Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Formação para O…

Formação para Orientadores de Carreira: escolhas e transições
Apresentação
As grandes transformações no mundo do trabalho têm impactado diretamente nas relações que os indivíduos estabelecem com o trabalho e nas decisões de carreira. A carreira, que nas décadas passadas era compreendida apenas como uma sequência de funções e cargos, nos dias de hoje passa a incorporar outras variáveis compondo um aspecto dinâmico ao percurso profissional. Dentre as fases deste percurso, as transições de carreira envolvem momentos como escolhas profissionais, os períodos de busca de um novo emprego, mudanças de atividade e/ou profissão, e preparação para a aposentadoria. O orientador de carreiras exerce um papel importante no apoio aos profissionais nestas fases auxiliando-os com programas de intervenção que envolvem, ao mesmo tempo, o conhecimento das necessidades e das demandas do mercado e o conhecimento das capacidades, conhecimentos e desejos dos indivíduos.
Objetivos
O objetivo do curso é formar os Orientadores de Carreira para o apoio e orientação de pessoas que estão em fase de transição de carreira, como por exemplo, escolhas profissionais, busca de um novo emprego, mudanças de atividade e/ou profissão, e preparação para a aposentadoria, etc.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam em consultorias, empresas, consultórios, órgãos governamentais, ONGs e Universidades.
- Duração: 48 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE

Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e Graduada em Psicologia pela PUC/SP. Cursos de formação em Desenvolvimento e Gestão de Carreiras na França e Canadá. Carreira desenvolvida em consultoria francesa especializada em gestão de carreira e processos de reestruturação, como consultora, coordenadora e depois diretora da área. Coordenação de atividades de pesquisa e desenvolvimento da ONG (Amigos do Emprego). Atualmente docente e pesquisadora em desenvolvimento humano, gestão de pessoas e carreiras.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Professores
Prof. Dr. Gilberto de Araujo Guimaraes
Profa. Dra. Ivelise Fortim de Campos
Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Temas
- Modelos, visões e práticas da carreirologia: desenvolvimento, orientação, gestão, educação.
- As primeiras escolhas e a orientação profissional
- Os campos de intervenção em Carreira e estágios da vida profissional
- Balanço de competências: o método
- Estruturação de um projeto de vida e carreira
- Os domínios de intervenção da carreira
- As reconversões de carreira
- Os caminhos da (re) inserção e novas oportunidades
- Diagnóstico e análise das demandas
- Conceber uma estratégia de acompanhamento
- Gestão do Orientador
- Carreira e organização
- Carreira e outros sistemas (público, acadêmico, etc...)
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 2º semestre de 2022.
Valor total do curso:
• Matrículas até 30/06/2022
Matrícula de R$ 602,75 + 3 mensalidades de R$ 602,75 (Setembro a Novembro)
Com o desconto de 15% até o dia 30/06/2022:
Matrícula de R$ 512,34 + 3 mensalidades de R$ 512,34 (Setembro a Novembro)
Com o desconto de 10% até o dia 30/06/2022:
Matrícula de R$ 542,48 + 3 mensalidades de R$ 542,48 (Setembro a Novembro)
Turmas e Horários
Início: 03/09/2022
Término: 19/11/2022
Horário: Sábado, das 8h30 às 12h30
Datas: 03, 10, 17, 24/09, 01, 08, 15, 22, 29/10, 05, 12, 19/11/2022
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
On-line síncrono
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam em consultorias, empresas, consultórios, órgãos governamentais, ONGs e Universidades.
- Duração: 48 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE