Simpósio – Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião

On-line Síncrono
3h cada simpósio

Existem aspectos da vida cotidiana cujos impactos sobre a vida religiosa não se percebe de imediato. Um deles é a temporalidade vigente de cada época e cultura, entendida aqui como a reação do ser humano diante das supostas e imaginadas demandas do tempo, tanto quanto a relação entre passado, presente e futuro, como quanto ao impacto do fenômeno da aceleração técnica, da aceleração da mudança social e da aceleração do ritmo de vida.

Dessa forma, apresentamos a temporalidade, apesar de ser vista pela maioria das pessoas a partir da sua dimensão cosmológica como parte de um destino imutável, como uma construção cultural e social e, por causa disso, ajustável e objeto da responsabilidade humana e das religiões.

Conheça a Especialização em Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião: https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/religiao-cultura-e-vida-contemporanea-especializacao-em-ciencia

• Categoria: On-line Síncrono

Público em Geral e alunos matriculados no curso Religião, Cultura e Vida Contemporânea: Especialização em Ciência da Religião

• Duração: 3h cada simpósio
  • Local: Campus Monte Alegre

Foto Prof. Dr. Helmut Renders

Prof. Dr. Helmut Renders

Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Estágios de Pós-doutoramento em História da Arte - Unifesp (BRA, 2022) e Ciência da Religião - UFJF (BRA, 2012). De 2013 a 2023, professor do PPG em Ciências da Religião (UMESP), linha de pesquisa epistemologia e linguagem da religião. A partir de 2023: Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciencia da Religião, Faculdade de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professor visitante da Universidade Metodista de Angola, Luanda, no PPG em Estudos da Religião e Teologia. Tem experiência na área dos estudos visuais e da aceleração social como duas determinantes culturais da modernidade tardia. Assessorias técnico-administrativas: CAPES, FAPESP; Czech Science Foundation, Universidades Mackenzie; PUC-PR.; Editoras da UNIFESP e da Unicamp; Editora Paulus, Editora Peter Lang, Inglaterra.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo