Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Mercado Religio…

Mercado Religioso - Política, Comportamento e Mídia
Apresentação
O estudo das religiões é essencial para entendermos não só o mundo contemporâneo, mas como o homem chegou até aqui – seus comportamentos, como se organiza em sociedade, seus medos, suas buscas e seus caminhos para encontrar a si mesmo.
Chegamos no século XXI e, além de todas as necessidades da compreensão do que as religiões são, precisamos também entender a ideia da comoditização do sagrado. Um entendimento sem preconceitos, nem vieses, nem juízos de valor é necessário para esclarecermos como o homem se posiciona hoje em relação ao mundo que o cerca, tendo o ponto de vista religioso como pano de fundo.
Objetivos
Analisar o mercado religioso como o conceito mais contemporâneo e eficiente para entender a comoditização do sagrado;
Entender a formação do Brasil e dos brasileiros a partir de aspectos religiosos;
Promover uma visão ampla sobre o quadro religioso/espiritual brasileiro sem estereótipos e visões simplificadas;
Desenvolver no aluno a capacidade de entender o quadro religioso de forma que possa atuar a seu favor na respectiva área profissional e pessoal.
Diferenciais
A formação de pessoas que buscam uma formação absolutamente essencial na compreensão do indivíduo contemporâneo, com suas idiossincrasias e seus questionamentos internos;
A formação de pessoas de maneira ampla, mas tendo consciência do caráter diverso do curso e da profundidade das características do comportamento religioso como um todo;
O desenvolvimento de atividades, ações, discussões e eventos inter-religiosos, interdisciplinares e abertos para que os assuntos e as unidades curriculares propostas possam trazer uma abertura na visão de cada profissional e que trate de melhor instrumentaliza-lo no seu dia a dia, em quaisquer esferas;
Criação de um ambiente favorável para que se discuta de forma autônoma e livre o papel das religiões.
- Categoria: Especialização
-
Público-alvo:
Todos os interessados nas discussões propostas acerca de religião, marketing e mercado, desde que portador de diploma de graduação.
- Duração: 360h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE

Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde
Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular do Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marb
Saiba Mais
Profa. Dra. Andréa Kogan
Possui graduação em Letras, mestrado em Turismo e Patrimônio Histórico e Doutorado em Ciências da Religião (PUC-SP). É professora, também trabalha com traduções/revisões na área de comunicação e é assistente acadêmica do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP. Trabalhou em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde
ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO
PROFESSORES
Profa. Dra. Adriana Carvalho Novaes
Prof. Dr. André Anéas Oliveira
Prof. Dr. Andrei Venturini Martins
Profa. Dra. Anelise Fróes da Silva
Profa. Dra. Danit Zeava Falbel Pondé
Prof. Ms. Davi Pereira do Lago
Prof. Ms. Francisco Carlos Gomes dos Santos
Profa. Dra. Juliana de Albuquerque
Profa. Dra. Lilian Wurzba Ioshimoto
Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé
Profa. Dra. Maria Cristina Mariante Guarnieri
Profa. Dra. Maria José Caldeira do Amaral
Profa. Dra. Nathalie de Almeida Hornhardt
Prof. Dr. Ricardo Vinícius Mantovani
Prof. Dr. Roberto Pereira Miguel
Estrutura Didática
Módulo I
Fundamentos
Comportamento e religiões
Líderes religiosos – reflexões e dilemas I
Panorama das religiões no Brasil
Política e religiões
Religião e mídias
Sociedade de Mercado e religião como commodity
Módulo II
Política e Comportamento - Aspectos Políticos do Mercado Religioso
Capelania – assistência espiritual na doença
Comportamento e questões de gênero
Comportamento religioso de luxo
Consumo e afetos
Líderes religiosos – reflexões e dilemas II
Mercado religioso – estudos de caso
Religião, política e mercado
Módulo III
Marketing e Mídias
“Como abrir uma igreja de sucesso”
Fé online
Líderes religiosos – reflexões e dilemas III
Médiuns e mídia
Publicação de texto (autoria própria) no portal offlattes.com
Religião e identidades
Religião, líderes e marketing: reflexões e dilemas
Trabalho de Conclusão de Curso
Valores
Desconto
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2024 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor total do curso:
Sem desconto:
R$ 13.734,00 em até 18 parcelas.
Com o desconto de 25% até o dia 31/12/2023:
R$ 10.300,50
Com o desconto de 20% até o dia 31/12/2023:
R$ 10.987,20
Valor da parcela do semestre:
Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 31/12/2023
Matrícula de R$ 763,00 + 5 mensalidades de R$ 763,00 (Fevereiro a Junho)
Com o desconto de 25% até o dia 31/12/2023:
Matrícula de R$ 572,25 + 5 mensalidades de R$ 572,25 (Fevereiro a Junho)
Com o desconto de 20% até o dia 31/12/2023:
Matrícula de R$ 610,40 + 5 mensalidades de R$ 610,40 (Fevereiro a Junho)
Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.
Turmas e Horários
MÓDULO 1 - Alunos Ingressantes - As aulas são Online Síncronas e Assincronas
INÍCIO: 27/02/2024
TÉRMINO: 02/07/2024
HORÁRIO: Terça e Quinta das 19h30 às 21h30
Oferecimento LABÔ PUC-SP (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia).
Contato:
E-mail: labo@pucsp.br; Telefone: 3670-8493
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
On-line Síncrono
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Especialização
-
Público-alvo:
Todos os interessados nas discussões propostas acerca de religião, marketing e mercado, desde que portador de diploma de graduação.
- Duração: 360h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE