Educação Continuada

Energias Renováveis: Tecnologias, Aplicações e Aspectos Regulatórios

Extensão, On-line Síncrono

Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que almejam compreender as tecnologias, as aplicações das Energias Renováveis e seus aspectos regulatórios. Os participantes serão introduzidos às temáticas pertinentes para refletir e atuar em uma sociedade com demanda crescente de energia em um contexto global produtivo e tecnológico que não comporta apenas o uso de fontes de origem fóssil diante do cenário de esgotamento das mesmas e de suas ações poluidoras concomitantes. Para alcançar este objetivo, o curso oferece ao aluno embasamento teórico e o referencial técnico necessário para estimular o pensamento crítico, reflexivo e científico diante das alternativas ao cenário global de demanda energética.

Possibilitar a compreensão, assim como introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias das energias renováveis:

a) Apresentar os conceitos de energia renovável e sua relevância no cenário de mudanças climáticas; b) Caracterizar as aplicações das energias renováveis e exemplos de projetos realizados no mundo e no Brasil; c) Discutir os cenários mundial e brasileiro relativos às energias renováveis, assim como as potencialidades do país; d) Introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias da energia eólica, solar térmica e fotovoltaica, hidráulica, biomassa e outras.

Diferenciais

O curso contempla questões ambientais, tecnológicas, econômicas e regulatórias, discutindo aspectos relevantes que se impõem quanto ao aumento do uso de fontes alternativas renováveis e não poluentes. Além disso, a equipe altamente especializada proporciona uma experiência de aprendizado na qual os tópicos são constantemente confrontados com situações atuais do mercado, permitindo dessa maneira aliar a teoria à apliação dos conceitos.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Interessados em compreender tecnologias, aplicações e aspectos regulatórios de energias renováveis. Sem pré-requisitos.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Profa. Me. Paola Mercadante Petry

Formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre pelo Programa de Pós- graduação em Energia no Instituto de Energia e Ambiente da USP e Doutoranda pelo mesmo Instituto. É professora no Curso de Extensão "Energias Renováveis: Tecnologias, Aplicações e Aspectos Regulatórios", tem experiência com consultoria técnica em projetos de aproveitamento energético de resíduos e biomassa e na organização de eventos nessa área.

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono