Educação Continuada

O Curso de Especialização em Psicanálise nas Situações Sociais Críticas oferece aos alunos ferramentas de compreensão teórica e de intervenção prática advindas da psicanálise desenvolvida em situações de urgência social, articuladas a análises aprofundadas sobre os aspectos sociais e políticos subjacentes a estes contextos.

Em todos os períodos, o estudante contará com disciplinas que abordam modos concretos de intervenção clínico-terapêutica, devendo ainda apropriar-se das mais importantes contribuições trazidas pelo campo da teoria clínica e da teoria do sujeito da psicanálise, sempre à luz de análises sociais refinadas.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui

Capacitar profissionais de diversas áreas para atuar em seus respectivos campos em situações de urgência social, a partir da apropriação das ferramentas de compreensão e de intervenção da psicanálise nas situações sociais críticas.

• Categoria: Especialização

Profissionais de diversas áreas (Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Segurança Pública, dentre outras) que atuam em situações sociais críticas, bem como estudiosos e demais interessados nesta temática, desde que portadores de diploma de graduação

• Duração: 360 horas – 18 meses
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Jorge Broide

Psicólogo, psicanalista e analista institucional. Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP, é professor do curso de psicologia da PUC/SP e professor convidado do programa de pós-graduação em Psicologia Social da USP. Trabalha desde 1976 com crianças e adultos em situação de rua, adolescentes em conflito com a lei e outras situações sociais críticas na educação, direitos humanos e saúde. Supervisor de inúmeras equipes na área social, é consultor de várias prefeituras e do Governo Federal em diferentes áreas das políticas públicas e na formação de equipes que trabalham na área social. É autor do livro “Psicanálise nas situações sociais críticas – Violência juventude e periferia em uma abordagem grupal” (Ed. Juruá), coautor de “A Psicanálise em Situações Sociais Críticas - Metodologia Clínica e Intervenções” (Ed. Escuta) e autor de “População de Rua” (Ed. Juruá).

Profa. Dra. Vera Mendes

Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e coordenadora do PET Saúde-Interprofissionalidade, também da PUC-SP. Pesquisadora no campo da saúde coletiva e políticas públicas; supervisora institucional e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Distúrbios de Linguagem, corpo e psiquismo” e do LInC - Laboratório de Inteligência Coletiva. Realiza consultoria para setor público e privado e foi Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Estratégicas em Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, onde participou da formulação e da implementação da Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites (2011 a 2016). Entre outras publicações, é autora do livro “Uma Clínica no Coletivo: experimentações no Programa de Saúde da Família (Ed. Hucitec) e organizadora e autora do livro “Diálogo (bio)político: sobre alguns desafios da construção da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência”.