Apresentação
A neurociência envolve fundamentos neurofisiológicos e neuroanatômicos, para explicar os mecanismos envolvidos na sensibilidade (tátil, proprioceptiva, vestibular, térmica, dolorosa, visual, auditiva etc.), motricidade (reflexa, automática e voluntária) e cognição (atenção, percepção, memória). Além do comportamento propriamente dito, os processos de aprendizado sensório-motor-cognitivo são sistematicamente estudados pela neurociência, fornecendo embasamento para estratégias de profissionais de educação e saúde.
As interações do indivíduo com o ambiente e as novas ferramentas tecnológicas para melhor adaptação são uma nova área de investigação da neurociência, com estratégias interdisciplinares. As emoções e as inter-relações com a sensibilidade, motricidade e cognição também são contextualizadas e descritas pela neurociência. Além da saúde mental, a forma como os processos neurodegenerativos afetam os sistemas nervosos central e periférico fazem parte desse universo – bem como as possibilidades de tratamento e reabilitação. A partir de conceitos da anatomia e fisiologia cerebral, abordaremos a natureza multidisciplinar dessas alterações, com enfoque na sintomatologia, identificação precoce, diagnósticos diferenciais e raciocínio clínico para reabilitação. O curso oferece aprofundamento dos conhecimentos de neurociência aos estudantes de graduação e atualização aos profissionais das áreas de saúde e educação. Discute o comportamento humano típico e as alterações neurológicas denominadas afasias, agnosias, apraxias e ataxias. As alterações de linguagem, percepção e organização do movimento resultam em uma série de dificuldades na vida social de crianças, adultos e idosos
Objetivos
O processo de aprendizagem é uma experiência individual que envolve diversas áreas sensório-motoras-cognitivas. O profissional que atua nesse território e garante um olhar diversificado sobre a educação e a saúde se diferencia dos demais, apresentando resultados mais eficazes para o estudante e/ou paciente. O curso visa oportunizar formação para profissionais de educação e saúde, aprimorar o entendimento sobre os mecanismos neurais dos processos de ensino – aprendizagem e reabilitação e integrar conhecimento avançado em Neurociências com aplicações práticas em neuroanatomia, neurofisiologia, neurologia cognitiva, discutindo aspectos básicos do comportamento humano.
Diferenciais do Curso
Professoras de diversas profissões (fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional). Muitos exemplos do dia a dia, diretamente aplicáveis nos contextos de saúde e educação. Momentos de debate e escuta do estudante, auxiliando-o a usar os conceitos da neurociência para solucionar situações do dia a dia, na assistência à saúde e na educação.