Imagem ilustrativa com várias pessoas caminhando em uma viagem e ao fundo o céu azul e nuvens brancas e o logo do projeto escola de verão

Decolonialidade, Raça e o Embate Colonial na Contemporaneidade

O curso, ao abordar os estudos das escolas e dos grupos da subalternidade e decolonais, percorre as principais questões que fundamentam as pesquisas e análises sobre a questão colonial: É possível afirmar que os países que um dia foram colonizados vivem uma realidade pós-colonial? Qual é a relação entre a fundação do Estado moderno, a invenção das raças e o colonialismo? O modo de vida e produção capitalista é essencialmente racista e colonizador?

Apresentar as principais pensadoras e pensadores dos estudos sobre subalternidade e decolonialidade - Promover o entendimento acerca das críticas desses grupos à maneira como as humanidades estão organizadas dentro e fora do Ocidente, bem como do papel da Modernidade, do sistema capitalista e do pensamento universal na manutenção dos valores coloniais na contemporaneidade - Discutir algumas das questões caras aos estudos decoloniais: É possível afirmar que os países que um dia foram colonizados vivem uma realidade pós-colonial? Quem é o sujeito do Ocidente? Qual é o papel da Modernidade na construção do pensamento eurocêntrico e universal?

• Categoria: Extensão

Graduados e graduandos de qualquer área e interessados em geral.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada

• INSCREVA-SEna lista de interesse
Prof. Marcelo Hailer Sanchez

Marcelo Hailer Sanchez é doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduado em Jornalismo (Universidade São Judas). Atua como professor convidado da PUC-SP Educação Continuada e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro A construção da heteronormatividade em personagens gays na telenovela e coautor do livro O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: gêneros, corpos e sexualidades na formação docente.