Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Marketing Digit…

Marketing Digital e Comunicação Estratégica
Apresentação
Desde a criação da prensa de tipos móveis, a comunicação está intimamente ligada à tecnologia. Com o invento de Johannes Gutenberg o conhecimento se democratizou pelo impresso. Entre os séculos XVIII e XX, as telecomunicações romperam fronteiras e atingiram públicos ainda maiores, primeiramente com o telégrafo, depois com o telefone, o cinema, o rádio e finalmente a televisão.
Mas outra grande revolução tecnológica iniciada no século XX provocou uma mudança de paradigma semelhante ao da prensa móvel: a Internet e os recursos digitais, especialmente os smartphones, permitiram que qualquer um fosse produtor de conteúdo.
Isso transformou profundamente o marketing e o jornalismo. Empresas viram modelos de negócios e de produção consolidados substituídos por versões ágeis e alinhadas com o público. Pessoas passaram a realizar todas as suas atividades de maneiras diferentes. O próprio relacionamento entre indivíduos e notícias e marcas foi alterado.
Este curso pretende apresentar ferramentas, técnicas e tendências de comunicação digital, com o objetivo de criar profissionais mais críticos e éticos, alinhados com o mercado.
Ao seu final, o aluno estará apto a se posicionar em um mercado profissional cada vez mais dinâmico e competitivo. Como referência, utiliza as principais pesquisas na área de mídia digital de diferentes áreas do conhecimento, e é fortemente embasado em cases atuais do mercado.
Objetivos
Habilitar os alunos a entender e se apropriar do panorama vigente do mercado de comunicação digital, apresentando-lhes seus principais cases, ferramentas, padrões e comportamento do público, desmistificando conceitos equivocados e formando profissionais éticos e capazes de se destacar nesse cenário.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduandos e graduados em cursos de comunicação, tecnologia, mídias digitais, jogos digitais, professores, pesquisadores e profissionais interessados na pesquisa, no planejamento ou no desenvolvimento de projetos de mídia digital.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE

Prof. Me. Paulo Silvestre
Consultor, palestrante e professor de mídias digitais na pós-graduação da PUC-SP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da ESPM, da Universidade Metodista de São Paulo e da Digital House.
Jornalista e especialista em criação de conteúdo online pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Pioneiro da Internet, está online de 1987 e trabalha com jornalismo digital desde 1995.
Experiência executiva na Folha de S.Paulo, no UOL, na AOL, na Abril, na Editora Saraiva, no Estadão, na Microsoft e na Samsung.
Considerado o um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn pelo prêmio LinkedIn Top Voices, com mais de 750 mil seguidores nessa rede.
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. David de Oliveira Lemes
PROFESSORES
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
-
Os novos caminhos do marketing e do jornalismo
-
A batalha da desinformação e as fake news
-
As redes sociais e a manipulação do público
-
Rastreando clientes com ética e dentro da LGPD
-
Arquitetura da informação, UX, SEO
-
Modelos de negócios digitais e customer centricity
-
Promoção eficiente de produtos no meio digital
-
Marketing de conteúdo e branded content
-
Encantando e desencantando o cliente
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 2º semestre de 2022.
Valor total do curso:
• Matrículas até 30/06/2022
Matrícula de R$ 519,00 + 3 mensalidades de R$ 519,00 (Setembro a Novembro)
Com o desconto de 15% até o dia 30/06/2022:
Matrícula de R$ 441,15 + 3 mensalidades de R$ 441,15 (Setembro a Novembro)
Com o desconto de 10% até o dia 30/06/2022:
Matrícula de R$ 467,10 + 3 mensalidades de R$ 467,10 (Setembro a Novembro)
Turmas e Horários
Início: 19/09/2022
Término: 21/11/2022
Horário: Segunda-feira das 19h às 22h
Inscrições
-
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
-
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
-
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
On-line síncrono
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato).
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduandos e graduados em cursos de comunicação, tecnologia, mídias digitais, jogos digitais, professores, pesquisadores e profissionais interessados na pesquisa, no planejamento ou no desenvolvimento de projetos de mídia digital.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE