Educação Continuada

Entre a escrita e a escuta: literatura e humanização

O curso propõe uma imersão crítica na singularidade da literatura, sublinhando seu valor ético e humanista, além de sua importância para o campo da cultura e da formação da subjetividade. O que pode a literatura? O que significa compreender a literatura como elemento essencial para a saúde de um povo? A literatura é um gesto fundamental de resistência diante da banalização do mundo e da linguagem? De que modo a criação literária – seu mistério e sua história – nos ajuda a viver?

Considerando, portanto, a literatura como um território a partir do qual o ser humano pensa e se questiona sobre si mesmo, suas ações, suas paixões e sua cultura, o curso pretende promover uma reflexão crítica entre textos teóricos e textos ficcionais, a fim de colocar em cena as indagações levantadas e outras que possam surgir ao longo das aulas. Todorov, Candido, Compagnon, Blanchot, Barthes, Deleuze, Agamben, são algumas vozes críticas que nos convidarão a problematizar o espaço literário de modo geral e, de modo mais particular, a prosa e a poesia de autores como: Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Herman Melville, Manuel Bandeira e Lobo Antunes.

- Discutir o significado de leitura literária e sua importância enquanto elemento de construção social e intelectual do ser humano.
- Apresentar e discutir o papel desempenhado pela literatura na (re)construção de subjetividades.
- Promover o debate em torno do papel da literatura no processo de humanização e manutenção da saúde psíquica dos indivíduos.
- Habilitar novos mediadores de leitura, capazes de estimular, além do gosto pela leitura, a compreensão crítica das obras literárias.

Diferenciais do Curso

Tendo em vista o crescimento do interesse pela literatura e outras linguagens artísticas, em especial no contexto de isolamento social vivenciado nos últimos anos, o curso “Entre a escrita e a escuta: literatura e humanização”, tem como diferencial possibilitar a imersão crítica na singularidade da literatura, sublinhando seu valor ético e humanista, além de sua importância para o campo da cultura e da formação da subjetividade. Diferentemente de cursos que se propõem a discutir as obras literárias apenas a partir do viés teórico, o curso revela-se como um espaço para a reflexão crítica, suscitada a partir da leitura literária, em torno das aproximações entre a literatura e a vida. No curso, os alunos terão a oportunidade de debater temas que os conduzirão a perceber como a literatura pode efetivamente contribuir com o processo de humanização, transformação e saúde psíquica. Inédito em seu segmento, o curso torna-se relevante a todos aqueles que desejam conhecer, aprofundar ou aprimorar o olhar face à literatura e à compreensão de si.

• Categoria: Extensão

Público em geral. Professores, coordenadores pedagógicos, mediadores e agentes de leitura, graduandos, pessoas com interesses e atividades profissionais ligadas à literatura e à formação do leitor.

• Duração: 18h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Diana Navas

Pós-doutora pela Universidade de Aveiro (Portugal) e doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, atua como professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Suas pesquisas concentram-se nas tendências da literatura contemporânea juvenil brasileira e portuguesa, destacando-se, dentre suas publicações, as obras: Literatura Juvenil dos dois lados do Atlântico (2016), A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos, representações (org.) (2016), Produção literária juvenil e infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade (org.) (2018); Produção literária juvenil e infantil contemporânea de autoria feminina (org.) (2019).

Profa. Dra. Cristina Torres

Pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da USP; coordenadora do Grupo de Pesquisa “A literatura de Clarice Lispector: conversações”, no IPI-USP; Doutora em Literatura Brasileira – USP; Mestre em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP; Graduada em Letras na PUC-SP. Possui experiência como professora de pós-graduação, graduação e ensino básico há quase 30 anos nas áreas da Literatura Brasileira, Crítica Literária e interfaces entre Literatura e Psicanálise.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo