Educação Continuada

Imagem de uma pessoa manuseando um carrinho pequeno fazendo ajustes nos fios

Aprendizagem por Projetos em Robótica Educacional para Ensino Fundamental I

Extensão, On-line Síncrono
20h

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

O curso foca na robótica educacional, caracterizada por atividades práticas e exemplo de aplicação de aprendizagem baseada em projetos (PBL). Visa a explorar, através do estudo de casos, como desenvolver os saberes propostos pelo currículo escolar, a partir do relacionamento sistemático entre o plano pedagógico e o plano de projeto, no desenrolar da PBL. Com base nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares, atende às necessidades de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, com ênfase na PBL.


Objetivos

  • Exposição dos principais paradigmas de aprendizagem por projetos. 

  • Apresentação das ferramentas básicas de gestão de projetos. 

  • Apresentção dos os passos para a construção de um plano pedagógico que abarque um projeto de robótica para o ensino fundamental I. 

Diferenciais

Por meio desta proposta, busca-se aprofundar o emprego das metodologias ativas no contexto da Robótica Educacional com o intuito de inspirar e engajar os alunos da educação básica aos estudos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de robótica educacional nas escolas em que atuam.

  • Duração: 20h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dr. Luís Rogério da Silva

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas; mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP; bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR - Torneio Juvenil de Robótica, do ITR - International Tournament of Robots e da RoboLeague - International League of Robots. É autor do livro “Robótica para o Ensino Fundamental I”, publicado pela editora Blucher.

Saiba Mais
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC