Educação Continuada

Terapia Familiar e de Casal: Intervenções sistêmicas em Diferentes Contextos

360h - 2 anos - incluindo monografia

O curso se baseia na orientação do novo paradigma sistêmico-cibernético (Esteves Vasconcelos, 2007) com vistas a formar profissionais voltados para uma atitude colaborativa, cientificamente ancorada em posições humanistas e empoderamento de cidadãos.

Será apresentado em duas vertentes e a articulação teoria-prática se dá em todos os níveis do curso, culminando com a elaboração de pesquisa na área relacionada aos diferentes contextos de atuação.

Na vertente de Psicoterapia, os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos teóricos e a prática adquirida nas supervisões terapêuticas mediante a realização de monografias teórico-conceituais, estudos de caso ou pesquisa de campo.

Na vertente de Orientação, espera-se que os alunos atuem da mesma forma, porém nas áreas aplicadas de saúde, justiça, educação e outras.

Ampliar a gama de profissionais instrumentalizados e as áreas de atuação profissional adequadas para atender as demandas das famílias, o curso oferece sólida base teórica além de técnicas específicas para cada grupo de profissionais, com uma prática supervisionada que lhes permite sair do curso com autonomia e competência para atuar nos mais variados contextos.

• Categoria: Especialização

Na vertente de Psicoterapia - portadores de diploma de curso superior nas áreas: Psicologia e Psiquiatria.
    Na vertente Orientação - portadores de diploma de curso superior nas áreas: Assistência Social, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Ministérios Religiosos e Conselheiros (desde que com diploma universitário), entre outros.

• Duração: 360h - 2 anos - incluindo monografia
  • Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada