Imagem de estatua

A Política sombria de Blaise Pascal (LABÔ)

Apesar de haver muitos estudos relativos à antropologia pessimista de Blaise Pascal, as teses propriamente políticas do autor são pouquíssimo estudadas: fato que, por si só, já justificaria um curso a seu respeito. No entanto, a relevância da política pascaliana transcende o interesse meramente acadêmico, sendo que seu estudo é capaz de, ainda hoje, refinar nossa percepção da vida em sociedade. Como se verá, os apontamentos de Pascal se encontram todos fincados em observações do cotidiano – o que, de modo algum, os torna superficiais ou datados. Na verdade, quando bem compreendidos, os ditos ferinos de Pascal compõem um sistema tão coerente quando o dos célebres autores políticos do século XVII.

Apresentar as teses políticas de Blaise Pascal, praticamente desconhecidas do público brasileiro;

Demonstrar que o século XVII formulou concepções da vida política que vão para além do jusnaturalismo de Grotius e do contratualismo idealizado por Hobbes;

Indicar que Blaise Pascal pode, a justo título, ser tido como um dos precursores do conservadorismo moderno;

Demonstrar que as teses políticas pascalianas são, até certo pondo, independentes do cristianismo defendido pelo autor.

Diferenciais do Curso

Além de ser ministrado pelo único doutor em política pascaliana do Brasil, o curso oferece subsídios essenciais para a compreensão da história do pensamento político e da contemporaneidade.

Prof. Dr. Ricardo Vinicius Ibañez Mantovani

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e Pós-Doutorado em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP (2022). É autor de "Limites da apologia cristã" (São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2016) e "10 lições sobre Pascal" (Petrópolis: Vozes, 2017), além de capítulos de livros e artigos científicos. Suas pesquisas concentram-se sobre: filosofia política; século XVII; cristianismo; apologética; ceticismo. Atua como docente na graduação e na pós-graduação (Ética e Filosofia Política/lato-senso) da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, além de ser coordenador do Núcleo de Ateísmo e Apologética e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, ambos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia - LABÔ/PUC-SP.