Os cientistas da computação explicam a recente disseminação da inteligência artificial (IA) ao big data e à maior capacidade computacional. Do ponto de vista da sociedade, contudo, o valor agregado é a capacidade preditiva dos modelos. Prever cenários futuros e a probabilidade deles se realizarem e quando é estratégico em qualquer atividades (gestão de risco). Os modelos empíricos de aprendizado de máquina (machine learning) são capazes de extrair informações úteis de grandes conjuntos de dados, e a partir delas realizar previsões com alto grau de assertividade. A técnica de redes neurais profundas (deep learning), que predomina na maior parte das aplicações de IA, tem limitações intrínsecas tais como a incerteza, por ser um modelo estatístico de probabilidade, a opacidade (black box) e o viés, o que recomenda considerar seus resultados não como soberanos, mas como complementares à outros processos decisórios.

O mercado de trabalho do século XXI é multidisciplinar, os gestores de negócio precisam ter familiaridade com a lógica e fundamentos da IA, e os gestores de tecnologia precisam ter familiaridade com os impactos éticos e sociais da IA.

O curso não exige conhecimento prévio determinado. O aluno que concluir com sucesso o curso terá uma bagagem conceitual, fundamentada em experiências reais, com potencial de capacitá-lo a uma contribuição estratégica em múltiplas atividades profissionais e de pesquisa.

Fornecer os conceitos básicos e desenvolver as habilidades para compreender, avaliar, questionar e participar de projetos acadêmicos e profissionais, direta e indiretamente, vinculados ao campo da Inteligência Artificial.

• Introduzir  noções elementares sobre o campo e as tecnologias de Inteligência Artificial, com ênfase nos avanços recentes.
  • Oferecer base mínima de reflexão sobre os impactos da IA no cotidiano, identificando os impactos positivos e negativos sobre a sociedade.
  • Exercitar os profissionais e pesquisadores nas interações com essas novas tecnologias.
  • Categoria: Extensão

O programa do curso é multidisciplinar, formatado para estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento, com destaque para a comunicação, economia, administração, marketing, ciências sociais e humanas, e tecnologia.

• Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Dora Kaufman

Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Economista PUC-RJ. Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Coautora do livro "Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”. Colunista da Época Negócios.

Extensão, Curso Novo