No curso proposto, apoiamo-nos nas versões emancipatórias do multiculturalismo que se baseiam no reconhecimento e no direito às diferenças (SANTOS; NUNES, 2003) e às diversidades. Além disso, na perspectiva da interculturalidade crítica (WALSH, 2009), objetiva-se questionar essas diferenças e diversidades que se transformaram em desigualdades historicamente tecidas em nossa sociedade no que tange às relações socioculturais, étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual, dentre outras. Nesta proposta de curso, a Educação tem como objetivos principais a construção de sociedades em que as diferenças e as diversidades são os eixos centrais da democracia e da constituição de sujeitos capazes de estabelecer relações equânimes e mais justas. Para tanto, é necessária a elaboração de currículos que discutam as ideologias hegemônicas e valorizem outras formas de ser e estar no mundo.
Neste curso, a diversidade se refere à existência de pessoas privilegiadas que “ao longo de séculos de investimento de poder e saber [...] passaram a ser [consideradas] como universais pelas epistemologias e pelas políticas” e, por isso, “as diversidades acolhem marcas sociais daqueles [...] que não foram convencionados como ‘normais’” (YAGO, 2019, p. 55). O curso abordará:
(i) a diversidade étnico-racial
(ii) a diversidade geracional/ etária
(iii) diversidade de gêneros
(iv) diversidade sexual
(v) diversidade das pessoas com deficiência (PCD)
(vi) diversidade cultural e linguística
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo geral do curso é possibilitar aos profissionais da Educação aproximações sistemáticas às dimensões político-epistemológicas e teórico-metodológicas da prática educativa multi/intercultural para que atuem a partir da valorização das diversidades e diferenças que constituem seus territórios, a fim de potencializar processos equânimes em nossa sociedade.
Objetivos Específicos
- Problematizar os vários usos históricos do conceito de cultura, multiculturalismo e interculturalidade, perseguindo a evidenciação de seus compromissos ético-políticos e de seus efeitos na prática educativa.
- Discutir as especificidades do conceito de educação multi/intercultural quando interpretado à luz de pensamentos não hegemônicos, enfatizando suas relações com os conceitos de multiletramento engajado e pesquisa crítico-colaborativa.
- Explorar os efeitos teórico-metodológicos de uma educação para a diversidade, construindo conhecimentos para lidar com a diferença na prática educativa a partir do desenvolvimento curricular multi/intercultural que contemple as múltiplas linguagens concernentes à elaboração de recursos didáticos, à condução de pesquisa educacional e à formação de formadores e educadores nessa perspectiva.
- Planejar e implementar uma intervenção em um território específico à luz da educação multi/intercultural
Sobre o Curso
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Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu
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Público-alvo:
Este curso é destinado a educadores escolares e sociais, formadores de educadores e gestores.
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Duração: 360h
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Dra. Fernanda Coelho Liberali
Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, nos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, em Educação: Formação de Formadores e em Educação: Currículo. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutger University e realizou estágio de pesquisa sênior na Universidade de Notre Dame/USA. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); representante da PUC-SP junto ao Consórcio Internacional de Universidades Católicas pela Sustentabilidade Ecológica; membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da University of Leeds, professora visitante na Universidade de Notre Dame, coordenadora geral do projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.
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Professor em Destaque
Dra. Antonieta Megale
Antonieta Megale é formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina(Alemanha). Realiza estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em que realiza pesquisas sobre educação bilíngue, pluriletramentos, decolonialidade, interculturalidade. Atua como diretora acadêmica da Maple Bear desde agosto de 2023.
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O curso organiza-se em 3 (três) módulos, assim distribuídos:
Módulo I – Imersão (120 horas);
Módulo II – Emersão (120 horas),
Módulo III – Inserção (120 horas), totalizando 360 horas.
Elaboração do Projeto de Intervenção, que deverá ser concluído no Módulo III, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso.
Os módulos
Módulo Imersão
Este módulo oferece uma abordagem sobre o cenário socioeconômico e cultural no âmbito local e global, além de discussões sobre o caráter intercultural de nossa realidade, questionando as práticas monoculturais e coloniais historicamente presentes na educação.
Módulo Emersão
Este módulo permite a reflexão ampla sobre questões históricas relativas às práticas educacionais focalizando aspectos centrais: as metodologias em pesquisa e prática crítico-reflexiva, os multiletramentos como ferramenta para ação e formação, as pedagogias insurgentes e a formação de formadores.
Módulo Inserção
Este módulo oferece duas unidades curriculares optativas, de acordo com um rol de possibilidades que permitirão que cada participante escolha, dentre as temáticas, aquelas que mais se aproximam de seus contextos de atuação. Além disso, neste módulo, os participantes serão orientados no desenvolvimento do seu Trabalho de Intervenção (TCC).
As atividades
Aulas teórico-práticas
Nossas aulas se organizam de forma teórico-prática já que seguimos nas práticas didáticas a abordagem proposta por Freire que parte da imersão na realidade prática, recupera os saberes múltiplos como forma de emersão e compreensão crítica dos eventos e fenômenos, e se estrutura para criar bases de atuação e inserção em realidades múltiplas.
Unidades curriculares optativas
Relação de temas de unidades curricualres optativas que poderão ser ofertadas de acordo com as demandas dos alunos. A cada semestre, de acordo com os interesses das turmas, serão selecionadas duas optativas a serem ofertadas. O rol de possibilidades, a seguir, permitirá à coordenação e colegiado fazerem escolhas sobre que unidades curriculares oferecer e, inclusive, ampliar os temas em destaque.
- A BNCC, o currículo e as ações pedagógicas transdisciplinares.
- Brincar e Educar.
- Culturas contemporâneas e multimodalidade.
- Diversidade e inclusão nas práticas educativas.
- Educação multi/bilíngue e práticas translíngues.
- Elaboração de currículo e construção de material didático para contextos interculturais.
- Estudos culturais, línguas e diversidade.
- Estudos de linguagens, culturas e identidades.
- Globalização, superdiversidade e práticas insurgentes.
- Materiais didáticos, mediação tecnológica e ferramentas teórico metodológicas nos processos educativos.
- Multiletramento Engajado e Práticas do Bem Viver.
- Necropolítica e colonialidade no espaço escolar.
- Práticas pedagógicas para contextos múltiplos
- Processos argumentativos na construção do pensamento crítico
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br