Educação Continuada

História da Arte - A arte como expressão social da renascença à modernidade

Extensão, On-line Síncrono
36h

Apresentação

O curso aborda de maneira bastante original a individuação no processo das artes a partir do Renascimento, baseando-se tanto em bibliografia consagrada pela historiografia como em materiais estético-filosóficos específicos. Seu recorte histórico e temático se inicia com o Renascimento italiano e se desenvolve até o Romantismo na Europa.

As aulas serão síncronas realizadas em ambiente remoto, com compartilhamento de imagens e exposições teóricas.


Objetivos

Levar o discente à compreensão da história social da arte na Europa da era burguesa, do Renascimento à Modernidade, acompanhando o processo histórico-imanente da produção técnica e estética na era proposta para o curso, observando que a história da arte é também um produto do desenvolvimento humano-genérico, resultado dos processos produtivos da humanidade que impactam nas individualidades.


Diferenciais do Curso

Este curso é uma extensão em História da Arte, partindo de um recorte histórico preciso e de uma temática que está desenvolvida com uma coerência cronológica. O curso tem um diferencial para o público universitário porque não existe propostas similares em âmbito acadêmico, já que trabalha a relação do campo ideológico e social da arte do Renascimento com seu complexo burguês em formação, mostrando como parte substancial da historiografia apagou vestígios desse processo, degenerando-se em academicismo vazio no decurso dos séculos analisados.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Graduados e graduandos nas áreas de História, Arquitetura, Design, Artes, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e todas as áreas das ciências humanas; professores de História, de Literatura e de Artes do ensino fundamental e médio; e todos os interessados em História da Arte e da Literatura.

  • Duração: 36h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Claudinei Cássio de Rezende

Claudinei Cássio de Rezende tem pós-doutorado em História, doutorado em Ciências Sociais pela Unesp (Fapesp) com tese sobre György Lukács; mestrado em Ciências Sociais pela Unesp (Fapesp) com dissertação selecionada pelo Programa resultando em livro. Também é licenciado e bacharel em Ciências Sociais, e licenciado e especialista em História. Desenvolve pesquisa sobre história da arte e estética no Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (Nehtipo | PUC-SP). Atualmente é professor de História da Arte na PUC-SP (Cogeae), de História, Trabalho e Cultura (Cogeae), e de História Social da Arte no Museu da Imagem e do Som (MIS) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, Presencial
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC