Educação Continuada

Ciências Humanas e Pensamento Decolonial

Especialização, Curso Novo
360h

Apresentação

Com características únicas no contexto brasileiro, o curso de Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da PUC-SP abrange três importantes áreas de pesquisa: Teoria das Ciências Humanas; Decolonialidade e Pensamento Diaspórico e Estudos de Gênero.
O curso oferecerá um aprofundamento dos principais debates contemporâneos relacionados à perspectiva decolonial no interior das ciências humanas.
Com suas linhas de pesquisa, que darão consistência aos módulos semestrais, o curso pretende expor as diferenças conceituais e temáticas da produção decolonial nos séculos XX e XXI, tendo como postulados metodológicos a pluralidade e a interseccionalidade.

 

Diferenciais do Curso

A especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da PUC-SP é um curso único no contexto brasileiro. Apresenta-se como uma especialização direcionada para compreensão e análise das transformações, operadas nas ciências humanas do séc. XX e XXI, pelas perspectivas decoloniais, seja através do:

  1. Deslocamento das posições eurocêntricas nos planos epistemológicos, ontológicos e metafísicos;
  2. Pelo descentramento das fontes que até então subsidiaram as ciências humanas - o passado das metrópoles e sua hegemonia estruturadas na tradição acadêmica mundial -, recorrendo-se a fontes e experiências, de resistência e saber, oriundas de países submetidos à lógica colonizadora.

O curso se estrutura em três eixos temáticos Teoria das Ciências Humanas; Decolonialidade e Pensamento Diaspórico e Estudos de Gênero que propiciarão uma compreensão abrangente e transversais dos temas decoloniais nas ciências humanas contemporâneas.


Objetivos

Propiciar uma formação crítica que permita a atuação de especialistas na formulação de políticas públicas e consultoria para instituições em temas como cotas raciais, diversidade de gênero, sexual e religiosa, além do enfrentamento ao racismo;

Formar pesquisadores que, no exercício rigoroso e crítico das ciências humanas, estejam capacitados para formular e analisar questões contemporâneas a partir do domínio de conceitos e tradições do pensamento decolonial;

Apresentar uma formação rigorosa e crítica voltada aos temas do pensamento contemporâneo em ciências humanas, com enfoque decolonial;
Formar pesquisadores que possam contribuir teoricamente e politicamente no campo das pautas decoloniais.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Curso direcionado a portadores de diploma de curso graduação em Artes, Letras, Filosofia e demais áreas que pretendam aprofundar ou ter subsídios acerca do pensamento decolonial.

  • Duração: 360h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Ma. abigail Campos Leal

Move sua criação artística entre os terrenos da filosofia e poesia. formada em Geografia pela UFF, mestre em Ética Aplicada pela UFF, atualmente faz doutorado em Filosofia pela PUC-SP. é uma das organizadoras do Slam Marginália, uma batalha de poesias feitas por e para pessoas trans, que acontece em São Paulo. lançou em 2020 seu livro de estreia:  "escuiresendo: ontografias poéticas" pela Editora O Sexo da Palavra, e lança em Julho, seu segundo livro "ex/orbitâncias: os caminhos da deserção de gênero" pela Glac Edições.

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Professor em Destaque

Profa. Dra. Maria Fernanda Novo

Pós-doutoranda em Filosofia na USP. Doutora em Filosofia pela UNICAMP, com mestrado pelo mesmo Programa de pós-graduação. Graduação em Filosofia pela UNIFESP. Realizou estágio no exterior durante o doutorado na Université Paris X- Nanterre - França. Foi professora no campus da UNESP de Rio Claro e São Paulo para diversos cursos de licenciatura. A partir da filosofia desenvolve pesquisa nas áreas de relações raciais, ética, política, educação, teoria racial crítica, teorias decoloniais e pós-coloniais. 

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Professor em Destaque

Profa. Dra. Yolanda Glória Gamboa Muñoz

Possui graduação em Filosofia e Educação na Universidad de Chile (1976), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora dos programas de Graduação e Pós-Graduação no Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas realizou três pós-doutorados sobre Cenários Filosóficos (2011-13) , Isócrates-Nietzsche (2013-15) e Relações entre filósofos: o caso Isócrates e Nietzsche (2015-17) . Trabalha temáticas relacionais na esteira de Nietzsche e participa dos Grupos: "Ética e Filosofia Política" (Coordenando o Subgrupo "Latino-América: anamorfoses"), do "Grupo de Pesquisa Michel Foucault e a filosofia do presente" (Coordenando o Subgrupo "Nietzsche e o pensamento atual"), do Grupo "Filosofia Francesa Contemporânea" e colabora com o "Grupo CRIM". Possui diversas publicações sobre Michel Foucault, Paul Veyne e F. Nietzsche. Atualmente pesquisa "Imagem, imaginação e imagem de si" e participa do projeto Pictotules Nômades e Cenários Filosóficos (Fr) e do grupo “América Latina Anamorfoses”. 

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