Educação Continuada

Inteligência Artificial: Conceituação da Tecnologia e Impactos Sociais – Online

Os cientistas da computação explicam a recente disseminação da inteligência artificial (IA) ao big data e à maior capacidade computacional. Do ponto de vista da sociedade, contudo, o valor agregado é a capacidade preditiva dos modelos. Prever cenários futuros e a probabilidade deles se realizarem e quando é estratégico em qualquer atividades (gestão de risco). Os modelos empíricos de aprendizado de máquina (machine learning) são capazes de extrair informações úteis de grandes conjuntos de dados, e a partir delas realizar previsões com alto grau de assertividade. A técnica de redes neurais profundas (deep learning), que predomina na maior parte das aplicações de IA, tem limitações intrínsecas tais como a incerteza, por ser um modelo estatístico de probabilidade, a opacidade (black box) e o viés, o que recomenda considerar seus resultados não como soberanos, mas como complementares à outros processos decisórios.

O mercado de trabalho do século XXI é multidisciplinar, os gestores de negócio precisam ter familiaridade com a lógica e fundamentos da IA, e os gestores de tecnologia precisam ter familiaridade com os impactos éticos e sociais da IA.

O curso não exige conhecimento prévio determinado. O aluno que concluir com sucesso o curso terá uma bagagem conceitual, fundamentada em experiências reais, com potencial de capacitá-lo a uma contribuição estratégica em múltiplas atividades profissionais e de pesquisa.

Fornecer os conceitos básicos e desenvolver as habilidades para compreender, avaliar, questionar e participar de projetos acadêmicos e profissionais, direta e indiretamente, vinculados ao campo da Inteligência Artificial.

• Introduzir  noções elementares sobre o campo e as tecnologias de Inteligência Artificial, com ênfase nos avanços recentes.
  • Oferecer base mínima de reflexão sobre os impactos da IA no cotidiano, identificando os impactos positivos e negativos sobre a sociedade.
  • Exercitar os profissionais e pesquisadores nas interações com essas novas tecnologias.
  • Categoria: Extensão, Curso Online

O programa do curso é multidisciplinar, formatado para estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento, com destaque para a comunicação, economia, administração, marketing, ciências sociais e humanas, e tecnologia.

• Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Marcelo Augusto Vieira Graglia

Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor e pesquisador do Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD da PUC-SP. Professor convidado do MBA em Negócios da PUC-SP. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Pesquisa as novas tecnologias e seus impactos sociais, incluindo inteligência artificial, Indústria 4.0, Internet das coisas e cidades inteligentes. Seus interesses de pesquisa também envolvem história, memória e patrimônio. Ocupou cargos técnicos, executivos e de gestão em empresas, em instituto e universidade e acumulou experiência nas áreas da administração e da engenharia, com ênfase em gestão de operações, planejamento estratégico, projeto e desenvolvimento de produtos, melhoria de processos, gestão da qualidade, gestão de projetos e serviços. Foi coordenador da área de Gestão de Operações do Departamento de Administração e assistente especializado em planejamento, desenvolvimento e gestão da Reitoria da PUC-SP. É membro do corpo editorial da Revista Caderno de Administração e avaliador ad hoc da Revista Cordis - Revista Eletrônica de História Social da Cidade.