A atual velocidade de transformação produz uma tensão inédita na história da humanidade. Estamos diante de uma ruptura em escala e intensidade maior do que em processos relacionados à tecnologias anteriores. As mudanças são tão rápidas que não dá tempo para as pessoas, instituições e governos de adaptarem. Seus impatcos não são localizados geograficamente, nem abrangem uma indústria específica; as funções que estão sendo substituídas pelas máquinas inteligentes estão em áreas distintas da economia (chão de fábrica, caminhoneiro, assistente de check-out, atendentes bancários, pesquisador jurídico, professor da faculdade, telemarketer, contado etc.), e, em muitos casos, o impacto dessas substituições se dá em cascata levando à perda indireta de outros empregos. A Inteligência Artificial não está substituindo apenas, ou não primordialmente, as funções mecânicas, está substituindo igualmente as funções cognitivas.

As novas funções que emergem requerem talentos que não estão sendo comtemplados, em geral, na educação formal, na educação continuada e nos programas de capacitação. Em paralelo, mesmo as funções tradicionais, ou as funções preservadas, têm o desafio de interagir com tecnologias de IA no exercício de suas atividades cotidianas. Esse cenário tende a se expandir em futuro breve dada a velocidade e intensidade de desenvolvimento. Pesquisadores e profissionais precisam adquirir conhecimento sobre meandros da IZ e seus impatcos no trabalho, na sociedade, na vida cotidiana.

Capacitar os alunos sobre os meandros da IA, noções elementares sobre o campo e as tecnologias com ênfase nos avanços recentes, e os impactos positivos e negativos sobre os indivíduos e a sociedade, destacando questões éticas, mercado de trabalho (substituição homem-máquina, novas habilidades, novas interações nas funções tradicionais), regulamentação, mercados e empresas.

Desenvolver as habilidades para compreender, avaliar, questionar e participar de projetos acadêmicos e profissionais, direta e indiretamente, vinculados ao campo da Inteligência Artificial.

• Categoria: Extensão

O curso tem como objetivo disponibilizar aos estudantes e profissionais de múltiplas áreas, com destaque para a comunicação, economia, administração e marketing, os conhecimentos básicos do campo da Inteligência Artificial. Trata-se de um arcabouço de conceitos e referências que permita um entendimento mais apurado do novo ambiente socioeconômico gerado pelo recente avanço das tecnologias de inteligência artificial. O aluno que concluir com sucesso o curso terá uma bagagem conceitual, fundamentada em experiências reais, com potencial de capacitá-lo a uma contribuição estratégica em múltiplas atividades profissionais e de pesquisa. O curso mescla conceitos com análise de cases ao longo das aulas.

O curso é multidisciplinar. Parte das referências e experiências reais que ilustram os conceitos fazem parte do nosso cotidiano, acessíveis a distintas competências. O curso não exige conhecimento prévio determinado.

• Duração: 14 semanas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Doutora em Teoria Literária (1973) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado (1993) pela Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos e livre-docência em Ciências da Comunicação (1993) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (CIMID) e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos na PUC-SP. Presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e membro executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, no México, desde 2004.