Imagem de um livro aberto

Entre a escrita e a escuta: literatura e humanização

O que pode a literatura? O que significa compreender a literatura como elemento essencial para a saúde de um povo? A literatura é um gesto fundamental de resistência diante da banalização do mundo e da linguagem? De que modo a criação literária – seu mistério e sua história – nos ajuda a viver? Tendo em vista essas indagações, o curso propõe uma imersão crítica na singularidade da literatura, sublinhando seu valor ético e humanista, além de sua importância para o campo da cultura e da formação da subjetividade. Todorov, Candido, Compagnon, Blanchot, Barthes, Deleuze, Agamben, são algumas vozes que nos convidam a problematizar o espaço literário convocando nós, leitores, a uma percepção nada convencional sobre o campo da literatura.

• Mobilizar a reflexão sobre a leitura literária como caminho para uma singular apreensão estética e ética do mundo e da subjetividade.
  • Promover leituras teóricas e literárias que motivem a reflexão em torno do papel da literatura na constituição do sujeito e na manutenção de sua subjetividade e saúde psíquica.

Diferenciais do Curso

Considerando a literatura como um território a partir do qual o ser humano pensa e se questiona sobre si mesmo, suas ações, suas paixões e sua cultura, o curso pretende promover uma reflexão crítica entre textos teóricos e textos ficcionais, a fim de colocar em cena as indagações levantadas e outras que possam surgir ao longo das aulas, sublinhando o valor ético e humanista do espaço literário.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Professores, coordenadores pedagógicos, mediadores e agentes de leitura, graduandos em Letras, pessoas com interesses e atividades profissionais ligadas à literatura e à formação do leitor, interessados em geral.

• Duração: 18h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SE
Profa. Dra. Diana Navas

Pós-doutora (Universidade de Aveiro - Portugal) e doutora em Literatura Portuguesa (Universidade de São Paulo). Atua como professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Suas pesquisas concentram-se nas tendências da literatura contemporânea juvenil brasileira e portuguesa, destacando-se, entre suas publicações: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico, A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos, representações, Produção literária juvenil e infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade e Produção literária juvenil e infantil contemporânea de autoria feminina.

Prof.ª Dra. Cris Torres

Pós-doutora em Psicologia Social e do Trabalho (USP), doutora em Literatura Brasileria (USP), mestre em Literatura e Crítica Literaria (PUC-SP), graduada em Literatura (PUC-SP). É professora há mais de 30 anos. Publicou as seguintes obras: Uma ideia de prosa para Clarice Lispector: Ensaio. Bordas. Testemunho (Benjamin Editorial) e Posso tocar seus olhos? (Urutau Editora)

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo