Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que almejam compreender as tecnologias, as aplicações das Energias Renováveis e seus aspectos regulatórios. Os participantes serão introduzidos às temáticas pertinentes para refletir e atuar em uma sociedade com demanda crescente de energia em um contexto global produtivo e tecnológico que não comporta apenas o uso de fontes de origem fóssil diante do cenário de esgotamento das mesmas e de suas ações poluidoras concomitantes. Para alcançar este objetivo, o curso oferece ao aluno embasamento teórico e o referencial técnico necessário para estimular o pensamento crítico, reflexivo e científico diante das alternativas ao cenário global de demanda energética. Como referência, o curso contempla questões ambientais, tecnológicas, econômicas e regulatórias, discutindo aspectos relevantes que se impõem quanto ao aumento do uso de fontes alternativas renováveis e não poluentes.

Possibilitar a compreensão, assim como introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias das energias renováveis:

a) Apresentar os conceitos de energia renovável e sua relevância no cenário de mudanças climáticas;
b) Caracterizar as aplicações das energias renováveis e exemplos de projetos realizados no mundo e no Brasil;
c) Discutir os cenários mundial e brasileiro relativos às energias renováveis, assim como as potencialidades do país;
d) Introduzir as especificidades tecnológicas e regulatórias da energia eólica, solar térmica e fotovoltaica, hidráulica, biomassa e outras.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Interessados em compreender tecnologias, aplicações e aspectos regulatórios de energias renováveis. Sem pré-requisitos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Me. Vitor Emanoel Siqueira Santos

Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo. Trabalhou no projeto NAGI PG (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás) pela Agência USP de Inovação. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Energia do IEE-USP, pesquisando captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) em reservatórios não convencionais. Tem experiência na área de Engenharia de Energia, atuando tanto com recursos renováveis quanto com aproveitamento estratégico de reservas de gás natural. Também leciona em cursos na área de energias renováveis, além de matemática e raciocínio lógico para concursos e é consultor em educação.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo