Este Curso de Aprimoramento articula teoria e prática clínica supervisionada. Ele foi idealizado para preparar profissionais fonoaudiólogos para o atendimento de sujeitos afásicos na clínica de linguagem. A afasia implica uma tripla condição sintomática: há um cérebro ferido, há uma fala/escuta/escrita em sofrimento e há um drama subjetivo/social que se desdobra da condição sintomática na linguagem. As questões suscitadas pelos atendimentos realizados pelos alunos serão discutidas à luz de um diálogo profícuo com a Linguística - mais particularmente, o estruturalismo europeu - e com a Psicanálise (freudiana e lacaniana). A formação dos alunos se fará no Centro de Atendimento a Afásicos (CAAf) da Derdic-CER II-SUS/PUCSP.
EDITAL
EDITAL - PRORROGAÇÃO
Objetivos
- Oferecer formação teórica e clínica, na modalidade “em serviço”, a profissionais fonoaudiólogos interessados em aprimorar-se no atendimento de sujeitos afásicos na clínica de linguagem.
- Capacitar o aluno para desenvolver uma escuta refinada e teoricamente orientada do sintoma afásico.
- Discutir em profundidade o dispositivo clínico que envolve o cruzamento de modalidades (oral, escrita, gestual) na clínica de linguagem com afásicos.
- Capacitar o aluno para contribuir em equipes multiprofissionais comprometidas com inclusão social e/ou reinserção profissional do afásico.
Diferenciais do Curso
A originalidade da formação oferecida neste Curso de Aprimoramento diz respeito ao que se abriga sob a expressão “Clínica de Linguagem”, bem como à concepção de afasia como uma “condição tripla”. Destaca-se, ainda, o fato de que o atendimento dos pacientes se realizará no Centro de Atendimento a Afásicos (CAAf) da Derdic-CER II-SUS/PUCSP, criado pelas Coordenadoras, em 2005. Sua estrutura de funcionamento conta com: (1) Programa de Atendimento Clínico, (2) Programa “Ponto de Encontro” (oficinas que visam inclusão social), (3) Programa de Atenção à Família e (4) Programa de Formação de terapeutas.
Professor em Destaque
Profa. Dra. Suzana Carielo da Fonseca
Graduação em Fonoaudiologia pela PUC-SP (1988), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (1995 e 2002, respectivamente). Coordenou o Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, da PUCSP (2011-2014). Fonoaudióloga clínica em consultório particular e na DERDIC-CERII-SUS-PUCSP, onde coordena o Centro de Atendimento a Afásicos (CAAf). Docente e Pesquisadora do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, da FAFICLA-PUCSP. Especialista em Projetos Sociais, pelo SENAC-SP (2011). Faz formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em CLÍNICA DE LINGUAGEM com afásicos e demenciados.
Professor em Destaque
Profa. Dra. Maria Francisca Lier-De Vitto
Graduada em Letras pela PUCSP. Mestre em Linguística pelo LAEL/ PUCSP.Doutora em Linguística pela UNICAMP. Pesquisadora CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. Professora titular da PUCSP. Vice-coordenadora do Projeto Entrelaços/Derdic. Membro do Serviço de Patologia da Linguagem da Derdic-PUCSP. Formação e atendimento clínico em Psicanálise.
- A afasia
A tripla condição sintomática na afasia: cérebro ferido, fala/escuta/escrita em sofrimento, drama subjetivo/social.
- A questão do luto na Afasia.
- A complexa relação cérebro-linguagem-sujeito.
- Paralelo entre afasias e demências.
Implicações clínicas da especificidade desses quadros sintomáticos.
- A clínica de linguagem com afásicos.
- A instância diagnóstica.
Entrevistas iniciais e procedimento de avaliação da linguagem.
- A terapêutica propriamente dita.
O diálogo clínico, a escrita como dispositivo clínico, o cruzamento das modalidades da linguagem.
- O prognóstico.
A questão da mudança, o fato de que a anatomia não dita nem resume o destino de uma fala e de um falante e os limites da reabilitação.
- A articulação entre ações clínicas e não clínicas no processo de reabilitação de afásicos.
- As oficinas de Inclusão Social do CAAf-Derdic-CER II-SUS-PUCSP.
- O Programa de Atenção à Família do CAAf-Derdic-CER II-SUS-PUCSP.
- Os direitos cidadãos da pessoa afásica.
- Implicações relativas às dificuldades de acesso e assistência na rede pública de saúde.
-
Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um comprovante de inscrição.
-
Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o envio dos documentos necessários para participação no processo.
-
Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações.
EDITAL
EDITAL - PRORROGAÇÃO
Documentos
Documentos para Seleção
- Cópia do Diploma de Graduação
- Cópia da Carteira de identificação do Conselho de Fonoaudiologia (CRFa)
- Currículo atualizado
- Carta de intenção
No ato da inscrição, o candidato deverá enviar o currículo para o e-mail proj.entrelacos@gmail.com.
No dia da entrevista, o candidato deverá comparecer munido dos documentos.
Documentos para Matrícula
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- Cópia da Carteira de identificação do Conselho de Fonoaudiologia (CRFa)
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br