Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

As implicações da gestão na contemporaneidade impõem uma série de desafios para os profissionais da área, sobretudo no que se refere ao manejo dos conflitos em organizações da sociedade civil, o que requer competências de negociação, mediação, cooperação e gestão dos conflitos cotidianos. Os conflitos têm sido vistos como motores da mudança, insumos para a disrupção das formas tradicionais de gestão social. Assim, o curso em questão trabalhará com metodologias práticas de gestão do conflito, por meio de dinâmicas, vivências e ferramentas de autoconhecimento que possam de fato alavancar competências complexas para um gestor. Percorrerá os aspectos teóricos das visões que se tem sobre conflitos, suas abordagens e manejos, dará ênfase nos mecanismos de cooperação, nos processos de negociação, seu emprego prático, os desdobramentos desde os conflitos interpessoais, conflitos de massa, conflitos nas redes sociais e formas de mitigação, propagação dos conflitos e mecanismos de destravamento, conflitos com os stakeholders, conflito disruptivo, criativo, conflito como alavanca da transformação; estudará a mediação como abordagem para os conflitos; trabalhará com princípios da Comunicação Não Violenta aplicados ao dia a dia da organização. Percorrerá o caminho teórico e prático para o desenvolvimento das competências necessárias para o gestor de conflitos e negociador.


Objetivos

Objetivo geral:

  • Trabalhar os conceitos básicos de gerenciamento de conflitos, negociação e cooperação, a partir de enfoque crítico e uso de ferramentas de gestão e negociação.
  • Objetivos específicos:
  • Desenvolver competências centrais de negociação, unindo teoria e práticas de rodadas de negociação em diferentes cenários de conflitos.
  • Trabalhar o autoconhecimento como base para aplicação das práticas de negociação
Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Gestores de OSCs, especialistas em recursos humanos, psicólogos e demais interessados nos temas abordados.

  • Duração: 27 horas
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz

Coordenadora do curso de Administração da PUC/SP. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ministra aulas para a graduação em Psicologia e Administração na mesma instituição. Atua como supervisora na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.  Psicóloga Clínica com cerca de 20 anos de experiência. Possui clínica particular na região de Pinheiros, SP. Coordenou durante 8 anos o Serviço de Atendimento e Orientação Psicopadagógicos da FEA- PUC/SP, atendendo alunos, professores e funcionários da instituição, nas questões psicopadagógicas e clínicas.   Pesquisa e atua nas temáticas ligadas ao trabalho, como: saúde do trabalhador, qualidade de vida no trabalho, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas, orientação profissional e de carreira. Atuou como Vice Coordenadora e, posteriormente, como Coordenadora do Curso de Administração da PUC/SP em diversas ocasiões. Atuou também como Vice Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da mesma instituição. Avaliadora da ANPAD, SEMEAD e ENAPEGS. Parecerista do Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC/SP. Atuou como coordenadora da Área Epistemológica de Gestão de Pessoas do Departamento de Administração da PUC/SP. Atuou ainda como Coordenadora Geral dos Estágios da PUC/SP. Teve assento nos seguintes Conselhos Superiores da PUC/SP: Conselho de Ensino e Pesquisa, Câmara de Educação Continuada e Câmara de Graduação. Integrou o Comitê Assessor de novas tecnologias usadas na educação. Foi coordenadora acadêmica da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da PUC/SP. Atualmente exerce as seguintes funções: representante do Departamento de Administração no Comitê Interno de Pesquisa - PIBIC. Vice Coordenadora do Curso de Administração da PUC/SP. Docente de cursos de extensão em Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção por Competências, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão da Diversidade, Gestão de Conflitos e Negociação, Dinâmica de Grupo, dentre outros; Docente do Pós Graduação – Especialização em Gestão Social (PUC/SP) e do curso de Gestão de Negócios da Moda – SENAC. Tem experiência em docência nas disciplinas: Psicologia Aplicada à Administração, Gestão de Pessoas I, II e III; Evolução e Modelos de Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas para o curso de Ciências Contábeis; orienta Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica em temáticas na Área de Recursos Humanos. Possui livros e artigos publicados na Área de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional. Experiência em gestão e liderança.

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC