Educação Continuada

Fonética Aplicada ao Aprimoramento da Pronúncia e da Compreensão Oral em Língua Inglesa

Extensão, On-line Síncrono

dolltar Valores: saiba mais

O curso traz uma nova abordagem de ensino de pronúncia, percepção de sons e compreensão oral em língua inglesa, baseada em conhecimento gerado pelas Ciências de Fala e em instrumentais da Tecnologia de Fala.
Todo o programa é idealizado para permitir que o aluno chegue ao fim do curso compreendendo melhor o inglês falado nos diversos contextos, como em filmes e músicas, se expressando com mais confiança e clareza e sendo mais bem compreendido, não só em relação ao conteúdo informativo da mensagem, como também aos efeitos de sentido que a mensagem pode causar ao falante nativo do inglês. A ideia é aumentar a desenvoltura e a autonomia dos alunos com o idioma.

Os objetivos gerais visam promover o conhecimento sobre a produção e percepção dos sons da língua inglesa, aprimorando a pronúncia, a escuta e a compreensão oral em língua inglesa.

Diferenciais do curso

Utilização de recursos de tecnologia de fala para aprimoramento da percepção e da produção oral;
Proposta embasada teoricamente em modelo de aprendizagem de fala que defende a atenção a pistas acústicas para a diferenciação entre os sons;
Aulas práticas intensivas com exercícios de discriminação e de identificação de sons;
Exercícios de pronúncia apoiados em recursos de visualização e explicitação das maneiras de produção dos sons da língua inglesa e suas consequências acústicas;
Discussão de questões relativas à produção e à percepção de sons em inglês como L2;
Exposição a gravações em língua inglesa e discussão das dificuldades de compreensão oral.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Interessados em aprimorar a pronúncia em língua inglesa, a percepção dos sons e a compreensão oral em língua inglesa; graduandos e graduados em Letras; professores de Inglês.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Sandra Madureira

Possui graduação em Letras Português/Inglês e especialização em Linguística pela UNISANTOS, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUCSP e estágio de pós-doutorado no LAFAPE/UNICAMP. É professora titular do Departamento de Ciências de Linguagem e Filosofia, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUCSP. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS).

Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Escola de Verão