AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso de bilinguismo aborda aspectos linguísticos, educacionais e sociais implicados na formação bilíngue. Para entendermos como se dá a aquisição de L2, seja em adultos ou em crianças, bem como uma caracterização do que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem, é necessário se entender como uma criança desenvolve sua língua nativa (L1) e as semelhanças e as diferenças entre o desenvolvimento da L1 e da L2.

O reconhecimento da importância social de se falar mais de um idioma e o fato de que crianças adquirem uma segunda língua com facilidade levou ao crescimento das escolas bilíngues. O curso de bilinguismo foi criado para atender a demanda crescente de formação de profissionais (professores de línguas, educadores e diretores de escolas) envolvidos com a educação bilíngue.

Em uma educação bilíngue, os alunos aprendem uma língua enquanto usam essa mesma língua para aprender conteúdo acadêmico relevante. Uma progressão equilibrada entre as demandas cognitivas e o desempenho linguístico dos alunos está no centro de uma aprendizagem significativa e estimulante. Desse modo, o teórico e o prático são integrados.

Este curso visa discutir questões relativas aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos, neurolinguísticos e fonéticos) do bilinguismo e à educação bilíngue.

Objetivos Específicos

Viabilizar uma visão ampla do que é bilinguismo e contextos multilíngues; Explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue; Analisar variações linguísticas presentes na fala e na escrita de sujeitos bilíngues; Analisar aspectos dos processos de aquisição de uma L2 e sua relação com a aquisição de uma L1.

Diferenciais do Curso

No curso, são problematizados os conceitos de aquisição de língua materna e línguas estrangeiras; abordados os contextos de origem e o desenvolvimento do bilinguismo; e discutidas as características da fala do comportamento do bilíngue, questões de aprendizagem e formação bilíngue e as diretrizes, fundamentação e implementação de programas bilíngues. Teoria e a prática do ensino bilíngue são temas explorados.

• Categoria: Extensão

Graduandos e graduados das áreas de Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins. Professores, tutores e coordenadores de escolas bilígues. Interessados em geral no tema de bilinguismo e na educação bilíngue.

• Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Sandra Madureira

Sandra Madureira ossui graduação em Letras Português/Inglês e especialização em Linguística pela Universidade Católica de Santos, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e estágio de pós-doutorado no LAFAPE/UNICAMP. Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística da PUCSP e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada da PUCSP. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, fundadora e coordenadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS). É editora da Revista Intercâmbio em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e exerce atividades nas comissões editoriais de periódicos científicos. Desenvolve pesquisa no campo da Fonética Experimental, abordando como temas principais a Expressividade da Fala, a Expressão Facial de Emoções e Atitudes, o Simbolismo Sonoro, as Qualidades de Voz, a Entoação, a Aquisição de Sons de L2, a Variação Fonética e os Distúrbios de Fala.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto