Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso Design de interfaces acessíveis (UX e acessibilidade digital) tem como objetivo preparar os participantes com conceitos, técnicas e ferramentas para desenvolver aplicações acessíveis para todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência.

Segundo o censo do IBGE de 2010, o Brasil conta com aproximadamente 24% da sua população com algum tipo de deficiência. São pessoas com dificuldades em ver, ouvir ou se movimentar. Essas pessoas representam um público considerável que pode ter barreiras de acesso em aplicações, produtos e serviços digitais se esses não seguirem boas práticas e padrões internacionalmente adotados para a eliminação dessas barreiras.

A proposta surgiu com o objetivo de contribuir para colocar em prática o conceito do desenho universal, que preconiza o uso por qualquer pessoa, independente de limitações temporárias ou permanentes. A acessibilidade digital não beneficia apenas pessoas com deficiência. Ela atinge todas as pessoas em algum momento da vida, principalmente para pessoas idosas ou com limitações temporárias.

As aulas deste curso possuem características práticas e teóricas, nas quais serão apresentados os conceitos e fundamentos relacionados à acessibilidade digital, numa primeira etapa, e posteriormente, de modo menos profundo, serão apresentadas as diretrizes internacionais de acessibilidade, boas práticas e técnicas para tornar aplicações acessíveis. As aulas práticas consistem da implementação de exemplos, análise de casos reais, simulação com tecnologia assistiva e tutoriais para a construção de aplicações baseadas nessas tecnologias


Objetivos

Apresentar conceitos e fundamentos de Acessibilidade na Web e direcionar para o uso e implementações práticas das tecnologias que fazem parte desta abordagem.


Objetivos específicos

Preparar participantes para:
a) Entender os conceitos da Acessibilidade na Web;
b) Conhecer os tipos de deficiência e como as barreiras de acesso impactam o uso por pessoas com deficiência;
c) Interpretar e entender o uso de padrões de acessibilidade desenvolvidos pelo W3C;
d) Introduzir conceitos de tecnologia assistiva;
e) Aprender técnicas de desenvolvimento/design acessível;
f) Criar uma aplicação acessível;

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Profissionais do mercado que atuam com desenvolvimento web, designers, pesquisadores, professores e alunos interessados em conhecer sobre Acessibilidade na Web e sua aplicação.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Reinaldo Ferraz

Reinaldo Ferraz é um especialista em tecnologias Web e um dos principais ativistas da acessibilidade web no Brasil. Atualmente é especialista em Desenvolvimento Web do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e W3C Escritório Brasil. Coordena as iniciativas de acessibilidade na Web do NIC.br e projetos relacionados a Open Web Platform, Digital Publishing e Web das Coisas. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web, Digital Publishing e Web das Coisas. Tem 3 livros publicados sobre acessibilidade e desenvolvimento Web. Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC