Educação Continuada

Mudanças Climáticas e Transição Energética

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo

O curso propõe complementar a formação de profissionais de diversas áreas e capacitá-los a compreender as causas e consequências das mudanças climáticas globais, o cenário atual de transição energética, focado em sustentabilidade, e as perspectivas futuras para as diversas fontes de energia, bem como o seu impacto na economia e na sociedade. O aluno será introduzido às temáticas para refletir e atuar em uma sociedade com demanda crescente de energia em um contexto global produtivo e tecnológico que não mais permite a exclusividade das fontes energéticas de origem fóssil diante do cenário de esgotamento das mesmas e de suas ações poluidoras concomitantes.

Contextualizar as atividades antropogênicas causadoras da emissão de Gases do Efeito Estufa no cenário de mudanças climáticas globais; apresentar, analisar e discutir o consenso sobre mudanças climáticas e a influência dos diversos atores envolvidos na formulação das agendas ambientais dos governos. Descrever e analisar o processo histórico das transições energéticas; analisar o protagonismo das diversas fontes de energia e tecnologias de mitigação de emissões no cenário atual de transição; possibilitar a compreensão dos fundamentos teóricos, metodológicos, tecnológicos e práticos das atividades de CCUS, suas ferramentas de regulação e suas repercussões no cenário mundial.

Diferenciais

O curso contempla questões ambientais, tecnológicas, econômicas e regulatórias, discutindo aspectos relevantes que se impõem quanto ao aumento do uso de fontes alternativas renováveis e não poluentes. Além disso, a equipe altamente especializada proporciona uma experiência de aprendizado na qual os tópicos são constantemente confrontados com situações atuais do mercado, permitindo dessa maneira aliar a teoria à apliação dos conceitos.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo

Graduados e graduandos interessados em compreender os conceitos, causas e consequências das mudanças climáticas e da transição energética. Sem pré-requisitos.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Isabela Morbach Machado e Silva

Graduada em Direito pela UFPA, mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP, e Doutora em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP. Foi Visiting Scholar no Centre for Environmental Policy do Imperial College London entre 2019 e 2020, onde pesquisou sobre os desenhos regulatórios das atividades de Captura e Armazenamento de CO2. Atualmente advoga nas áreas de Direito Administrativo e Regulatório, e pesquisa no Research Centre for Greenhouse Gas Innovation, com foco em análises regulatórias e políticas públicas para descarbonização da economia, promoção da transição energética e mercados de carbono. Também é editora da Revista Energia, Ambiente e Regulação.

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono