Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Gestão de Organ…

Gestão de Organizações de Saúde
Apresentação
O segmento de saúde está entre os cinco mais dinâmicos do mundo, isto é, com elevada taxa de incorporação de inovação e de crescimento. No Brasil, segundo dados do IBGE, vem crescendo 2 dígitos ao ano ao longo da década 2005/2015, mesmo durante a recessão econômica de 2016/2017 continuou crescendo. O crescimento do segmento aumenta a demanda por profissionais qualificados na gestão das organizações públicas e privadas, isto é, do SUS e da saúde suplementar. Essas organizações por sua vez, são crescentemente pressionadas para a introdução da profissionalização da gestão. O profissional da saúde deve ser formado tanto no domínio das ferramentas de gestão como no respeito à ética e tratamento humanizado do paciente, por todos os motivos. A PUC-SP reúne docentes experientes para a formação de gestores das organizações de saúde oriundos da FEA e da FCMS, além de sólida tradição humanista, necessária à capacitação de profissionais desta área. A PUC-SP ofereceu, de 2002 a 2006, o Curso de Especialização em Economia e Gestão das Organizações de Saúde. Desde 2011, oferece o Curso de Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde, que tem uma disciplina de Gestão em Saúde, além de vários trabalhos interdisciplinares envolvendo gestão, educação e saúde.
Objetivos
Formar gestores para os níveis operacionais e estratégicos das organizações de saúde, com as seguintes premissas: Conteúdos inovadores em gestão das organizações; Conteúdos aplicados às especificidades das organizações de saúde; Disseminação dos valores e práticas da humanização das organizações de saúde
- Categoria: Especialização, Presencial
-
Público-alvo:
Profissionais graduados, da área da saúde ou de gestão, interessados na gestão de organizações de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, fontes pagadoras etc.
- Duração: 360h - 20 meses - incluindo monografia
- Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Flávio Morgado
Bacharel em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André (1979), Mestre em Administração (2002) e Doutor em Comunicação e Semiótica (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor de Gestão em Saúde no Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde da PUC-SP e de disciplinas de gestão, ética e informática, na PUC-SP (desde 1990) e na Fundação Santo André (desde 1982), na graduação e MBA. Tem experiência profissional em melhoria de processos e desenvolvimento de sistemas. Pesquisa governança corporativa em saúde, empreendedorismo, Big Data e gestão em saúde (atenção básica, administração hospitalar, avaliação econômica, acreditação e contratos de gestão).

Prof. Dr. Aírton Viriato
Doutor em Ciências (2012) e Mestrado em Promoção de Saúde (2003) pela Universidade de Franca (Capes 5). Diretor da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Substituto do Hospital Infantil Cândido Fontoura 1995-1998. Diretor da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Substituto do Hospital Infantil Cândido Fontoura 2000-2010. Coordenador Administrativo da implantação e Criação do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II - Baixada Santista 2011-2013. Diretor de Divisão de Gerenciamento Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas 2013-2019. Autor do Livro Gestão Hospitalar: da organização ao Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Editora Manole (2008). Autor do Livro Administração Hospitalar: Curso de Especialização, Editora Manole (2021).
Recebeu o Prêmio 100 Mais Influentes da Saúde do ano de 2015 pela Revista HealthCare Management.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação
Prof. Dr. Airton Viriato
Prof. Dr. Flávio Morgado
Professores
Prof. Dr. Airton Viriato de Freitas
Profa. Ma. Cristiane Zago Zácari
Profa. Dra. Denise Schout
Prof. Dr. Flávio Morgado
Profa. Dra. Maria Cristina Sanches Amorim
Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira
Prof. Dr. Rogério da Costa Santos
Prof. Dr. Ronaldo Frederico
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Módulo 1 (112 horas)
Apresentação do Curso
Ética em Saúde
Inovação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Metodologia Da Pesquisa
Oficina de Gestão de Projetos
Plano de Negócios / Orçamento para Organizações de Saúde
Sistema de Saúde no Brasil
Módulo 2 (128 horas)
Administrações de Hospitais, Clínicas e Laboratórios
Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde
Gestão por Processos e Tecnologia da Informação em Saúde
Módulo 3 (120 horas)
Educação em Saúde
Gestão de Pessoas e Liderança em Organizações de Saúde
Seminário: Serviços de Saúde para Idosos
Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar
Visitas Monitoradas a Organizações de Saúde
Módulo 4 (16 horas)
Orientação de Monografia
Local
Campus Consolação - Unidade Educação ContinuadaInscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
- Carta de interesse pelo curso
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br
- Categoria: Especialização, Presencial
-
Público-alvo:
Profissionais graduados, da área da saúde ou de gestão, interessados na gestão de organizações de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, fontes pagadoras etc.
- Duração: 360h - 20 meses - incluindo monografia
- Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
- INSCREVA-SEna lista de interesse