Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que almejam compreender as tecnologias, as aplicações das Energias Renováveis e seus aspectos regulatórios. Os participantes serão introduzidos às temáticas pertinentes para refletir e atuar em uma sociedade com demanda crescente de energia em um contexto global produtivo e tecnológico que não comporta apenas o uso de fontes de origem fóssil diante do cenário de esgotamento das mesmas e de suas ações poluidoras concomitantes. Para alcançar este objetivo, o curso oferece ao aluno embasamento teórico e o referencial técnico necessário para estimular o pensamento crítico, reflexivo e científico diante das alternativas ao cenário global de demanda energética. Como referência, o curso contempla questões ambientais, tecnológicas, econômicas e regulatórias, discutindo aspectos relevantes que se impõem quanto ao aumento do uso de fontes alternativas renováveis e não poluentes.

Possibilitar a compreensão, assim como introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias das energias renováveis:

a) Apresentar os conceitos de energia renovável e sua relevância no cenário de mudanças climáticas;
b) Caracterizar as aplicações das energias renováveis e exemplos de projetos realizados no mundo e no Brasil;
c) Discutir os cenários mundial e brasileiro relativos às energias renováveis, assim como as potencialidades do país;
d) Introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias da energia eólica, solar térmica e fotovoltaica, hidráulica, biomassa e outras.

• Categoria: Extensão

Interessados em compreender tecnologias, aplicações e aspectos regulatórios de energias renováveis. Sem pré-requisitos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Vitor Emanoel Siqueira Santos

Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo. Trabalhou no projeto NAGI PG (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás) pela Agência USP de Inovação. Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Energia do IEE-USP, pesquisando captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) em reservatórios não convencionais. Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: exploração, gás natural, petróleo e formação profissional. Também leciona matemática e raciocínio lógico para concursos e é consultor em educação.

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo