Educação Continuada

Espanhol para fins específicos: Leitura de Textos Acadêmicos – On-line

Extensão, On-line Síncrono

O curso de extensão Espanhol para Fins Específicos: Leitura de textos acadêmicos online tem por objetivo oferecer ao aluno estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitam sua participação ativa no processo de construção de seu próprio conhecimento e, com isto, desenvolver sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola, preparando-se, assim, para enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e/ou de sua área de atuação profissional. Trata-se de um curso de 40h a ser oferecido na modalidade online, com 2 aulas síncronas e 2 assíncronas por semana, durante 10 semanas, por meio das plataformas educacionais Moodle e/ou Teams.

O objetivo do curso é inserir o aluno no processo de ensino e aprendizagem de forma participativa e ativa, de modo que possa ser agente na construção de seu próprio conhecimento e, com isto, realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola para poder enfrentar as diferentes exigências de sua vida acadêmica e/ou de sua área de atuação profissional. Assim, o aluno deverá ser capaz de inferir, associar, comparar, relacionar, analisar, criticar e reconhecer estruturas linguísticas básicas do espanhol, bem como construir sentidos mediante avaliação do contexto de produção e situação de uso, coesão, coerência e organização textual. Além de aprender a ler será capaz de ler para aprender.

Diferenciais do Curso

Com base em metodologias ativas, o aluno será estimulado a participar do curso por meio de ações e reflexão sobre a língua, texto e discurso, o que torna a aprendizagem mais colaborativa e efetiva. Por meio da tecnologia, pretende-se inserir o estudante em meios autênticos de produção da língua, observando-se os contextos sócio-históricos e culturais de sua produção concreta, bem como oferecer a possibilidade de um aprendizado inserido nas práticas sociais contemporâneas do universo digital e acadêmico. As plataformas Moodle e/ou Teams facilitarão a integração e a interação entre as atividades síncronas e assíncronas, de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, autonomia e desenvolvimento da competência leitora.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Alunos de pós-graduação, graduação e público em geral interessados em aprender a ler em espanhol, quer seja para a realização de exames de proficiência em leitura ou para obter maior autonomia de leitura em língua espanhola com vistas a uma participação integral nas atividades acadêmicas e/ou profissionais.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUCSP.  Doutora em Letras pela FFLCH/USP; Coordenadora do Simpósio de Temas em Tecnologia e Currículo do TJR Torneio Juvenil de Robótica, co-fundadora do TJR e membro do seu comitê gestor desde 2009, co-fundadora e membro do comitê gestor do ITR - International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots.

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono