Educação Continuada

ESG e Impacto Social das Práticas Corporativas

Extensão, On-line Síncrono
18h

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, é um tema cada vez mais recorrente nos debates e fóruns empresariais de todo o mundo e vem se tornando cada vez mais relevante para obtenção ou restrição acesso a capital, pois os impactos socioambientais passaram a configurar demandas não apenas da sociedade, dos governos, academia e de ONGs, mas também de bancos, instituições financeiras e de grandes investidores (SERAFEIM et al., 2019; TUCKER; JONES, 2020).

O termo surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan aos representantes de importantes instituições financeiras sobre como seria possível que os fatores sociais, ambientais e de governança fossem integrados no mercado de capitais (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021).

Os princípios ESG fundamentam-se no que se denomina “capitalismo sustentável”, um modelo em que o valor empresarial não está atrelado a busca desenfreada de lucro e ao cumprimento de apenas alguns critérios de sustentabilidade. A sociedade agora impõe que as empresas incorporem responsabilidades sociais, ambientais e de governança, que podem não estar relacionadas diretamente ao desenvolvimento de sua atividade, mas aos problemas que a sociedade enfrenta (REDECKER e TRINDADE 2021).

Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que reúnem os grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade como um todo (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021). Os ODS apontam os principais itens a serem acompanhados de perto e a cultura tem um papel transversal sobre os objetivos e as metas estabelecidas, o que requer abordagens criativas e colaborativas entre os diferentes atores sociais (HOSAGRAHAR, 2017).
Refletindo a relevância da agenda social, os termos relacionados a esta área tiveram muita relevância entre os usuários das redes sociais, com cerca de 484 mil conteúdos no ano e um recorde na utilização das expressões: “inclusão social” e “Direitos Humanos” identificadas nas redes (PACTO GLOBAL e STILINGUE, 2021).
Mesmo diante das evidências sobre a importância da atuação nas questões sociais, a sustentabilidade social é comparativamente menos trabalhada nas estratégias corporativas (LABUSCHAGNE et al, 2005; VISSER e SUNTER, 2002) e os fundos sociais para investidores ainda são minoria no mercado (ALMEIDA e NERY, 2021). Em geral, as práticas são mais restritas a programas de inclusão e diversidade na própria empresa.

Este quadro demonstra a necessidade de aprofundamento do debate sobre o pilar social das estratégias ESG, bem como de ações que permitam gerar impacto mais amplo e contribuir com o desenvolvimento sustentável, demandando a conexão entre os diferentes setores da sociedade.


Objetivos

Desenvolver competências para atuação em ESG – Environmental Social Governance, ampliando o potencial e a efetividade de atuação da empresa na área social. O curso traz como diferencial dar luz ao S - Social, facilitando o diálogo empresa sociedade.

 

Objetivos específicos

  • Analisar o conceito ESG – Environmental Social Governance
  • Implicações na empresa, no mercado, nos investimentos e na sociedade
  • Compreender os ODS da ONU e sua aplicabilidade
  • Discutir os desafios sociais e conceitos de gestão social
  • Analisar as melhores práticas de ação sociocultural empresarial
  • Promover o diálogo intersetorial com atores da sociedade civil

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Colaboradores de (ou interessados em atuar em):

    Das seguintes áreas de atuação:

    • Fundações e institutos
    • Departamentos de responsabilidade social em empresas (sustentabilidade, diversidade, inclusão etc.)
    • Órgãos públicos voltados a causas sociais
    • Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
    • Movimentos sociais
    • Empreendedores sociais e culturais
    • Administração, marketing, comunicação, assistência social, psicologia, direito, educação, publicidade, economia, cultura, saúde e outras afins
  • Duração: 18h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dra. Alice Dianezi Gambardella

Socióloga, mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Possui experiência em trabalho social e ciência política, especialmente em avaliação de políticas públicas, políticas de segurança alimentar, padrões de saúde e segurança para crianças, sustentabilidade ambiental/coleta/reciclagem, transferências de renda, calamidades públicas e ações de gestores de prevenção de desastres, entre outras políticas de proteção social. Foi consultora em situações de emergência e calamidade pública (quebra de barragens, inundações, incêndios e deslizamentos de terra), incluindo os casos Samarco e Vale em Minas Gerais/BR.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Extensão, Presencial, Escola de Verão
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC