Imagem de desenhos de pessoas de diversas culturas e religiões

Religião e Laicidade: O Ensino Religioso e Consciência Plural

O curso aborda a inserção do estudioso da religião no cenário de tensão entre laicidade, essência do Estado moderno e confirmada constitucionalmente pela tradição ocidental, e as pressões distintas exercidas por determinadas religiões no sentido de estabelecer seus pressupostos.

Refletir e aprofundar questões propostas pela teoria da Secularização; Compreender e refletir sobre a articulação Educação, Laicidade e Religião; Refletir e compreender as questões da presença da religião e suas implicações no Estado Laico.

Diferenciais

Possibilita a reflexão sobre a formação das consciências plurais na sociedade moderna brasileira e discute o possível papel prático do cientista da religião nesse cenário.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Interessados no estudo do fenômeno religioso e sua inserção na vida contemporânea.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa Dra Valeska Silveira

Doutora em Ciência da Religião pela PUC/SP (2021). Autora da tese: O Ensino Religioso na Inglaterra entre 1988-2011: desafios e perspectivas em uma sociedade confessional e multicultural, e da dissertação (2016) : Entre a teoria e a prática: limites da aplicação da Ciência da Religião na produção dos livros didáticos de Ensino Religioso no Fundamental I. Graduada em História pela PUC/SP (1991). Ministra aulas de ensino religioso no Ensino Médio desde 1996. Foi coordenadora da Área de Ensino Religioso do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Professora do Curso de Especialização de Ensino Religioso da PUC/SP desde 2015, lecionando as disciplinas: “Legislação e Metodologia de Ensino Religioso” e “Temas e abordagens do Ensino Religioso”. Autora de livro sobre Metodologia para professores de Ensino Religioso, coautora de livros didáticos de Ensino Religioso do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, autora de artigos no livro Compêndio do Ensino Religioso (2017), autora de verbete e participante técnica do Dicionário da Ciência da Religião- PUC/SP (2022). Desenvolve pesquisa nas áreas de ciência da religião e ensino religioso.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial