Educação Continuada

Letramento racial e antirracismo no contexto brasileiro

dolltar Valores: saiba mais

banner-curso-semcta.jpg

O curso aborda o conceito de letramento racial e suas implicações para se compreender linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista.

• Analisar a questão da linguagem racista e antirracista.

• Investigar a invenção da ideia de raça na modernidade mundial e brasileira.

• Abordar o conceito de negritude e branquitude.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão

Professores, estudantes, pesquisadores e ativistas Graduados e Graduandos.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
  • Valores:

• INSCREVA-SE
Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo

Amailton Magno Azevedo é pós-doutor (Universidade do Texas - EUA e Casa de Las Americas - Cuba), bacharel, mestre e doutor em História (PUC-SP). Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como investigador convidado. Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. Publicou os livros Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo e Entre Atlânticos: protagonismo, política e epistemologia.

Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes

Possui Doutorado em Ciências Sociais/Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política (1996) e Graduação em Ciências Sociais (1988), na mesma Universidade. Desde 2006 é professor Assistente Doutor do Curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais (FEA) PUC-SP. Membro do núcleo de estudos avançados do terceiro setor (NEATS), da PUC-SP. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre diversidade social e gestão da diversidade e sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Membro da Pastoral Fé e Política, atua na área de formação política, cidadania e direitos humanos. Experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia e política urbanas, estudos da segregação socioespacial, diversidade social, cidadania e direitos humanos. Atualmente é Assistente Especializado da Pró Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

Extensão, Escola de Verão