Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso é orientado pelas seguintes metas: o aprimoramento da produção e percepção dos sons em língua inglesa; a discussão de questões relativas à aquisição de sons em língua inglesa; utilização de recursos para ensino de pronúncia pautado em modelos de produção e percepção de sons e em recursos de tecnologia da fala.

O estudo de inglês como segunda língua resvala em uma série de dificuldades. Muitas vezes, anos de estudo e bons níveis de conhecimento da língua não são garantia de boa comunicação. São

inúmeros os casos de pessoas que estudam o idioma há anos e têm dificuldades quando precisam pedir um determinado serviço ou produto em viagens internacionais ou de profissionais que enfrentam transtornos para se comunicar com clientes estrangeiros, entre outros exemplos.

O conteúdo da extensão permite que profissionais de diferentes áreas que utilizam o idioma em seu cotidiano ou que simplesmente têm interesse pela língua possam aperfeiçoar seus conhecimentos de pronúncia e compreensão oral. A ideia é aumentar a desenvoltura e a autonomia dos alunos com o idioma.

As aulas enfocam diversos pontos relativos à pronúncia dos sons do inglês, com ênfase na variedade americana, além de casos em que a transferência dos padrões fonéticos do português para o inglês compromete a comunicação. São realizadas atividades práticas de produção e percepção de sons em variados contextos prosódicos.

Todo o programa é idealizado para permitir que o aluno chegue ao fim do curso compreendendo melhor o inglês falado nos diversos contextos, como em filmes e músicas, se expressando com mais confiança e clareza e sendo mais bem compreendido, não só em relação ao conteúdo

informativo da mensagem, como também aos efeitos de sentido que a mensagem pode causar ao falante nativo do inglês.

 

Diferenciais do Curso

 

O curso de extensão Fonética Aplicada ao Aprimoramento da Pronúncia e da Compreensão Oral em Língua Inglesa traz uma nova abordagem de ensino de pronúncia, percepção de sons e compreensão oral em língua inglesa, baseada em conhecimento gerado pelas Ciências de Fala e em instrumentais da Tecnologia de Fala.

A metodologia utiliza a base teórica das Ciências da Fala, mas a ênfase é na prática, com exercícios intensivos de percepção, produção e compreensão orais. São utilizados recursos de tecnologia de fala, softwares de análise de fala, CDs, DVDs e gravações em língua inglesa em situações coloquiais, com o intuito de aprimorar a produção e a percepção dos sons da língua inglesa.

A metodologia compreende: Aulas práticas intensivas com exercícios de discriminação e identificação de sons e de pronúncia; Exposição a gravações em língua inglesa e discussão das dificuldades de compreensão oral; Utilização de recursos de tecnologia de fala para aprimoramento da percepção e da produção oral; Discussão de questões relativas à produção e à percepção de sons em língua estrangeira.


Objetivos

Os objetivos gerais visam promover o conhecimento sobre a produção e percepção dos sons da língua inglesa, aprimorando a pronúncia, a escuta e a compreensão oral em língua inglesa.
 

Objetivos específicos

 

Como objetivos específicos temos: desenvolver a identificação e discriminação de sons em língua inglesa; aprimorar a pronuncia de sons da língua inglesa; desenvolver a capacidade de identificar processos de redução na fala co-articulada; e com o desenvolvimento da percepção dos sons em língua inglesa contribuir com desdobramentos para facilitar a compreensão oral em língua inglesa; discutir questões sobre a aquisição de sons em inglês comoL2; discutir princípios e postulados teóricos sobre aquisição de sons em L2; discutir resultados de pesquisa sobre produção e percepção de sons em inglês como L2; introduzir e dar subsídios para a avaliação de recursos de tecnologia de fala para o desenvolvimento da pronúncia.
 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Interessados em aprimorar a pronúncia em língua inglesa, a percepção dos sons e a compreensão oral em língua inglesa; graduandos e graduados em Letras; professores de Inglês.

  • Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Sandra Madureira

Possui graduação em Letras Português/Inglês e especialização em Linguística pela Universidade Católica de Santos, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e estágio de pós-doutorado no LAFAPE/UNICAMP. Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística da PUCSP e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada da PUCSP. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), fundadora e coordenadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e vice-presidente da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS). É editora do Journal of Speech Sciences (JoSS) da Universidade Estadual de Campinas e da Revista Intercâmbio em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e exerce atividades nas comissões editoriais de periódicos científicos Bakhtiniana e Revista do CEFAC. Desenvolve pesquisa no campo da Fonética Experimental, abordando como temas principais a Expressividade da Fala, o Simbolismo Sonoro, as Qualidades de Voz, a Entoação, a Aquisição de Sons de L2, a Variação Fonética e os Distúrbios de Fala. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC