Educação: Currículo

Avaliação CAPES: Quadriênio 2013-2016 - Conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP iniciou suas atividades de Mestrado em 1975 e de Doutorado em 1990. Nesses 47 anos de história, titulou mais de 1.500 Mestres e Doutores.

 

  For the English version, click here.

  Para la versión en Español, clic aquí

  Conheça mais sobre o Programa - Libras Libras

 

Novidades do Programa e Avisos de Interesse

Resultado do Edital de Bolsas 02/2022 do Programa

Clique aqui


Gestão das Atribuições de Bolsas 02-2022 do Programa

Clique aqui


Próximas Bancas de Teses e Dissertações

Bancas de Teses e Dissertações em Setembro 2022: clique aqui.


Projeto “Usos Híbridos no Currículo”

Está em curso no Programa um projeto inovador. Trata-se de uma pesquisa-ação, com o objetivo de sistematizar experiências do chamado ‘ensino híbrido’, no âmbito do Programa, de modo a elaborar um conceito propositivo sobre o tema, tomando o processo de saída do isolamento da pandemia como uma abertura de novas oportunidades conceituais e práticas para o Currículo. Este projeto foi aprovado pelo CNPq (Chamada 07/2022), tendo recebido 02 Bolsas Mestrado e 06 Bolsas Doutorado, para sua execução.

Para acessar o Projeto “Usos Híbridos no Currículo”, clique aqui.


Se ligue na página dos Alunos do Programa Eu Sou PUC-SP:

https://www.pucsp.br/alunos/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao:-curriculo


Área de Concentração do Programa: Currículo


Linhas de Pesquisa

  •  

    Currículo, Conhecimento e Cultura

  •  

    Formação de Educadores

  •  

    Novas Tecnologias em Educação

  •  

    Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares

 

topo

Revista e-Curriculum

A Revista eletrônica e científica e-Curriculum, do Programa, é uma das revistas científicas eletrônicas pioneiras na Pós-Graduação no Brasil. Esta é sua Missão: estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. A Revista está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Ciências Humanas e afins, especialmente na área de Educação, com particular interesse na subárea Currículo. A Revista dá espaço à publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas, assim como à publicação de ensaios críticos e entrevistas, sobre as temáticas de seu campo. Esporadicamente a Revista publica um Dossiê sobre algum tema específico. A Revista e-Curriculum pretende trazer ao debate os temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

Clique para acessar o site da Revista:
Revista e-Curriculum

 

 

topo

Seminário: Web Currículo

O Seminário Internacional Web Currículo, uma das marcas identitárias deste Programa, realiza-se bienalmente desde 2008, alternando anualmente com o evento Encontro de Pesquisadores. Em 2021, cumpriu sua 7ª Edição, inteiramente on-line, com participação de mais de 2.000 inscritos. O Seminário Web Currículo congrega estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais sobre experiências de formação de educadores e de práticas pedagógicas voltadas para a integração inovadora entre Currículo e Tecnologias, considerando suas recíprocas interferências e transformações.

Clique para acessar as Programações e Anais:
 2008 | 2010 | 2012 | 2014 (Colóquio/Mostra) | 2015  | 2017 | 2019 

 

 

topo

Encontro de Pesquisadores

O Encontro de Pesquisadores do Programa é um evento científico bienal, que alterna anualmente com o Seminário Internacional Web Currículo. O Encontro de Pesquisadores realizou em 2020 sua XIV edição, o que significa que se trata de uma história de 28 anos de eventos ininterruptos. O Encontro de Pesquisadores congrega Estudantes atuais do Programa e Egressos, que compartilham suas pesquisas atuais nos mais diversos campos, relacionados ao Currículo. Em 2020 o evento realizou-se inteiramente em remoto.

Clique para acessar as Programações e Anais dos Encontros de Pesquisadores do Programa:
 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 20072008 | 2009 2010 | 2011 | 20122013 2015 | 2018  | 2020  (Anais)

 

 

topo

Cátedra Paulo Freire

A Cátedra Paulo Freire é um espaço acadêmico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre / e a partir da obra de Paulo Freire - que foi Professor deste Programa ao longo de 17 anos, entre 1980-1997. Na Cátedra Paulo Freire são analisadas as repercussões e desenvolvimentos teóricos e práticos do pensamento freireano para a educação, no Brasil e no exterior, numa perspectiva crítica.

Clique aqui para acessar o site da Cátedra Paulo Freire.