Educação Continuada

Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica

Aprimoramento
530 horas

Apresentação

Consideramos a família como um espaço de pertinência e referência que deve garantir o processo de subjetivação de seus membros; uma de suas funções portanto é permitir a integração e participação social do seus sujeitos,garantindo a sua singularidade. Esse processo não se dá sem conflitos e impasses, o que traz para a família contemporânea, em suas múltiplas configurações, grandes desafios observando-se situações de muito desamparo tanto para adultos quanto para crianças que não suportam expor-se a situações de conflito e angústia. Nessa perspectiva,torna-se um grande desafio para a família enfrentar situações de crise,sejam elas determinadas por fatores sociais,quanto por fatores pessoais – dificuldades emocionais ou físicas que envolvam algum de seus membros .O grupo familiar deveria ser capaz de dar suporte ao sentimento de desamparo suscitado,sem sucumbir à possível sensação de fracasso ,nem abandonar seus componentes .O que se verifica ,entretanto ,é que muitas vezes para fazer frente a essa situação ,comete-se atos de violência ou abandono para resgatar a ilusão de potência e competência .Muitas das famílias que buscam tratamento na Clínica trazem essa dinâmica convocando intervenções terapêuticas que exigem um profissional capacitado a dar conta das complexas situações que se apresentam. É nessa perspectiva que o aprimoramento de Terapia de casal e família se justifica . Pretende-se subsidiar o aprimorando para as diferentes possibilidades de atendimento familiar , instrumentalizando-o para uma prática clínica tanto a nível de atendimento psicoterapêutico, quanto ao atendimento em contextos institucionais onde a família se apresenta.


Objetivos

Esta modalidade visa instrumentalizar os profissionais que em sua prática atendam famílias,de forma teórica e prática, para tratar famílias e/ou casais em crise, propiciando a reflexão de cada caso tendo em vista sua singularidade.O desenvolvimento do processo terapêutico desses casos ,será realizado à luz da teoria psicanalítica. Tem-se como objetivos específicos :

-compreender a dinâmica familiar e o sentido do sintoma apresentado

-discutir os problemas técnicos habituais nas psicoterapias de casal e família e desenvolver estratégias de intervenção específicas orientadas pela psicanálise

 

Diferenciais do curso


Desde 1975, a psicoterapia de casal e família vem sendo objeto de pesquisa e ensino , pelos professores do curso de psicologia da PUCSP , sendo oferecida a oportunidade de atendimento supervisionado a famílias que são encaminhadas à Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. A clínica com crianças, a clínica das psicoses, situações de violência doméstica,que se constituem em importantes campos de atuação nessa instituição,traz questões que implicam em estratégias de intervenção com as famílias, sendo a terapia familiar um dispositivo terapêutico importante. Essa realidade permite que a formação se dê a partir da prática,já que a (o ) aprimoranda (o) se responsabilizará pelo atendimento psicoterapêutico de casais e/ou famílias. A supervisão em grupo ( 8 partcipantes ) permite aos aprimorandos acompanharem diversas dinâmicas familiares, apropriando-se de um pensamento clínico rigoroso , preparando-os para trabalhar em diferentes contextos de atenção à saúde, onde o atendimento a famílias se faz necessário. Nesse espaço também o aprimorando terá a oportunidade de fundamentar e aprofundar seus estudos a respeito tanto das técnicas e estratégias clínicas quanto das temáticas que as famílias apresentarem.

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento
  • Público-alvo:

    Psicólogos, médicos psiquiatras e psicopedagogos.

  • Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Isabel da Silva Kahn Marin

Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP; Professora, pesquisadora e supervisora do Curso de Psicologia da FACHS da PUC/SP nas áreas de Infância, adolescência e famíla. Responsável e supervisora no Aprimoramento Profissional Clínico Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” da PUCSP, na modalidade Terapia Psicanalítica de casal e família; Supervisora clínico institucional de equipes técnicas e profissionais que trabalham em instituições educacionais, instituições de acolhimento,projetos sociais, serviços de referência e atendimento a vítimas da violência, Varas de Infância e Juventude e/ou Família;serviços de atenção à saúde. Autora dos livros: Febem, família e identidade. O lugar do outro .S.Paulo: Escuta ,2010 (terceira edição revisada e atualizada) Violências, S.Paulo: Escuta:, 2002 -Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo, EAD
Especialização
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização, EAD
Aprimoramento
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização
Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC