Simpósio – Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião

On-line Síncrono
3h cada simpósio

Discute-se a candente questão palestina à luz da complexa questão religiosa que atravessa a história e a sociedade daquela região, hoje e em termos ancestrais. Para tanto se recorre a temas e procedimentos analíticos próprios à Ciência da Religião

Conheça a Especialização em Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião; https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/religiao-cultura-e-vida-contemporanea-especializacao-em-ciencia

• Categoria: On-line Síncrono

Público em Geral e alunos matriculados no curso Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião

• Duração: 3h cada simpósio
  • Local: Campus Monte Alegre

Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcelos

Licenciatura Plena em Filosofia (Faculdades Associadas do Ipiranga, São Paulo, 1992), Bacharelado (Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, São Paulo, 1988) e Mestrado (Associação São Paulo de Estudos Superiores, 2012) em Teologia, Mestrado (Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1994) e Livre-docência (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009) em Ciências da Religião, Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004) e Pós-Doutorado em História (Universidade Estadual de Campinas, 2016). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas; aí compõe, desde 2014, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História. Professor convidado do "Magister en Ciencias Religiosas y Filosóficas" da Universidad Católica del Maule (Talca, Chile). Membro do Toro - Escola de Psicanálise, desde 2016. Membro do Observatorio de Religiones Comparadas da Universidad de Sevilla desde 2018. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em seu Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião), onde atuou até 2012. Foi presidente da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) na gestão 2008-2010, e ocupou a segunda secretaria de sua diretoria (2010-2012). Tem experiência nas áreas de Filosofia, Teologia e Ciência da Religião (particularmente Textos e Narrativas Sagradas, História, Antropologia e Sociologia da Religião), com ênfase em Novo Testamento (Cristianismo Primitivo, Literatura Bíblica em geral), Textos Sagrados, História do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, Antonio Conselheiro, Euclides da Cunha, Belo Monte (Canudos), Messianismos e Milenarismos, bem como Religião Popular Brasileira.