Mãos segurando um quebra-cabeça de coração

Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e a outras Neurodivergências

Pós-Graduação Lato Sensu, EAD

• Curso de Especialização - EaD com aulas on-line síncronas

Curso de Especialização, totalmente on-line, voltado para Análise do Comportamento, TEA e outras neurodivergências. Alinhado com a nova certificação brasileira CABA-BR. Lista de interessados com vagas limitadas para as disciplinas de extensões, registrar interesse em cursoabatea@pucsp.br

O Curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e a outras Neurodivergências visa a qualificar profissionais para o atendimento de neurodivergentes, com ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nesse prisma, contempla o desenvolvimento de competências clínicas, técnicas, relacionais, gestoras e éticas que auxiliem os participantes no planejamento da melhoria da qualidade de vida desse público-alvo, bem como de sua família, nos diversos contextos em que se inserem e nos diferentes momentos da vida.

• Contribuir para a continuidade de formação de profissionais, na ótica da Análise do Comportamento e Desenvolvimento Humano, levando-os à busca ativa de soluções para os desafios impostos em seu cotidiano, por meio da implementação de práticas inclusivas eficazes e efetivas.

• Promover o aprofundamento dos processos de implementação de práticas inclusivas em ambientes diversos, com ênfase na Análise do Comportamento e Desenvolvimento Humano, para os Transtornos do Espectro Autista e outras condições neurodivergentes.

Diferenciais

• Atende aos critérios necessários para a certificação de coordenador em intervenções baseadas em ABA para TEA

• Olhar para o desenvolvimento humano, processos inclusivos e gerenciamento de equipes

• Grupo de professores altamente qualificados na pesquisa e na clínica

• Totalmente on-line facilitando acesso e globalização utilizando metodologias ativas

• Vivências práticas em clínica pioneira em intervenção ABA (Grupo Gradual)

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, EAD

Profissionais das áreas de Educação e Saúde, desde que portadores de diploma de Graduação.

• Duração: 360h
  • Local: EaD

• INSCREVA-SE
Profa. Dra. Leila Felippe Bagaiolo

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo - USP (2009); Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2000). É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. É Líder do Núcleo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante - TEAMM. Possui experiência na área de Psicologia Experimental, Análise do Comportamento Aplicada, Capacitação Parental, e Transtornos do Espectro do Autismo.

Profa. Dra. Claudia Romano Pacífico

Doutorado (2014) e Mestrado (2005) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e graduação em Psicologia (2003) pela mesma Universidade. É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. Atua na formação de residentes e discussão de casos com equipe multidisciplinar no ambulatório de autismo do Hospital das Clínicas de SP - PROTEA desde 2010. Possui experiência em seleção, treinamento e gestão de equipe para atuar com TEA com base em ABA e com a modelagem de Modelos de intervenção eficazes e sustentáveis de entrega de serviço para TEA ao longo da vida.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo