Educação Continuada

Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados

Extensão, On-line Síncrono

O curso de bilinguismo aborda aspectos linguísticos, educacionais e sociais implicados na formação bilíngue. Para entendermos como se dá a aquisição de L2, seja em adultos ou em crianças, bem como uma caracterização do que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem, é necessário se entender como uma criança desenvolve sua língua nativa (L1) e as semelhanças e as diferenças entre o desenvolvimento da L1 e da L2. O curso de bilinguismo foi criado para atender a demanda crescente de formação de profissionais envolvidos com a educação bilingue (professores de línguas, educadores e diretores de escolas).

Este curso visa discutir questões relativas aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos, neurolinguísticos e fonéticos) do bilinguismo e à educação bilíngue e tem como objetivos específicos: viabilizar uma visão ampla do que é bilinguismo e contextos multilíngues; explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue; analisar variações linguísticas presentes na fala e na escrita de sujeitos bilíngues; analisar aspectos dos processos de aquisição de uma L2 e sua relação com a aquisição de uma L1.

Diferenciais do Curso

No curso, são problematizados os conceitos de aquisição de língua materna e línguas estrangeiras; abordados os contextos de origem e o desenvolvimento do bilinguismo; e discutidas as características da fala do comportamento do bilíngue, questões de aprendizagem e formação bilíngue e as diretrizes, fundamentação e implementação de programas bilíngues. Teoria e a prática do ensino bilíngue são temas explorados.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Graduandos e graduados das áreas de Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins. Professores, tutores e coordenadores de escolas bilíngues. Interessados em geral no tema de bilinguismo e na educação bilíngue.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Sandra Madureira

Possui graduação em Letras Português/Inglês e especialização em Linguística pela UNISANTOS, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUCSP e estágio de pós-doutorado no LAFAPE/UNICAMP. É professora titular do Departamento de Ciências de Linguagem e Filosofia, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUCSP. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS).

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono