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Gestão e Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor
Apresentação
As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes. Nesse sentido, têm também gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho.
O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.
A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; metodologias ativas; apresentações; seminários; pesquisas de campo; discussão de filmes e de livros; exposição de trabalhos; debates; palestras e visitas.
Objetivos
Promover a especialização de profissionais atuantes, ou que queiram atuar, no Terceiro Setor, por meio de aprofundamento de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos, visando ao aprofundamento de competências do aluno.
Objetivos específicos
- Oferecer subsídios para a construção interdisciplinar do conhecimento sobre o Terceiro Setor e áreas afins, por meio da discussão de temas essenciais à área;
- Atualizar profissionais e pesquisadores na discussão das diversas abordagens da gestão social e das parcerias entre Estado, Mercado e Sociedade Civil, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
- Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor, para tomar sua intervenção mais eficaz e efetiva no âmbito dos programas sociais;
- Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais.
- Categoria: Especialização, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Este curso é direcionado principalmente a gestores, colaboradores e voluntários de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 360 horas incluindo o trabalho de conclusão de curso
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE

Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
Pedro Javier Aguerre Hughes é doutor em Ciências Sociais/Política (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais/Sociologia Política (PUC-SP) e graduado em Ciências Sociais (PUC-SP). Desde 2006 é professor assistente doutor do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais da PUC-SP. É membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS-PUC-SP). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre diversidade social e gestão da diversidade e sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Atua como membro da Pastoral Fé e Política e na área de formação política, cidadania e direitos humanos. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia e políticas urbanas, estudos da segregação socioespacial, diversidade social, cidadania e direitos humanos. Atualmente é assistente especializado da Pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.
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Profa. Ma. Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes
Advogada. Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE) em cursos de especialização de Gestão de Projetos Sociais e de extensão sobre MROSC e temas correlatos. Pesquisadora vinculada ao NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC/SP. Atuou de 2011 a 2016 como Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, hoje Secretaria de Governo da Presidência da República, liderando a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014). Foi integrante do Conselho Consultivo de 2008 a 2011 e do Conselho Diretor de 2011 a 2014 da International Center for Not-for-Profit Law (ICNL), organização internacional que atua com regulação incidente sobre sociedade civil, filantropia e liberdade de associação em mais de 100 países.
Foi Conselheira do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, representando o Conselho Federal da OAB durante 5 anos, de 2006 a 2011. Fez dissertação em direitos humanos acerca da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, seu Protocolo Facultativo e a Acessibilidade, tratado de direitos humanos para pessoas com deficiência, do qual participou na ONU, de sua elaboração na 6a, 7a, e 8a sessões do Comitê ad hoc, de 2005 a 2006, e nos anos seguintes de 2007 até 2011, do processo de assinaturas, ratificação, implementação e monitoramento. Atualmente é sócia de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados e Conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2021/2023).
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Profa. Ma. Maria de Fátima D. C. Alexandre
Psicóloga especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e em Administração de Organizações da Sociedade Civil; Mestre em Administração, linha de Administração Social e Terceiro Setor. Atuação como Consultora de RH assessorando empresas de pequeno, médio e grande porte em projetos de Avaliação de Desempenho, Feedback 360º, Assessment Center e Desenvolvimento de Talentos; Professora universitária em cursos de pós-graduação; Fundadora do GERS – Grupo de Estudos de Responsabilidade Social da AAPSA; Coordenadora por 10 anos do Grupo T&D, de profissionais de Treinamento e Desenvolvimento; Membro do NEATS – Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP.

Profa. Ma. Erika Costa da Silva
Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos e Especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV/SP . Atualmente é consultoria e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Membro do Núcleo de Estudos Avançados no Terceiro Setor (NEATS) da PUC/SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, incubação de empreendimentos econômicos solidário, economia solidária, incubadora empreendimentos econômicos solidários e redes sociais.
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Michel Freller
Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos com e sem incentivos fiscais, tanto no Brasil, quanto no exterior. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 20 anos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professor na pós-graduação do SENAC, PUC-SP e de cursos livres na Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Juntos.com.vc, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) e fundador da Criando Consultoria Ltda.
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Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
Doutor em Tecnologia (2015) e Mestre em Administração (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Engenharia Mecânica, modalidade Produção pelo Centro Universitário da FEI (1980). É pesquisador e professor no curso de Administração na PUC-SP, ministrando as disciplinas de inovação, tecnologia da informação, empreendedorismo, ética nos negócios. Coordena cursos de especialização e de extensão na PUC-SP; Foi gerente do Banco Itaú, atuando em pesquisa de novas tecnologias, inovação e gerenciamento de projetos de desenvolvimento de sistemas. Foi gerente de tecnologia do Instituto Itaú Cultural. É membro e coordenador do NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP. Atuou com gestor de equipes, principalmente trabalhando nos seguintes temas: tecnologia da informação, gestão cultural, segurança da informação, cultura organizacional e gestão social.
Saiba MaisCorpo Docente
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Coordenação
Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
Professores
- Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
- Prof. Dr. Crisomar Lobo de Souza
- Profa. Dra. Elisabete Adami Pereira dos Santos
- Profa. Ma. Erika Costa da Silva Gaudeoso
- Prof. Me. José Alberto Tozzi
- Profa. Ma. Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes
- Profa. Ma. Luanda Aparecida Bonadio
- Profa. Dra Maria Angélica Souza Ribeiro
- Profa. Ma. Maria de Fátima Duque Caçador Alexandre
- Prof. Me. Michel Freller
- Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
- Profa. Ma. Paula Raccanello Storto
- Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
- Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
- Prof. Ma. Stella Camlot Reicher
- Profa. Ma. Valéria Kabzas Cecchini
- Prof. Me. Waldir Aparecido Mafra
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
O curso é composto de três módulos de aulas, cada um com um semestre de duração. A elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feita durante o último módulo.
Políticas públicas, marco regulatório, captação de recursos e comunicação.
- Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em OSCS.
- Direito e legislação aplicadas às entidades da sociedade civil.
- Captação de recursos e gestão de parcerias em OSCS.
- Comunicação e marketing para OSCS.
- Palestras – visitas.
Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas nas OSCs
- Planejamento estratégico em OSCS.
- Gestão financeira e orçamentária em OSCS.
- Gestão de pessoas, voluntariado e compromisso social em OSCS.
- Gestão da cooperação, negociação e conflito em OSCS.
- Palestras – visitas.
Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética nas OSCs
- Elaboração e implementação projetos sociais.
- Avaliação de projetos sociais e elaboração indicadores.
- Ética, cidadania e responsabilidade social.
- Palestras - visitas
Elaboração e defesa de TCC
- Orientação para elaboração TCC (com eventual mentoria para implementação de projetos em OSCs).
- Defesa.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2024 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor total do curso:
Sem desconto:
R$ 25.002,00 em até 18 parcelas.
Com o desconto de 25% até o dia 31/12/2023:
R$ 18.751,50
Com o desconto de 20% até o dia 31/12/2023:
R$ 20.001,60
Valor da parcela do semestre:
Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 31/12/2023
Matrícula de R$ 1.389,00 + 5 mensalidades de R$ 1.389,00 (Fevereiro a Junho)
Com o desconto de 25% até o dia 31/12/2023:
Matrícula de R$ 1.041,75 + 5 mensalidades de R$ 1.041,75 (Fevereiro a Junho)
Com o desconto de 20% até o dia 31/12/2023:
Matrícula de R$ 1.111,20 + 5 mensalidades de R$ 1.111,20 (Fevereiro a Junho)
Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.
Turmas e Horários
MÓDULO 1 - Alunos Ingressantes
As aulas serão online
INÍCIO: 12/03/2024
TÉRMINO: 27/06/2024
HORÁRIO: Terça e Quinta das 19h30 às 22h30
Inscrições
1- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
* Comprovante de Inscrição;
* Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
On-line Síncrono
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Especialização, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Este curso é direcionado principalmente a gestores, colaboradores e voluntários de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 360 horas incluindo o trabalho de conclusão de curso
- Local: On-line Síncrono
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