Educação Continuada

Imagem de uma lousa pequena com palavras escritas em espanhol

Espanhol para fins específicos: Leitura de Textos Acadêmicos – On-line

Extensão, On-line Síncrono
40 horas

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

O curso apresenta estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitem participação ativa do aluno no processo de construção do próprio conhecimento, de modo que desenvolva sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola, preparando-se, assim, para enfrentar as exigências da vida acadêmica e/ou profissional.


Objetivos

- Inserir o aluno no processo de ensino e aprendizagem de forma participativa e ativa, de modo que possa ser agente na construção de seu próprio conhecimento. 

- Desenvolver no aluno a capacidade de inferir, associar, comparar, relacionar, analisar, criticar e reconhecer estruturas linguísticas básicas do espanhol. 

- Levar o aluno a construir sentidos mediante avaliação do contexto de produção e situação de uso, coesão, coerência e organização textual.

 

Diferenciais do Curso

Com base em metodologias ativas, estimula-se a participação do aluno mediante ações e reflexões sobre língua, texto e discurso, o que torna a aprendizagem mais colaborativa e efetiva. Por meio da tecnologia, pretende-se inseri-lo em meios autênticos de produção da língua, observando-se os contextos socio-históricos e culturais de sua produção concreta, possibilitando, assim, um aprendizado alinhado às práticas sociais contemporâneas do universo digital e acadêmico.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Alunos de pós-graduação e de graduação, interessados em aprender a ler em espanhol para a realização de exames de proficiência em leitura ou para alcançar maior autonomia de leitura em língua espanhola.

  • Duração: 40 horas
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Doutora em Letras, na Área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Mestre na mesma área e instituição, Bacharelada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Licenciada em Letras: Habilitação Espanhol pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, instituição na qual também atua como coordenadora de cursos de extensão na área de línguas e de tecnologias emergentes aplicadas à educação. Lecionou a disciplina de Metodologia do Ensino de Espanhol na Faculdade de Educação da USP, como Professora Contratada de nível III (MS3). Fez cursos de aperfeiçoamento na área de Língua e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha, e de tradução pela Universidade de São Paulo. Desenvolve trabalhos de tradução livre há vários anos para empresas e, sobretudo, traduções acadêmico-científicas para profissionais de várias áreas, como Direito, Letras, Pedagogia, Psicologia e Odontologia, entre outras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, metodologias de ensino e formação de professores, ensino de línguas para fins específicos, e atua, principalmente, nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino e aprendizagem de língua espanhola e portuguesa, literatura e cultura de língua espanhola, ensino de línguas, tradução e tecnologia educacional. Sua atuação na área de ensino de línguas e tecnologia aplicada à educação abriu espaço para estudos da linguagem na área da robótica educacional e, em 2009, ajudou a fundar o TJR -Torneio Juvenil de Robótica, em 2016, o ITR -Intenacional League of Robots e, em 2020, a Roboleague, eventos com os quais colabora na organização, além da coordenação do Seminário de Tecnologias e Currículo

Saiba Mais
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC