Redes Digitais, Política e Cultura

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

O curso foca no debate sobre as constantes transformações geradas pela digitalização em suas diferentes perspectivas e busca articular as dimensões política, antropológica, sociológica das artes e da psicologia. Os debates visam analisar a diversidade de dinâmicas sociais, culturais e políticas no ambiente das redes digitais, considerando o surgimento de novas subjetividades. Ao aprofundarem a compreensão das características do ambiente digital, seus desafios e possibilidades, os discentes contarão com vasta bagagem para refletirem sobre a sociedade em rede e atuarem sobre ela, seja na vida profissional, seja na atuação sociopolítica ou na continuidade aos estudos acadêmicos.

• Abordar os processos políticos e as dinâmicas de poder na era digital.

• Analisar as características e as disputas discursivas na era digital.

• Apresentar o debate sobre os aspectos da sociedade informacional.

• Debater os processos informativos e desinformativos nas redes digitais.

• Contextualizar as transformações culturais da vida digital.

• Analisar a produção das identidades e as práticas de resistência no fluxo entre as redes e as ruas.

• Abordar a produção e a modulação da subjetividade nas redes.

• Apresentar os métodos e as metodologias digitais de pesquisa e seus usos para análises sociopolíticas e antropológicas.

Diferenciais

O curso, diferentemente dos disponíveis no mercado, que trazem formações mais técnicas e específicas (desde ferramentas a gestão de negócios), propicia uma visão ampliada, inovadora e criativa sobre a realidade atual a partir das áreas das humanidades.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Jornalistas e profissionais da comunicação, integrantes de ONG e instituições sociais, professores da educação básica, estudiosos e ativistas de movimentos sociais, pesquisadores da área de internet e interessados em entender as dinâmicas culturais, sociais e políticas da internet e suas implicações.

• Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Rosemary Segurado

Pós-doutora em Comunicação Política (Universidade Rey Juan Carlos - Madrid), doutora em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), graduada em Ciências Sociais (PUC-SP). Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP – PUC-SP). Tem diversos artigos publicados em periódicos científicos, coletânea de livros e é autora do livro Desinformação e democracia: a guerra contra as fake news (editora Hedra).

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Artes e ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Tem experiência docente nas graduações em Comunicação e Multimeios, Arte: História, Crítica e Curadoria, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologias e Mídias Digitais, e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Também é professor da pós-graduação em Música e Imagem, nas Faculdades Santa Marcelina. É autor de 15 artigos em periódicos e 21 capítulos de livro.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial