Educação Continuada

Mãos cruzadas com braços pintados de bandeiras

Educação, Multilinguismo e Diversidade

Pós-Graduação Lato Sensu
360h

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Apresentação

No curso proposto, apoiamo-nos nas versões emancipatórias do multiculturalismo que se baseiam no reconhecimento e no direito às diferenças (SANTOS; NUNES, 2003) e às diversidades. Além disso, na perspectiva da interculturalidade crítica (WALSH, 2009), objetiva-se questionar essas diferenças e diversidades que se transformaram em desigualdades historicamente tecidas em nossa sociedade no que tange às relações socioculturais, étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual, dentre outras. Nesta proposta de curso, a Educação tem como objetivos principais a construção de sociedades em que as diferenças e as diversidades são os eixos centrais da democracia e da constituição de sujeitos capazes de estabelecer relações equânimes e mais justas. Para tanto, é necessária a elaboração de currículos que discutam as ideologias hegemônicas e valorizem outras formas de ser e estar no mundo.  

Neste curso, a diversidade se refere à existência de pessoas privilegiadas que “ao longo de séculos de investimento de poder e saber [...] passaram a ser [consideradas] como universais pelas epistemologias e pelas políticas” e, por isso, “as diversidades acolhem marcas sociais daqueles [...] que não foram convencionados como ‘normais’” (YAGO, 2019, p. 55). O curso abordará:  

(i) a diversidade étnico-racial  

(ii) a diversidade geracional/ etária  

(iii) diversidade de gêneros  

(iv) diversidade sexual  

(v) diversidade das pessoas com deficiência (PCD)  

(vi) diversidade cultural e linguística  


Objetivos

Objetivo Geral 

O objetivo geral do curso é possibilitar aos profissionais da Educação aproximações sistemáticas às dimensões político-epistemológicas e teórico-metodológicas da prática educativa multi/intercultural para que atuem a partir da valorização das diversidades e diferenças que constituem seus territórios, a fim de potencializar processos equânimes em nossa sociedade.

 

Objetivos Específicos 

- Problematizar os vários usos históricos do conceito de cultura, multiculturalismo e interculturalidade, perseguindo a evidenciação de seus compromissos ético-políticos e de seus efeitos na prática educativa.  

- Discutir as especificidades do conceito de educação multi/intercultural quando interpretado à luz de pensamentos não hegemônicos, enfatizando suas relações com os conceitos de multiletramento engajado e pesquisa crítico-colaborativa.  

- Explorar os efeitos teórico-metodológicos de uma educação para a diversidade, construindo conhecimentos para lidar com a diferença na prática educativa a partir do desenvolvimento curricular multi/intercultural que contemple as múltiplas linguagens concernentes à elaboração de recursos didáticos, à condução de pesquisa educacional e à formação de formadores e educadores nessa perspectiva.  

- Planejar e implementar uma intervenção em um território específico à luz da educação multi/intercultural  

Sobre o Curso
  • Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu
  • Público-alvo:

    Este curso é destinado a educadores escolares e sociais, formadores de educadores e gestores.

  • Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
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  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Dra. Fernanda Coelho Liberali

Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, nos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, em Educação: Formação de Formadores e em Educação: Currículo. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutger University e realizou estágio de pesquisa sênior na Universidade de Notre Dame/USA. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); representante da PUC-SP junto ao Consórcio Internacional de Universidades Católicas pela Sustentabilidade Ecológica; membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da University of Leeds, professora visitante na Universidade de Notre Dame, coordenadora geral do projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.  

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Professor em Destaque

Dra. Antonieta Megale 

Antonieta Megale é formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina(Alemanha). Realiza estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em que realiza pesquisas sobre educação bilíngue, pluriletramentos, decolonialidade, interculturalidade. Atua como diretora acadêmica da Maple Bear desde agosto de 2023. 

 

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