AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso on-line de Disciplina Positiva e práticas de Educação Socioemocional pretende revisitar o conceito de Educação Socioemocional e apresentar diferentes formas de desenvolver competências socioemocionais em crianças e adolescentes. A principal abordagem socioemocional apresentada no curso será a Disciplina Positiva, baseada na psicologia Adleriana (Alfred Adler) e que usa a gentileza e a firmeza para educar crianças e adolescentes e estimular a cooperação, o respeito mútuo, a autodisciplina, a capacidade de resolver problemas e outras habilidades de vida. Com essa abordagem, podemos compreender os motivos que levam as crianças a terem comportamentos inadequados e a construir relações mais harmoniosas e empáticas. Esse é um curso online, muito interativo e dinâmico que apresentará aspectos teóricos e práticos para quem atua com crianças e adolescentes e quer ajudá-los a desenvolver habilidades de vida.

• Compreender o que é Educação e Aprendizagem Socioemocional (SEL)
  • Relacionar competências socioemocionais com a BNCC
  • Conhecer exemplos de práticas que focam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes
  • Aprofundar-se em Disciplina Positiva – base teórica (Adler, Dreikurs, Nelsen etc)
  • Conhecer o que está por trás do mau comportamento de crianças e adolescentes
  • Conhecer ferramentas práticas para desenvolver habilidades intrapessoais ou emocionais
  • Conhecer ferramentas práticas para desenvolver habilidades interpessoais ou sociais
  • Categoria: Extensão
    • Educadores, pais e gestores que se interessam por educação de crianças e adolescentes.
    • Profissionais da Educação e da Saúde, Coaches, Educadores Parentais, formandos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Letras, Pediatria, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
  • Duração: 18h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Bete P. Rodrigues

Bete P. Rodrigues atua na área de Educação há mais de 30 anos. Formada em Letras (PUC- SP), tem mestrado em Linguística Aplicada (LAEL- PUC/ SP), e atualmente é palestrante, coach para pais e consultora em educação. Tem larga experiência como professora, coordenadora e diretora pedagógica em diferentes contextos (escolas de línguas, escolas particulares e públicas, ONGs). Foi professora de curso de formação de Professores na COGEAE- PUC/SP por 14 anos. É Trainer em Disciplina Positiva e tradutora de 7 livros da série Disciplina Positiva da Editora Manole.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto