Educação Continuada

Apresentação

Iniciado em 2003, o Curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura oferece aos interessados instrumentos de análise necessários para elucidação da complexa realidade do século XXI pelo prisma da Semiótica e da Psicanálise, por meio da construção de hipóteses e diagnósticos sobre os fenômenos da contemporaneidade.

Nessa perspectiva, A Clínica da Cultura consiste na confluência epistemológica entre a Semiótica aplicada e a Psicanálise em extensão. A Semiótica Psicanalítica, por sua vez, consiste no estudo das consequências psíquicas dos signos sociais. A finalidade conjunta dos saberes, como caminho de reflexão e pesquisa, aponta para a leitura, a escuta e a interpretação das criações do capitalismo cultural com base em suas contradições, isto é, dos seus sintomas.

Organizado em quatro partes, o curso propicia o aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos, bem como possíveis aplicações práticas no desenvolvimento de atividades profissionais dos participantes. Entre os temas discutidos, destacam-se: fundamentos da psicanáliseestrutura da linguagemformações e produções do inconscienteteorias dos discursos e dos gozosarte e sublimaçãosubjetividades e sintomas da cultura.


Objetivos

Proporcionar o aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos na área da Semiótica Psicanalítica, com base na articulação entre teoria e prática profissional.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    Graduados em Comunicação, Semiótica, Psicologia, Psicanálise e Ciências Sociais e outros interessados no tema.

  • Duração: 2 anos - 400 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Aprimoramento
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC