Educação Continuada

Ações Terapêuticas para Situações de Luto

Especialização, Curso Novo

Conhecer o processo de luto possibilita ao profissional desenvolver competências necessárias para oferecer ações terapêuticas a pessoas que vivem esse processo. Este curso, que é reconhecido pelo MEC, em seus três semestres, com 390 horas, oferece recursos teóricos e técnicos, apoiados integralmente nas proposições éticas que norteiam pesquisas e ações com seres humanos. Os fundamentos teóricos estão alinhados a uma prática de estágio realizada e supervisionada semanalmente. Com o recurso do ensino a distância, é oferecido a profissionais das áreas da saúde, educação, sociais e do direito de todo o Brasil.

O Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o luto – LELu responde pela coordenação, na pessoa da Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco, que o idealizou para responder à necessidade de formação profissional especializada que responda às diferentes demandas da experiencia do luto. Compõem o corpo docente mestres e doutores da Psicologia, Enfermagem, Teologia, Direito, da PUC-SP, USP e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde.

O estágio será feito na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, da PUC-SP, onde são atendidos pacientes do LELu; no Centro de Referência e Apoio à Vítima- CRAVI, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo e no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes SAICA, em Taboão da Serra, SP. Os alunos de outras cidades farão estágio em sua cidade de origem, tendo tido seu projeto de estágio aprovado pela coordenação do curso.

Diferenciais do Curso

Este curso de Especialização se destaca pela confluência do lastro de experiencia de 25 anos do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUC-SP com o conhecimento de ponta trazido pelo corpo docente, em uma proposta de ações terapêuticas amplas. O fato de ser curso on-line, proposto pelo LELu, que tem reconhecimento no Brasil todo e até fora e ter reconhecimento pelo MEC é o grande diferencial. Há cursos ditos de especialização, mas on-line + MEC + referência do LELu: só este!

O fato de ser on-line possibilita o acesso de alunos advindos das mais diferentes regiões do Brasil que, de outra maneira, não teriam possibilidade de fazer presencialmente um curso de especialização reconhecido pelo MEC. Cumpre totalmente com os requisitos para esse reconhecimento.

As aulas são on-line, colocadas no período noturno, duas vezes por semana, permitindo que o aluno dê continuidade aos seus compromissos profissionais.

Oferecer e desenvolver conhecimento sobre o processo de luto, técnicas nas ações terapêuticas e pressupostos éticos, para profissionais das áreas da clínica, escola, hospital e instituições de abrigamento conhecerem a boa prática na atenção ao luto, conjugando suas competências cognitivas e emocionais, na relação com outros atores destes mesmos âmbitos. Propiciar, utilizando recursos tecnológicos, acesso a fundamentos teóricos e à prática supervisionada sobre luto que possibilitem a profissionais do Brasil que respondam às demandas locais, em saúde, educação e social.

• Categoria: Especialização, Curso Novo

Profissionais das áreas: Psicologia, Medicina, Enfermagem, Educação, Serviço Social, Direito, Jornalismo.

• Duração: 390h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (Universidade de Londres) em 1995 e na University College London, na Inglaterra, em 1994. Professora Titular da PUCSP, no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clinica, onde orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Fundadora (1996) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUCSP. Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, na sua pratica clinica particular. Membro desde 1997 da IWG – International Work Group on Death, Dying and Bereavement (Grupo Internacional de Trabalho sobre Morte, Morrer e Luto.  Autora de livros, capítulos e artigos científicos sobre morte e luto, crises e emergências, adoecimento.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo