Educação Continuada

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso propõe complementar a formação de profissionais de diversas áreas e capacitá-los a compreender as causas e consequências das mudanças climáticas globais, o cenário atual de transição energética, focado em sustentabilidade, e as perspectivas futuras para as diversas fontes de energia, bem como o seu impacto na economia e na sociedade. O aluno será introduzido às temáticas para refletir e atuar em uma sociedade com demanda crescente de energia em um contexto global produtivo e tecnológico que não mais permite a exclusividade das fontes energéticas de origem fóssil diante do cenário de esgotamento das mesmas e de suas ações poluidoras concomitantes. Além de priorizar fontes renováveis de energia, esse cenário requer a adoção de tecnologias de redução de emissões como a Captura, Transporte, Utilização e Armazenamento de Carbono (Carbon Capture, Transport, Use, and Storage), ambas as quais serão apresentadas nesse curso.

Para alcançar este objetivo, o curso oferece ao aluno embasamento teórico necessário para estimular o pensamento crítico, reflexivo e científico acerca das incertezas envolvendo as mudanças climáticas e diante do cenário atual de transição energética. Como referência, o curso contempla questões ambientais, tecnológicas, econômicas e políticas.

Contextualizar as atividades antropogênicas causadoras da emissão de Gases do Efeito Estufa no cenário de mudanças climáticas globais; apresentar, analisar e discutir o consenso sobre mudanças climáticas e a influência dos diversos atores envolvidos na formulação das agendas ambientais dos governos. Descrever e analisar o processo histórico das transições energéticas; analisar o protagonismo das diversas fontes de energia e tecnologias de mitigação de emissões no cenário atual de transição; possibilitar a compreensão dos fundamentos teóricos, metodológicos, tecnológicos e práticos das atividades de CCUS, suas ferramentas de regulação e suas repercussões no cenário mundial.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Graduados e graduandos interessados em compreender os conceitos, causas e consequências das mudanças climáticas e da transição energética. Sem pré-requisitos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Me. Vitor Emanoel Siqueira Santos

Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo. Trabalhou no projeto NAGI PG (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás) pela Agência USP de Inovação. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Energia do IEE-USP, pesquisando captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) em reservatórios não convencionais. Tem experiência na área de Engenharia de Energia, atuando tanto com recursos renováveis quanto com aproveitamento estratégico de reservas de gás natural. Também leciona em cursos na área de energias renováveis, além de matemática e raciocínio lógico para concursos e é consultor em educação.

Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto