Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Aprendizagem po…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
A Robótica Educacional, por ter a atividade prática como sua característica imanente, é um exemplo natural para a aplicação de aprendizagem baseada em projetos, sendo que a sua aplicação, em escolas de várias partes do mundo, já ocorre há mais de 25 anos.
Este curso visa a explorar, através do estudo de casos, como desenvolver os saberes propostos pelo currículo escolar, a partir do relacionamento sistemático entre o plano pedagógico e o plano de projeto, no desenrolar da prática de aprendizagem baseada em projetos. Com base nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares, este curso atende às necessidades de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, em especial, aquelas que são intercorrentes com Project Based Learning.
Por meio desta proposta, o emprego das metodologias ativas no contexto da Robótica Educacional será aprofundado com o intuito de inspirar e engajar os alunos da Educação Básica aos estudos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Objetivos
I. Objetivos Gerais:
Tendo em vista a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das
novas metodologias, propomos, como objetivo geral deste curso, o passo a passo prático da elaboração de um curso baseado em projeto de robótica educacional.
II. Objetivos Específicos:
Para que os objetivos gerais sejam alcançados, apresentar-se-á
-
os principais paradigmas de aprendizagem por projetos;
-
as ferramentas básicas de gestão de projetos;
-
os passos para a construção de um plano pedagógico que abarque um projeto de robótica;
-
um exemplo prático, passo a passo, de elaboração e desenvolvimento de um curso de Robótica Educacional para alunos do Ensino Fundamental 1, que poderá servir como modelo para os professores que pretendam iniciar essa prática na escola.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de Robótica Educacional nas escolas em que atuam.
- Duração: 20h
- Local: Online
- INSCREVA-SE

Prof. Me. Luís Rogério da Silva
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Professores
Prof. Me. Luís Rogério da Silva
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
-
Conceitos básicos de gerenciamento de projetos.
-
Protótipos de robôs: O que são e como são constituídos.
-
Desafios educacionais para protótipos de robôs.
-
O plano pedagógico.
-
Avaliação e monitoramento.
-
Outras Metodologias ativas envolvidas em Aprendizagem por Projetos.
-
Início do Projeto.
-
O eixo temporal do plano pedagógico e da execução do projeto.
-
Estrutura pedagógica e Estrutura Analítica de Projetos.
-
Os vários módulos de um protótipo de robô.
-
Árvore de Produto.
-
O desafio proposto para a solução por parte do protótipo.
-
Os saberes dos alunos e as competências do robô.
-
Os problemas para solução por parte dos alunos.
-
Como avaliar os alunos e o projeto.
-
Aproveitamento do projeto para consolidação de conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não acumulativo.
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/12 até 22/01/2021
Matrícula de R$ 306,67 + 2 mensalidades de R$ 306,67 (Maio a Junho)
Com o desconto de 20% até o dia 20/01/2021:
Matrícula de R$ 245,33 + 2 mensalidades de R$ 245,33 (Maio a Junho)
Turmas e Horários
Início: 27 de março de 2021
Término: 19 de junho de 2021
Horário: Sábado das 8h às 10h
Curso Online
Inscrições
-
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
-
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
-
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Online
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato).
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de Robótica Educacional nas escolas em que atuam.
- Duração: 20h
- Local: Online
- INSCREVA-SE