Educação Continuada

Teorias Feministas Contemporâneas: Novos Materialismos e Tecnologias

Extensão, On-line Síncrono
42h

Apresentação

O manifesto ciborgue de Donna Haraway abriu um campo potente em torno da relação entre feminismo e tecnologia. Desde os 1980, as tecnologias passaram a adquirir um papel de mediação e acoplamento de capilaridade tão fina e imbricada, que a própria noção de corpo precisou ser repensada. Nas pegadas de Haraway, os novos materialismos restituem o vínculo fraturado entre natureza e cultura, mente e corpo, sujeito e objeto, expandindo a noção de corpo para além da superfície da pele. Pensam o corpo não mais como estático, mas como movimento, desenvolvendo uma série de acoplamentos, interações, intra-ações, e adaptações ao meio - como em Karen Barad, orientada por Haraway. Esta noção expandida e dinâmica de corpo vai além do humano, na relação com outros seres, animados e inanimados, expandindo também sentidos e modos de ser, fazer, aprender e se relacionar com o mundo por dispositivos, gadgets, tecnologias da inteligência... Tecnologias produzem subjetividade e são atravessadas por relações de poder, tendo ao seu centro a imagem do homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. O pensamento complexo, sistêmico, enredado e mediado por tecnologias de ponta desafia este modelo epistemológico, oferecendo alternativas de pensar a coexistência planetária. Pensar o corpo em chave feminista é um meio de se deslocar do projeto Antropocêntrico, uma vez que feminismo não significa uma troca de cadeiras entre os gêneros, ou uma inversão de uma relação de poder. O feminismo tem como mote a equidade entre os gêneros, numa perspectiva relacional, não binária. Os novos materialismos substituem o binarismo pela multiplicidade que atravessa corpos, capilaridades de poder e devires.

 

Diferenciais

Os Novos Materialismos são teorias bastante inovadoras e atuais que trabalham a relação do corpo com a tecnologia em chave feminista, mas que, todavia, são incipientes no Brasil. No mês de março de 2021, houve duas conferências proeminentes com esta temática. A primeira foi “The Material Life of Time”, baseada na Universidade de Edimburgo, na Escócia, mas com mesas que se distribuíam por diversos fuso-horários, com keynotes de diferentes continentes, inclusive a autora abordada neste curso, Karen Barad. A segunda conferência foi na semana seguinte, impulsionada pela Universidade de Kassel, nos Países Baixos, intitulada “New Materialist Informactics”. A conferência durou quatro dias, e contou com a presença de Felicity Colman, Iris Van Der Tuin, Laura Marks, entre outras autoras de grande relevância nesta linha teórica. Nesses eventos, temas como a condição algorítmica, pós-humanismos, relações humano-robôs, experimentalismos entre arte e tecnologia, antropoceno e outras relações entre tecnologia e materialidades foram abordados de forma densa e intensa. São temáticas que estão surgindo ainda tímidas no Brasil, que ainda estão começando a ser traduzidas, mas que nos ajudam a pensar a complexidade das relações contemporâneas, e pensar o feminismo em chave complexa, e não polarizada.


Objetivos

  • Introduzir as principais vertentes teóricas dos Novos Materialismos e seus adjacentes.

  • Discutir quais seriam as alternativas apresentadas ao Antropocentrismo apresentado pelos Pós-humanismos

  • Problematizar a relação entre tecnologias e corpos, e de que forma essas relações reforçam ou enfraquecem linhas de poder.

  • Pensar o feminismo em contextos complexos de coexistência.

  • Aproximar conceitos e ideias para o universo de referências e vivências dos alunos.

  • Convidá-los a pensar as relações tecnológicas em chave criativa e transdisciplinar.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    O curso não exige um conhecimento prévio sobre teorias feministas, e está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender (mais) sobre o tema. Por seu caráter transdisciplinar, o curso aproxima as ciências humanas das exatas, a cultura das tecnologias, portanto nos dirigimos a alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, psicologia, comunicação, semiótica, tecnologias da inteligência e design digital, ciência de dados, história, história da ciência, literatura, multimeios, artes visuais, artes cênicas, tecnologias da informação, informática, etc.

  • Duração: 42h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Doutora em Teoria Literária (1973) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado (1993) pela Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos e livre-docência em Ciências da Comunicação (1993) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (CIMID) e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos na PUC-SP. Presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e membro executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, no México, desde 2004.

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Professor em Destaque

Prof. Dra. Marina Costin Fuser

Prof. Dra. Marina Costin Fuser é pós-doutorando em tecnologias da inteligência sobre a semiótica de robôs feministas. Cientista social, doutora em cinema e estudos de gênero em Sussex (CAPES), com doutorado-sanduíche em Berkeley. Dentre suas pesquisas, se destacam: um estudo acerca da emancipação da mulher em Simone de Beauvoir, mulheres no teatro político de Hilda Hilst, e o nomadismo no cinema de Trinh T. Minh-ha. Em Sussex lecionou no campo de estudos culturais. Publicou os livro Palavras que Dançam à Beira de um Abismo: Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst (EDUC) e co-editou Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018 (Estação Liberdade)

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