Educação Continuada

Gestão Pedagógica e a Formação de Equipes Docentes de Alta Performance

Extensão, On-line Síncrono

O relatório para Unesco chamado Educação – Um Tesouro a Descobrir de 2010, nos apresentou o conceito de educação ao longo da vida. Esse conceito nunca foi tão necessário e nunca esteve tão presente em nosso dia a dia. O cenário atual de mundo nos convidou a revisitar as nossas formas de ver e pensar práticas e ações nos mais diversos contextos e na educação não foi diferente. Educadores e instituições de ensino já ensaiavam movimentos de mudança, mas da noite para o dia todos precisaram se reinventar, se desconectar e se reconectar às novas formas de fazer e agir. Dessa forma, e mais do que nunca, o contexto atual da educação requer profissionais docentes que reflitam sobre o seu papel na sociedade, que se permitam desaprender, abrir espaço para o novo e reaprender. Para isso precisam de uma formação in-service que promova o desenvolvimento crítico-reflexivo que leve a uma transformação qualitativa, renovada e consequentemente à alta performance. Nesse contexto, o gestor/coordenador pedagógico ou todos aqueles responsáveis pela formação docente tem um papel fundamental, pois é por meio dessas vozes de liderança que se torna possível os movimentos de transformação e mudança para o atingimento do pleno potencial das equipes e consequentemente o alcance da alta performance.

O curso Gestão Pedagógica e a Formação de Equipes Docentes de Alta Performance tem como objetivo capacitar os participantes a refletir sobre os contextos de formação, das equipes docentes, bem como mobilizá-los para a transformação de suas práticas in-service. Tendo como arcabouço teórico a teoria Sócio-Histórico e Cultural, entendida como teoria da natureza humana que privilegia o desenvolvimento, o curso busca percorrer uma trajetória de formação fundamentada na reflexão-crítica, na argumentação, na colaboração, na transformação de contextos e no salto qualitativo das equipes docentes para alcance da alta performance.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso é destinado a gestores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais envolvidos em processos de formação de docentes.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Silvia Conceição Armada Martins

Atualmente é professora nos cursos na Educação Continuada pela PUCSP e também atua como consultora educacional na Connecta Educação. Possui mais de 25 anos de experiência em educação, desenvolvimento humano e formação de formadores. É pesquisadora na área da educação com base nas Teorias Vygotskyanas, na Reflexão Crítica de Colaboração e na Aprendizagem Expansiva. Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRJ, Mestre em Linguística Aplicada pela PUC SP, Especialização em Educação e Metodologia pela Universidade de Cambridge, Bacharel em Língua e Literatura Inglesa pela PUC SP. Certificada nos instrumentos de autoconhecimento MBTI e Coaching Assessment. É Action Learning coach certificada pelo Wial Institute.

Especialização, Curso Novo, Presencial
Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo