Educação Continuada

Redes Digitais, Política e Cultura

Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo

O curso de especialização em Redes digitais, Política e Cultura tem como foco o debate sobre as constantes transformações geradas pela digitalização em suas diferentes perspectivas buscando articular as dimensões política, antropológica, sociológica, das artes e da psicologia. A partir de uma visão crítica, reflexiva e interdisciplinar o curso está organizado em três módulos com 11 disciplinas que articulam aspectos teóricos e empíricos.

Os debates das aulas terão como foco analisar a diversidade de dinâmicas sociais, culturais e políticas no ambiente das redes digitais, considerando o surgimento de novas subjetividades. O uso das plataformas digitais implica em alterações na comunicação, possibilita convocar ativismo de diferentes espectros políticos e traz visibilidade à diversidade e lutas identitárias, além de redimensionar as expressões culturais e artísticas que estão presentes com novas linguagens e suportes. Comporta ainda a análise do crescimento da desinformação, vigilância dos dados e manifestações antidemocráticas.

O corpo docente é composto por professoras(es) e pesquisadoras(es) com diferentes formações preparados para articular debates em torno da incorporação dos dispositivos digitais no cotidiano da população gerando mudanças vivenciadas nas instituições e nos espaços tradicionais de discussão e participação na sociedade democrática.

Ao aprofundarem a compreensão das características do ambiente digital, seus desafios e possibilidades, os discentes contarão com vasta bagagem para refletirem sobre a sociedade em rede e atuarem sobre ela seja na vida profissional, na atuação sociopolítica ou dando continuidade aos estudos no âmbito acadêmico.

• Abordar os processos políticos e as dinâmicas de poder na era digital;

• Analisar as características e disputas discursivas na era digital;

• Apresentar o debate sobre os aspectos da sociedade informacional;

• Debater os processos informativos e desinformativos nas redes digitais;

• Contextualizar as transformações culturais da vida digital;

• Analisar a produção das identidades e práticas de resistência no fluxo entre as redes e as ruas;

• Abordar sobre a produção e modulação da subjetividade nas redes;

• Apresentar os métodos e as metodologias digitais de pesquisa e seus usos para análises sociopolíticas e antropológicas

Diferenciais do Curso

Os cursos disponíveis no mercado trazem formações mais técnicas e específicas (desde ferramentas à gestão de negócios), o curso Redes digitais, Política e Cultura, diferentemente das ofertas no mercado, pretende propiciar visão ampliada, inovadora e criativa sobre a realidade atual a partir das áreas das humanidades.

• Categoria: Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo

O curso é destinado a jornalistas e profissionais da comunicação; integrantes de ONGs e instituições sociais, professores da educação básica, estudiosos e ativistas de movimentos sociais; pesquisadores da área de internet; e interessados em entender as dinâmicas culturais, sociais e políticas da internet e suas implicações.

• Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Rosemary Segurado

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Pós- doutorado em Comunicação Política pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid (2008). Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUCSP, pesquisadora do NEAMP(Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC/SP). Tem diversos artigos publicados em periódicos científicos, coletânea de livros e autora do livro Desinformação e Democracia: a guerra contra as fake news, editora Hedra.

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook).

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo