O estudo das religiões é essencial para entendermos não só o mundo contemporâneo, mas como o homem chegou até aqui – seus comportamentos, como se organiza em sociedade, seus medos, suas buscas e seus caminhos para encontrar a si mesmo.
Chegamos no século XXI e, além de todas as necessidades da compreensão do que as religiões são, precisamos também entender a ideia da comoditização do sagrado. Um entendimento sem preconceitos, nem vieses, nem juízos de valor é necessário para esclarecermos como o homem se posiciona hoje em relação ao mundo que o cerca, tendo o ponto de vista religioso como pano de fundo.
Objetivos
- Analisar o mercado religioso como o conceito mais contemporâneo e eficiente para entender a comoditização do sagrado;
- Entender a formação do Brasil e dos brasileiros a partir de aspectos religiosos;
- Promover uma visão ampla sobre o quadro religioso/espiritual brasileiro sem estereótipos e visões simplificadas;
- Desenvolver no aluno a capacidade de entender o quadro religioso de forma que possa atuar a seu favor na respectiva área profissional e pessoal.
Diferenciais
A formação de pessoas que buscam uma formação absolutamente essencial na compreensão do indivíduo contemporâneo, com suas idiossincrasias e seus questionamentos internos;
A formação de pessoas de maneira ampla, mas tendo consciência do caráter diverso do curso e da profundidade das características do comportamento religioso como um todo;
O desenvolvimento de atividades, ações, discussões e eventos inter-religiosos, interdisciplinares e abertos para que os assuntos e as unidades curriculares propostas possam trazer uma abertura na visão de cada profissional e que trate de melhor instrumentaliza-lo no seu dia a dia, em quaisquer esferas;
Criação de um ambiente favorável para que se discuta de forma autônoma e livre o papel das religiões.
Sobre o Curso
-
Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu
-
Público-alvo:
Todos os interessados nas discussões propostas acerca de religião, marketing e mercado, desde que portador de diploma de graduação.
-
Duração: 360h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde
Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular do Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marb
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Dra. Andréa Kogan
Pós-doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-Minas, formada em Letras, doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP, autora, assistente acadêmica do LABÔ/PUC-SP.
Módulo I
Fundamentos
Comportamento e religiões
Líderes religiosos – reflexões e dilemas I
Panorama das religiões no Brasil
Política e religiões
Religião e mídias
Sociedade de Mercado e religião como commodity
Módulo II
Política e Comportamento - Aspectos Políticos do Mercado Religioso
Capelania – assistência espiritual na doença
Comportamento e questões de gênero
Comportamento religioso de luxo
Consumo e afetos
Líderes religiosos – reflexões e dilemas II
Mercado religioso – estudos de caso
Religião, política e mercado
Módulo III
Marketing e Mídias
“Como abrir uma igreja de sucesso”
Fé online
Líderes religiosos – reflexões e dilemas III
Médiuns e mídia
Publicação de texto (autoria própria) no portal offlattes.com
Religião e identidades
Religião, líderes e marketing: reflexões e dilemas
Trabalho de Conclusão de Curso
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br