pesquisa Maria Jose Ferreira da Silva Sexta-feira 14h00 às 17h00 Online - Microsoft Teams
Disciplinas Doutorado
Doutorado
-
Atividade Programada I
-
Atividade Programada II
-
Teorias da Educação Matemática
-
Tópicos da História e Filosofia Matemática
-
Seminários Avançados I
-
Seminários Avançados II
Para acessar as ementas clique aqui
Disciplinas Mestrado
Mestrado Acadêmico
-
ATIVIDADES PROGRAMADAS I
-
ATIVIDADES PROGRAMADAS II
-
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA I
-
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA II
-
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
-
METODOLOGIA DE PESQUISA
-
ESTUDOS COMPLEMENTARES
Para acessar as ementas clique aqui
Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq
Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Epistemologia na Educação Matemática – HEEMa
-
IDENTIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES:
Nome: Prof. Dr. Fumikazu Saito (Coordenador)
Professora Convidada: Dra. Marisa da Silva Dias (Docente UNESP)
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/2277519967315262
LINHA(S) DE PESQUISA(S):
História, Epistemologia e Didática da Matemática
Link para o site: https://heemaweb.wordpress.com/
SOBRE O GRUPO:
Os seminários propostos por este grupo têm por objetivo a reflexão e a discussão de aspectos epistemológicos ligados à história do ensino de matemática e à formação de professores de matemática.
Os encontros são semanais, às segundas-feiras, das 14h00 às 16h00 (local à definir). O grupo propõe-se a desenvolver atividades de seminários com professores do Programa e convidados. As atividades serão abertas a todos os estudantes, professores e interessados em discutir e refletir sobre questões voltadas à História e Epistemologia da Matemática na Educação Matemática.
A dinâmica prevê a leitura antecipada de textos que serão discutidos em cada encontro. Estes textos encontram-se na pasta, “História Epistemologia e Edmat”, no xerox.
Projeto(s) de Pesquisa em andamento:
Fumikazu Saito. “História da Matemática e Ensino: as matemáticas nos séculos XVI e XVII”
Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica – GPEA
-
IDENTIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES:
Nome: Silvia D. A. Machado (líder) - professora do PEPGEM - PUC-SP
E-mail: silviaam@pucsp.br
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/0703515682211878
Nome: Barbara Lutaif Bianchini - professora do PEPGEM - PUC-SP
E-mail: barbara@pucsp.br
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/2660310999149810
LINHA(S) DE PESQUISA(S):
A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores e História, Epistemologia e Didática da Matemática
Link para o site: http://www.pucsp.br/gpea
SOBRE O GRUPO:
Histórico do grupo de pesquisa
O Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica, GPEA, teve sua origem no Grupo O Elementar e o Superior em Matemática - GPES. Em 2002 o grupo GPES contava com seis pesquisadores: Sonia Igliori e Silvia Machado (líderes), Benedito A da Silva, Cristina Maranhão, Anna Franchi e Sonia Coelho, além de vários estudantes da Pós-Graduação em Educação Matemática. Dado o grande número de participantes do grupo e o fato Cristina Maranhão, Silvia Machado e Sonia Coelho pesquisarem principalmente assuntos relacionados à Educação Algébrica, essas últimas decidiram formar um novo grupo de pesquisa, elaborando para tanto, um projeto. O projeto direcionador das pesquisas do novo grupo, elaborado por Cristina Maranhão, Silvia Machado e Sonia Coelho “Qual a Álgebra a ser ensinada na formação do professor de matemática?” foi apresentado e discutido nos seguintes congressos internacionais: CERME 3, no CIAEM e no SIPEM, em 2003. Em 2003 as doutoras Bárbara Bianchini e Leila Puga agregaram-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, época em que vieram colaborar com o grupo e os projetos de Educação Algébrica..
Atualmente os doutores-pesquisadores do grupo são: Cristina Maranhão, Silvia Machado, Barbara Bianchini e Adriana Camejo. Fazem parte do grupo também os mestrandos, alguns mestres e doutorandos orientados pelos três primeiros pesquisadores citados.
Projetos em andamento (6) (atualizados em outubro de 2010)
1. O que se entende por Álgebra do ponto de vista Epistemológico e Didático? (2003-atual)
- Objetivo:
Investigar o que se entende por Álgebra do ponto de vista epistemológico e didático nos planos: institucional, acadêmico e histórico-epistemológico.
- Produção científica
- Teses defendidas: Marilene Ribeiro Resende (2007) e Alessandro J. Ribeiro (2007).
- Duas orientações em andamento
- 23 artigos:
- MACHADO, S. D. A.; MARANHÃO, M. C. S. A.; COELHO, S. P. What algebra should be taught in preservice teachers'courses? In: Anais do CERME 3. Itália. 2003.
- COELHO, S. P.; MACHADO, S. D. A.; MARANHÃO, M. C. S. A. Qual a álgebra a ser ensinada em cursos de Formação de professores de matemática? . In: Anais do II SIPEM. Santos. 2003
- MARANHAO, M. C. S. A.; MACHADO, S. D. A.; COELHO, S. P. Projeto: O que se entende por Álgebra? In: Anais do VIII ENEM. Recife. 2004
- MACHADO, S. D. A.; CARVALHO, M. T. A lógica elementar da matemática e o Ensino Superior. In: Anais do V S.E.M. ,Chivilcoy. 2003
- MACHADO, S. D. A.; CARVALHO, M. T. A lógica elementar da matemática e o ensino superior. Educação Matemática Pesquisa. Educ. v 7, p. 31-62. 2005
- MACHADO, S.D.A. O papel da notação algébrica no desenvolvimento do pensamento algébrico. In: Anais do X ENEM. Salvador. 2010.
- RESENDE, M. R.. A Teoria Elementar dos Números: um saber a ensinar no contexto da matemática discreta. In: Anais do XIV ENDIPE- 2008. p. 1-14
- _______. Buscando significados para a Teoria dos Números como saber a ensinar na licenciatura em matemática. In: Anais do IX ENEM 2007
- _______. Re-significando a disciplina Teoria dos Números na formação do professor de matemática na licenciatura. In: Anais da 30ª Reunião ANPED 2007. p. 1-17
- _______. A disciplina teoria dos números nos cursos de licenciatura em matemática. In: Anais VII CONESUL, 2006, Águas de Lindóia.
- _______. O que nos revelam os livros didáticos sobre o ensino da teoria dos números na formação inicial do professor de matemática. In: Anais do SIPEM- III 2006. p. 1-20.
- _______. A Teoria dos Números no currículo de licenciatura em matemática e nos currículos da Educação Básica, na visão de pesquisadores da área. In: Anais do III CIEM 2005, Canoas.
- _______. Pode a Teoria dos Números Contribruir na Formação do Professor de Matemática da Educação Básica? In: Anais do VIII EBRAPEM, 2004. p. 1-7
- _______. Teoria dos Números: presente ou ausente na formação do professor da educação básica? In: Anais do XII ENDIPE 2004. p. 1104-1110
- RIBEIRO, A. J. ; MACHADO, S. D. A. Buscando investigar os significados para equação, In: Anais do XI EBEM. Salvador. 2005.
- RIBEIRO, A. J. ; MACHADO, S. D. A. Equações e seus multisignificados: potencialidades para a construção do conhecimento matemático. Zetetiké,v.17, n.31 – jan/jun, 2009, p. 85-104.
- RIBEIRO, A. J. . Os Multisignificados de Equação: possibilidades para a formação do professor de Matemática. In: Anais do IX EPES 2008. v. Único. p. 652-663.
- RODRIGUES, V. C. S. O ensino e aprendizagem de álgebra abstrata na graduação em Matemática.In: Anais do X ENEM, 2010.
- ________. Concepções de Equação no Ensino de Matemática possibilidades para a formação de professores. In: Anais do Fórum Paulista de Formação do Professor de Matemática. Itatiba, 2007
- ________. A Noção de Equação nos livros didáticos: investigando diferentes significados. In: Anais do IX ENEM, Belo Horizonte, 2007. v. Único
- ________. Investigando a noção de equação: um estudo desenvolvido sob a luz da Transposição Didática. In: Anais do IV CIEM, Canoas 2007. v. Único.
- ________. Discutindo a Noção de Equação: uma Análise Considerando as Idéias da Transposição Didática. In: Anais do III SIPEM, 2006
- ________. Equação: noção matemática ou paramatemática. Unión (San Cristobal de La Laguna), 2008.
2. A Teoria Elementar dos Números no Ensino Básico e Licenciatura (2003-atual)
- Objetivo:
Investigar o estatuto que a Teoria Elementar dos Números tem nos campos institucional, docente e discente.
- Produção cientifica:
- 11 dissertações:
MA: Silvio Barbosa de Oliveira (2005); Eduardo Sad da Costa (2007); Wagner Marcelo Pommer (2008); Francisco M. S Junior (2009); Joice D’Almeida (2010); Rogério Osvaldo Chaparim (2010). MP: Renata Siano Gonçalves (2007), Darice Lascala Padrão (2008),James Ernesto Mazzanti (2008), Juliana de Lima Gregorutti (2009), Mariucha Baptista de Paula (2010)
- 19 artigos:- MACHADO, S. D. A. O estudo dos números inteiros visando uma cabeça bem-feita. In: Anais do XIV ENDIPE. Porto Alegre. 2008.
- ________. O estudo dos números inteiros como atividade transversal no Ensino Básico. In: Anais do IV CIEM. Canoas. 2007
- MACHADO, S. D. A.; BARBOSA, S. A equação diofantina linear e o livro didático de Matemática do ensino médio. In: Anais do VII CONESUL. Águas de Lindóia. 2006
- BARBOSA, S.; MACHADO, S. D. A. O livro didático de matemática do ensino médio contempla as equações diofantinas lineares? In Anais do III SIPEM. Águas de Lindóia. 2006
- POMMER, W. M.; MACHADO, S. D. A.. É possível abordar as equações diofantinas lineares no Ensino Médio através de situações motivadoras? Evento Internacional, 2008, São Paulo.
- POMMER, W. M.. É possível a alunos de Ensino Médio explicitar conhecimentos sobre equações diofantinas lineares? In: XI EBRAPEM, 2007, Curitiba.
- POMMER, W. M.; MACHADO, S. D. A.. A utilização de conhecimentos sobre as equações diofantinas lineares para a resolução de situações matemáticas contextualizadas em temas da Microeconomia. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação PUC/SP, 2006, São Paulo.
- DA COSTA, E. S. A Teoria Elementar dos Números é acionada como ferramenta de resolução de problemas por professores do Ensino Médio? . In: Anais do IX EBRAPEM. São Paulo, 2005.
- OLIVEIRA, S. B.; As equações diofantinas lineares estão presentes no livro didático de Matemática para o Ensino Médio? In: IX EBRAPEM 2005, São Paulo.
- D’ALMEIDA, J. A Teoria Elementar dos Números na rede pública do Estado de São Paulo. In: Anais do X ENEM, Recife, 2010.
- SILVA JUNIOR, F. M. S.; MACHADO, S. D. A. Cadernos do professor de matemática do 1º ano do ensino médio sob o olhar da teoria elementar dos números. In: Anais do V CIEM. Canoas. 2010.
- XAVIER, C. M. S.; BIANCHINI, B. L.. A matemática na formação de uma aluna de um curso técnico de enfermagem: a relação do sujeito com o conhecimento matemático. In: Anais do III SIPEM. Águas de Lindóia, 2006
- ________. As concepções do enfermeiro-professor sobre os objetos matemáticos razão e proporção em um curso técnico de enfermagem (nível médio). In: Anais do VII CONESUL, 2006, Águas de Lindóia.
- BIANCHINI, B. L.; XAVIER, C. M. S. Razão e proporção: descompassos entre teoria e prática? In: Anais do XI EBEM 2005.
- GONÇALVES, R. S. Aplusix - Um software para o ensino e aprendizagem da álgebra. In: IX - EGEM (Encontro Gaucho de Educação Matemática), 2006, Caxias do Sul.
- GREGORUTTI, J. L.; BIANCHINI, B. L. Critérios de divisibilidade: estudo por meio de uma sequência didática. In: XII EBRAPEM, 2008, Rio Claro. Caderno de Resumos. Rio Claro, 2008.
- GREGORUTTI, J. L.; BIANCHINI, B. L. Noções de Divisibilidade: estudo por meio de uma Seqüência Didática. In: Anais do IX EPEM. São Carlos: UFSC, 2009. v. 1. p. 1-4.
- PAULA, M. B. Razão e proporção: uma análise curricular e didática da nova proposta implantada pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 2008. In: Encontro de Produção Discente em Educação Matemática da PUCSP 2008.
- GREGORUTTI, J. L. Construção dos Critérios de Divisibilidade com alunos de 5° série do Ensino Fundamental por meio de Situações de Aprendizagem. Um dia de reflexão: Encontro de Professores e Pesquisadores. PUC/SP. 2010.
3. Expressões, equações e inequações: pesquisa, ensino e aprendizagem (2006-atual)
- Objetivo:
Realizar sínteses de pesquisas e investigações sobre práticas educativas relativas às expressões equações e inequações, nos planos curricular, didático e cognitivo.
- Produção científica:
- 14 dissertações:
MA: Gerson Fontalva (2006); Marcelo Melo (2007); João José de Melo (2007); Adriano de Moraes Martins; Marcos Nagamachi; Lucimar Hessel (2010); Tais Castro (2009); MP: Sueli Saldanha (2006); Margarete Clara (2007) José Anísio Daniel (2007); Salete Rodrigues (2008); Rosana A. C. Vaz (2008); Márcia Miranda (2009), Juliana Thais Beltrame (2009). - 3 orientações em andamento
- 23 artigos:
- MARANHÃO, M. C. S. A. Projeto de pesquisa: expressões, equações e inequações. XII CIAEM, 2007, Santiago de Querétaro. 2007.
- __________. Expressões, Equações e Inequações pesquisa, ensino e aprendizagem. Anais do IX ENEM, Recife, 2007.
- __________. Espaços Formativos em uma escola básica e conhecimentos didáticos sobre números inteiros de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa. , v.1, p. 35 - 50, 2009.
- __________. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional Anais do X ENEM, Salvador 2010.
- MACHADO, S. D. A.; MARANHÃO, M. C. S. A. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional. Educar em Revista (Impresso), 2010.
- TAVARES, D.; MARANHÃO, M. C. S. A. Sistemas Lineares no 8º ano Anais do SHIAM II. Campinas, 2008.
- NAGAMACHI M. Equações no Ensino Médio: uma síntese das dissertações e teses entre 1998 a 2006. Anais da II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2008.
- ____________.Uma síntese das pesquisas da cidade de São Paulo realizadas sobre o tema ensino-aprendizagem de equações no período de 1998 a 2004. EBRAPEM, 2007, Curitiba.
- VAZ, R. A. C.; BIANCHINI, B. L. Análise de Questões de Matemática, sob a ótica dos níveis de mobilização de conhecimentos e dos registros de representação semiótica. IX EPEM, 2008, Bauru.
- DANIEL, J. A.; BIANCHINI, B. L. Sofware APLUSIX: uma experiência com equações algébricas de 1 grau. Anais do IV CIEM. Canoas, 2007.
- BELTRAME, J. T.; BIANCHINI, B. L. Concepções da Álgebra nos Livros Didáticos: a necessidade de uma inter-relação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. In: XIII EBRAPEM, 2008, Rio Claro. Caderno de Resumos. Rio Claro, 2008.
- BELTRAME, J. T.; VITA, A. C. A escolha do livro didático: motivação para uma reflexão sobre a atividade algébrica. In: Anais do IX EPEM, 2008, Bauru.
- RODRIGUES, S. Produtos Notáveis: um estudo com o auxílio do programa APLUSIX. Encontro de Produção Discente em Educação Matemática da PUC-SP. 2008.
- VAZ, R. A. C.; BIANCHINI, B. L. SARESP/2005: Uma análise de questões de matemática do 8 ano do ensino fundamental, sob a ótica dos níveis de mobilização dos conhecimentos e dos registros de representação semiótica. In: Anais VI CIBEM. Puerto Montt: Universidad de los Lagos, 2009. v. 1. p. 493-498.
- RODRIGUES, S.; BIANCHINI, B. L. Produtos Notáveis: um estudo com o auxílio do programa APLUSIX. In: Anais VI CIBEM Puerto Montt : Universidad de los Lagos, 2009. v. 1. p. 610-615.
- BELTRAME, J. T.; BIANCHINI, B. L. A Álgebra Nos Livros Didáticos: Um Estudo das Concepções Algébricas e Usos das Variáveis no 7º ano do Ensino Fundamental. In: Anais do IX EPESE, São Carlos. UFSC, 2009. v. 1. p. 1-8.
- DANIEL, J. A.; BIANCHINI, B. L. Uma experiência com equações algébricas de 1º grau utilizando o software APLUSIX. In: Anais IX EPESE, UFSC., 2009. v. 1. p. 1-10.
- BELTRAME, J. T.; GREGORUTTI, J. L.; BIANCHINI, B. L. A noção de Equação do 2º grau nos Livros Didáticos: uma análise sobre a utilização da História da Matemática como recurso didático. In: Anais do VIII Seminário Nacional de História da Matemática, Belém do Pará: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2009. v. 1. p. 1-12.
- BELTRAME, J. T.; BIANCHINI, B. L. O modelo 3UV e o ensino da álgebra: uma análise do livro didático. In: X ENEM, 2010, Salvador.
- RAVAZI, F. R. Análise dos usos da variável presentes na introdução à Álgebra da Proposta Curricular do Estado de São Paulo do Ensino Fundamental II de 2008 e 2009. III Produção discente da PUC/SP. 2010 - Modalidade pôster.
- BELTRAME, J. T. Ensino da Álgebra: uma análise do livro didático utilizando O Modelo 3UV. Um dia de reflexão: Encontro de Professores e Pesquisadores. PUC/SP. 2010.
- FILHO, J. P. V. Concepções algébricas e as manifestações da linguagem algébrica em dissertações e teses brasileiras sobre Ensino e Aprendizagem com Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio nas duas últimas décadas (1990-2009). III Produção Discente PUC/SP- Comunicação - 2010.
- BIANCHINI, B. L. O modelo 3UV no ensino de Matemática. In: Anais do V CIEM 2010 - ULBRA Canoas/RS · Brasil.
- · 5 livros e/ou capítulos de livros
- MARANHÃO, M. C. S. A. (org.) O livro Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - pesquisas e perspectivas: processo de elaboração In: Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - pesquisas e perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Musa, 2009, v.1, p. 9-11.
- __________. Síntese sobre relações no tempo em pesquisas In: Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - pesquisas e perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Musa, 2009, v.1, p. 251-276.
- PIRES, C. C., MARANHÃO, M. C. S. A. Memória do Grupo GT2-3 da SBEM In: Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - pesquisas e perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Musa, 2009, v.1, p. 14-17.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; PIRES, C. C.; FREITAS, J. L. M.; ORTIGÃO, M. I. R.; GRANDO, N. I. ; MACHADO, S. D. A.. Educação Matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. São Paulo: Musa, 2009, v.1. p. 279.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; MACHADO, S. D. A. O grupo GT2-3 da SBEM: interesses recentes In: Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - pesquisas e perspectivas. 1ª ed. São Paulo:Musa, 2009, v.1, p. 11-13.
- 14 dissertações:
4. Em busca de situações propicias para a aprendizagem de conceitos básicos de Álgebra Linear (2007- atual)
- Objetivo:
O projeto visa a dar continuidade a outro anteriormente concluído em 2006: “Sobre o desenvolvimento da noção de base de um espaço vetorial”. Focaliza a investigação sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra Linear em cursos de ciências exatas e afins.
- Produção científica
- 4 dissertações:
MA: Joelma Iamac Nomura (2008); Eneias A. Prado (2010). MP: Carla dos Santos Moreno Battaglioli (2008); Lauro de Camargo Júnior (2010)
- 13 artigos:
- MACHADO, S.; BIANCHINI, B; MARANHAO, M. C.: GPEA's researches about the meta resources in teaching and learning the notion of basis of a vector space. 15-th Conference of the International Linear Algebra Society. México. 2008.
- BIANCHINI, B. L.; NOMURA, J. I. Álgebra Linear: contextos reais na formação do engenheiro. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória. 2007.
- NOMURA, J. I.; BIANCHINI, B. L. Álgebra Linear: relações entre os ciclos básico e profissionalizante na Engenharia Elétrica. Anais do IX ENEM. Belo Horizonte 2007.
- BATTAGLIOLI, C. S. M.; BIANCHINI, B. L. O registro gráfico dos sistemas lineares com três equações e três incógnitas na segunda série do ensino médio. Anais do IX EPEM. São Paulo 2008.
- PRADO, E. A. Base de um Espaço Vetorial: uma Proposta de Trabalho. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009. Anais do XIII EBRAPEM, Goiânia, 2009.
- PRADO, ENEIAS. A.; Machado, S.D.A. Sugestão de Aprimoramento de uma Decomposição Genética do Conceito de Base de um Espaço Vetorial. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos.
- NOMURA, J. I.; BIANCHINI, B. L. Como sobrevivem as diferentes noções de Álgebra Linear nos cursos de Engenharia Elétrica. In: VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. VI CIBEM. Puerto Montt: Un. Lagos, 2009. v. 1. p. 781-786.
- BATTAGLIOLI, C. S. M.; BIANCHINI, B. L. Os sistemas lineares com três equações e três incógnitas e os registros de representação semiótica algébrico e gráfico. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX EPRSE. São Carlos: UFSC, 2009. v. 1. p. 1-17.
- NOMURA, J. I.; BIANCHINI, B. L. Entendendo por que e como deve ser lecionada a disciplina Álgebra Linear em uma graduação de Engenharia Elétrica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga. Anais do IV SIPEM. Recife: SBEM, 2009. v. 1. p. 1-18.
- BATTAGLIOLI, C. S. M.; BIANCHINI, B. L. O registro gráfico dos sistemas lineares com três equações e três incógnitas na segunda série do ensino médio. In: VIII Reunión de Didáctica de la Matemática del Cono Sul, 2009, Asunción, Paraguay. Anais da VIII CONESUL, 2009. v. 1. p. 1-6.
- NOMURA, J. I. Um estudo sobre conceitos de Álgebra Linear em um curso de Engenharia na perspectiva da Teoria APOS. In: X ENEM - Salvador -BA, julho de 2010.
- NOMURA, J. I. Esquemas Cognitivos e Mente Matemática: uma proposta de ensino da Álgebra Linear nas Engenharias à luz da Teoria APOS. III Produção Discente PUC/SP- Comunicação - 2010.
- JORDÃO, A. L. I. Representação gráfica e interpretação geométrica dos Sistemas Lineares com auxílio do software Winplot. III Produção discente da PUC/SP. 2010 - Modalidade pôster.
- · Capitulo de Livro:
GRANDE, A. L.; BIANCHINI, B. L. Análise de livros didáticos de álgebra linear quanto às noções de independência e dependência linear usando como referencial teórico os registros de representação semiótica. In: Maria Clara Rezende Frota; Lilian Nasser. (Org.). Educação Matemática no Ensino Superior: Pesquisas e Debates. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2009, v. 5, p. 111-126.
- 4 dissertações:
5. A aprendizagem de álgebra com a utilização de ferramentas tecnológicas (2008- atual)
- Objetivo:
Este projeto tem como objetivo investigar a contribuição das ferramentas tecnológicas para o ensino e a aprendizagem de Álgebra.
- Produção científica
- Tese: Custódio Thomaz Kerry Martins (2010)
- Dissertações: MP: Ariovaldo Guinther (2009)
- 4 orientações em andamento
- 8 artigos.
- PIZYSIEZNIG, A. H. A introdução da calculadora no desenvolvimento da aprendizagem de divisibilidade na 5ª serie do Ensino Fundamental. Anais do V CIEM. Canoas. 2010.
- MARTINS, C. T. K.; BIANCHINI, B. L. A noção de movimento e a elaboração de algoritmos: primeiras análises das observações dos alunos em atividade. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2009. v. 1. p. 1-10.
- GUINTHER, A.; BIANCHINI, B. L. A participação dos pais no cenário escolar: a visão dos mesmos a respeito do uso da calculadora em sala de aula. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2009. v. 1. p. 1-12.
- GUINTHER, A. Calculadoras nas aulas de Matemática: perspectivas de pais de alunos. In: Anais do VI CIBEM (Congresso Iberoamericano de Educación Matemática) Puerto Montt : Universidad de Los Lagos, 2009. v. 1. p. 644-645.
- THEODORO, C. M. Uma análise da disciplina Teoria Elementar dos Números da Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. III Produção discente da PUC/SP. 2010- Modalidade pôster.
- SOUZA, Y. C. de Uma Proposta de Critérios para Análise de softwares de álgebra e um Tutorial/Manual para orientação de Professores da escola Básica DE COMO escolher softwares para uso em suas aulas. III Produção discente da PUC/SP. 2010 - Modalidade pôster.
- ABAR, C. A. A. P. e BIANCHINI, B. L. A plataforma WIRIS: uma tecnologia para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. In: Anais do V CIEM 2010 - ULBRA Canoas/RS · Brasil.
- · 3 Livros e capítulo de livro
- MARTINS, Custódio Thomaz Kerry; RODRIGUES, Milton. Algoritmos elementares C++. 1. ed. São Paulo: LCTE, 2006. v. 1. 128 p.
- MARTINS, Custódio Thomaz Kerry; RODRIGUES, Milton. Estudo de Algoritmos - Soluções em C++. 1. ed. São Bernardo do Campo - SP: Edição do autor, 2008. v. 1. 255 p.
- BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A. A sensibilização do professor do ensino fundamental para o uso da calculadora em sala de aula. IN: GROENWALD, C. e ROSA, M. (orgs) Educação Matemática e Calculadoras: Teoria e Prática. Canoas. Ed.ULBRA, 2010.
6. Estudos sobre aritmética e álgebra nas perspectivas epistemológica e cultural (2009 – atual)
- Objetivo:
O projeto pretende reexaminar investigações sobre aritmética e álgebra, com lentes epistemológica e cultural, para mais bem compreender as concepções de atores escolares (da escola básica e universitários) no assunto e promover aprofundamentos em sua formação. Desenvolverá também pesquisas nas perspectivas epistemológica e cultural, com a participação ou colaboração de atores escolares, além de mestrandos, doutorandos, ou pos doutorandos. Tem diversas publicações a ele associadas.
- Produção científica
- 2 orientações em andamento
PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS (6)
Sobre o desenvolvimento da noção de base de um espaço vetorial. (2002-2006)
- Objetivo:
Investigar os recursos-meta utilizados por professores de Álgebra Linear, livros didáticos vídeos, softwares para a apresentação da noção de base de um espaço vetorial, para levantar aqueles com potencialidade de se tornarem “alavancas-meta”, termo cunhado por Dorier, paraa compreensão dos estudantes.
- Produção cientifica:
- 5 Dissertações defendidas:
MA: Claudia Araujo (2002); Zoraide Padredi (2003); André Lucio Grande (2006); Carlos Eduardo da Silva (2005) e Luis Carlos Oliveira (2005).
- 12 Artigos
- 1. PADREDI, Z. L. N. A metamatemática no discurso do professor de álgebra linear. Anais do VII EBRAPEM, Campinas. 2002.
- 2. OLIVEIRA, L. C. B. Desenvolvimento da noção de base em uma sala de aula. Anais do VII EBRAPEM, Campinas. 2002.
- 3. MACHADO, S. D. A.; MARTINS, J. Após um primeiro curso de Álgebra Linear, como o licenciando concebe um espaço vetorial? Anais do II SIPEM, Santos. 2003.
- 4. PADREDI, Z. L. N.; MACHADO, S. D. A. A influência da formação do professor na utilização de recursos-meta em Álgebra Linear. Anais do EBEM. Bahia. 2004
- 5. _________________ As alavancas-meta no discurso do professor de Álgebra Linear. Anais do VII EPEM. São Paulo. 2004
- 6. MACHADO, S. D. A. Educação Matemática no Ensino Superior. VIII ENEM. Recife, 2004.
- 7. SILVA, C. E. A álgebra linear no curso de ciências da computação. Anais do IX EBRAPEM, 2004.
- 8. SILVA, C. E.; MACHADO, S. D. A. Profissionais da ciência da computação e a álgebra linear. Anais CIBEM 5. Porto. 2005
- 9. BIANCHINI, B. L.; GRANDE, A. L. A noção de dependência linear e os registros de representação semiótica. Anais do XI EBEM, 2005.
- 10. GRANDE, A. L. Os registros de representação semiótica nos livros didáticos de álgebra linear. Anais do X EBRAPEM, 2005.
- 11. GRANDE, A. L.; BIANCHINI, B. L. Os registros de representação semiótica nos livros didáticos de álgebra linear nas noções de independência linear. Anais do III SIPEM, Águas de Lindoia. 2006
- 12. CASSAPULA, L.; MARTINI, A. M.; BIANCHINI, B. L. Trabalho nos Anais do XV Encontro de IC, PUC SP, 2006.
- 5 Dissertações defendidas:
O Teorema Fundamental da Aritmética e o cotidiano escolar (2003-2005)
- Objetivo:
Investigar aspectos procedimentais e conceituais de estudantes e professores de matemática quando defrontados com situações que envolvem o Teorema Fundamental da Aritmética.
- Produção cientifica:
MACHADO, S. D. A.: MARANHÃO, M. C. S. A.; COELHO, S. P. Como é utilizado o teorema fundamental da aritmética por atores do Ensino Fundamental. Atas do V CIBEM, Porto, 2005.
Panorama das dissertações do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP (2003-2006)
- Objetivo:
Realizar um Estado da Arte das dissertações do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP, a fim de fornecer elementos para a indicação de teorias, práticas e temas privilegiados, para subsidiar encaminhamentos, políticas, decisões necessárias ao aperfeiçoamento da produção discente e docente.
- Produção cientifica
- 3 Dissertações MA: Luciane Oliveira (2003), Eliane Oliveira (2003) Benedito Junho (2003).
- 3 Artigos
- OLIVEIRA, L. P.; MACHADO, S. D. A. Trabalho apresentado. Anais da 53ª SBPC, 2001
- JUNHO, B. A. P.Trabalho apresentado . Anais do IX EBRAPEM, 2004
- MACHADO, S. D. A.; MARANHÃO, M. C. S. A. Relação entre a composição do corpo docente e a produção discente na primeira década do Programa de Educação Matemática da PUC SP. Educação Matemática em Revista. SBEM., v.13, s.20, p. 3-9. 2006.
O que se entende por Álgebra do ponto de vista Curricular e Didático? (2003- 2009)
- Objetivo:
Investigar o que se entende por Álgebra nos planos: curricular, didático e cognitivo.
- Produção cientifica
- 3 Teses: Auriluci Figueiredo (2007); Mercedes B. Q. Carvalho e Adriana Camejo Silva (2009)
- 1 Dissertações: MA: Maria Helena da Silva (2006)
- 38 Artigos:
- MARANHÃO, M. C. S. A.; CAMEJO SILVA, A.; MACHADO, S. D. A. Relatos em torno do cálculo de um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental. Zetetiké. Ed.Unicamp. v 16, s.29, p. 156-169, 2008
- __________. Olhares de professores sobre a produção de alunos de 1ª serie do ensino fundamental. Educação Matemática em Revista. SBEM. v1, p.9-16.2007.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; CAMEJO SILVA, A. Alunos das series iniciais operam com inteiros negativos... Professoras polivalentes percebem isso? Anais do III SIPEM III. Águas de Lindoia, 2006.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; SENTELHAS, M. S. B. O jogo do alvo para a numeração no ensino infantil. In: XI CIAEM, 2003, Blumenau. Anais da XI CIAEM. Blumenau 2003.
- __________. Lacunas no ensino e aprendizagem de numeração. 26 ANPED, Poços de Caldas, 2006.
- __________. Propostas curriculares, planejamentos de ensino, práticas de classe e conhecimentos de alunos do Ensino Infantil sobre adição. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 10-41, 2004.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; CARVALHO, M. B. Q. O que os professores dos anos iniciais ensinam sobre números. Perspectivas da Educação Matemática: Revista do Programa de Mestrado em Educação Matemática da UFMS. , v.1, p.7 - 28, 2009.
- CAMEJO SILVA, A.; MARANHÃO, M. C. S. A.; MIRANDA, M. R. Ideias de professoras dos anos iniciais sobre números racionais. Anais do IV SIPEM, Taguatinga, 2009.
- FIGUEIREDO, A C; MARANHÃO, M. C. S. A. Concepções de Educação Algébrica encontradas em um curso de Licenciatura em Matemática. Anais VII Cone Sul, 2006, Lindoia.
- CAMEJO, A.; MARANHÃO, M. C. S. A. Formação do pedagogo para o ensino da matemática. Anais do VII Cone Sul, 2006, Lindoia.
- _________. Formação de professor polivalente para o ensino da matemática. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. Anais da IV Mostra. São Paulo, 2006.
- FIGUEIREDO, A; MARANHÃO, M. C. S. A. Álgebra elementar em um 1º ano de licenciatura em matemática: dificuldades e concepções. Anais da IV Mostra São Paulo, 2006.
- MARANHÃO, M. C. S. A. Visões sobre aulas de numeração na Educação Infantil. In: Sérgio Junqueira. (Org.). Mesas Redondas do VII ENDIPE. 1 ed. Curitiba: Editora Universitária Champagnant, 2005, v. 5, p. 201-214.
- _________. Integração de Atividades de Pesquisa de Atores da Escola Básica e da Universidade: um exemplo. Anais do IX ENEM. Recife, 2007.
- CAMEJO SILVA, A.; AROMA, W. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. Anais VIII EPEM 2006, São Paulo.
- CAMEJO SILVA, A. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. X EBRAPEM MG, 2006.
- HAMAZAKI, A. C.. O Ensino e a Aprendizagem de Geometria: o quadrilátero tomado como exemplo p/ a elaboração de proposta de Atividades Complementares, na Formação Inicial do Professor de Matemática. VIII EPEM, 2006.
- MIRANDA, M. R. Webquest: uma possibilidade de aprendizado cooperativo com recursos da internet. Fórum Mundial de Educação Alto Tietê, 2007, Mogi das Cruzes.
- ________. Função exponencial: um introdução ao estudo do crescimento e decrescimento com a utilização de um software gráfico. 2º Simpósio de Ciências Exatas e Tecnologia, 2007, Mogi das Cruzes.
- CARVALHO, M. B. Q.; SARRAF, C. Números e Letras. Processos de aprendizagem nos anos iniciais. Direcional Educador, v. 1, p. 12-16, 2008.
- CARVALHO, M. B. Q Resolvendo problemas e fazendo matemática. Direcional Educador, v. 42, p. 24-24, 2008.
- ________. O registro como instrumento de avaliação da prática docente.. Pátio- Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. ano IX, n. 34, p. 33-36, 2005.
- ________. Os fundamentos do ensino da Matemática e o curso de Pedagogia. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 1, n. 18, p. 07-16, 2005.
- ________. Contrato Didático. relação entre professor, aluno e conteúdo. Páginas abertas, São Paulo, v. ano 30, n. 25, p. 18-19, 2005.
- ________. Material Dourado. Possibilidade de aprendizagem. PROVE- Projeto de valorização do educador e melhoria da qualidade de ensino, São Paulo, v. Ano 3, n. 4, p. 39-40, 2005.
- ________. O que não sabemos sobre o que nossos alunos sabem? Direcional Educador, São Paulo, p. 29 - 29, 01 nov. 2008.
- ________. Tabuada é para decorar ou não? Direcional Educador, São Paulo, p. 29-29, 01 out. 2008.
- ________. A escrita numérica das crianças. Direcional Educador, São Paulo, p. 33-33, 01 set. 2008.
- ________ A escola ensina suas crianças a contar? Direcional Educador, São Paulo, p. 9-9, 01 ago. 2008.
- ________ A calculadora como instrumento didático. Anais Sapiens 2008. Recife, 2008.
- ________ Conhecimentos didáticos sobre o conteúdo matemático em cursos de Pedagogia. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2008, Ijuí- RS. A gestão da sala de aula. Perspectivas, pesquisas e desafios. Ijui, 2008.
- ________. Pedagogia e os conteúdos matemáticos. A formação do professor dos anos inicias e educação infantil. IX ENEM 2007, Belo Horizonte.
- ________ O trabalho com a matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. XIII ENDIPE 2006, Recife.
- ________Registros como prática docente. Anais do Congresso Atual de Práticas Educativas. Recife: CFPA- Centro de Formação, Pesquisa e Assessoria. v. 1. p. 53-60.
- ________ Mapas conceituais, os caminhos da aprendizagem. In: Congresso Atual de Práticas Educativas, 2006, Recife. Anais do Congresso Atual de Práticas Educativas. Recife 2006.
- ________ Formação de Professores em Serviço. O trabalho com a matemática nas séries inicias do ensino fundamental. XIII ENDIPE, Recife, 2006.
- FIGUEIREDO, A. C. As visões de Álgebra em um Curso de Licenciatura de Matemática. VIII EBRAPEM, Londrina, 2004.
- BIANCHINI, B. L.; SILVA, M H. Aprender e ensinar matemática no ensino fundamental segundo os conceitos espontâneos e científicos de Liev Semionovich Vigotski. Anais do XI EBEM, 2005.
- · 18 Livros e capítulos de Livros
- MARANHÃO, M. C. S. A. e MERCADANTE, S. (Orgs.). Sala de Aula: um espaço de pesquisa em matemática. 1. ed. São Paulo: Vera Cruz Edições, 2006. v. 1. 78 p.
- _________. Que pesquisa se faz na escola?. In: Maranhão e Mercadante (orgs) Sala de Aula: um espaço de pesquisa em matemática. 1 ed. São Paulo: Vera cruz Edições, 2006, v. 1, p. 11-14.
- __________. Projeto de Integração de Matemática: retrospectiva do período de 1994 a 2004. In: Maranhão e Mercadante. (Orgs.). Sala de Aula: um espaço de pesquisa em matemática. 1 ed. São Paulo: Vera Cruz Edições, 2006, v. 1, p. 19-30.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; IGLIORI, S. B. C.. Registros de Representação e Números Racionais. In: Silvia Dias Alcântara Machado. (Org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. 1 ed. São Paulo: Papirus Editora, 2003, v. 1, p. 57-70.
- MARANHÃO, M. C. S. A.. Atividades essenciais para o conceito e significado de número na Educação Infantil. In: Regina Maria Pavanello. (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. Coleção SBEM. São Paulo: SBEM, 2004, v. 2, p. 49-68.
- CARVALHO, M. B. Q. Aprendendo a contar. Guia Prático para Professores de Educação Infantil, v. 1, p. 1-2, 2008.
- ________. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3a. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. v. 1. 70 p.
- ________. Registrar as aulas de matemática e repensar a prática docente. Formação de professores polivalentes. In: Carvalho, M.. (Org.). Ensino Superior. Reflexões sobre a prática docente. 01 ed. São Paulo: Musa Editora, 2008, v. 01, p. 95-106.
- ________. Matemática no ensino fundamental de nove anos. In: Giuliano Tierno. (Org.). A criança de 6 anos. 1a ed. São Paulo: Meca Ltda, 2008, v. 1, p. 101-116.
- ________. Escola, espaço de formação de professores. In: Mercedes Carvalho. (Org.). Ensino Fundamental. Práticas docentes nas séries iniciais. 1a ed. Petrópolis: Vozes, 2006, v. 1, p. 13-18.
- ________. Brincando com números: Cálculo Mental. Guia Prático para Professores da Educação Infantil, São Paulo, p. 0 - 0, 01 nov. 2008.
- ________. Aprendendo a contar com jogos. Guia Prático para professores de educação Infantil, São Paulo, p. 9 - 9, 01 out. 2008.
- ________. Análise combinatória. Guia Prático para Professores da Educação Infantil, São Paulo, p. 01 - 01, 01 jul. 2008.
- ________. Contagem e a calculadora. Guia Prático para Professores de Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 1, 01 jun. 2008.
- ________. Geometria. Guia Prático para professores de Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 2, 01 maio 2008.
- ________. Problemas matemáticos. Especial Guia Prático para professores - Alfabetização, São Paulo, p. 26 - 27, 01 abr. 2008.
- CARVALHO, M. B. Q.(Org.). Ensino Superior. Reflexões sobre práticas docentes. 01. ed. São Paulo: Musa Editora, 2008. v. 01. 160 p.
- ________. Ensino Fundamental. Práticas docentes nas séries iniciais. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. v. 1. 119 p.
- · 1 Entrevistas OLIVA, L; MARANHÃO, M. C. S. A. Entrevista: Os rumos da educação matemática. Direcional Educador, São Paulo, p. 18 - 23, 01 mar. 2008.
Sobre a observação de regularidades e generalização de padrões: uma atividade transversal (2005-2010)
- Objetivo:
Investigar o estatuto da observação de regularidades e generalização de padrões nos níveis institucional, docente e discente.
- Produção científica
- 9 Dissertações: MA: Elisângela Perez (2006); M. Margarida Almeida (2006); Juliana G. Santos (2008); Cesar A. S. Carvalho (2008); Renato Silvestre (2009); Cristiane Ferreira (2009); Marcelly Mingorancia (2010). MP: Lucimeire Aquino (2008); Sebastião Archilia (2008).
- 11 Artigos
- MACHADO, S. D. A.; ALMEIDA, M. M. M. A generalização de padrão sob o ponto de vista de um professor de matemática do Ensino Fundamental. Revista: Perspectivas da Educação Matemática. Ed. UFMS. v.1, n.1. p.41-54.2008
- MACHADO, S. D. A.; MARANHÃO, M. C. S. A. A generalização de padrões nos PCN e sua ressonância entre professores de matemática. Anais do IV CIEM. Canoas. 2007
- CARVALHO, C. A. S; MACHADO, S. D. A.; Contribuição da observação de padrões para o desenvolvimento da competência e da habilidade do aluno relacionadas à generalização algébrica. Anais do IV CIEM. Canoas. 2007
- CARVALHO, C. A. S. Observação e generalização de padrões e o trabalho com progressões aritméticas. Anais do XII EBRAPEM, Rio Claro, 2008.
- _________. Generalizações e Progressões Aritméticas: uma experiência com alunos do Ensino Médio. Anais do VIII EPG, São José dos Campos. 2008.
- _________. A percepção da generalidade no trabalho com padrões em Álgebra. Anais do IX ENEM, Belo Horizonte, 2007
- SANTOS, J. G.; MACHADO, S. D. A. Uma pesquisa colaborativa visando observação e generalização de padrões por alunos da 5ª serie. Anais do IV CIEM. Canoas. 2007.
- SANTOS, J. G.. A Observação e Generalização de Padrões Investigada por Professores em Formação Continuada. Anais do XI EBRAPEM, UFPR, 2007.
- ________. Observação e generalização de padrões: um tema para alunos e professores. Anais do Congreso Ibero-americano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt.
- MACHADO, S. D. A. O aluno de quinta serie é capaz de perceber e descrever regularidade em um padrão? Revista PROVE. Ano 5.nº 5. p 17-19. Novembro de 2006.
- SANTOS, D. O. Uma professora de matemática faz pesquisa na oitava série. Revista PROVE.
- Ano 6.nº 6. p 19-20. Novembro de 2007.
- · Capitulo de Livro MACHADO, S. D. A.; PRADO, E. A.; SILVA, M. I.; IZZO, C. V.; COSTA, J. M.; OLIVEIRA, R. N. Oficina de matemática-ciclo 1. In: Olgair Gomes Garcia i. (Org.). PROVE LIVROS 5. São Paulo: Loyola, 2008, v. 5, p. 40-47.
- 9 Dissertações: MA: Elisângela Perez (2006); M. Margarida Almeida (2006); Juliana G. Santos (2008); Cesar A. S. Carvalho (2008); Renato Silvestre (2009); Cristiane Ferreira (2009); Marcelly Mingorancia (2010). MP: Lucimeire Aquino (2008); Sebastião Archilia (2008).
Concepções acerca de Relações (2006 - 2010)
- Objetivo:
O projeto tem por objetivo investigar significados atribuídos a relações por estudantes e por professores do ensino básico.
- Produção científica
- 6 Dissertações defendidas:
MA: Luciane Martinelli (2005); Luciana Lage (2006); Janaina Lage Souza (2006).MP: Umberto Silva (2007); Alexandre de Paula Silva (2008), Cláudia Vicente de Souza (2010).
- 14 Artigos
- MARANHÃO, M. C. S. A.; SENTELHAS, M. S. B. Jogo das caixas: desenvolvendo ideias fundamentais da Matemática no ensino infantil. Anais do II SIPEM, 2003. Santos.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; SOARES, E.; IGLIORI, S. B. C. Significados atribuídos a relações em problemas de ordenação. Anais do II SIPEM, 2003. Santos.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; SENTELHAS, M. S. B.; MARTINELLI, L. Relações de Ordem no Tempo - Um Estudo No Ensino Médio. Anais do VII EPEM 2005. p. 1-10.
- MARANHÃO, M. C. S. A.; MACHADO, S.D. A.; MARTINELLI, L. Ordering Relations in High School. Proceedings of the Third International Conference on the teaching of Mathematics at the undergraduate level. Istambul, 2006.
- BIANCHINI, B. L.; PUGA, L. Z. Inter-relação do ensino-aprendizagem do conceito de função em ambientes presencial e virtual. Memórias do Simposium Iberoamericano de Educación, Cibernética e Informática, 2005. Orlando.
- _________. Revelando concepções de alunos sobre o conceito de função numa plataforma de ensino em EaD. Anais do V CIBEM. Porto, 2005.
- _________. Conceito de função em ambientes de ensino e aprendizagem presencial e virtual. Anais do V CIBEM. Porto, 2005.
- _________. Tecnologias no ensino superior em um contexto matemático. Anais do TecEduc@ation 2005. São Paulo
- SANTOS, A. T. C.; BIANCHINI, B. L. Função Logarítmica: uma abordagem por meio de uma seqüência didática utilizando ambientes computacionais. In: Anais do IX EPEM. São Carlos: UFSC, 2009. v. 1. p. 1-9.
- SANTOS, A. T. C.; BIANCHINI, B. L. O Pensamento Matemático Avançado e o Ensino de Funções Exponenciais. In: III SHIAM Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática - Julho 2010 - Publicação Caderno de Resumos- ISSN: 2176-1884 - Faculdade de Educação Unicamp, Campinas, 2010.
- SANTOS, A. T. C.; BIANCHINI, B. L. Um estudo da Função Quadrática e o Pensamento Matemático Avançado. In: Anais do X ENEM - SALVADOR, 2010.
- SANTOS, A. T. C. Função Logarítmica: uma abordagem por meio de uma sequência didática utilizando ambientes computacionais.In: II Produção Discente em Educação Matemática PUC-SP, 2009. Modalidade Pôster.
- SANTOS, A. T. C., BIANCHINI, B. L. Análise de situação-problema envolvendo potências para o estudo da função exponencial. In: Anais do V CIEM 2010 - ULBRA Canoas/RS - Brasil.
- SOUZA, C. V. de A função exponencial no caderno do professor de 2008 da Secretaria do Estado de São Paulo, Análise de atividades realizadas por alunos da 2ª série do Ensino Médio. In: Anais do X ENEM - Salvador, 2010.
- 6 Dissertações defendidas:
Última Atualização: 09/11/2010
- Objetivo:
O Elementar e o Superior em Matemática - GPES
-
Coordenação: Sonia Barbosa Camargo Igliori
-
Vice-Coordenadora: Maria José Ferreira da Silva
-
Atualmente participam do grupo 5 pesquisadores, 1 estagiário de pós-doutoramento, 10 pós-graduandos e 5 graduandos.
Linha(s) de Pesquisa:• A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores
• História, Epistemologia e Didática da Matemática
Temáticas de Pesquisa
O grupo de pesquisa se interessa por temáticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos tanto do Ensino Básico quanto do Ensino Superior. No caso do Ensino Superior o grupo se interessa, primordialmente, pelos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. É também de interesse do grupo o estudo de fenômenos relacionados ao processo da passagem de um nível de ensino ao outro e às questões relacionadas à prática docente nos diversos níveis de ensino de Matemática.
Atualmente o grupo tem priorizado estudos relacionados à Modelagem Matemática e às pesquisas sobre elaboração de documentos para o ensino de conceitos matemáticos segundo os princípios da Gênese Documental.
Projetos em desenvolvimento
1. A Modelagem na Educação Matemática
Este projeto tem por alvo o estudo da modelagem tanto do ponto de vista teórico quanto prático. No aspecto teórico trata de seus pressupostos epistemológicos no âmbito da Educação Matemática, bem como no aspecto do estado da arte das pesquisas sobre a temática. É ainda neste projeto que se inserem os estudos de uso da modelagem na sala de aula, nos diversos níveis do ensino.2. Estudos epistemológicos dos conceitos do Cálculo Diferencial e Integral
Este projeto tem por alvo o estudo de conceitos do Cálculo, em particular o conceito dos números reais, limite, derivada e integral, tanto do ponto de vista filosófico quanto de seu ensino e aprendizagem.3. Um método misto (qualitativo e quantitativo) para a análise de dados de pesquisas em Educação Matemática
Este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta de método misto, ou seja, um método quali/quanti de procedimento de pesquisa em Educação Matemática. Trata-se de um método prático computacional para analise dados mistos, ou seja, dados qualitativos e quantitativos produzidos no âmbito da pesquisa em Educação Matemática, por meio do Método Bayesiano de Dados Difusos, levando em conta a integração do GeoGebra, Python e R, e Excel com R.4. Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress
Este projeto tem por objetivo elaborar atividades de Matemática interativas para o Ensino Fundamental II, no ambiente WordPress. A divulgação das atividades no referido ambiente propiciará, aos professores usuários, não só a utilização da mesma em sua prática profissional, como permitirá a inter-relação desejada com os docentes para a reformulação, atualização e/ou ampliação dessas atividades. O método de pesquisa seguirá orientação qualitativa na medida em que os pesquisadores envolvidos estão interessados no processo de desenvolvimento das atividades em cooperação com o professor em sala de aula; estão interessados em buscar dados ou evidências que enriqueçam as atividades e que favoreçam a relação com o ambiente e com a situação em investigação.
Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática – PEAMAT
-
IDENTIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES:
Nome: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/9168215683139657
Nome: Profa. Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4594644657798556
Nome: Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/9339055052599639
Nome: Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/2450562716628916
LINHA(S) DE PESQUISA(S):
1) A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores
2) Tecnologias da Informação e Educação Matemática
Link para o site: http://www.pucsp.br/pensamentomatematico/
SOBRE O GRUPO:
Os objetivos de PEA-MAT
As investigações propostas por este grupo têm como eixo temático o estudo do processo de formação e desenvolvimento de conceitos segundo os paradigmas da Educação Matemática.Partimos de uma interrogação sobre o que se passa em classe, segundo os pontos de vista do aluno, do professor e do ambiente no qual deverá se desenrolar o processo a ser estudado. Estamos assim interessados em pesquisar fenômenos didáticos ligados ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos e estratégias quando estes estão relacionados a um objeto matemático: Quais os processos para a construção do conceito? Quais as concepções espontâneas do sujeito-aprendiz? Como estas concepções evoluem? Quais destas concepções espontâneas do sujeito-aprendiz? Como estas concepções evoluem? Quais destas concepções podem constituir obstáculos1 para a aprendizagem? Como tratar estes obstáculos? Estes questionamentos serão abordados segundo as perspectivas: Formação e evolução de conceitos; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Erros e concepções; Processo de construção de modelos. Investigaremos assim no campo da didática de conteúdos. Citaremos por exemplo a Didática da Álgebra, da Geometria, da Estatística, etc, todas como subdomínio da Didática da Matemática. Estas investigações serão desenvolvidas por meio de pesquisas que compreendem: a) Aspectos teóricos. Trata-se do estudo de questões de base formuladas no quadro da análise de situações de sala de aula: desenvolvimento de modelos teóricos em didática (modelagem ou modelização dos procedimentos do aluno e/ou do professor), elaboração de conceitos de base em Didática da Matemática e controle de sua eficácia para a compreensão de fenômenos de ensino e aprendizagem. b) Aspectos experimentais. As pesquisas teóricas não podem prescindir de estudos experimentais. A sala de aula é o campo privilegiado de trabalho do pesquisador em Educação Matemática quando o objetivo é o controle de hipóteses didáticas ou ainda a avaliação de inovações pedagógicas.
Projeto(s) de Pesquisa em andamento:
1) PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVENDO RACIOCÍNIO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTCO – PEA-ESTAT
Os conteúdos relacionados ao bloco Tratamento de Informações (PCN, 1997), indicados como parte integrante do currículo da escola básica, ainda não possuem pesquisas suficientes. Coutinho (2002) estudou aspectos institucionais do ensino de Probabilidade e observou que as situações propostas por autores de livros didáticos limitam-se à eqüiprobabilidade, conforme orientações dos PCN, porém fonte de obstáculo, segundo pesquisas internacionais. Neste sentido, o trabalho de Coutinho (2001) indicou a possibilidade da introdução à probabilidade por situações aleatórias não equiprováveis; Miguel (2005) mostrou a importância do enfoque axiomático em probabilidade; Miguel e Magina (2003) apresentaram um estudo sobre as estratégias de solução de problemas combinatórios com professores em início de formação, identificando elementos que influenciam o grau de dificuldade dos problemas. Buscaremos responder, com esse projeto, as seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática, particularmente aqueles ligados ao raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito à prova e demonstração nesta área? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado? Será feito, inicialmente, um estudo diagnóstico das concepções de professores em exercício no Ensino Fundamental e de suas práticas; com os resultados obtidos, pretende-se que eles construam seqüências didáticas e as apliquem aos seus alunos, analisando os resultados obtidos.
2) O PENSAMENTO MATEMÁTICO: FORMAÇÃO DE UM NÚCLEO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E DE PESQUISA
O projeto visa estabelecer um núcleo de formação de professores em uma escola da rede pública estadual, associando a formação de um núcleo de pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental. O projeto está organizado em sub-projetos, de acordo com os campos contemplados: Números, Álgebra, Geometria, Tratamento da Informação, Formação de Professores das séries iniciais. Existem ainda temas transversais: ensino a distância, uso de novas tecnologias, demonstração, formação de professores e formação do aluno. Os demais projetos do grupo são desenvolvidos dentro deste projeto maior, formando assim um grande espectro de abrangência dos trabalhos por nós desenvolvidos, buscando assim contribuir com o desenvolvimento das pesquisas na Educação Matemática.
Publicações:
1) "Fundamentos da Didática da Matemática", Saddo Ag Almouloud, Editora UFPR.
2) "Investigando saberes de professores do Ensino Fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta-série", Maria José Ferreira da Silva, Blucher Acadêmico.
Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente
-
IDENTIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES:
Nome: Ana Lúcia Manrique
E-mail: manrique@pucsp.br
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/0510953419404742
Nome: Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão
E-mail: maranhao@pucsp.br
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/5437471599501189
LINHA(S) DE PESQUISA(S):
A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores
SOBRE O GRUPO:
Histórico do grupo de pesquisa
O Grupo de Pesquisa foi criado em 2005, com seus pesquisadores já participando de outros grupos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. O Grupo de Pesquisa concentra seus estudos e pesquisa nos processos de aprendizagem da docência e nas questões relativas à constituição da identidade e da profissionalidade, dos saberes e do trabalho dos professores que ensinam Matemática. As investigações têm sido desenvolvidas no âmbito de projetos adequados à linha de pesquisa: Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Educação Matemática. Entre os projetos desenvolvidos, alguns foram financiados pela CAPES e têm direcionado os temas das pesquisas dos estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica e estão voltados para questões que envolvem: constituição da profissionalidade e da identidade docente, inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, afetividade, mapas conceituais e Cálculo Diferencial.
Pesquisadores:
Ana Lúcia Manrique - PUC/SP
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC/SP
Geraldo Eustáquio Moreira - UnB
Laurizete Ferragut Passos - PUC/SP
Sonia Maria da Silva Junqueira - Unipampa
Madeline Gurgel Barreto Maia - UFPBAlunos Pesquisadores:
Douglas da Silva Tinti
Wanusa Rodrigues Ramos
Sara Miranda de Lacerda
Herica Cambraia Gomes
Ana Paula Teles de Oliveira
Adriano de Morais Martins
Hudson William da SilvaProjetos em andamento
-
2016 - Atual
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: contribuições da Teoria da AtividadeDescrição: Esta pesquisa se propõe compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que possibilitam o desenvolvimento intelectual de alunos com deficiências e/ou condições atípicas de desenvolvimento, tais como TEA, TDAH e discalculia, em relação ao domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica.
Situação: Em andamento
Integrantes: Ana Lúcia Manrique - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.2015 - Atual
Competências Socioemocionais integradas às Dimensões da Formação Docente em Comunidades de PráticaDescrição: Projeto em parceria PUC/SP e UFTM aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais com coordenação geral de Ana Lúcia Manrique, PUC/SP, e coordenação local de Váldina Gonçalves da Costa, UFTM.
Situação: Em andamento.
Integrantes: Ana Lúcia Manrique - Coordenador / Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - Integrante / Váldina Gonçalves da Costa - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.2015 - Atual
Interfaces Cérebro-Máquina-Cérebro
Descrição: Projeto aprovado no Edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, com coordenação geral de Antônio Fernando Catelli Infantosi, UFRJ, e coordenações associadas de Ana Lucia Manrique, PUC/SP, e Anderson de Oliveira Lobo, UNIVAP.
Situação: Em andamento.
Integrantes: Ana Lúcia Manrique - Integrante / Ely Antonio Tadeu Dirani - Integrante / Luiz Carlos de Campos - Integrante / Annie France Frère Slaets - Integrante / Antônio Fernando Catelli Infantosi - Coordenador / Anderson de Oliveira Lobo - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.2013 - Atual
OBEDUC em rede - Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos
Descrição: O projeto propõe a criação de uma rede colaborativa entre três programas de pós-graduação que possuem características distintas, respectivamente: da Educação, da Educação Matemática e da interdisciplinaridade.
Situação: Em andamento.
Integrantes: Ana Lúcia Manrique - Integrante / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Virginia Cardia Cardoso - Integrante / Ruth Ferreira Galduroz - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Publicações dos últimos 3 anos do grupo de pesquisa
Artigos completos publicados em periódicos1. Maia, Madeline G. B. ; MARANHÃO, M. C. S. A. . Alfabetização e letramento em língua materna e em matemática. Ciência & Educação, v. 21, p. 931-943, 2015.
2. LIMA, G. L. ; MARANHÃO, C . O caso da memorização de tabuadas de multiplicação. Ensino de Matemática em Debate, v. 1, p. 1-25, 2014.
3. MARANHÃO, C; MANRIQUE, A. L. . Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras Teorias: concepções sobre aprendizagem do professor ções Didáticas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, p. 424-443, 2014.
4. Tinti, D.S. ; MANRIQUE, A. L. . Teoria e Prática na Formação de Professores que ensinam Matemática: que caminhos apontam experiências com o PIBID e OBEDUC?. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 49B, p. 98-106, 2016.
5. PASQUARELLI, R. C. C. ; MANRIQUE, A. L. . A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino e aprendizagem de estatística: medidas de tendência central. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 309-329, 2016.
6. Tinti, D.S. ; RAMOS, W. R. ; MANRIQUE, A. L. ; PASSOS, Laurizete Ferragut . OBEDUC: ANÁLISE DE APRENDIZAGENS DOCENTES NUM CONTEXTO FORMATIVO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Zetetiké (on line), v. 24, p. 29-41, 2016.
7. MANRIQUE, ANA LÚCIA; BRITO KOZMA, ELIANA VIANNA ; TADEU DIRANI, ELY ANTONIO ; DA SILVA, MEIRE LUCI ; FRERE, ANNIE FRANCE . ICTs in the Classroom, Multiliteracy and Special Education: A Required Interface. Creative Education, v. 07, p. 963-970, 2016.
8. Tinti, D.S. ; MANRIQUE, A. L. . As parcerias colaborativas e o estágio supervisionado: desafios e possibilidades na formação do professor de matemática. LAPLAGE EM REVISTA, v. 2, p. 63-71, 2016.
9. PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA ; MANRIQUE, ANA LÚCIA . Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 188-202, 2016.
10. Junqueira, S.M.S. ; MANRIQUE, A. L. . Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciência & Educação, v. 21, p. 623-635, 2015.
11. FARIAS, F. D. ; MANRIQUE, A. L. . Contribuições de um processo formativo para professores dos anos iniciais no uso de softwares educativos para o ensino da matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 4, p. 5-17, 2015.
12. Junqueira, S.M.S. ; MANRIQUE, A. L. . Mapas conceituais e sujeitos da experiência em aulas de Cálculo 1. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 4, p. 91-103, 2015.
13. GOMES, H. C. ; MANRIQUE, A. L. . A MUSICALIZAÇÃO (RITMO-SOM-CORPOREIDADE) COMO INTERVENÇÃO NEUROCOGNITIVA DE HABILIDADES MATEMÁTICAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 6, p. 75-83, 2015.
14. Tonon, S.F.T.R. ; MANRIQUE, A. L. . Projeto ?Ensinar e Aprender? em São Paulo: formação continuada em debate. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. XI, p. 68-86, 2015.
15. RAMOS, W. R. ; MANRIQUE, A. L. . Comunidade de Prática de Professores que Ensinam Matemática como Espaço de Negociações de Significados sobre a Resolução de Problemas. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 979-997, 2015.
16. Lima, M.A.M. ; MANRIQUE, A. L. . Las políticas públicas de formación de maestros y Educación Continua de Maestros de Matemáticas: percepciones de las acciones de formación. Paradigma (Maracay), v. 36, p. 202-222, 2015.
17. MANRIQUE, A. L.; Moreira, G.E. ; Challenges in Inclusive Mathematics Education: Representations by Professionals Who Teach Mathematics to Students with Disabilities. Creative Education, v. 05, p. 470-483, 2014.
18. Moreira, G.E. ; MANRIQUE, A. L. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Poiesis Pedagogica, v. 12, p. 127-149-149, 2014.
19. VASCONCELOS,S.C.R. ; MANRIQUE, A. L. . Percepções de professores que lecionam Matemática sobre a Educação Inclusiva. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 1, p. 139-158, 2014.
20. MANRIQUE, A. L.; CHISTE, M. C. . FATORES QUE INFLUENCIAM A MELHORIA DO DESEMPENHO NO SARESP: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS. Boletim Técnico do SENAC, v. 40, p. 100-115, 2014.
21. FERRÃO, N. S. ; MANRIQUE, A. L. . O uso de mapas conceituias como elemento sinalizador da aprendizagem Significativa em Cálculo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 193-216, 2014.
22. MANRIQUE, A. L.. A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial. Ensino da Matemática em Debate, v. 1, p. 1-9, 2014.
23. Moreira, G.E. ; MANRIQUE, A. L. . Percepções de Professores Acerca da Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática em Braga (Portugal) e no Distrito Federal (Brasil). Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, p. 186-201, 2014.
24. BRITO, M. F. ; MANRIQUE, A. L. . OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA. Revista Metáfora Educacional, v. 16, p. 18-35, 2014.
Livros publicados/organizados ou edições
1. MANRIQUE, A. L.; Maranhão, M.C.S.A. (Org.) ; Moreira, G.E. (Org.) . Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. v. 2. 198p .
2. MANRIQUE, A. L.; LIMA, C. A. R. ; Morgado, A.S. ; DIODATTI, C.M.A ; Sousa, K.I. ; Santana, M.L. ; Thomé, M. ; Santos, R.S. . ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA A PRÁTICA INCLUSIVA. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2016. v. 1. 120p .
3. MANRIQUE, A. L.; Maranhão, M.C.S.A. (Org.) ; Moreira, G.E. (Org.) . Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. v. 2. 187p .
4. MACHADO, Silvia Alcantara (Org.) ; BIANCHINI, Barbara Lutaif (Org.) ; MARANHÃO, C (Org.) . TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS: da Educação Básica à Forma'ão dos Professores que Ensinam Matemática. 1a. ed. São Paulo: IGLU EDITORA LTDA, 2015. v. 1. 220p .
5. MANRIQUE, A. L.. Aprendizagem da Docência: pesquisas e práticas formativas em ambiente escolar.. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. v. 1. 258p .
-
Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática – TecMEM
-
IDENTIFICAÇÃO DOS PESQUISADORES:
Nome: Celina A. A. P. Abar
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/3477699398066713
LINHA(S) DE PESQUISA(S):
Tecnologias da Informação e Educação Matemática
Link para o site: http://www.pucsp.br/tecmem/
SOBRE O GRUPO:
O objetivo do grupo é formar uma cultura de investigação e pesquisa, envolvendo questões sobre as relações recíprocas entre práticas matemáticas, aprendizagem e tecnologias e a orquestração de ensino na presença de ferramentas tecnológicas.
Os três focos que interligam as pesquisas do grupo são:
- cenários de aprendizagem;
- micromundos matemáticos e
- inserção das tecnologias na educação matemática.
Entende-se por cenários de aprendizagem ambientes tecnológicos que servem para criar a realidade visual ou a atmosfera do ambiente onde ocorre a ação educativa: a apresentação e a realização.
Um dos elementos de um cenário de aprendizagem é um micromundo matemático, elaborado para permitir o acesso a uma variedade de objetos e relações com as quais os usuários interagem para construir e manipular novos e mais complexos objetos e relações. Desta forma ele se desenvolve conforme o crescimento do conhecimento do usuário. A idéia de micromundo é que as trajetórias de aprendizagem sejam controladas pelos aprendizes e não pelo computador.
Uma abordagem usada para analisar cenários de aprendizagem e micromundos matemáticos, neste grupo, é por meio da sua inserção no contexto da educação matemática e na prática docente permitindo o aprimoramento contínuo de seus designs.
O projeto em desenvolvimento pelo grupo “Tecnologias Digitais na Educação Matemática – TecDEM” (Grupo credenciado pelo CNPq) tem como objetivo principal desenvolver ambientes de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais que possam subsidiar a prática docente da matemática no ensino básico e superior.
Os cenários de aprendizagem desenvolvidos pelo projeto TecDEM permitirão a criação de um laboratório experimental de aprendizagem on-line que servirá como espaço de permanente pesquisa e interação para os educadores matemáticos e seus respectivos alunos.
A cultura de pesquisa desenvolvida no Grupo TecMEM favorece seus elementos a participarem e publicarem trabalhos, individuais ou em grupos, em eventos e congressos nacionais e internacionais.
Publicações
Publicação Docente
-
A Reflexão e a Prática no Ensino-Matemática
Autoras:
Celina A. A. P. Abar
Sonia B. Camargo Igliori -
Atividades para estudo de Funções em ambiente computacional
Autores:
Ana Lúcia Manrique
Bárbara Lutaif Bianchini
Benedito Antonio da Silva
Maria Thereza Goulart Dubus
Vera Helena Giusti Souza -
Discussões sobre o Ensino e a Aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica
Autora:
Cileda de Queiroz Silva Coutinho (Organizadora) -
Educação Matemática - Uma introdução
Autores:
Silvia Dias Alcântara Machado
Anna Franchi
Benedito Antonio da Silva
José Luiz Magalhães de Freitas
Luiz Carlos Pais
Maria Cristina S. de A. Maranhão
Regina Flemming Damm
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
Estatística para Educação Profissional e Tecnológica
Autoras:
Cileda de Queiroz Silva Coutinho
Diva Valério Novaes -
Estudos e Reflexões em Educação Estatística
Autores:
Cileda de Queiroz Silva Coutinho
Celi Espasandin Lopes
Saddo Ag Almouloud
(Organizadores) -
A prática educativa sob o olhar de professores de cálculo
Autores:
Benedito Antonio da Silva
Elenice de Souza Lodron Zuin
João Bosco Laudares (org.)
Jonas Lachini (org.)
Marcia Maria Fusaro Pinto
Maria Clara Rezende Frota
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
GeoGebra na Produção do Conhecimento Matemático
Autoras:
Celina A. A. P. Abar
Norma S. Cotic -
GeoGebra en la Producción del Conocimiento Matemático
Autoras:
Celina A. A. P. Abar
Norma S. Cotic -
Introdução à Educação Matemática
Autores:
Terezinha Nunes
Tânia M. M. Campos
Peter Bryant -
Repensando Adição e Substração - Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais
Autores:
Tânia M. M. Campos
Terezinha Nunes -
Fundamentos da didática da matemática
Autor:
Saddo Ag AlmouloudISBN 978-85-7335-190-3
Ref. 470 - CDD 510.7
-
WEBQUEST - Um desafio para o professor
Autores:
Celina Aparecida A. P. Abar
Lisbete Madsen Barbosa -
Aprendizagem em Matemática
Autora:
Silvia Dias Alcântara Machado (org.)ISBN 85-308-0731-6
-
Investigando saberes de professores do Ensino Fundamental com enfoque em números fracionários para quinta-série
Autora:
Maria José Ferreira da SilvaISBN 978-85-61209-66-7
-
Educação Matemática, Leitura e Escrita - Armadilhas, utopias e realidade
Participação em Capítulo:
Cileda de Queiroz e Silva CoutinhoISBN 978-85-7591-110-5
Bolsas
Comunicado
A portaria nº 19, de 29 de maio de 2003 da CAPES, prevê a modificação para a aposentadoria compulsória nos requisitos para concessão de bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares - PROSUP.
O Presidente da CAPES, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 20, inciso II, do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 4.631, de 21 de março de 2003, e visando substituir a aposentadoria voluntária pela aposentadoria compulsória nos requisitos de concessão de bolsa, resolve:
- Art. 1º Revoga-se inciso VII do Artigo 10 do Regulamento aprovado pela Portaria CAPES nº 65, de 11 de novembro de 2002, substituindo-se pelo seguinte:
- IX - carecer, quando da concessão da bolsa, do exercício laboral por tempo não inferior a 10 (dez) anos para obter aposentadoria compulsória.
- Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
-
AVISO IMPORTANTE AOS BOLSISTAS CAPES e CNPq
Entrega de relatórios de todos os alunos BOLSISTAS (CAPES e CNPq), observar período:
1º semestre - até 24/06/2016
2º semestre – a definirATENÇÃO:
Bolsistas CNPq usar o mesmo modelo de relatório da CAPES
-
Documentos para download:
O Programa conta com as seguintes modalidades de Bolsa de Estudos:
1. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico);
- O número é limitado, não correspondendo à demanda.
- Os interessados devem se candidatar aos Editais publicados na Secretaria do Programa. A seleção é realizada por Comissão do Programa, composta por dois docentes e um representante discente. Os períodos variam em função da oferta disponível.
2. FAPESP (Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado de São Paulo);
- Apenas alunos que possuam projeto de pesquisa estruturado, têm possibilidades de solicitar bolsa da FAPESP, com a intermediação do orientador.
Apenas alunos regulares, aprovados em processo de seleção aos cursos, têm direito à solicitação de bolsa de estudos.
Convênios
Doutorado Interinstitucional em Educação Matemática (DINTER)
A PUC-SP em parceria com a UEPA (Universidade do Estado do Pará), iniciou em janeiro de 2010 DOUTORADO Interinstitucional em Educação Matemática (DINTER).
Acessar o site: http://www.uepa.br
Dissertações e Teses defendidas
Para acessar todas as Dissertações e Teses defendidas clique aqui
Eventos
Certificados
2022
2021
|
2019
- Clique aqui para ter acesso aos certificados do ano de 2019
2018
- Clique aqui para ter acesso aos certificados do 2º semestre do ano de 2018
- Clique aqui para ter acesso aos certificados do 1º semestre do ano de 2018
2017
- Clique aqui para ter acesso aos certificados do ano de 2017
Eventos anteriores realizados pelo Programa de Educação Matemática
2021
Ciclo de 10 seminários em torno da abordagem documental do didático PUC-SP - 18/10/2021
Dando continuidade ao Ciclo de Seminários em torno da Abordagem Documental do Didático, conduzidos pelo Professor Emérito do Instituto Francês de Educação, ENS de Lyon: Professor Doutor Luc Trouche, convidamos todos para o próximo seminário que acontecerá no dia 18 de outubro às 14h.
Tema:“Abordagem instrumental, orquestração e meta-orquestração - Homenagem a Pierre Rabardel”
Coordenação:Dra. Veronica Gitirana; Dra. Rosilangela Lucena
Texto para leitura: https://docs.google.com/document
Acesso direto a transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/3t2K-4teQFY
Inscrições e credenciamento na atividade antes do evento (para os credenciados serão emitidas declaração de participação pelo Even3): https://www.even3.com.br/docditpuc/
Seminário de Estudos de Outubro - 04/10/2021
Palestra: “O Programa Residência Pedagógica e a Formação de Professores de Matemática”
Palestrantes: Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (UFOP)
Link da gravação: https://youtu.be/3CkmNUkjMtA
Seminário de Estudos de Setembro - 13/09/2021
Palestra: “Professores, alunos e o ensino da Geometria na Escola Básica: relatos de uma professora que gosta desse tema matemático”
Palestrantes: Profa. Dra. Regina Maria Pavanello (UEM)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=qlR3s0U_oh4
Seminário de Estudos de Agosto - 02/08/2021
Palestra: “Contribuição de teorias da Educação Matemática no contexto do ensino remoto”
Palestrantes: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (UFPA)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=UxxVYkxWJt8
Seminário de Estudos de Junho - 07/06/2021
Palestra: “Inteligência artificial e a educação”
Palestrantes: Profa. Dra. Deolinda M. L. D. Rasteiro (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra - ISEC)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=dR71D3MD_HQ
Seminário de Estudos de Maio
Palestra: "Uso de indicadores educacionais na gestão de escolas e secretarias: possibilidades e desafios"
Palestrantes: Prof. Dr. Nelson Gimenes (PUC-SP e Fundação Carlos Chagas)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=IMY5iboMMwA
Seminário de Estudos de Abril
Palestra: "Análisis de la interacción desde el enfoque de la matemática dialógica"
Palestrantes: Prof. Dr. Francisco Javier Diez Palomar (Universidade de Barcelona)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=HS3RjIxABYA
Seminário de Estudos de Março
Palestra: "A Abordagem dos Itinerários de Ensino da Matemática: uma estratégia didática para a formação de professores, alunos e famílias"
Palestrantes: Prof. Dr. Ángel Alsina (Universidade de Girona)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=HS3RjIxABYA
Ciclo de 10 seminários em torno da abordagem documental do didático PUC-SP
O Programa de Estudos pós-graduados de Educação Matemática da PUC-SP apresenta 10 seminários sobre a Abordagem Documental do Didático.
Esses seminários serão conduzidos pelo Professor Emérito do Instituto Francês de Educação, ENS de Lyon: Professor Doutor Luc Trouche, um dos autores dessa teoria.
Esses seminários ocorrerão uma vez por mês no ano de 2021, sempre às segundas-feiras. Para cada seminário há um texto preparatório.
A participação do professor Trouche no Programa é apoiada pelo projeto Projeto PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP.
Inscrições:
https://www.even3.com.br/docditpuc/
1º. Definindo questões de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=rhe3jEs1Lpg
2º. Questões gerais da gênese documental, a noção de esquema:
https://www.youtube.com/watch?v=quTTuD7-pFc
3º. A noção de esquema:
https://www.youtube.com/watch?v=yYYSr2l0Hps
2020
Seminário de Estudos de Abril
Palestra: "Educação financeira no contexto da educação matemática: pesquisas e reflexões"
Palestrante: Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior (UFJF)
Seminário de Estudos de Maio
Palestra: "Abordagem Documental do Didático"
Palestrante: Prof. Dr. LUC TROUCHE (IFE/ENS-Lyon)
Seminário de Estudos de Junho
Palestra: "Relato de estudo e pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de Limites de Funções Reais de uma Variável Real"
Palestrante: Profa. Dra. Teodora Pinheiro Figueroa (UTFPR-PB)
Seminário de Estudos de Agosto
Palestra: "Os Números por trás da Pandemia da Covid-19: impacto na saúde e na economia"
Palestrantes: Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB), Profa. Dra. Luciane Velasque (UNIRIO), Profa. Dra. Suzi Samá (FURG)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=324UtgZRFCY
Seminário de Estudos de Setembro -
Palestra: "Como envolver ativamente os estudantes em cursos de Matemática?"
Palestrante: Profa. Dra. Carla M. A. Pinto (ISEP)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=BoX9r1xEmEU
Seminário de Estudos de Outubro
Palestra: "Más de una década de Investigación en Didáctica de la Matemática desde la perspectiva de la Teoría de los Modos de Pensamiento: Hallazgos y Avances"
Palestrante: Profa. Dra. Marcela Parraguez (Instituto de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=9yyF_ngaJoY
Seminário de Estudos de Novembro
Palestra: "Avaliação de Conhecimentos e Competências em Matemática"
Palestrante: Profa. Dra. Deolinda M. L. D. Rasteiro (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra - ISEC)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=5fYU9l-uCBA
Seminário de Estudos de Dezembro -
Palestra: "A metamorfose do Sistema de Recursos de Licenciandos em Matemática na Formação Inicial"
Palestrante: Profa. Dra. Cibelle Assis (UFPB)
Link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=Qd0UuHNJi_U
2019
Seminário de Estudos de Março - 11/03/2019
Palestra: "Rethinking creativity for mathematics teaching: introducing multi- and trans-disciplinary approaches for schools"
Palestrante: Prof. Dr. Zsolt Lavicza (Universidade Johannes Kepler)
Seminário de Estudos de Abril - 01/04/2019
Palestra: "Pesquisa em Educação: a diversidade de metodologias"
Palestrante: Profa. Dra. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas)
Seminário de Estudos de Maio - 13/05/2019
Palestra: "Estado da Civilização e Educação Matemática"
Palestrante: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio (PUC-SP)
Seminário de Estudos de Junho - 03/06/2019
Palestra: "Impacto do título de doutor na vida profissional"
Palestrantes: Prof. Dr. André Lúcio Grande (FATEC- Mau[a)
Prof. Dr. Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP)
Prof. Dr. Rogério Fernandes Pires (UFU)
Seminário de Estudos de Agosto - 12/08/2019
Tema: "Ensino de Matemática: possibilidade de inclusão por meio de instrumentos mediadores"
Convidada: Profa. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva (UTFPR)
Seminário de Estudos de Setembro - 02/09/2019
Palestra: "Da matemática à modelagem na Educação Matemática"
Palestrante: Prof. Dr. Dionísio Burak (UEPG / UNICENTRO)
Seminário de Estudos de Outubro - 07/10/2019
Palestra: "Relato de experiências na busca de novos recursos para o ensino de Matemática no Fundamental I e no Fundamental II"
Pesquisa realizada para o Pós-Doutorado em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palestrantes: Profa. Dra. Vera Lucia Antonio Azevedo (MACKENZIE)
Profa. Dra. Eriko Matsui Yamamoto (MACKENZIE)
Seminário de Estudos de Novembro - 04/11/2019
Palestra: "Desafios e Possibilidades da Educação 4.0 no Brasil e particularmente na Amazônia"
Palestrante: Profa. Dra. Marisa Cavalcante (PUC-SP)
2018
SEMINÁRIO DE ESTUDOS SETEMBRO/ 2018
Palestra: " DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
Palestrante: Prof. Dr. Dionísio Burak (UEPG / UNICENTRO)
Mediadora: Profa. Dra. Sonia Barbosa Camargo Igliori (PUC-SP)
Resumo: : No intuito de responder à questão "Qual a natureza da Educação Matemática?", este ensaio objetiva uma reflexão para ampliar a compreensão acerca dos principais pontos que constituem a natureza da Educação Matemática do ponto de vista epistemológico. Vale-se do constructo teórico de Higginson como princípio da discussão sobre a natureza da Educação Matemática e apresenta, como contribuição, um novo constructo, avançando teoricamente em relação à sua natureza. Conclui, ainda, que há uma pluralidade proporcionada pelo diálogo entre as diferentes áreas que constituem a Educação Matemática.
Data: 02/09/2019 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=Ya5i6-cGhKc
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
O Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Áreas Afins tem o intuito de divulgar pesquisas dos alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e de outros Programas do Brasil. Esta edição está estruturada em três momentos: uma conferência, comunicações orais e apresentações de pôsteres.
Palestra: Tema: Inteligência Artificial e seus impactos na Educação
Palestrante: Seiji Isotani - Professor of Computer Science and Learning Technology Institute of Mathematics and Computer Science - University of Sao Paulo
Público alvo: Professores de matemática e de áreas afim do ensino superior e do ensino básico das redes pública e privada, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação em educação matemática, e demais interessados.
Inscrições As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Ou presencialmente no dia do evento (apenas para participantes).
Local: Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação - 01303-050 - São Paulo - SP – Brasil.
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=LvdmpjfXWBk
SEMINÁRIO DE ESTUDOS AGOSTO/2018
Palestra: "REGIOMONTANUS E SEU LEGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS TRIGONOMÉTRICOS"
Palestrante: Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE)
Mediador: Prof. Dr. Fumikazu Saito (PUC/SP)
Resumo: A Trigonometria, ramo na Matemática relacionado ao estudo dos triângulos, desenvolveu-se a partir de necessidades práticas, principalmente ligadas à Astronomia, Agrimensura e Navegação. Nesse cenário, Johann Müller, o Regiomontanus (1436-1476), matemático e astrônomo do século XV, desempenhou um importante papel para o desenvolvimento dessa ciência. Nesse seminário, será apresentado algumas contribuições de Regiomontanus relacionado aos conhecimentos trigonométricos a partir de seus textos publicados.
Data: 01/10/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=J_2kMwtk9dg
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS AGOSTO/2018
Palestra:
"Los recorridos de estudio e investigación en la enseñanza y en la formación del profesorado: nuevas perspectivas".
Palestrante: Profa. Dra. Marianna Bosch Casabò - IQS School of Management, Universitat Ramon Llull, Barcelona, España
Mediador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)
Data: 13/08/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo: Nuestro grupo de investigación en Teoría Antropológica de lo Didáctico trabaja desde hace más de 10 años en el diseño e implementación de recorridos de estudio e investigación (REI) en la enseñanza secundaria y universitaria, así como en la formación del profesorado. El objetivo principal de estas investigaciones es analizar las condiciones que se requieren para hacer evolucionar el actual paradigma pedagógico de la "visita de las obras" hacia el nuevo paradigma del "cuestionamiento del mundo" (Chevallard 2013). También es fundamental identificar las restricciones institucionales que impiden esta evolución y analizar posibles maneras de modificarlas. Algunas de estas restricciones provienen del contrato escolar que se establece en la sociedad y que define el saber por enseñar como un conjunto de obras preestablecidas que los estudiantes deben aprender y los profesores enseñar. Los procesos de transposición didáctica que históricamente han producido la materia prima de este saber por enseñar aparecen así como una restricción epistemológica clave para la implementación de los REI y abren importantes cuestiones para investigaciones futuras.
Chevallard, Y. (2013). Enseñar matemáticas en la sociedad de mañana: alegato a favor de un contraparadigma emergente. Journal of Research in Mathematics Education, 2(2), 161-182. doi: http://dx.doi.org/10.4471/redimat.2013.26
Transmissão online no dia do evento: em breve disponibilizaremos o link no site: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao-matematica#eventos
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
Clique aqui para visualizar o convite: aqui
SEMINÁRIO DE ESTUDOS MAIO/2018
Palestra:
"Apresentação das atividades do GPEA e a experiência de dois alunos coorientados por pesquisadores portugueses".
Palestrante: Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA)
Mediador: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini (PUC/SP)
Data: 07/05/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo: Neste Seminário, o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), constituído em 2003, apresentará um resumo de suas investigações, com destaque para seus principais projetos e seus respectivos objetivos, referenciais teóricos, metodologias empregadas e resultados obtidos. Além disso, dois pós-graduandos do Grupo compartilharão as experiências vivenciadas, em estágio no exterior, sob a coorientação de dois importantes pesquisadores portugueses.
Transmissão online no dia do evento: em breve disponibilizaremos o link no site: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao-matemat…
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS ABRIL/2018
Palestra:
"Geometrix: linha temática envolvendo projetos de desenvolvimento, investigação e interação com a sociedade".
Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Reis D'Azevedo Breda – Universidade de Aveiro (Portugal)
Mediador: Profa. Dra. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (PUC/SP)
Data: 02/04/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo:A linha temática Geometrix, linha de cariz interdisciplinar agrega, entre outros, matemáticos, informáticos, educadores, terapeutas e designers gráficos. Está inserida no Grupo de Álgebra e Geometria do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro. É uma linha fortemente comprometida com o estudo, uso, criação e implementação de ambientes de aprendizagem direcionados a todos os graus de ensino, visando a promoção do conhecimento matemático e o desenvolvimento de competências nesta área de conhecimento. Fazem também parte dos objetivos desta linha temática, a investigação de tópicos estreitamente ligados aos ambientes em desenvolvimento e a criação de projetos com forte interação social. Nesta palestra faremos uma apresentação do trabalho realizado por esta linha temática nos últimos anos abrangendo as três vertentes de ação: desenvolvimento, investigação e interação social e daremos a conhecer metas que nos propomos alcançar até 2020. Será dado um especial ênfase (1) ao ambiente digital LEMA (Ambiente de Aprendizagem em Matemática para Crianças Autistas); (2) à produção do jogo de tabuleiro CMAT (3) ao desenvolvimento de jogos de cariz combinatório; (4) à criação de ferramentas GeoGebra para a exploração da geometria esférica e a (5) tópicos de investigação atualmente em curso.
Transmissão online no dia do evento: em breve disponibilizaremos o link
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
Clique aqui para visualizar o convite: aqui
SEMINÁRIO DE ESTUDOS MARÇO/2018
Palestra:
"Engenharia Didática do Percurso de Estudo e Pesquisa (PER/PEP)".
Palestrante: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud – PUC/SP
Mediador: Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira(PUC/SP)
Data: 05/03/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação),
Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo: Apresentaremos as bases teóricas de uma Engenharia do PER (Percurso de Estudo e Pesquisa) de Chevallard (2009), evidenciando seus objetivos e princípios. Discutiremos, também, as dimensões epistemológica, ecológica e econômica-institucional de um problema didático que sustentam a construção de um Modelo epistemológico de Referência (MER) e de um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) ao Modelo Dominante no Ensino, necessários a implementação de um PER, assim como suas potencialidades na investigação em Didática da Matemática (em Didáticas das disciplinas).
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
Clique aqui para visualizar o convite: aqui
TRANSMISSÃO ON-LINE no dia do evento, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=62DJF25DZnu
2017
VI Encontro de Produção Discente – 16 de setembro/2017
Apresentação:
O Encontro de Produção Discente tem o intuito de divulgar pesquisas dos alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e de outros Programas do Brasil. Esta edição está estruturada em três momentos: uma palestra, comunicações e apresentações de pôsteres.
O tema desta edição será: O Ensino Híbrido e Metodologias Ativas.
A palestra Ensino Híbrido e Metodologias Ativas, que ocorrerá a partir das 9h30min será transmitida pela Internet no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=4dQaY1nMfOU
A lista dos trabalhos aprovados está disponível em: http://congressos.pucsp.br/index.php/producaodiscente/epdVI/schedConf/presentations
Local: Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação - 01303-050 - São Paulo - SP – Brasil.
Para demais informações, acesse o site do evento: aqui
SEMINÁRIO DE ESTUDOS SETEMBRO/2017
Palestra: "Narrativas (auto)biográficas na formação de professores: aprender e ensinar matemática nos anos iniciais"
Palestrante: Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)
Mediadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini (PUC/SP)
Data: 04/09/2017 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Clique aqui para visualizar o convite
Clique aqui para visualizar o resumo do seminário
Clique aqui para baixar o texto de apoio ao seminário
• Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=QlaNTi5e9KI
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS JUNHO/2017
Objetivo: O evento tratará de produções do grupo de pesquisa relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Coordenação Geral:Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC/SP)
Data:05/06/2017 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
•Clique aqui para para visualizar o cronograma do evento
SEMINÁRIO DE ESTUDOS MAIO/2017
Palestra: "DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
Palestrante: Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre (PUC-SP)
Mediador: Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC-SP)
Data: 08/05/2017 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/SP
Clique aqui para visualizar o convite
Clique aqui para visualizar o resumo do seminário
Clique aqui para consultar o artigo
TRANSMISSÃO ON-LINE
No dia do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1yu9vVAGJ7Q
OBS.: Seminário aberto aos interessados
SEMINÁRIO DE ESTUDOS ABRIL/2017
Palestra: "MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS E O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
Palestrante: Profa. Dra. Jaqueline Araújo Civardi (UFG)
Mediador: Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva (PUC/SP)
Data: 03/04/2017 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Clique aqui para visualizar o resumo do seminário
Clique aqui para visualizar o convite
Clique aqui para consultar o artigo 1
Clique aqui para consultar o artigo 2
TRANSMISSÃO ON-LINE no dia do evento, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=2jwiUNLh4qc
OBS.:Seminário aberto aos interessados
2016
PROGRAMAÇÃO - 2016
SEMINÁRIO DE ESTUDOS NOVEMBRO/2016
Palestra: "Educação Matemática vista sob uma perspectiva terapêutico-indisciplinar"
Resumo: O foco deste artigo incide sobre o problema metodológico relativo à produção de investigações historiográficas no âmbito acadêmico. Mais especificamente, é nosso propósito caracterizar o que temos denominado uma atitude terapêutico-gramatical desconstrucionista na condução de pesquisas acadêmicas em (historiografia) da educação (matemática), com base na investigação da questão acerca de com o que poderia se assemelhar uma historiografia da educação matemática – ou simplesmente, uma historiografia - que fosse inspirada no pensamento do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, sobretudo, no seu próprio modo de praticar a filosofia terapeuticamente.
Palestrante: Prof. Dr. Antonio Miguel (UNICAMP)
Mediador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)
Data: 07/11/2016 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Clique abaixo para consultar os textos para a discussão:
•Entre jogos de luzes e de sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira
•UMA ENCENAÇÃO TERAPÊUTICA DA TERAPIA WITTGENSTEINIANA NA CONDUÇÃO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS
Seminário aberto aos interessados.
OBS.: TRANSMISSÃO ON-LINE
No dia do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EXMI3k4_ugU
Clique aqui para visualizar o convite do evento
V Encontro de Produção Discente – 26/11/2016
Apresentação:
O Encontro de Produção Discente tem o intuito de divulgar pesquisas de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e/ou áreas afins, do território brasileiro.
Esta é a V Edição deste evento, o qual se estrutura em três momentos: palestra, apresentação de pôsteres e comunicações orais.
Nesta Edição a palestra versará sobre "Metodologias praticadas nas pesquisas em Educação Matemática" e os trabalhos que serão apresentados devem ser inseridos nas temáticas dos GT da SBEM.
"Submissão de Trabalhos"
Quem tem direito de enviar trabalho para ser avaliado e apresentado: Estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, ou áreas afins.
Categorização dos trabalhos: os trabalhos submetidos devem estar relacionados a um tema dos GT da SBEM segundo escolha pelo(s) autor(es).
Serão avaliados trabalhos com no máximo três autores. Cada grupo de autores só pode enviar, no máximo, um trabalho.
Nova data limite para envio: 06/11/2016
Local: Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação - 01303-050 - São Paulo - SP – Brasil.
Para demais informações, acesse o site do evento: http://www.pucsp.br/v-encontro-de-producao-discente
DIA DE REFLEXÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – OUTUBRO/2016
Resumo: A temática deste evento será a "Tendências de Pesquisas em Educação Algébrica e o GPEA "Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica", cuja organização dos debates está sob da comissão organizadora do evento, composta por: Profa. Dra. Silvia Alcântara Machado (Presidente da comissão), Prof. Dr. Gabriel Loureiro Lima e Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini. Neste evento, o intuito é divulgar as pesquisas do grupo de pesquisa GPEA do PEPG em Educação Matemática Programa, e propor cenários de intervenção em sala de aula o ensino e a aprendizagem de conceitos algébricos de forma articulada com pesquisas discentes do grupo de pesquisa. Estão reservados dois momentos: palestra sobre a temática supracitada e três oficinas.
Público Alvo: Professores de Matemática e área afim das redes pública e privada, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-graduados em Educação Matemática, do departamento de matemática e demais pesquisadores e interessados.
Programação
Data: 08/10/2016 (sábado)
13h00 às 13h30: Inscrições e confirmação da inscrição
13h30 às 14h20: Palestra com as professoras: Dra. Barbara Lutaif Bianchini (PUCSP) e Dra. Silvia D. A. Machado (PUCSP)
14h30 às 16h30: Oficinas
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Para inscrições, acesse: https://goo.gl/forms/6qqAE8K6Yt6jRH1p1
SEMINÁRIO DE ESTUDOS OUTUBRO/2016
Palestra: "Mapeamento, Estado da Arte e Meta-Análise da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática"
Palestrante: Prof. Dr. Dario Fiorentini (FE/Unicamp)
Mediador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)
Data: 03/10/2016 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Clique aqui para visualizar o Resumo do Seminário.
OBS.: em breve disponibilizaremos os textos para fundamentar a discussão.
OBS.: Seminário aberto aos interessados.
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
TRANSMISSÃO ON-LINE
No dia do evento, acesse: https://youtu.be/QlRjgCMseCU
SEMINÁRIO DE ESTUDOS SETEMBRO/2016
Palestra:"As Práticas Investigativas e os Saberes da Docência"
Palestrante:Profa. Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva – Cefor- Ifes
Data:05/09/2016 (segunda-feira)
Horário:14h00
Local:Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Leituras recomendadas:
•Reflexões de licenciandos sobre o ensino-aprendizagem da álgebra
•Content Knowledge for Teaching : What Makes It Special?
•Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching
•Grupo Colaborativo do GEMP como contexto de construção de saberes e de relação com os saberes
As Práticas Investigativas e os Saberes da Docência
OBS.: Seminário aberto aos interessados
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS AGOSTO/2016
Palestra:"BNCC e perspectivas educacionais"
Palestrante: Profa. Dra. Alerte de Jesus Brito – UNESP Mediador:Prof. Dr. Fumikazu Saito (PUC/SP)
Data:08/08/2016 (segunda-feira)
Horário:14h00
Local:Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Leituras recomendadas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf ( p. 24 a 52, 400 a 435 e 562 a 581)
OBS.: Seminário aberto aos interessados
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS JUNHO /2016
Palestra:"Uso e produção de vídeos no ensino da matemática"
Palestrante: Prof. Dr. Samuel Rocha de Oliveira – UNICAMP (CURRÍCULO)
Mediador:Profa. Dra. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (PUC/SP))
Data:06/06/2016 (segunda-feira)
Horário:14h00
Local:Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Leituras recomendadas:
http://www.sbembrasil.org.br/ojs/index.php/ripem/article/viewArticle/92
http://m3.ime.unicamp.br/recursos/midia:video
OBS.: Seminário aberto aos interessados
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS MAIO/2016
Palestra:"MÚSICA, ARITMÉTICA E GEOMETRIA NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA"
Palestrante: Profa. Dra. Carla Bromberg – Pós-Doutoranda do PEPG em Educação Matemática da PUC/SP
Mediador: Prof. Dr. Fumikazu Saito (PUC/SP)
Data:02/05/2016 (segunda-feira)
Horário: 14h00
Local:Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo:"Este projeto circunscreve-se nas recentes propostas em Educação Matemática que buscam articular história e ensino de matemática e tem por objetivo compreender a relação entre número, grandeza e medida, tendo por foco a relação entre geometria, aritmética e música. A proposta aqui delineada tem por base questões epistemológicas que emergem da relação entre música e matemática historicamente contextualizadas com vistas a contribuir para a formação inicial e/ou continuada de professores de matemática. As relações entre a Música e a Matemática são evidentes em documentos do século XVI e desenvolvem-se principalmente em torno de discussões e referências ao conceito de razão e proporção. Enquanto as razões, como elementos abstratos matemáticos, podem ser calculadas e definidas na Aritmética, na Geometria, ou na Música, na prática, foi em objetos do mundo real que puderam ser percebidas. Durante o período renascentista, foi principalmente através do sentido da visão e dentre as artes/ciências, como a escultura e a arquitetura, que as proporções puderam ser mais claramente evidenciadas. Apesar da facilidade com que estas duas instâncias podem ser descritas em separado, ao debruçar-se sobre os tratados de época que lidam com os processos de mensuração, percebemos a complexidade deste processo e constatamos diversas noções de quantificação. Enquanto conceitos geométricos e aritméticos podem ser facilmente mobilizados, por exemplo, na obtenção da medida da altura de uma torre, da largura de um muro, ou da profundidade de um vale, uma vez que através de instrumentos e de cálculos se conhece o que se mede, no caso especial da Música, então uma ciência matemática, ainda não definida em termos de frequência, a relação entre o som ouvido e sua medida parece não apresentar um paralelo com relação ao objeto e sua medida. Assim, o objetivo deste projeto é identificar os papéis da Aritmética e da Geometria na tradição renascentista musical através da noção de quantificação, partindo da análise de documentos originais nos quais as definições dos elementos musicais são propostas de modo a identificar os debates em que problemas de quantificação foram centrais durante os séculos XV e XVI. A identificação desses problemas é bastante relevante se considerarmos que parte deles estão relacionados ao processo da construção do conhecimento matemático moderno. Devidamente contextualizados, a Música, a Aritmética e a Geometria apontam para diferentes e interessantes questões de ordem epistemológica que podem ser exploradas pelo educador matemático, principalmente no que diz respeito à noção do que é medir e sua relação com o objeto medido."
OBS.: Seminário aberto aos interessados
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS ABRIL/2016
Palestra: "Interação e aprendizado matemático em ambientes virtuais
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ
Mediador: Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira (PUC/SP)
Data: 04/04/2016 (segunda-feira)
Horário: 14hrs
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, cep. 01303-050 São Paulo/ SP
Resumo: "Neste seminário conceituarei TIC e ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Discutir sobre a importância da interação, da motivação e da singularidade discursiva na análise do aprendizado matemático em AVA. A partir dos textos lidos ilustrarei exemplos em um Chat com o uso de GeoGebra e em outro com comunicação escrita".
Leituras recomendadas:
BAIRRAL, M. A., & MARQUES, F. d. J. R. (2016). Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra. Educação Matemática Pesquisa. No prelo. - Clique aqui
Bairral, M. A. (2011). Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática. Educar em Revista (UFPR), Número Especial - Dossiê Psicologia da Educação Matemática (1/2011), 173-189. - Clique aqui
OBS.: Seminário aberto aos interessados
Clique aqui para visualizar o convite do evento.
SEMINÁRIO DE ESTUDOS MARÇO/2016
Seminário: "Arte e Visualidade: outros olhares para visualização matemática"
Convidada: Profa. Dra. Cláudia Regina Flores - Universidade Federal de Santa Catarina
Mediador: Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva (PUC/SP)
Data: 07 de março de 2016 (segunda-feira) das 14h00 às 16h00
Local: Auditório Da Faculdade De Ciências Exatas E Tecnologia, RUA Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo – SP
Resumo: Neste seminário apresenta-se alguns resultados de projetos de pesquisas sobre visualização, arte, matemática e educação, problematizando o papel do visual e da imagem na escrita da história da matemática e na elaboração de conhecimento matemático em sala de aula.
2015
Seminário: 'MODELAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEXTOS E LINGUAGEM ´.
Convidada: Profa. Dra. Maria Salett Biembengut- FAMAT/EDUCEM – PUCRS / Mediador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)
Data: 09 de novembro das 14h00 às 16h00
Local: Auditório Da Faculdade De Ciências Exatas E Tecnologia, RUA Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo – SP
Resumo: Dentre os processos e métodos de ensino encontra-se a Modelagem Matemática no âmago das reformas curriculares de matemática de vários países, nas últimas três décadas. A proposição de questões ou atividades que integrem outras áreas do conhecimento, de acordo com o nível de escolaridade dos estudantes, indica que se vincular a matemática à realidade, é possível facilitar a eles melhor compreensão sobre um fato não conhecido, assimilando ou incorporando aos fatos já familiares. Isso significa que os estudantes não apenas tenham conhecimentos matemáticos e, ainda, desenvolvam habilidades para solucionar problemas, além das proposições em sala de aula. Frente à natureza educacional, como a Modelagem se insere no ensino e na aprendizagem desta universalidade matemática diante das pluralidades culturais?
Para responder essa questão, conceituo Modelagem na Educação - Modelação, a partir do que a autora defende desde 1990 e, ainda, sublinhando alguns conceitos de contexto e linguagem; na sequência, e alguns momentos em que diferentes contextos e linguagem são evidenciados na Modelação. Estas pontuações favorecem-me efetuar considerações sobre pluralidades culturais e universalidade matemática na Modelagem na formação de professores apoiada-me nas proposições de Bréhier (1962) e de Laporte (1940).
_____________________________________________
[1] Modelagem (modela + agem), processo/método de se fazer modelo, faz-se presente em quase todas as criações. Modelagem (matemática) é um método para solucionar alguma situação-problema ou para compreender um fenômeno utilizando-se de alguma teoria (matemática).
Seminário de Estudos Setembro
Seminário: 'APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA´.
Convidada: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Universidade Estadual de Londrina (UEL) / Mediadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC/SP)
Data: 14 de setembro das 14h00 às 16h00
Local: Auditório Da Faculdade De Ciências Exatas E Tecnologia, RUA Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo – SP
Resumo: Este artigo reporta-se às aprendizagens, relacionadas ao conhecimento profissional do professor, de nove professoras que ensinam matemática, ocorridas no âmbito de uma experiência de formação continuada de um grupo que se constituiu em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais). Analisa momentos de discussão coletiva dessaCoP e procura compreender como essas professoras se engajam no empreendimento relato e análise do relato do desenvolvimento de tarefas em sala de aula na busca de repensar suas práticas de ensino de matemática. Essa CoP foi coordenada pela primeira autora deste artigo, tendo-se recorrido, essencialmente, a registros em áudio das sessões de formação e a registros escritos das professoras e da formadora para recolha dos dados. A análise dos dados revelou o que se tornou ponto de enfoque nos processos de negociação de significados da CoP, nomeadamente: o desempenho dos alunos na resolução de tarefas matemáticas; os diferentes tipos de questões feitas pelo professor durante a aplicação de tarefas de alto nível de demanda cognitiva; a gestão do tempo destinado aos alunos para a resolução de tarefas. A dinâmica assumida nessa experiência de formação continuada evidenciou elementos constituintes da prática dessa comunidade que permitiram aprendizagens das professoras.
Seminário de Agosto
Aprendizagem significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para a testagem?
Palestrante: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira – Instituto de Física (UFRGS)
Mediadora: Profa. Dra. Sonia Barbosa Camargo Igliori (PUC-SP)
Data: 03/08/2015 próxima segunda-feira
Horário: 14h00
Local: Auditório principal (Campus Marquês de Paranaguá – Consolação)
Clique aqui para visualizar o convite do evento
Seminário de Julho
Estudo de fenômenos e problemas de processos de ensino e aprendizagem de matemática no âmbito da Teoria Antropológica do Didático (TAD)
Convidado: Catarina Oliveira Lucas, Universidade de Vigo (Espanha) - Departamento de Matemática Aplicada I, ETSI de Telecomunicação – e membro do grupo de Pesquisa do Prof. Dr. Josep Gascón, Universidade de Barcelona - Espanha
Resumo:A visita da Catarina Oliveira Lucas, ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, do dia 05 ao dia 21 de junho de 2015, tem por objetivo principal contribuir com as pesquisas em desenvolvimento nos grupos de pesquisa do Programa. Tal colaboração será intensificada por intermédio de reuniões de trabalho e por discussões teóricas sobre fenômenos e problemas de ensino e aprendizagem no âmbito da Teoria Antropológica do Didático. Visa também aprofundar os estudos e discussões sobre os fundamentos teóricos básicos para a elaboração, experimentação e avaliação de situações de ensino e de aprendizagem em Matemática, assim como no âmbito de atividades de sala de aula. Neste sentido, para o desenvolvimento do trabalho, estão previstos três momentos fundamentais: conferências, oficinas e encontros com os grupos de pesquisa e alunos do programa. Apresentamos a seguir o cronograma das conferências e oficinas agendadas.
Clique aqui para visualizar a programação completa
Seminário de Junho
Seminário: 'O Ensino de Matemática para Alunos Surdos''.
Convidado: Prof. Dr. Geraldo do Eustáquio Moreira – UnB.
Data: 01 de junho 2015 das 14h00 às 16h00
Local: Auditório Da Faculdade De Ciências Exatas E Tecnologia, RUA Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo – SP
Resumo: Este texto teve como objetivo principal problematizar o ensino de Matemática para alunos surdos, articulando a Educação Matemática Inclusiva aos preceitos dos estudos culturais dos surdos. E, mais restritamente, trazer reflexões acerca das estratégias e recursos visuais no ensino bilíngue para esses alunos, bem como refletir sobre a inclusão dos aspectos culturais inerentes à cultura surda ao ensino e aprendizagem de Matemática. Para a construção do manuscrito, utilizou-se de recursos reflexivos e provocativos sobre a problemática, desde a ideia de autonomia dos alunos com NEE; articulando as ideias da escola inclusiva aos preconceitos e mitos sobre a surdez; defendendo, ainda, a LIBRAS como um traço da identidade da comunidade surda, para, ao final, discutir os desafios do ensino de Matemática para os alunos surdos, reservando um espaço para debates e sugestões.
Clique aqui para visualizar o texto completo.
Seminário de Maio
III - Fórum de Discussão:
Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
Data: 29 e 30 de Maio de 2015
Resumo: O Fórum de Discussão "Parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática" tem como objetivo discutir e apresentar propostas de enfrentamento dos diferentes problemas e desafios da pesquisa em Educação Matemática brasileira.
Local: PUC-SP - Campus Consolação - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Endereço:Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação – São Paulo – Brasil
Seminário: Professores de Matemática e suas relações com materiais curriculares.
Convidada: Profa. Dra. Andreia Maria Pereira de Oliveira - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS
Data: 04 de maio de 2015 das 14 horas às 16 horas
Local: Auditório Da Faculdade De Ciências Exatas E Tecnologia, RUA Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo – SP
Resumo: A Profa. Dra. Andréia Maria Pereira de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana e UFBA), discutira os resultados de uma investigação sobre que imagens da prática pedagógica no ambiente de modelagem matemática são representadas em materiais curriculares educativos. De acordo com autora, os resultados sugerem que tais materiais apresentam uma prática pedagógica na qual o controle está, por vezes, centrado no professor, enquanto que em outros momentos esse controle é compartilhado com os estudantes. Essa variação no controle na comunicação entre professores e estudantes constituiu o que ela nomeou de imagens de deslocamentos.
Seminário de Abril
Convidado: Marco Aurélio Kistemann Jr. (Doutor em Educação Matemática-Unesp-Rio Claro-SP)- marco.kistemann@ufjf.edu.br
Resumo: O seminário tratara do professor de Matemática e investigação em sala de aula de Matemática. Discute-se o papel do professor de Matemática na investigação no contexto atual escolar, explicitando de que forma a Educação Matemática pode contribuir para que ocorra autonomia na produção e investigação do conhecimento matemático, buscando ressaltar a validade da intersubjetividade nas práticas da Educação Matemática.
Data:06/04/2015
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia – PUC/SP
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo/SP
Seminário de Março
TEMA: Contribuições da avaliação e dos dados educacionais na formulação e gestão de políticas públicas em educação.
CONVIDADO: Nelson Antônio Simão Gimenes, pesquisador da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professor da PUC/SP.
RESUMO:
Atualmente, pesquisadores e agentes públicos tem à disposição um conjunto cada vez maior de informações produzidas por diferentes fontes e que se referem aos resultados das avaliações externas e aos demais dados de demografia educacional (INEP, IBGE, MTE, Fundação SEADE, Secretarias de educação etc). No entanto, são enormes os desafios encontrados para o emprego mais consistente destas informações na formulação e gestão de políticas educacionais, seja ela no âmbito federal, estadual ou municipal, sobretudo devido às dificuldades, em grande parte, atribuídas ao conhecimento limitado das informações produzidas e/ou aos obstáculos enfrentados para organização e sistematização dos dados de interesse. Nesta palestra, inicialmente serão abordados brevemente alguns conceitos como o de qualidade em educação, medida e avaliação, além de apresentar uma discussão sobre as potencialidades e limites dos dados e indicadores produzidos para o uso na formulação e gerenciamento de políticas públicas em educação.
PUBLICO ALVO: Todos os interessados
2014
SEMINÁRIOS DO PROGRAMA - 2º SEMESTRE/2014
Seminário: A aprendizagem de professores de matemática a partir da participação em grupos colaborativos.
Convidado: Prof. Dr. Jonei Cerqueira Barbosa
Mediadora: Profa. Dra. Sonia Barbosa Camargo Igliori
Local: PUC-SP campus Consolação: Rua Marquês de Paranágua, 111, Consolação - SP
Data: 01 de dezembro
Clique aqui para visualizar o cartaz do evento
Seminário: O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de uma análise das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ
Prof. Dr. Benedito Antonio da Silva (PUC-SP)
Convidado: Profa. Dra. Márcia Maria
Local: PUC-SP campus Consolação: Rua Marquês de Paranágua, 111, Consolação - SP
Data: 03 de novembro
Clique aqui para visualizar o cartaz do evento
DIA DE REFLEXÃO
DATA: 18 DE OUTUBRO DE 2014
LOCAL: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP -Campus Consolação
Clique aqui para visualizar o cartaz do evento.
Mapeamento de pesquisas no PEPGEM da PUCSP, que contemplam perspectivas sócio históricas e culturais
Prof. Drª. Ana Lúcia (PUC-SP)
CONVIDADO: Prof. Drª. Cristina Maranhão
DATA: 06 DE OUTUBRO DE 2014
LOCAL: Rua Marquês de Paranágua, 111, Consolação - SP. Auditório da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Clique aqui para visualizar o cartaz do evento.
SEMINÁRIO IV
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE PESQUISATEMA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Dr. Dario Fiorentini (FE/Unicamp)
DATA: 02 DE JUNHO DE 2014
HORARIO: DAS 14H0 ÀS 16H00
LOCAL: AUDITORIO DA FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – PUC/SP – Campus consolação.
Descrição: Pretendemos nesta palestra descrever, caracterizar e discutir epistemológica e metodologicamente a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional de professores de matemática enquanto objetos ou focos da pesquisa em Educação Matemática. Pretendemos também ilustrar alguns exemplos e possibilidades desse tipo de pesquisa, com destaque para a análise narrativa.
Seminário III:
-
-
05/05/2014
Formação de Professores
Profª. Drª. Maria Manuela David (UFMG).
-
Seminário II:
-
-
31/03/2014
Formação de Professores e Educação Matemática
Profa. Dra. Célia Maria Carolino Pires – PUC/SP
-
26/02/2014 a 24/03/2014
PESQUISADOR VISITANTE DO EXTERIOR MARC BAILLEUL (Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFM) da Universidade de Caen Basse-Normandie – França)
Atividades de 26/02/2014 a 24/03/2014.
-
2013
-
02/12/2013
"Avances de investigación sobre estructuras numéricas y álgebra escolar"
Horário: 14h00
Palestrante: Profa. Dra. Encarnación Castro da Universidade de Granada
Local: Auditório Principal
-
23/11/2013
Encontro de Produção Discente 2013
Horário: das 9h às 16h
Prazo para envio dos trabalhos: 15/10/2013
-
De 27 a 30/11/2013 (Brasil)
7º Colóquio sobre a Análise Estatística Implicativa
Clique aqui para mais informações
Contacto: Saddo Ag Almouloud saddoag@gmail.com
-
03 e 04/12/2013
2o. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Pesquisas e Políticas Públicas
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Marquês de Paranaguá
Clique aqui para mais informações
-
07/10/2013 das 14h às 16h
Seminário de Estudos - Teorias em Educação Matemática
Local: Anfiteatro
Horário: das 14h às 16h
-
27/04/2013
Palestra Aproximações entre teoria e prática
Um dia de reflexão sobre Educação Matemática 2013
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud
-
Palestra Problemas e novas perspectivas na formação inicial de professores no Brasil
Palestrante: Bernardete A. Gatti (Fundação Carlos Chagas)
2012
-
UM DIA DE REFLEXÃO: encontro de professores e pesquisadores
29/09/2012
Para impressão de seu certificado, aguarde informações. (publicado em 02/10/12)
2010
-
Jornada - III ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP
Realizada em: 25/10/2010 (seg)
Local: Campus Marquês de Paranaguá
Cronograma:
10h: Abertura
11h: Apresentação de pôsteres de estudantes e confraternização
12h: Almoço
14h: Sessões Coordenadas
16h: Encerramento -
UM DIA DE REFLEXÃO: encontro de professores e pesquisadores
Realizada em: 23/10/2010
Para impressão de seu certificado clique aqui. (publicado em 02/12)
-
III Encontro Produção Discente
Realizada em: 25/10/2010
Para impressão de seu certificado clique aqui. (publicado em 02/12)
-
PALESTRA: "Análise da trajetória das Reformas Curriculares de Matemática e suas implicações para a formação de professores da Educação Básica".
Profa. Dra. Barbara Nakayama.
Realizada em: 18/10/2010
Para impressão de seu certificado clique aqui. (publicado em 03/12)
-
PALESTRA: "Ensino de Matemática: currículo e formação de professores"
Profa. Dra. Lucíola Licínio de Castro Paixão.
Realizada em: 06/10/2010
Participantes para imprimir seu certificado clique aqui. (publicado em 13/10)
-
PALESTRA: "Ideias Matemáticas na História e Culturas Africanas"
Prof. Dr. PAULUS GERDES (Vice-President for Southern Africa, African Academy of Sciences
Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociência (CEMEC), Universidade Pedagógica, C.P. 915, Maputo, Moçambique)Realizada em: 27/09/2010
Organização: Grupo de Pesquisa PEA-MAT - Participantes para imprimir seu certificado clique aqui. (publicado em 28/09)
-
PALESTRA: "Abordagens Empíricas em Educação Matemática"
Profa. Dra. Érica Valéria Alves (Universidade Federal de Alfenas - MG)
Realizada em: 10/05/2010
Organização: Grupo de Pesquisa PEA-MAT
Certificados da Palestra da Profa. Dra. Érica Valéria Alves. Imprima aqui.
-
EVENTO
Prof. Dr. Michael de Villiers (University of KwaZulu-Natal, South Africa)
Realizado no período de 19 a 29/04/2010.
Organização: Grupo de Pesquisa TecMEM
Certificados da Palestra do Prof. Dr. Michael Villers. Imprima aqui.
2009
-
II Encontro de Produção Discente em Educação Matemática PUC/SP
Realizada em: 16 de novembro de 2009
2008
-
PALESTRA: "Formação em estatística: questões didáticas e pedagógicas".
Prof. Dr. Jean-Claude REGNIER (Université Lumière Lyon2)
Realizada em: 05/12/2008
-
PALESTRA: "Dos instrumentos técnicos aos instrumentos psicológicos: bengalas intelectuais ou ajudas para a conceptualização em matemática"
Profa. Dra. Nadja Maria ACIOLY-RÉGNIER (Université Lumière Lyon2)
Realizada em: 04/12/2008
-
PALESTRA: "Usos inovadores de TICs em contextos presenciais e a distância"
Profa. Dra. Vani Moreira Kenski (FE/USP)
Promovido pelo Grupo de Pesquisa "Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática – TecMEM"
Realizada em: 10/11/2008
-
Encontro de Produção Discente em Educação Matemática da PUC-SP
Promovido pelo Programa de Educação Matemática da PUC/SP
Realizado em: 08/11/2008.
Campus Marquês de Paranaguá.
-
SEMINÁRIOS "Teoria APOS de Dubinski e pesquisas realizadas com esse referencial"
Profa. Dra. Maria Trigueros - ITAN (México) / CINVESTAV
Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - GPEA
Realizado do período de 21 a 31/10/08
-
PALESTRA: "A teoria 3UV na sala de aula de Matemática"
Profa. Dra. Maria Trigueros - ITAN (México) / CINVESTAV
Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - GPEA
Realizado em: 22/10/08
-
CONFERÊNCIA: "Grandes momentos da História da Matemática"
Prof. Dr. Gilberto Garbi (autor de livros didático)
Realizado em: 02/10/2008
Seminários
-
Tema: "Prova e demonstração"
Profs. Drs. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho e Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)
Realizado em 29/02/2008
-
Tema: "Educação Estatística"
Profa. Dra. Lisbeth Cordani (USP)
Realizado em 28/02/2008
-
Tema: "Educação Algébrica na Escola Básica"
Profas. Dras. Silvia Machado, Bárbara Bianchini e Maria Cristina Maranhão (PUC/SP)
Realizado em 27/02/2008
-
Tema: "Educação Algébrica na Escola Básica"
Prof. Marcelo Cestari Lellis (Autor de Livros Didáticos)
Realizado em 26/02/2008
-
Tema: "Ensino do Cálculo"
Profs. Drs. Benedito Antonio da Silva, Sonia Barbosa Camargo Igliori (PUC/SP)
Profa. Dra. Marisa da Silva Dias (CEETPS)
Realizado em 21/02/2008
-
Tema: "Investigações sobre Currículos de Matemática"
Profa. Dra. Célia Maria Carolino Pires (PUC/SP)
Realizado em 20/02/2008
-
Tema: "Pesquisas sobre Currículos: redes, mapas, tesouros"
Prof. Dr. Nilson José Machado (FE/USP)
Realizado em 19/02/2008
-
Tema: "Possibilidades das Tecnologias na Educação Matemática. E os limites?"
Profas. Dras. Sônia Pitta Coelho e Celina Ap. Almeida Pereira Abar (PUC/SP)
Realizado em 15/02/2008
-
Tema: "Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação"
Prof. Dr. César Augusto Amaral Nunes (USP)
Realizado em 14/02/2008
-
Tema: "Formação de Professores e Conhecimento Profissional"
Profa. Dra. Patrícia Albieri (Pesquisadora FAPESP)
Realizado em 13/02/2008
-
Tema: "Pesquisas sobre Formação de Professores"
Profas. Dras. Laurizete Ferragut Passos e Ana Lúcia Manrique (PUC/SP)
Realizado em 12/02/2008
2007
-
Mesa Redonda sob o tema: "Teologia e Interdisciplinaridade"
Debatedores: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio (Programa de Educação Matemática), Prof. Dr. João Décio Passos (Vice-Reitor Comunitário) e Prof. Dr. Afonso Soares (Chefe do Departamento de Teologia)
Realizado em 18/10/2007
-
Palestra com o Prof. Dr. Ricardo Nemirovsky da State University of San Diego
Programação do Projeto LOVE ME Lab/ Tidia Ae Fapesp - Pós/EDMAT
-
Titulo: "Imaginação Matemática na Aprendizagem da Matemática" ("Mathematical Imagination in the learning of mathematics")
Realizado em 06/08/2007
-
Palestra: "Discutindo a pesquisa para reconhecer indicadores de criatividade na formação dos professores e para a análise de programas de formação. O valor da cultura, o cotidiano e as conexões com a matemática escolar"
-
Título: Para um desenvolvimento criativo via a Matemática
Prof. Dr. Joaquim Gimenez (Universidade de Barcelona - Espanha)
Realizado em 26 março de 2007
2005
-
Mesa Redonda: "Metodologia de Pesquisa na área de Formação de Professores de Matemática"
Profa. Dra. MARLI ANDRÉ (Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC/SP)
Prof. Dr. DARIO FIORENTINI (Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP)
Realizado em 06/06/2005 -
Conferência: "Tópicos sobre a Teoria das Situações de G. Brousseau"
Profa. Dra. Isabelle Bloch (Professora da IUFM d'Aquitaine (Institut Universitaire de Formation des Maitres)
Realizado em 24/05/2005 -
Conferência: "Primeiros elementos algebrizados do "Cálculo" no ensino médio, no ensino de Análise na Universidade; qual transição, quais perspectivas"?
Profa. Dra. Isabelle Bloch (Professora da IUFM d'Aquitaine (Institut Universitaire de Formation des Maitres)
Realizado em 23/05/2005 -
Conferência Satélite ICMI Study 15: "A Formação e o desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática"
Prof. Dr. Arthur Powell (Rutgers University, Estados Unidos)
Profa. Dra. Ruhama Even (Weizmann Institute)
Realizado em14/05/2005 -
Conferência: "Metodologia de Pesquisa e História Oral: possibilidades para área de Educação Matemática e Formação de Professores"
Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica (Professor do Programa de Pós-Graduação da UNESP/RC)
Realizado em 12/05/2005 -
Palestra: "Tomando uma visão anti-essencialista sobre tecnologia na Educação Matemática: uma nova perspectiva"
Profa. Dra. Abigail Fregni Lins (Professora da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL)
Realizado em 21/03/2005 -
Palestra: "Relação entre a Metodologia de Ensino de Resolução de Problema e o conceito de Matemática Experimental: alguns exemplos em nível de Ensino Básico"
Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin (Professora da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)
Realizado em 28/02/2005
2004
-
Palestra: "Aliança sinérgica entre Epistemologia e Didática da Matemática no estudo da álgebra elementar e seus símbolos"
Profa. Dra. Caroline Bardini (Dourado pela Universidade de Paris VII - Pós-Doutorando na Universidade de Melbourne)
Realizado em 23/08/2004 -
Palestra: "Inteligência Artificial no Ensino"
Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti (Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)
Realizado em 13/08/2004 -
Seminário: "O papel da reflexão na construção do conhecimento matemático e na mudança das práticas"
Profa. Dra. Lurdes Serrazina (Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa)
Realizado em 04/08/2004 -
Seminário: "Reflexão e práticas reflexivas"
Profa. Dra. Lurdes Serrazina (Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa)
Realizado em 03/08/2004 -
Palestra: "Investigações sobre Currículos de Matemática"
Prof. Dr. Luis Rico (Professor da Universidade de Granada - Espanha)
Realizado em 07/06/2004 -
Conferência: "Desenvolvimento cognitivo através dos três Mundos da Matemática"
Prof. Dr. David Tall (Professor in Mathematical Thinking Mathematics Education Research Centre University of Warwick - Reino Unido)
Realizado em 24/05/2004 -
Conferência: "Modelo Teórico dos Campos Semântico"
Prof. Dr. Rômulo Campos Lins (Professor da UNESP/RC)
Realizado em 17/05/2004 -
Conferência: "Numeracy" em adultos do Reino Unido: Políticas Públicas e práticas pessoais"
Prof. Dr. Stefano Pozzi (Professor Pesquisador do Ministério da Educação do Reino Unido)
Realizado em 19/04/2004 -
Palestra: "Investigar, Ensinar e Aprender"
Prof. Dr. João Pedro da Ponte (Professor da Universidade de Lisboa - Portugal)
Realizado em 23/03/2004 -
Conferência:"O começo de uma bela amizade? Sobre a frágil, porém crucial, relação entre Matemáticos e Pesquisadores em Educação matemática"
Profa. Dra. Elena Nardi (Professora da University of East Anglia - Reino Unido)
Realizado em 08/03/2004
2003
-
Palestra: "Uma introdução ao uso de modelos matemáticos em Economia"
Danilo Camargo Igliori (University of Cambridge - Inglaterra)
Realizado em 18/08/2003 -
Palestra: "Pós-Graduação em Educação Matemática"
Profa. Dra. Beatriz D'Ambrosio (Professora da School of Education - Indiana University - Indianapolis)
Realizado em 28/06/2003 -
Conferência: "O ensino e aprendizagem de frações"
Profa. Dra. Terezinha Nunes (Professora da Universidade de Brooks - Oxford - Inglaterra)
Realizado em 29/05/2003 -
Conferência: "Um itinerário de estudos em Educação Matemática"
Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (Professor da Faculdade de Educação da USP)
Realizado em 25/02/2003
Eventos Nacionais e Internacionais
2015
Educação Matemática - Regionais
-
V ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – V EnGEM
Local: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Goiânia - GO
Data: 07 a 09 de maio de 2015
Maiores Informações: http://www.sbem-go.com.br -
VI ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP – VI EEPEM
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto- MG
Data: 14 a 16 de maio de 2015
Maiores Informações: http://eepem.ouropreto.ifmg.edu.br/ -
VI SEMANA DE MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSP
Local: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (Campus Guarulhos) - Guarulhos- SP
Data: 25 a 29 de maio de 2015
Maiores Informações: http://semanamatematica.ifspguarulhos.edu.br/ -
V JORNADA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DO VALE DO PARANHANA – JOPEMAT I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/MATEMÁTICA (FACMAT)
Local: Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) - Taquara - RS
Data: 28 a 30 de maio de 2015
Maiores Informações: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/2138 -
III FÓRUM DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro - RJ
Data: 11 e 12 de junho de 2015
Maiores Informações: http://www.sbemrj.com.br/p/blog-page.html -
XVI ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XVI EBEM
Local: Instituto Federal da Bahia (Campus Salvador) – Salvador - BA
Data: 02 a 04 de julho de 2015
Submissão de trabalhos: Até 15 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.xviebem-ifba-ssa.ufba.br/ -
X ENCONTRO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – X ECEM
Local: Vitória - ES
Data: 23 a 25 de julho de 2015
Submissão de trabalhos: Até 03 de maio de 2015
Maiores Informações: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM -
XII ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XII EGEM
Local: Pontifícia Universidade Católica do R. G. do Sul (PUC-RS) – Porto Alegre - RS
Data: 10 a 12 de setembro de 2015
Submissão de trabalhos: Até 31 de maio de 2015
Maiores Informações: http://www.sbemrs.org/xiiegem/xiiegem.htm -
VII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VII EMEM
Local: Instituto Federal de São João del Rei – São João Del Rei - MG
Data: 09 a 12 de novembro de 2015
Submissão de trabalhos: Até 30 de junho de 2015
Maiores Informações: https://www.facebook.com/events/605855932853860/?fref=ts
Educação Matemática - Nacionais
-
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – RN
Data: 28 de março a 1º de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.sbhmat.org/xisnhm.html -
XII SEMINÁRIO TEMÁTICO DO GHEMAT
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba - PR
Data: 08 a 11 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/index.php -
3º FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA
Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Ilha Solteira – SP Data: 22 a 24 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.geci.ibilce.unesp.br/site/curriculos -
IX CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Local: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos - SP
Data: 30 de abril a 02 de maio de 2015
Maiores Informações: http://www.ixcnmem.ufscar.br/wordpress/ -
III SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Local: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – São Paulo - SP
Data: 22 e 23 de maio de 2015
Submissão de trabalhos: Até 15 de abril de 2015
Maiores Informações: http://sbempaulista.org.br/iii-simposio/ -
III FÓRUM DE DISCUSSÃO: PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo - SP
Data: 29 e 30 de maio de 2015
Maiores Informações: http://www.pucsp.br/IIIpesquisaedmat/index.html -
V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA – V SHIAM
Local: Universidade de Campinas (UNICAMP) – Campinas - SP
Data: 06 a 08 de julho de 2015
Submissão de trabalhos: Até 12 de abril de 2015 Maiores Informações: https://www.fe.unicamp.br/shiam/ -
XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XIX EBRAPEM
Local: Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora - MG
Data: 30 de outubro a 02 de novembro de 2015
Maiores Informações: https://www.facebook.com/events/1666756056884772/?source=1
Educação Matemática - Internacionais
-
INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION IN MATHEMATICS, SCIENCE AND TECHNOLOGY (ICEMST) - 2015
Local: Queen Elizabeth Elite Suite Hotel – Antalya - Turquia
Data: 23 a 26 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.icemst.com/ -
XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – XIV CIAEM
Local: Hotel Camino Real – Tuxtla Gutiérrez (Chiapas) - México
Data: 03 a 07 de maio de 2015
Maiores Informações: http://xiv.ciaem-iacme.org/ -
5° ENCUENTRO DE PROGRAMAS DE FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS
LOCAL: Universidad Antonio Nariño – Bogotá - Colômbia
Data: 25 a 27 de maio de 2015
Submissão de trabalhos: Até 15 de abril de 2015
Maiores Informações: http://sitios.ustadistancia.edu.co/encuentrodocentesmatematicas/ -
ICMI STUDY 23 CONFERENCE Local: Universidad of Macau – Macau - China
Data: 03 a 07 de junho de 2015
Maiores Informações: http://www.umac.mo/fed/ICMI23/index.html -
I SIMPOSIO CIENCIAS ANCESTRALES
I CONGRESO NACIONAL DE ETNOMATEMÁTICAS
Local: Universidad Central del Ecuador – Quito - Equador
Data: 21 a 24 de junho de 2015
Maiores Informações: http://www.etnomatematica-ecuador.runayupay.org/simposio-congreso-2015/ -
8th MATHEMATICS EDUCATION AND SOCIETY CONFERENCE - MES 8
Local: Portland State University – Portland – Oregon - EUA
Data: 21 a 26 de junho de 2015
Maiores Informações: https://sites.google.com/a/pdx.edu/mes8/home/ -
12th INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY IN MATHEMATICS TEACHING - ICTMT 12
Local: University of Algarve – Faro - Portugal
Data: 24 a 27 de junho de 2015
Maiores Informações: http://ictmt12.pt/index.html -
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – IV SIPEMAT
Local: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus – Bahia - Brasil
Data: 29 de junho a 1º de julho de 2015
Maiores Informações: http://nead.uesc.br/ocs/index.php/sipemat4/sipemat4 -
XVII JORNADAS SOBRE APRENDIZAJE Y ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS
Local: Universidad Politécnica de Cartagena – Cartagena - Espanha
Data: 05 a 08 de julho de 2015
Submissão de trabalhos: 1º de novembro de 2014 a 31 de março de 2015
Maiores Informações: http://17jaem.semrm.com/ -
39th CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION – PME 39
Local: Hobart - Austrália
Data: 13 a 18 de julho de 2015
Maiores Informações: http://www.igpme.org/index.php/annual-conference -
17th INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE TEACHING OF MATHEMATICAL MODELLING AND APPLICATIONS - ICTMA 17
Local: University of Nottingham – Nottingham - Inglaterra
Data: 19 a 24 de julho de 2015
Maiores Informações: http://www.ictma.net/ -
16º ENCUENTRO COLOMBIANO DE MATEMÁTICA EDUCATIVA – ECME 16
Local: Colegio Champagnat – Bogotá - Colômbia
Data: 05 a 07 de outubro de 2015
Maiores Informações: http://asocolme.org/ -
ESPACE MATHÉMATIQUE FRANCOPHONE CONFERENCE (EMF)
Local: Université des Sciences et de la Technologie Houari Boumediene – Tipaza - Argélia
Data: 10 a 15 de outubro de 2015
Maiores Informações: http://www.cfem.asso.fr/emf -
III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – III CIHEM
Local: Instituto Federal do Pará (IFPA) - Belém – Pará – Brasil
Data: 04 a 07 de novembro de 2015
Submissão de trabalhos: 01/04/2015 a 31/07/2015
Maiores Informações: http://www.cihem2015.com.br/ -
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – VI SIPEM
Local: Pousada dos Pirineus – Pirenópolis – Goiás - Brasil
Data: 15 a 19 de novembro de 2015
Submissão de trabalhos: 01/04/2015 a 31/05/2015
Maiores Informações: http://www.sbem.com.br/visipem/ -
10th SOUTHERN HEMISPHERE CONFERENCE ON THE TEACHING AND LEARNING OF UNDERGRADUATE MATHEMATICS AND STATISTICS – DELTA 2015
Local: Boardwalk Hotel – Port Elizabeth – South Africa
Data: 22 a 27 de novembro de 2015
Maiores Informações: http://www.delta2015.co.za/
Matemática
-
III COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE
Local: Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia - MG
Data:13 a 17 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.sbm.org.br/coloquio-sudeste-3/ -
1º SIMPÓSIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE
Local: Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia - MG
Submissão de trabalhos: Até 1º/04/2015
Data:24 a 26 de abril de 2015
Maiores Informações: http://anpmat.sbm.org.br/simposio-sudeste-1/ -
IV SEMANA DE MATEMÁTICA DO IFES
Local: Instituto Federal do Espirito Santo – Vitória - ES
Data:26 a 29 de maio de 2015
Maiores Informações: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/ -
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - TURNING DATA INTO KNOWLEDGE:
Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Lisboa – Portugal
Data:22 e 23 de julho de 2015
Maiores Informações: http://www.statisteduc.ie.ulisboa.pt/inicio/ -
IASE 2015 SATELLITE CONFERENCE
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro – RJ - Brasil
Data:22 a 24 de julho de 2015
Maiores Informações: http://iase-web.org/conference/satellite15/ -
30º COLÓQUIO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA
Local: Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – Rio de Janeiro - RJ
Data:26 a 31 de julho de 2015
Maiores Informações: http://www.impa.br/opencms/pt/pesquisa/pesquisa_coloquio_brasileiro_de_matematica/CBM30/index.html -
8th INTERNATIONAL CONGRESS OF INDUSTRIAL AND APPLIED MATHEMATICS - ICIAM 2015
Local: Beijing – China
Data:10 a 14 de agosto de 2015
Maiores Informações: http://www.iciam2015.cn/ -
III CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL DO SUDESTE
Local: Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) – Vitória - ES
Data:05 a 08 de setembro de 2015
Submissão de trabalhos: Até 12/04/2015
Maiores Informações: http://cmac-se-2015.swge.inf.br/ -
1º ENCONTRO BRASIL - ESPANHA EM MATEMÁTICA
Local: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza - CE
Data:07 a 10 de dezembro de 2015
Maiores Informações: http://www.sbm.org.br/jointmeeting-spain/
Outros
-
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO 2015
Local:Faculdade Palotina – Santa Maria - RS
Data:06 a 09 de maio de 2015
Submissão de trabalhos: 02 de março a 13 de abril de 2015
Maiores Informações: http://www.fapas.edu.br/congresso/ -
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO
Local:Universidade de Brasília (UnB) – Brasília - DF
Data:28 a 30 de maio de 2015
Maiores Informações: http://coloquio2psiconhecimento.com.br/portugues/apresentacao.html -
37ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd
Local:Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis - SC
Data:04 a 08 de outubro de 2015
Maiores Informações: http://37reuniao.anped.org.br/ -
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2015
Local:Centro de Convenções Raymundo Asfora – Campina Grande - PB
Data:22 a 24 de outubro de 2015
Submissão de trabalhos: Até 17 de agosto de 2015
Maiores Informações: http://conedu.com.br/
2012
Estaduais
-
1ª ESCOLA DE VERÃO EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN
Data: 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012
Maiores Informações: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=134&extra=891924390 -
VI SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VI SESEMAT
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campo Grande - MS
Data: 08 a 09 de março de 2012
Maiores Informações: http://www.edumat.ufms.br/index.php?section=calendar&itemId=19 -
II SIMPÓSIO DE ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Local: Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Santa Maria - RS
Data: 26 a 27 de abril de 2012
Maiores Informações: http://www.wix.com/simposiofisicamatema/2012 -
VI JORNADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNEB (BARREIRAS)
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus IX) - Barreiras - BA
Data: 07 a 09 de maio de 2012
Maiores Informações: http://jornadaeducmatematica.blogspot.com/ -
III ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEM ÁTICA
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto - MG
Data: 17 a 19 de maio de 2012
Maiores Informações: http://www.ppgedmat.ufop.br/ -
XI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XI EGEM
Local: Centro Universitário UNIVATES - Lajeado - RS
Data: 22 a 25 de agosto de 2012
Maiores Informações: http://www.univates.br/egem
Nacionais
-
IV JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA / XVII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Local: Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo - RS
Data: 6 a 9 de maio de 2012
Maiores Informações: jem@upf.br
Internacionais
-
VISEUMAT 2012
Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Viseu - Portugal
Data: 11 de fevereiro de 2012
Maiores Informações: http://www.prof2000.pt/users/apmviseu/ -
12º SIMPOSIO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA - 12º SEM
Local: Centro Regional de Chivilcoy - Buenos Aires - Argentina
Data: 08 a 11 de maio de 2012
Maiores Informações: http://www.edumat.org.ar/12sem -
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - III SIPEMAT
Local: Faculdade 7 de setembro - Fortaleza - CE
Data: 26 a 29 de junho de 2012
Maiores Informações: http://ocs.virtual.ufc.br/index.php/sipemat/sipemat2012 -
26ª REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto - MG
Data: 24 a 28 de julho de 2012
Maiores Informações: http://www.relme26.ufop.cead.br/ -
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO M ATEMÁTICA - V SIPEM
Local: Hotel Vale Real - Petropólis - RJ - Brasil
Data: 28 a 31 de outubro de 2012
Maiores Informações: http://www.sbem.com.br/index.php?op=Noticias&cod=234 -
2ª ESCOLA DE VERÃO DE GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Data: 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012
Maiores Informações: http://www.dm.ufscar.br/profs/lobos/EVGT2012/ -
V JORNADA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS - VJEDP
Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Data: 13 a 15 de fevereiro de 2012
Maiores Informações: http://www.dm.ufscar.br/eventos/V_JEDP_2012/Home.php -
XVIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A LAS CIENCIAS
Local: Centro de Investigación Pura y Aplicada - San José - Costa Rica
Data: 21 a 24 de fevereiro de 2012
Maiores Informações: http://www.cimpa.ucr.ac.cr/simmac/ -
II COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina - SC
Data: 24 a 28 de abril de 2012
Maiores Informações: http://www.sbm.org.br/docs/chamada_minicursos_regiao_sul.pdf -
VI SEMANA DA MATEMÁTICA DA UFF
Local: Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Data: 08 a 12 de maio de 2012
Maiores Informações: http://www.uff.br/semanadamatematica/ -
X ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL R6 - X ERMAC
Local: Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Data: 10 a 11 de maio de 2012
Maiores Informações: http://www.uff.br/ermac2012/ -
XVII ESCOLA DE GEOMETRIA DIFERENCIAL
Local: Manaus - AM
Data: 11 a 20 de julho de 2012
Maiores informações: http://www.impa.br/opencms/pt/eventos/store/evento_1207 -
IV CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MATEMÁTICOS
Local: Universidade Nacional de Córdoba - Córdoba - Argentina
Data: 06 a 10 de agosto de 2012
Maiores Informações: http://www.famaf.unc.edu.ar/clam2012/ -
XXXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - XXXIV CNMAC
Local: Centro de Convenções do Hotel Magestic - Águas de Lindóia - SP
Data: 17 a 21 de setembro de 2012
Maiores Informações: http://www.cnmac2012.org.br/ -
ICNAAM 2012 - INTERNATIONAL CONFERENCE OF NUMERICAL MATHEMATICS 2012
Local: Kypriotis Hotels - Kos - Grécia
Data: 19 a 25 de setembro de 2012
Maiores Informações: http://www.icnaam.org/ANALYSIS
Outros eventos
-
IV ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Local: Universidade de Pernambuco - Garanhuns - PE
Data: 28 de maio a 02 de junho de 2012
Maiores Informações: http://www.ioc.fiocruz.br/4enas2012/ -
18º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - 18º COLE
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP - Campinas - SP
Data: 16 a 20 de julho de 2012
Maiores Informações: http://blog-alb.blogspot.com/p/18-cole.html -
64ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luis - MA
Data: 22 a 27 de julho de 2012
Maiores Informações: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/ -
XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENS INO - XVI ENDIPE
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP - Campinas - SP
Data: 23 a 26 de julho de 2012
Maiores Informações: http://www.endipe2012.com.br/ -
35ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRA DUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd)
Local: a definir
Data: Outubro de 2012
Maiores Informações: http://www.anped.org.br/novo_portal/
Formulários e Documentos
- Formulário Cadastro Autônomos
- Formulário Notas Avulsas
- Processo de Qualificação
- Certificados e Diplomas
- Alteração de Plano de Estudo
- Inclusão e/ou Mudança de Orientador.
- Formulário de Trancamento (frente e verso)
- Formulário de Desligamento (frente e verso)
- Formulário de Equivalência (Com aprovação da Coordenação)
- Formulários DATA CAPES - Relatório (produção discente)
- Comitê de Ética
Os formulários deverão estar devidamente preenchidos e assinados, e deverão ser entregues na secretaria do Programa do aluno.
Espaço Alunos
Srs. Alunos
Neste espaço, estão as informações que são de extrema importância para o seu desempenho durante o curso. Para tanto mantenha-se atualizado.
Mestrado Acadêmico e Doutorado
- Normas para depósito dos volumes de Dissertações e Teses
- Normas para realização do Exame de Qualificação
- Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês/Francês/Espanhol (2 maneira de se fazer)
OBS.: O candidato ao Mestrado Acadêmico deve estar ciente de que deverá comprovar proficiência em inglês, francês ou espanhol, no prazo máximo de 18 (dezoito) meses, a partir do seu ingresso.
- 1ª) Pela Secretaria do Vestibular (todo semestre, no mesmo período de inscrição do Programa)
- 2ª) Pelo COGEAE (Instrumental I e II)
- Representante Discente (seu representante junto aos órgãos Colegiados)
MANTENHA-SE ATUALIZADO!!!
Links
Processo Seletivo
Inscrição e Seleção
Estarão abertas, no período de 24/06/2019 a 27/06/2019, as inscrições para o processo seletivo destinado ao Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação Matemática da PUC-SP. A inscrição de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação Matemática será aberta aos portadores de diplomas de cursos de Graduação ou títulos de Mestre, ambos reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regulamento de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
Revistas
Revista Educação Matemática Pesquisa
ISSN 1516-5388
A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, pretende constituir-se num espaço de divulgação de pesquisas científicas da área.
O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática. Mais particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não é extensiva aos referenciais teóricos, ao contrário, procura-se contemplar a diversidade.
Serão acolhidos, também, artigos que favoreçam o diálogo entre Educação Matemática e áreas afins, como a Matemática, a Epistemologia, a Psicologia Educacional, a Filosofia, a História da Matemática e História das Disciplinas, entre outras.
A seleção dos artigos faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas do conselho editorial ou ad hoc. Os pareceres serão enviados aos autores.
Os artigos são apresentados sempre na versão original, com resumos bilingües (português e inglês ou francês).
Editores
- Saddo Ag Almouloud
- Barbara Lutaif Bianchini
Colaboradores
Informações para publicação de artigos poderão ser obtidas com Saddo Ag Almouloud
Revista eletrônica
Para aquisição ou informações acesse o site Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas ou mande e-mail para revistaedmat@pucsp.br
Correspondência:
Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Rua Marquês de Paranaguá, 111 - CEP 01303-050 - Consolação - São Paulo
fone: (0--11) 3124.7200 ramal 7210 - fax: (0--11) 3159.0189 - revistaedmat@pucsp.br
expediente: de 2ª a 6ª feira das 10h30min às 12h e das 13h45min às 17h30min
Ver o Conselho Executivo / Científico
Editores
- Saddo Ag Almouloud
- Barbara Lutaif Bianchini
Conselho Executivo
- Barbara Lutaif Bianchini
- Silvia Dias Alcântara Machado
Conselho Editorial
- Ana Lúcia Manrique
- Barbara Lutaif Bianchini
- Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
- Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
- Celso Ribeiro Campos
- Fumikazu Saito
- Gabriel Loureiro de Lima
- Gerson Pastre de Oliveira
- Maria José Ferreira da Silva
- Saddo Ag Almouloud
- Silvia Dias Alcântara Machado
- Sonia Barbosa Camargo Igliori
Conselho Científico
- Adair Mendes Nacarato (USF)
- Beatriz D'Ambrosio (Indianapolis University, EUA)
- Celi Lopes (UNICSUL)
- Cesar Augusto Amaral Nunes (FAP/USP)
- Circe da Silva Dynnikov (UFES)
- Dario Fiorentini (UNICAMP)
- Gilda de La Roque Palis (PUC/RJ)
- Isabelle Block (BORDEAUX)
- Josep Gascon (Universitat Autónoma de Barcelona)
- Lourdes De La Rosa Onuchic (UNESP/RC)
- Luiz Ricco (Universidade de Granada)
- Maria Elizabeth Bianconcini Trindade M. P. de Almeida (PUC/SP)
- Maria Trigueros (Instituto Tecnológico Autónomo de México)
- Marilena Bittar (UFMS)
- Michel Henry (Besançon)
- Nilson José Machado (FE/USP)
- Raymond Duval (Université Lille, França)
- Ricardo Cantoral (Departamento de Matemática Educativa en Cinvestav)
- Roberto Nardi (UNESP/BAURU)
- Sérgio Nobre (UNESP/RC)
- Vinício Macedo Santos (FE/USP)
A Educação Matemática Pesquisa conta com o trabalho de pareceristas ad hoc.
Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (IGISP) ISNN 2237-9657
A Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (IGISP), de regularidade semestral, é uma publicação eletrônica do Instituto GeoGebra de São Paulo com sede na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC/SP (http://www.pucsp.br/geogebrasp), no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. De acesso livre, tem por objetivo oferecer um espaço para divulgação e circulação de pesquisas e trabalhos desenvolvidos com o uso do software GeoGebra principalmente na América Latina.
A seleção dos artigos faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas do conselho editorial ou ad hoc. Os pareceres serão enviados aos autores.
Os artigos são apresentados sempre na versão original, com resumos bilingües (português e inglês ou francês).
Para maiores informações, consulte no menu superior "Sobre".
Revista de Produção Discente em Educação Matemática. ISSN 2238-8044
O periódico Revista da Produção Discente é uma revista eletrônica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP de regularidade semestral. Ela tem por objetivos contribuir com a formação do futuro pesquisador na área de Educação Matemática e constituir-se num espaço de divulgação de pesquisas de estudantes e recém formados em cursos de pós-graduação dessa área ou áreas afins.
O projeto editorial da revista prioriza artigos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado finalizadas há no máximo dois anos ou em desenvolvimento. Considera-se áreas afins: Ensino de Ciências e Matemática, Epistemologia (voltada para Educação), Psicologia Educacional, Filosofia da Educação, História da Ciência e Ensino, História das Disciplinas, História da Matemática e da Educação Matemática, entre outras.
Os artigos devem conter resumos bilíngues (português e inglês). No caso de pesquisa em andamento, a submissão do trabalho deve ser acompanhada de carta de recomendação do orientador do projeto. Para pesquisas finalizadas, basta o envio do endereço do Curriculo Lattes. Para maiores informações, consulte "Foco e Escopo" da revista em "Sobre". A seleção dos artigos será feita mediante a aprovação de um parecerista do conselho editorial desta Revista ou pareceristas ad hoc. Os pareceres serão enviados aos autores. Para maiores informações, consulte "Processo de avaliação pelos pares" em "Sobre".
- Nível: Mestrado, Doutorado
- Avaliação da Capes: Quadriênio 2017/2020 - Mestrado - Conceito 5 / Doutorado , Conceito 5
- Duração:
Mestrado: 1 ano e meio (mín.) / 2 anos e meio (máx.)
Doutorado: 3 anos (mín.) / 4 anos (máx.) - Mensalidade:
Valor ingressantes (2024)
Mestrado: R$ 4.168,00
Doutorado: R$ 4.984,00
-
Campus
Consolação
Assistente de Coordenação: Suzanne Lima Freitas
Telefone: (11) 3124-7210
E-mail: edmat@pucsp.br
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Prédio 1 - 2º andar, Sala 7 - Consolação - 01303-050 - São Paulo - SP - Brasil
Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feiras - das 09:00 às 12:00.