Apresentação

 

 As investigações propostas pelo grupo denominado " Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT " têm como eixo temático o estudo do processo de formação e desenvolvimento de conceitos segundo os paradigmas da Educação Matemática. Partimos de uma interrogação sobre o que se passa em classe, segundo os pontos de vista do aluno, do professor e do ambiente no qual deverá se desenrolar o processo a ser estudado. Estamos assim interessados em pesquisar fenômenos didáticos ligados ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos e estratégias quando estes estão relacionados a um objeto matemático:

  • Quais os processos para a construção do conceito?
  • Quais as concepções espontâneas do sujeito-aprendiz?
  • Como estas concepções evoluem?
  • Quais destas concepções podem constituir obstáculos para a aprendizagem?
  • Como tratar estes obstáculos?


Estes questionamentos serão abordados segundo as perspectivas:

  • Formação e evolução de conceitos;
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem;
  • Erros e concepções;
  • Processo de construção de modelos.


Estaremos assim investigando no campo da didática de conteúdos. Citaremos por exemplo a Didática da Álgebra, da Geometria, da Estatística, etc, todas como sub-domínio da Didática da Matemática.

Estas investigações serão desenvolvidas por meio de pesquisas que compreendem:

a. Aspectos teóricos. Trata-se do estudo de questões de base formuladas no quadro da análise de situações de sala de aula: desenvolvimento de modelos teóricos em didática (modelagem – ou modelização – dos procedimentos do aluno e/ou do professor), elaboração de conceitos de base em Didática da Matemática e controle de sua eficácia para a compreensão de fenômenos de ensino e aprendizagem.

b. Aspectos experimentais. As pesquisas teóricas não podem prescindir de estudos experimentais. A sala de aula é o campo privilegiado de trabalho do pesquisador em Educação Matemática quando o objetivo é o controle de hipóteses didáticas ou ainda a avaliação de inovações pedagógicas. Para tanto se faz necessário a definição de variáveis experimentais que permitam o controle e a reprodutibilidade de fatos didáticos observados. Neste sentido, as metodologias de pesquisas experimentais poderão ser:

i. Engenharia Didática
ii. Exploração estatística de dados quantitativos e/ou qualitativos
iii. Método clínico de observação
iv. Pesquisa diagnóstica
v. Pesquisa de intervenção

As pesquisas realizadas no seio deste grupo serão desenvolvidas dentro de projetos que terão como pano de fundo os preceitos fundamentados nas diversas escolas reconhecidas pela comunidade internacional da Educação Matemática. Nossa intenção é trabalhar, sempre que possível, com a articulação entre os preceitos teóricos destas escolas. Salientamos que atualmente, membros do nosso grupo já realizam trabalhos conjuntos com alguns pesquisadores estrangeiros como parte desta articulação.