Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A Robótica Educacional, por ter a atividade prática como sua característica imanente, é um exemplo natural para a aplicação de aprendizagem baseada em projetos, sendo que a sua aplicação, em escolas de várias partes do mundo, já ocorre há mais de 25 anos.

Este curso visa a explorar, através do estudo de casos, como desenvolver os saberes propostos pelo currículo escolar, a partir do relacionamento sistemático entre o plano pedagógico e o plano de projeto, no desenrolar da prática de aprendizagem baseada em projetos. Com base nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares, este curso atende às necessidades de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, em especial, aquelas que são intercorrentes com Project Based Learning.

Por meio desta proposta, o emprego das metodologias ativas no contexto da Robótica Educacional será aprofundado com o intuito de inspirar e engajar os alunos da Educação Básica aos estudos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).


Objetivos

I. Objetivos Gerais:

Tendo em vista a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das

novas metodologias, propomos, como objetivo geral deste curso, o passo a passo prático da elaboração de um curso baseado em projeto de robótica educacional.

 

II. Objetivos Específicos:

Para que os objetivos gerais sejam alcançados, apresentar-se-á

  • os principais paradigmas de aprendizagem por projetos;

  • as ferramentas básicas de gestão de projetos;

  • os passos para a construção de um plano pedagógico que abarque um projeto de robótica;

  • um exemplo prático, passo a passo, de elaboração e desenvolvimento de um curso de Robótica Educacional para alunos do Ensino Fundamental 1, que poderá servir como modelo para os professores que pretendam iniciar essa prática na escola.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de Robótica Educacional nas escolas em que atuam.

  • Duração: 20h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Me. Luís Rogério da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC