Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Os cientistas da computação explicam a recente disseminação da inteligência artificial (IA) ao big data e à maior capacidade computacional. Do ponto de vista da sociedade, contudo, o valor agregado é a capacidade preditiva dos modelos. Prever cenários futuros e a probabilidade deles se realizarem e quando é estratégico em qualquer atividades (gestão de risco). Os modelos empíricos de aprendizado de máquina (machine learning) são capazes de extrair informações úteis de grandes conjuntos de dados, e a partir delas realizar previsões com alto grau de assertividade. A técnica de redes neurais profundas (deep learning), que predomina na maior parte das aplicações de IA, tem limitações intrínsecas tais como a incerteza, por ser um modelo estatístico de probabilidade, a opacidade (black box) e o viés, o que recomenda considerar seus resultados não como soberanos, mas como complementares à outros processos decisórios.

O mercado de trabalho do século XXI é multidisciplinar, os gestores de negócio precisam ter familiaridade com a lógica e fundamentos da IA, e os gestores de tecnologia precisam ter familiaridade com os impactos éticos e sociais da IA.

O curso não exige conhecimento prévio determinado. O aluno que concluir com sucesso o curso terá uma bagagem conceitual, fundamentada em experiências reais, com potencial de capacitá-lo a uma contribuição estratégica em múltiplas atividades profissionais e de pesquisa.


Objetivos

Fornecer os conceitos básicos e desenvolver as habilidades para compreender, avaliar, questionar e participar de projetos acadêmicos e profissionais, direta e indiretamente, vinculados ao campo da Inteligência Artificial.

  • Introduzir  noções elementares sobre o campo e as tecnologias de Inteligência Artificial, com ênfase nos avanços recentes.
  • Oferecer base mínima de reflexão sobre os impactos da IA no cotidiano, identificando os impactos positivos e negativos sobre a sociedade.
  • Exercitar os profissionais e pesquisadores nas interações com essas novas tecnologias.
Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O programa do curso é multidisciplinar, formatado para estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento, com destaque para a comunicação, economia, administração, marketing, ciências sociais e humanas, e tecnologia.

  • Duração: 42 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Dora Kaufman

Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Economista PUC-RJ. Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Coautora do livro "Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”. Colunista da Época Negócios.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC