AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso é orientado pelas seguintes metas: o aprimoramento da produção e percepção dos sons em língua inglesa; a discussão de questões relativas à aquisição de sons em língua inglesa; utilização de recursos para ensino de pronúncia pautado em modelos de produção e percepção de sons e em recursos de tecnologia da fala.

O estudo de inglês como segunda língua resvala em uma série de dificuldades. Muitas vezes, anos de estudo e bons níveis de conhecimento da língua não são garantia de boa comunicação. São

inúmeros os casos de pessoas que estudam o idioma há anos e têm dificuldades quando precisam pedir um determinado serviço ou produto em viagens internacionais ou de profissionais que enfrentam transtornos para se comunicar com clientes estrangeiros, entre outros exemplos.

O conteúdo da extensão permite que profissionais de diferentes áreas que utilizam o idioma em seu cotidiano ou que simplesmente têm interesse pela língua possam aperfeiçoar seus conhecimentos de pronúncia e compreensão oral. A ideia é aumentar a desenvoltura e a autonomia dos alunos com o idioma.

As aulas enfocam diversos pontos relativos à pronúncia dos sons do inglês, com ênfase na variedade americana, além de casos em que a transferência dos padrões fonéticos do português para o inglês compromete a comunicação. São realizadas atividades práticas de produção e percepção de sons em variados contextos prosódicos.

Todo o programa é idealizado para permitir que o aluno chegue ao fim do curso compreendendo melhor o inglês falado nos diversos contextos, como em filmes e músicas, se expressando com mais confiança e clareza e sendo mais bem compreendido, não só em relação ao conteúdo

informativo da mensagem, como também aos efeitos de sentido que a mensagem pode causar ao falante nativo do inglês.

Diferenciais do Curso

O curso de extensão Fonética Aplicada ao Aprimoramento da Pronúncia e da Compreensão Oral em Língua Inglesa traz uma nova abordagem de ensino de pronúncia, percepção de sons e compreensão oral em língua inglesa, baseada em conhecimento gerado pelas Ciências de Fala e em instrumentais da Tecnologia de Fala.

A metodologia utiliza a base teórica das Ciências da Fala, mas a ênfase é na prática, com exercícios intensivos de percepção, produção e compreensão orais. São utilizados recursos de tecnologia de fala, softwares de análise de fala, CDs, DVDs e gravações em língua inglesa em situações coloquiais, com o intuito de aprimorar a produção e a percepção dos sons da língua inglesa.

A metodologia compreende: Aulas práticas intensivas com exercícios de discriminação e identificação de sons e de pronúncia; Exposição a gravações em língua inglesa e discussão das dificuldades de compreensão oral; Utilização de recursos de tecnologia de fala para aprimoramento da percepção e da produção oral; Discussão de questões relativas à produção e à percepção de sons em língua estrangeira.

Os objetivos gerais visam promover o conhecimento sobre a produção e percepção dos sons da língua inglesa, aprimorando a pronúncia, a escuta e a compreensão oral em língua inglesa.

Objetivos específicos

Como objetivos específicos temos: desenvolver a identificação e discriminação de sons em língua inglesa; aprimorar a pronuncia de sons da língua inglesa; desenvolver a capacidade de identificar processos de redução na fala co-articulada; e com o desenvolvimento da percepção dos sons em língua inglesa contribuir com desdobramentos para facilitar a compreensão oral em língua inglesa; discutir questões sobre a aquisição de sons em inglês comoL2; discutir princípios e postulados teóricos sobre aquisição de sons em L2; discutir resultados de pesquisa sobre produção e percepção de sons em inglês como L2; introduzir e dar subsídios para a avaliação de recursos de tecnologia de fala para o desenvolvimento da pronúncia.

• Categoria: Extensão

Interessados em aprimorar a pronúncia em língua inglesa, a percepção dos sons e a compreensão oral em língua inglesa; graduandos e graduados em Letras; professores de Inglês.

• Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Sandra Madureira