AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O tema Organizações de Terceiro Setor vem ganhando a atenção crescente por parte da sociedade e profissionais do setor. Um dos aspectos a serem destacados é o da gestão dessas organizações, especialmente no tocante à sua estratégia, exatamente porque não têm lucro convencional. Com o crescimento dessas organizações e o com a intensificação do interesse da sociedade civil sobre elas, passa-se a exigir uma profissionalização de seu funcionamento através de ferramentas de gestão. Tal profissionalismo e estruturação passam a ser fatores essenciais e de diferenciação para atração de investimentos, relacionamento com empresas e ampliação do escopo de atuação.

O uso de planejamento estratégico se torna muito importante para as organizações de Terceiro Setor uma vez que a adoção de um método sistemático de definição de objetivos, estratégias, políticas e planos de ação traz a estas organizações diversas vantagens potenciais, tais como a possibilidade de examinar o ambiente externo de maneira sistemática e aprofundada, através do qual os dirigentes podem refletir sobre a forma de gestão e os caminhos a seguir e a possibilidade de realizar previsões sobre o ambiente e capacitações internas.

Objetivo geral:

Conhecer modelos e processos de planejamento e gestão estratégica de organizações.

Objetivos específicos:

• Debater o contexto da estratégia nas organizações e no cenário competitivo.
  • Propiciar ao aluno o conhecimento necessário para que ele possa desenvolver habilitação para o correto entendimento sobre o processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente.
  • Focar o aprendizado do aluno nos benefícios do planejamento e da gestão estratégicas, com ênfase predominante no processo – que corresponde ao método – se comparado com o produto – que corresponde ao plano – (planejamento participativo) de forma a torná-lo interdependente com todos os outros aspectos envolvidos (planejamento coordenado), com a participação das diversas áreas e dos diversos escalões da empresa (planejamento integrado) e com uma dinâmica de constante atualização, frente às frequentes turbulências ambientais que exigem uma ação continuada (planejamento permanente).
  • Categoria: Extensão

Gestores de OSCs e demais interessados nos temas abordados.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Crisomar Lobo de Souza

Doutor em Administração pela USP, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Especialização em Marketing pela FGV e graduado em Administração Mercadológica pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi executivo na área de telecomunicações e consultoria. Pesquisador nas áreas de Negócios Internacionais, Inovação, Gerenciamento de Risco e Estratégia. (Texto informado pelo autor)