Ações Terapêuticas para Situações de Luto

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
390h (3 semestres)

Conhecer o processo de luto possibilita ao profissional desenvolver competências necessárias para oferecer ações terapêuticas a pessoas que vivem esse processo. Este curso, que é reconhecido pelo MEC, em seus três semestres, com 390 horas, oferece recursos teóricos e técnicos, apoiados integralmente nas proposições éticas que norteiam pesquisas e ações com seres humanos. Os fundamentos teóricos estão alinhados a uma prática de estágio realizada e supervisionada semanalmente. Com o recurso do ensino a distância, é oferecido a profissionais das áreas da saúde, educação, sociais e do direito de todo o Brasil.

O Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o luto – LELu responde pela coordenação, na pessoa da Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco, que o idealizou para responder à necessidade de formação profissional especializada que responda às diferentes demandas da experiencia do luto. Compõem o corpo docente mestres e doutores da Psicologia, Enfermagem, Teologia, Direito, da PUC-SP, USP e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde.

O estágio será feito na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, da PUC-SP, onde são atendidos pacientes do LELU; no Centro de Referência e Apoio à Vítima- CRAVI, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo e na Liga Solidária das Senhoras Católicas, NCI Núcleo de Convivência de Idosos. Os alunos de outras cidades farão estágio em sua cidade de origem, tendo tido seu projeto de estágio aprovado pela coordenação do curso.

Diferenciais do Curso

Por ser on-line, pode ser cursado por pessoas de diferentes lugares do Brasil. Mesmo para os estágios, há possibilidade de serem realizados fora de São Paulo, sempre com supervisão on-line. Alunos aprovados na totalidade do curso receberão certificado reconhecido pelo MEC.

• Oferecer e desenvolver conhecimento acerca dos fundamentos do processo de luto, das técnicas nas ações terapêuticas e dos seus pressupostos éticos.

• Possibilitar que profissionais das áreas da saude, educação, sociais conheçam e identifiquem a boa prática na atenção ao luto, de modo a conjugar suas competências cognitivas e emocionais, na relação com outros atores desses mesmos âmbitos.

• Propiciar, por meio de recursos tecnológicos, acesso a fundamentos teóricos e à prática supervisionada de modo a permitir a profissionais  que não possam estar presencialmente em cursos de especialização adquirir conhecimentos para responder às demandas locais.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, advogados e educadores, portadores de diploma de graduação e registro no conselho de classe.

O estágio na área de Psicologia com atendimento clínico a pacientes só será permitido para Graduados em Psicologia com registro no Conselho Regional de Psicologia – CRP.

• Duração: 390h (3 semestres)
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pós-doutora (London School of Hygiene and Tropical Medicine e University College London). Professora titular da PUC-SP, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu (PUC-SP). Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, na sua prática clínica particular. Presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Membro da Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) (2020-2022).

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial