Imagem ilustrativa do curso MBA Letramento racial e antirracismo no contexto brasileiro

Letramento racial e antirracismo no contexto brasileiro

O curso aborda o conceito de letramento racial e suas implicações para se compreender linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista.

-  Analisar a questão da linguagem racista e antirracista.

- Investigar a invenção da ideia de raça na modernidade mundial e brasileira.

- Abordar os conceitos de negritude e de branquitude.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno

Professores, estudantes, pesquisadores e ativistas Graduados e Graduandos.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada

• INSCREVA-SE
Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo

Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC-SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC-SP.

Profa. Dra. Rosane Borges

Profa. Dra. Rosane Borges - JJornalista e escritora, é doutora em ciências da comunicação com pósdoutorado na área, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP) e pesquisadora do Colabor (ECA-USP), professora PUC-SP. Tem incidência direta no mundo corporativo: atualmente, Rosane Borges também é consultora líder em raça e gênero e produtora de inteligência da Rede Globo e ministra palestras nas áreas acima arroladas; coordena a Escola Longa, uma experiência de educação online, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros. É articulista da Revista Istoé e contribui com frequência com artigos para a seção Ilustríssima da Folha de São Paulo. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021). Em sua carreira recebeu os prêmios “Destaque Acadêmico”, da Câmara Brasileira de Cultura (2018); “Presença Negra”, do Coletivo de Artistas e Intelectuais Ligados à Cultura (2016) e Homenagem do grupo “Fala Preta!”, pelo compromisso com a população negra (2006). Este ano foi premiada como Decana do Prêmio +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira, uma realização do Jornalistas & CIA e receberá ao lado de Chico César o prêmio de reconhecimento pela trajetória na Balada Literária.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial