Apresentação

Este aprimoramento articula a clínica psicanalítica com crianças que apresentam impasses no laço com o outro e o campo institucional. Para sustentar tais articulações balizamo-nos pelos postulados de Freud e de Lacan acerca dos temas concernentes ao infantil, campo da psicanálise, e as intervenções institucionais, ressaltando a direção de tratamento proposta por Lacan e a ética da psicanálise. Discutiremos também os desdobramentos da clínica nos equipamentos de Saúde Pública. Desse modo, alinha-se a experiência clínica com a teoria, visando o aprimoramento profissional dos alunos.
Propomos seguir a problemática das operações de constituição do sujeito, especialmente no ensino de Lacan, fundamentada na definição do sujeito engendradado a partir de sua inscrição na linguagem considerando que a ordem simbólica é anterior ao sujeito (LACAN 1960-1998) e este é atravessado pelas distintas incidências do simbólico desdobrando-se na relação do sujeito com o desejo. Nesse sentido abordaremos as operações de constituição de um sujeito orquestradas pelas funções simbólicas, função materna e função paterna, que atuam como um suporte concreto para que um sujeito se constitua (LACAN, 1969; SAURET,1998) articulando as incidências do real na organização das estruturas.
A direção do tratamento, através da escuta psicanalítica, também será abordada e está referida aos significantes que marcaram a história do sujeito e aos desdobramentos e incidências que marcaram tal constituição, uma vez que é aí que se revela a estrutura do inconsciente. Através desta estrutura constrói-se uma direção de tratamento que vise o sujeito de desejo.
As questões concernentes ao campo da infância com impasses no laço social sempre atravessaram as práticas clínicas e os estudos teóricos da Derdic /PUCSP.  Assim, a prática clínica que se realiza na instituição é sustentada pelo pilar da interdisciplinaridade o que possibilita que as diferentes queixas formuladas sejam recortadas e discutidas por diferentes clínicas: a psicanalítica, a médica (foniatria, neurologia) a fonoaudiológica, a terapia ocupacional, o serviço social. Todas elas se interrogam a respeito da constituição do sujeito falante e, se associam na construção do Projeto Terapêutico Singular-PTS.
As articulações destas diferentes clínicas que compõem o atendimento clínico da Derdic criam zonas de fronteira nos casos que propiciam circular as hipóteses e condutas terapêuticas, criando mais um espaço de interlocução e ampliação da visão clínica e de aprimoramento do profissional dentro da experiência psicanalítica nas instituições.
A articulação da proposta da psicanálise e o SUS (Sistema único de Saúde) é um dos pilares deste curso, já que a experiência nesta instituição propiciará ao aluno a imersão no cotidiano de um serviço em articulação com a saúde pública (A Derdic é conveniada a prefeitura integrando a rede de cuidados a pessoa com deficiência, nomeada como um CER II-Centro Especializado de Reabilitação). Tal articulação possibilita que o aluno entre em contato com os referentes do campo da Saúde Pública como os norteadores do SUS (equidade, universalidade e integralidade), bem como a rotina de discussões, matriciamento dos casos e a Clínica Ampliada, sem, contudo, desconsiderar o singular preconizado pela psicanálise e que se articula com a proposta da centralidade do cuidado impetrada pelo SUS.
Ressaltamos que as discussões teóricas articuladas à supervisão do trabalho clínico sustentam o confronto entre a singularidade do caso e a universalidade inscrita na teoria, possibilitando ao profissional não apenas aprimoramento de sua formação para atuação prática, mas também a abertura e preparação para o campo da pesquisa, contemplados na elaboração de monografia, escritas clínicas e relatórios clínicos. Tais atividades ensejam despertar no aluno a identificação com a pesquisa e a escrita. 
Em relação a organização do curso temos na coordenação do curso e no corpo docente profissionais que compõem a equipe clínica da Derdic e que também em seu percurso profissional apresentam o diferencial da experiência clínica nos equipamentos de Saúde Pública, seja como profissional destas instituições, bem como supervisores clínico-institucionais ou docentes de capacitações e cursos, além de seguirem no aprofundamento deste tema como linha de pesquisa. Destacamos também os professores que são docentes da PUCSP e que contribuem de modo ímpar para esta formação promovendo o enriquecimento do curso.
Salientamos que tal curso possibilita aos alunos, a partir do estudo teórico-clínico, reverberações nas práticas clínicas construídas nas instituições. O direcionamento sustentado pela psicanálise da defesa radica da singularidade desdobra-se na clínica de modo a aprimorar as possiblidades de intervenções balizando-se pela leitura da singularidade em questão rompendo com leituras que preconizam o universal dos casos graves e trazem em seu bojo a marca da exclusão e segregação, defendendo assim, as diferentes possibilidades existenciais sustentando a clínica que se constrói nas instituições. 

Este curso foi concebido visando o aprimoramento dos profissionais para o ofício da clínica contemplando a dimensão institucional. Configura-se como uma formação nas modalidades teórica e clínica sustentando-se em seu percurso teórico pelas formulações de Freud e Lacan sobre a clínica psicanalítica considerando a construção do caso clínico, formulada por Freud e a direção de tratamento, apresentada por Lacan. Articulamos também as proposições institucionais e a Saúde Pública possibilitando que os alunos se apropriem da prática psicanalítica nas instituições e estejam preparados para dialogar com os diferentes discursos que compõem o campo institucional.


Objetivos

Este aprimoramento propõe-se a oferecer formação ao profissional de psicologia dentro da especificidade conceitual e clínica da psicanálise afim de fundamentar sua compreensão das psicopatologias na infância. Essa formação é enriquecida pela experiência de atendimento clínico institucional a partir de uma proposta interdisciplinar de tratamento e as articulações que se tecem neste trabalho (discussões de caso, matriciamento, atendimentos interdisciplinares, atendimentos em grupo), possibilitando assim a construção de uma experiência institucional, através da circulação pelos diversos dispositivos de cuidados da instituição com supervisão de profissional qualificado na área em questão. Pretendemos então, a partir desta concepção do sujeito, propor estratégias de intervenção que se articulam ao campo institucional que se direcionam pela singularidade. Objetiva-se que o aluno compreenda os pressupostos do SUS e os eixos norteadores das práticas clínicas construídas nestes equipamentos direcionados a esta população.

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento
  • Público-alvo:

    Psicólogos com graduação concluída.

  • Duração: 206 horas – 1 ano
  • Local: Derdic
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Ma. Ana Carolina Afonso Lima Dias

Psicanalista, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social-PUCSP-Núcleo de Psicanálise e Sociedade-NUPS. Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública-Faculdade de Saúde Pública-USP e Diagnóstico diferencial das patologias da infância – PUCSP. Atuação na docência e supervisão clínico institucional. Atualmente é psicóloga da Derdic-PUCSP, atuando como docente, supervisora e orientadora de aprimoramento profissional na Derdic-PUCSP. Supervisora e docente do estágio extracurricular para alunos da faculdade de Psicologia realizado na Derdic. Docente no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Supervisora clínico institucional no Programa Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental – RAPS de São Bernardo do Campo-SP.  Atuação na rede de saúde mental do município de São Paulo articulando as questões do atendimento psicossocial, rede intersetorial (assistência, educação, saúde) na infância e adolescência. Experiência na área de saúde mental e infância com ênfase em psicanálise e saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas:  psicanálise infância, autismo, psicose, clínica, instituições e CAPS infantil. Experiência na formação de profissionais, atuando como docente e supervisora nas áreas de saúde, assistência e educação.

Professor em Destaque

Profa. Débora Storni Ragazzo

Possui graduação pela Pontifícia Universidade de São Paulo-PUCSP (2011). Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)/ IAMSPE e Aprimoramento em Psicanalise e Infância pela PUC-SP. Psicanalista, atua há 5 anos na área clínica com foco nas questões relacionadas à infância. Atualmente é psicóloga da Derdic - PUCSP, atuando como professora, de aprimoramento profissional e estágio extracurricular. Além disso, atua na articulação da psicanálise com a pediatra na formação de equipe interdisciplinar em Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês. Experiência em instituições de saúde pública e equipes interdisciplinares no cuidado à crianças que apresentam impasses na constituição subjetiva. Linhas de pesquisa: Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês e Intervenção Precoce, Autismo, Educação e Reabilitação.

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