As grandes transformações no mundo do trabalho têm impactado diretamente nas relações que os indivíduos estabelecem com o trabalho e nas decisões de carreira. A carreira, que nas décadas passadas era compreendida apenas como uma sequência de funções e cargos, nos dias de hoje passa a incorporar outras variáveis compondo um aspecto dinâmico ao percurso profissional. Dentre as fases deste percurso, as transições de carreira envolvem momentos como escolhas profissionais, os períodos de busca de um novo emprego, mudanças de atividade e/ou profissão, e preparação para a aposentadoria. O orientador de carreiras exerce um papel importante no apoio aos profissionais nestas fases auxiliando-os com programas de intervenção que envolvem, ao mesmo tempo, o conhecimento das necessidades e das demandas do mercado e o conhecimento das capacidades, conhecimentos e desejos dos indivíduos.

O objetivo do curso é formar os Orientadores de Carreira para o apoio e orientação de pessoas que estão em fase de transição de carreira, como por exemplo, escolhas profissionais, busca de um novo emprego, mudanças de atividade e/ou profissão, e preparação para a aposentadoria, etc.

• Categoria: Extensão

Profissionais que atuam em consultorias, empresas, consultórios, órgãos governamentais, ONGs e Universidades.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Laura Marques Castelhano

Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e Graduada em Psicologia pela PUC/SP. Cursos de formação em Desenvolvimento e Gestão de Carreiras na França e Canadá. Carreira desenvolvida em consultoria francesa especializada em gestão de carreira e processos de reestruturação, como consultora, coordenadora e depois diretora da área. Coordenação de atividades de pesquisa e desenvolvimento da ONG (Amigos do Emprego). Atualmente docente e pesquisadora em desenvolvimento humano, gestão de pessoas e carreiras.

Extensão, Curso Novo