Monumentos coloridos

Teoria e História da Arte Contemporânea

A arte contemporânea é uma das principais ferramentas para se compreender o tempo presente. Bienais, museus e galerias tornaram-se espaços onde ética e estética se encontram e este curso visa tanto apresentar a história desse processo como dar ferramentas para se aproveitar visitas a mostras com mais profundidade. Isso tudo principalmente a partir da análise de poéticas e práticas de artistas. Nesse sentido, o curso irá apresentar muitos trabalhos em vídeo para debate.

Objetivo Geral

Criar as bases para a compreensão da arte contemporânea em toda a sua diversidade.

Objetivos Específicos

Estudo da produção artística a partir dos anos 50, abordando alguns de seus principais eixos: o uso do corpo como elemento performático, o questionamento do objeto, a valorização do processo, a utilização de novos suportes como o vídeo, práticas documentais, o questionamento institucional e o debate neocolonial.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em vivenciar a arte contemporânea e/ou atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 24h
  • Local: On-line Síncrono

Prof. Fabio Cypriano

Prof. Dr. Fabio Cypriano

É professor com livre docência em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela USP com o tema A Bienal de São Paulo e a elite paulista, sob supervisão do professor doutor Jorge Schwartz. É líder do Grupo de Pesquisa DOC_ARTE - Práticas Documentais e Arte e diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde, como professor associado, ministra aulas na graduação e no mestrado lato sensu. Viveu em Berlim (1997 - 2000) para a pesquisa do doutorado sobre Pina Bausch, com bolsa da Fundação Konrad Adenauer. Foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1998 e 2000, repórter e crítico da Folha de S. Paulo, de 2000 a 2019. É ainda membro do Conselho Editorial de ARTE!Brasileiros (Brasil) e do Comitê editorial de South as a State of Mind (Atenas), além de colaborador das revistas Frieze (Inglaterra), Flash Art (Itália) e Atlántica (Espanha) É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultural Videobrasil e Associado Efetivo do Goethe Institut São Paulo. É autor de Pina Bausch (Sesc, 2018), organizador de Histórias das Exposições. Debates urgentes (Estação, 2018) e co-organizador de Histórias das Exposições - Casos Exemplares (Educ, 2016), entre outros.