Imagem ilustrativa da campanha da Escola de Inverno

Workshop de Interpretação para Cinema e TV

O curso integra o rigor acadêmico da PUC-SP com a prática e o ambiente profissional da Academia Internacional de Cinema (AIC). Complementando a excelência teórica, o pensamento crítico materializado nas provocações da profa. Dra. Helena Katz da PUC-SP, com a vivência prática e a exposição ao mercado proporcionadas pela AIC. Sob a coordenação do Prof.  Pietro Teixeira, os estudantes terão a oportunidade de interagir com colegas de ambas as instituições, criando laços para possíveis colaborações futuras. Essa abordagem visa combinar o pensamento crítico da PUC-SP com a preparação prática da AIC, capacitando os alunos de forma abrangente para o mercado de trabalho no campo audiovisual.

Diferenciais

Como possibilidade de criar um material mais autoral que será discutido e visto pelos docentes, o curso propõe a gravação de uma cena em dupla que será realizado no Tucarena, um teatro conhecido pelas discussões nas artes, na política e nas questões socais. Para além disso, o curso oferece a possibilidade de entrar em contato com um pensamento teórico promovido pela academia, ter práticas de gravação de exercícios gravados (que estarão disponíveis na forma de exercício para os estudantes) e ainda ter um primeiro pensamento acerca do mercado de trabalho e da carreira do ator.

O curso tem como objetivo apresentar aos estudantes entendimento diverso do corpo e suas expressões (visuais, auditivas, etc). Será proposto um exercício que tensiona gramáticas de áreas distintas ao longo dos quais os alunos perceberão suas possibilidades expressivas.  Discutirá, também, a gestão de carreira dos atores, para que os estudantes possam voltar para o cotidiano com ideias de como aproveitar o material gravado e garantir um bom aproveitamento dos conteúdos abordados durante as aulas.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno

Estudantes de graduação (Multimeios, Artes do Corpo, entre outros), de pós-graduação e profissionais interessados na interpretação mediada por máquinas (cinema, TV, web, etc). Esse interesse pode se dar, também, do ponto de vista da interpretação dos produtores de imagens (diretores e corpo técnico)

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada

• INSCREVA-SEna lista de interesse
Foto do Prof. Julio Wainer

Prof. Dr. Julio Wainer

Julio Wainer possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014 e 2010); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983). Bolsista Fulbright em 1990, pesquisando nos Estados Unidos sobre TVs de Acesso Público e sobre Documentários. É professor do Depto de Jornalismo da PUC SP desde 1989. Diretor da TV PUC (www.tvpuc.com.br) desde 2006. Sócio-diretor da organização de ensino Academia Internacional de Cinema (www.aicinema.com.br) onde responde, entre outros assuntos, pelos cursos de Documentário (edições semestrais; de férias; e on line). Atua na Associação Brasileira de TVs Universitárias (www.abtu.org.br), onde foi vice-presidente de 2016 a 2020.

Foto da Profa. Helena Tania Katz

Profa. Dra. Helena Tania Katz

Conjugando sua atuação no jornalismo cultural com atividades acadêmicas, é professora do Curso Comunicação das Artes do Corpo e do Programa em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, onde concluiu o doutorado com a tese “Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo”. Graduou-se em Filosofia na UERJ e exerceu a função de crítica de dança desde 1977 até 2017. Coordena, desde 1986, o Centro de Estudos em Dança – CED –, certificado pelo CNPq. Pesquisadora, professora, crítica e palestrante nas áreas de Comunicação e Artes, desenvolve a Teoria Corpomídia em parceria com a Profª Dra. Christine Greiner.

Prof. Pietro Teixeira

É o executor desse projeto e acompanhará todo o processo do curso. Interessado em explorar as relações entre corpo - câmera - imagem, é mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, onde atualmente é professor dos cursos de Interpretação para Cinema e TV. Criou e coordena, desde 2022, na PUC-SP um grupo de pesquisa com foco nas questões políticas, filosóficas, sociais e culturais que aparecem na presença do corpo no cinema.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo