Imagem de desenhos de pessoas de diversas culturas e religiões

Religião e saúde, cuidado de si

Definição social e biológica de corpo. Corpo como símbolo: corporeidade nos mitos e escrituras sagradas. Corpo como experiência: corporeidade e rito. Alterações corporais e religião. Sensorialidade e religião. Autoflagelação. Corpo como memória. Religião, tabu e controle do corpo. Ritos fúnebres e corpo.

Diferenciais

O curso pode ser iniciado como Extensão e, havendo interesse do estudante, pode ser solicitado ingresso na modalidade lato senso da Especialização Religião, Cultura e Vida contemporânea.

Objetivos: tratará da espiritualidade pela OMS, sua adoção nos sistemas de saúde, e seus problemas segundo a ciência da religião. Analisará os métodos de aferição de bem-estar espiritual, as etiologias das doenças segundo as religiões, debruçando-se também sobre o conflito entre a medicina científica e as terapias espirituais. Por fim, discutirá o ensino sobre espiritualidade e saúde para profissionais da saúde e a possível inserção de cientistas da religião em equipes multidisciplinares na área da saúde. contribuir com as diversas categorias profissionais cujas atividades exigem aprofundamento em questões relativas ao campo religioso contemporâneo, à sua dinâmica interna e a seu impacto sobre outras esferas sociais.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso dirige-se a um público geral interessado na observação e estudo da religião como fenômeno enraizado na vida humana. Destina-se a professores, lideranças religiosas, agentes de pastoral, profissionais em comunicação, psicólogos e terapeutas, historiadores e cientistas sociais e do meio ambiente.

• Duração: 30h
  • Local: Online

• INSCREVA-SE
Everton de Oliveira Maraldi

Professor e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador Associado no Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR), Rio de Janeiro. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Possui os títulos de bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Guarulhos (UnG). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Oxford (SCIO - Scholarship and Christianity in Oxford) e na Universidade de Coventry (Brain, Belief and Behaviour Lab). Membro eleito do corpo de diretores da Parapsychological Association (PA), Estados Unidos.